Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A Turquia anda a tomar medidas para tentar contrariar a longa tendência decrescente da lira, e está a começar a dar resultados, esta semana já valorizou 5%... e eu já estou quase positivo...agora é sempre a subir...espero eu.🙏

The Turkish lira strengthened almost 1% to trade around 8.1 to the greenback on Wednesday, after the BDDK regulator relaxed bank limits on swaps and other trades and called it a step toward normalization, in an attempt to make Turkish assets more attractive to foreign investors. The lira gained about 5% this week after the CBRT's newly-installed governor Naci Agbal pledged to use all policy tools in pursuit of its price stability objective. At the same time, former deputy prime minister Lutfi Elvan was named finance minister late on Monday, replacing President Recep Tayyip Erdogan's son-in-law Berat Albayrak, who unexpectedly resigned on Sunday. The lira has been the worst performer in emerging markets this year, weakening about 30% against the dollar, amid concerns over inflationary pressures, depleting foreign exchange reserves and geopolitical tensions.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, 5coroas disse:

A Turquia anda a tomar medidas para tentar contrariar a longa tendência decrescente da lira, e está a começar a dar resultados, esta semana já valorizou 5%... e eu já estou quase positivo...agora é sempre a subir...espero eu.🙏

The Turkish lira strengthened almost 1% to trade around 8.1 to the greenback on Wednesday, after the BDDK regulator relaxed bank limits on swaps and other trades and called it a step toward normalization, in an attempt to make Turkish assets more attractive to foreign investors. The lira gained about 5% this week after the CBRT's newly-installed governor Naci Agbal pledged to use all policy tools in pursuit of its price stability objective. At the same time, former deputy prime minister Lutfi Elvan was named finance minister late on Monday, replacing President Recep Tayyip Erdogan's son-in-law Berat Albayrak, who unexpectedly resigned on Sunday. The lira has been the worst performer in emerging markets this year, weakening about 30% against the dollar, amid concerns over inflationary pressures, depleting foreign exchange reserves and geopolitical tensions.

será? 

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/franca-vai-propor-abolicao-da-uniao-aduaneira-entre-a-turquia-e-a-uniao-europeia-661403

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Patanisca disse:

Isto, meus caros, chama-se de swing trading hibridado com momentum investing.

Gosto e faço igual.

Não lamentem os resgates, eu quando ativei as stop-losses em Março do meu portfolio global, deixei em taxa liberatória 4.1k€. E já levava com -15% de perdas quando ativei. Custou bastante, mas é o que é. A gente habitua-se a ver os valores em bruto nas carteiras a crescer mas temos que ter em conta que 28% das MV, são do nosso amigo.

Nos FI consegues dar ordem automática de stop loss?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 1 hora, Patanisca disse:

que eu saiba não, mas quando eu ativei os meus stop-loss, estava com os olhos bem postos no mercado!! :D

O que é pena. Andei a colocar stop loss em todos os ETFS para garantir os gains actuais e nos FI não consigo.

Só mesmo vendendo á la pata

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Vigilante

Boa Noite, 

Acompanho este tópico já à cerca de dois anos, já o li interinho e acho que se aprende mais aqui do que a ler livros sobre investimentos/finanças. Felizmente têm corrido bem os poucos investimentos que tenho feito e tenho efectivamente ganho (muito) mais do que nos depósitos tradicionais que actualmente não rendem rigorosamente nada, sendo que, gosto muito disto e admiro as tiradas/sabedoria de alguns dos participantes do fórum tais como o David, patanisca, 5coroas, virtuaGod, Rick Lusitano e como não podia deixar de ser o  mal amado "BedRock" que penso ser um senhor já com uma certa idade, muita experiência de vida e extremamente inteligente pelo que adoro os seus posts (quem me dera ter um pai assim que me tivesse dado umas luzes e me orientasse à mais tempo) porque agora com 44 anos teria efectivamente uma vida com potencial para ser muito melhor. Adoro ler isto e fascina-me ter várias opiniões que me dão ideias para efetuar melhores investimentos, coisa que um livro normalmente apenas transmite o parecer/ideia da pessoa que o escreve. Muito obrigado a todos e vou continuar sempre esta leitura (enquanto existir). que acompanho quase diáriamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 46 minutos, Patanisca disse:

Voltei mas com menos de metade da exposição. E atualmente estou com metade do que tinha em Janeiro. 

Em termos anuais foi um stop-loss, quando já levava mais de 20% de perdas anuais. Em termos absolutos de todas as UP, no global do resgate ainda tive que pagar IRS das mais-valias, já que ainda saí com ganhos. Não tantos quanto poderia ser caso tivesse resgatado em Janeiro, claro. Foi uma sensação estranha, dado que psicologicamente sabia que estava a sair para minimizar prejuízo, e ainda tive que pagar impostos porque tirei mais do que aquilo que lá meti, desde 2013.

