Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 14 minutos, superkinas disse:

ok. obrigado,

O Banco ActivoBank S.A., na qualidade de entidade distribuidora de Fundos Invesco Funds Asset Management, vem por este meio informar que foi decidido pela Sociedade Gestora Invesco Asset Management liquidar o Fundo Invesco Emerging Europe Equity Fund E, no próximo dia 25 de novembro.

por acaso o que tenho no fundo é residual. comprei poucas UP quando ainda estava no inicio investimento em Fundos/ETF.

Um problema para quem investiu há 1 ano e está com 25% negativos mesmo com a subida de 10% numa semana, pode ser que até dia 25 suba mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Agora mesmo, D@vid disse:

Um problema para quem investiu há 1 ano e está com 25% negativos mesmo com a subida de 10% numa semana, pode ser que até dia 25 suba mais.

Não vejo qualquer problema se existir outro Fundo semelhante e o investidor continuar a querer apostar nesse sector. Se estivesse a ganhar 25% e fosse para LP, aí é que era prejudicial pois perderia no aproximo ano os 28% das mais valias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Não vejo qualquer problema se existir outro Fundo semelhante e o investidor continuar a querer apostar nesse sector. Se estivesse a ganhar 25% e fosse para LP, aí é que era prejudicial pois perderia no aproximo ano os 28% das mais valias.

Poder continuar a investir no mesmo sector pode, teve foi um resgate compulsivo e que de certeza não desejaria, provavelmente se perguntares a alguém se prefere assumir uma menos valia de 25% ou uma mais valia de 25% e pagar impostos acho que a resposta será óbvia, ou pelos menos na minha opinião prefiro ter sempre mais do que menos valias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 5 minutos, 5coroas disse:

Como só se perde dinheiro quando se vende (ou quando se liquida o fundo, a malta esquece-se sempre desta) eu vejo um grande problema.

Prefiro pagar mais valias do que ter menos valias ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, P2P Money Maker disse:

Como só se perde dinheiro quando se vende (ou quando se liquida o fundo, a malta esquece-se sempre desta) eu vejo um grande problema.

Prefiro pagar mais valias do que ter menos valias ;)

Resgatas ou liquidam-te a perder -25% e passado uns dias estás de novo em outro fundo semelhante... não continuarás numa situação idêntica aquela que tinhas antes da saída?!? Só perdes se não voltares a apostar.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 13 minutos, 5coroas disse:

Resgatas ou liquidam-te a perder -25% e passado uns dias estás de novo em outro fundo semelhante... não continuarás numa situação idêntica aquela que tinhas antes da saída?!? Só perdes se não voltares a apostar.

Estou numa situação com -25% de valias.

Na outra estava com 0% de variação em P/L

Entendo o que dizes, mas o meu ponto é: não é só um tema contabilístico, mas também psicológico.

Editado por P2P Money Maker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, 5coroas disse:

2- Para curto prazo, escolher uma vintena de fundos (de países e sectores variados), de preferência daqueles que não exijam mínimos de entrada elevados; meter mais ou menos a mesma percentagem de capital em cada um deles (não deixar passar dos 10% da carteira