A gente pelos vistos não se livra nem da morte nem dos impostos! 

Mas depois das reentradas, à data de hoje ainda levo um YTD de -7%.

O que me vai safar o ano acima da linha de água até vai ser é a BTC! 

E agora entras com o mesmo perfil de risco ou o facto de teres saído fez com que tivesses outra abordagem na reentrada?

Há algum tópico de BTC? Tenho muitas interrogações quanto há segurança e possível especulação à volta desse mundo, tenho que estudar melhor... Aconselhas algo? Investes por onde?

( desculpem o off-topic)

Já agora a interface disto está mais bonitinha🧐

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Patanisca E acções individuais ou ETF's, é algo que não te fascina? 

Stocks e ETF's não sou nenhum super entendindo mas tentei fazer um investimento responsável a longo termo.

Sou sincero, FI's percebo 0 xD

Crypto só tenho 2 ETH e tal porque andei a minar, devia ter comprado uma BTC quando esteve nos 3k...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

prefiro os FI, pela simplicidade.

Eu estive vai não vai para comprar mais BTC a 9k, tinha o subsídio de férias prontinho e estive mesmo quaaase, mas deixei-me levar pela razão e mantive-me a fazer trades só com o que tinha. Vai-se a ver, já está acima dos 15k e dificilmente virá uma oportunidade de comprar abaixo de 10k, para sempre. 

Fazer trading com BTC não é difícil, porque como tudo está a ser traded por trading-bots, o preço acaba por seguir muito a técnica, pelo que é muito fácil definir pontos de entrada e saída com base em meia dúzia de indicadores.

Claro, depois há aquelas whales que quando chapam de força, estamos sujeitos a swings de 2 dígitos em poucas horas. :D

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

O meu perfil de risco mantém-se inalterado: 100% FI de stocks. Em finais de Janeiro deste ano tinha alocados a FI de stocks, 77% do património. A estratégia face aos movimentos diários e consecutivos de descidas superiores a 5%, passou por ativar o stop-loss. A minha regra #1 é sempre, nunca perder dinheiro "do meu". E eu estava a aproximar-me de um valor que quase que me ia mandar por água abaixo todas as mais-valias que venho a acumular desde 2013 e a manter-se o ritmo, ainda me ia à carteira buscar "dinheiro do meu", ficando aí a "perder dinheiro". Porque perder dinheiro das mais-valias é uma coisa, agora perder dinheiro daquele que eu investi resultante do meu rendimento do trabalho, isso já é outra coisa.

E pronto, saí, deixei estar cerca de 25% investido em Março, depois em Abril e seguintes, até atingirmos RSIs acima de 70 no SP500/Nasdaq e Russel2000, fui reforçando, e à data de hoje tenho 45% nos FI e 52% no meu hedge contra o "crash de Março", que é cash.

As reentradas foram todas em FI stocks.

Se valia mais não ter resgatado quase o portfolio todo em Fevereiro? Valia, mas isso posso dizer agora... Mas na altura, numa situação inédita na história da humanidade:
    - Pandemia fdp
    - Congelamentos das sociedades modernas de consumo
    - bull market secular em topos e com múltiplos de stocks a fazer cócegas ao são pedro lá em cima
    - quase totalidade do património familiar investido e com filhos para criar

Stop-Loss it is, tive que fazer cash-out. Demasiado arriscado. Então a sair, saí antes de perder dinheiro, lá está, tanto que até acabei por pagar IRS (muito mais do que o que recebi no reembolso este ano LOL).

Para se investir desta maneira com volumes que podem mudar a vida de uma família, convém ter um plano à partida e saber o que fazer em caso de X% para baixo, ou X% para cima.

Não resgatei por emoção, resgatei porque atingi o threshold que tinha definido para o stop-loss, que era, aceitar perdas que andassem sempre até ao valor total de mais-valias realizadas desde sempre. A partir do momento que se aproximasse daquela zona que começa a comer o "meu dinheiro", é para pousar as cartas e ficar a ver os outros a jogar. :D

Essa história do "ah, mas as bolsas sobem sempre, ias perder, mas depois ias recuperar", é bonito mas é para quem tem uma % pequena do seu património investido. 

Mas quem conhece a política monetária do Japão, olhe para o gráfico do Nikkei 225 desde 1985 e depois digam-me como se sente quem não ativou stop-losses em Abril de 1990, por exemplo.

Sobre a BTC, não invisto, faço algum trading, ando ainda à procura de recuperar o que perdi em 2018! Mas já faltou mais. Já estive com -70% de P/L, hoje estou com -17%, com calma vamos fazer dinheiro com BTC um dia. :D

O nasdaq/sp500/russell2000, até á pandemia como fazias? 33/33/33? Ou ias alternando nasdaq com russell?

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Patanisca, somos realmente todos diferentes.
    Na minha ótica a sua estratégia de ter 75% em stoks é muito arriscada. Contudo tendo essa estratégia percebo perfeitamente ter saido com as quedas.

Eu apesar de ter uma estratégia de longo prazo que não deveria fazer resgates, acabei por resgatar parte em março porque achava que ia cair muito mais. Algumas reentradas consegui fazer abaixo das saidas, mas outras fiz assima, pelo que provavelmente não me compensou, e muito menos compensou o stress de decidir se entrava ou saía.

Cada vez estou mais comvicto de que devo estar quieto com a minha carteira permanente, é menos stressante e provavelmente mais rentável, mas o meu risco é diferente, pretendo ter 50% em fundos mobiliários/ETF e destes metade em ações e metade em obrigações. Se o dinheiro fosse só meu provavelmente arriscava mais, mas tenho de ter em conta o resto da família.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, pge disse:

O nasdaq/sp500/russell2000, até á pandemia como fazias? 33/33/33? Ou ias alternando nasdaq com russell?

Os FI que tinha em carteira na altura tinham ações que eram maioritaramente large cap growth, porém eu olho para esses indicadores para tirar o pulso ao mercado como um todo, só isso.

Agora já tenho fundos mais variados e tenho uma carteira com objetivos mais detalhados e menos "one size fits all".

há 54 minutos, dfserra disse:

Se o dinheiro fosse só meu provavelmente arriscava mais, mas tenho de ter em conta o resto da família.

Exatamente.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, P2P Money Maker disse:

Está a valoriar não 5% mas 10%.

Também estou dentro

E hoje continua a aguentar a subida.:) Já tenho a minha Turquia verdinha, e sobretudo graças a ela, à energia e à Indónesia, já estou a ultrapassar o SP500 YTD. B)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Vidolz disse:

Crypto só tenho 2 ETH e tal porque andei a minar, devia ter comprado uma BTC quando esteve nos 3k...

Não é tarde, nem é preciso comprar muito de cada vez (a estratégia ideal é DCA). Nem sequer é preciso ter uma. Podes ter 0,1.

A subida de 3k até 30k tem a mesma rentabilidade da subida de 15k para 150k (pode demorar, mas lá chegará). E a rentabilidade é o que interessa: é irrelevante teres 1 BTC ou teres 0.1.

há 13 horas, Pequeno_Aprendiz disse:

Há algum tópico de BTC? Tenho muitas interrogações quanto há segurança e possível especulação à volta desse mundo, tenho que estudar melhor... Aconselhas algo? Investes por onde?

Coloca-me qualquer questão por lá, terei todo o gosto em ajudar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Serum disse:

(pode demorar, mas lá chegará)

Ou não. 

Cuidado com estas certezas. Espero que as pessoas que estejam a ler isto, tenham neurónios funcionais suficientes para compreenderem que o Serum, mesmo escudado atrás da sua alegada pretensa infalivel matemática, não pode garantir que o futuro das BTC vai ser assim ou assado. Também nas P2P havia muitas destas "certezas".:rolleyes:

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, 5coroas disse:

Ou não. 

Cuidado com estas certezas. Espero que as pessoas que estejam a ler isto, tenham neurónios funcionais suficientes para compreenderem que o Serum, mesmo escudado atrás da sua alegada pretensa infalivel matemática, não pode garantir que o futuro das BTC vai ser assim ou assado. Também nas P2P havia muitas destas "certezas".:rolleyes:

Também se dizia que nunca chegaria a 1000, nem a 2000, nem a 5000. Ou que 20000 era absolutamente impossível. E que regressar novamente a 20000 depois de ter ido a 3000 era absolutamente impossível.

Mas sim, cada um que pense pela sua cabeça. Sempre! É precisamente o que eu faço.

Comparar o P2P com BTC é absolutamente ridículo. Eu nunca meti um cêntimo nesse tipo de porcarias centralizadas e onde ninguém fazia ideia para onde é que realmente ia o dinheiro. Era uma queda certa e só caiu quem, tal como disseste, não pensou pela sua cabeça. Infelizmente!

Eu não posso garantir que o futuro de BTC vai ser assim ou assado porque amanhã pode cair um asteróide na terra ou pode haver algum bug qualquer que arruíne o protocolo. Mas ambos são eventos altamente improváveis.

Mas se nada disso acontecer, é inevitável que a BTC tenha valorizações absurdas em EUR/USD. É simplesmente matemática e a matemática nunca falha. Não te consigo dizer quando é que certos patamares vão ser atingidos, mas se nada do que falei anteriormente acontecer é inevitável.

Vão haver quedas brutais pelo caminho? Sem dúvida. Vão haver bolhas brutais? Sem dúvida. Mas a matemática...

Editado por Serum
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )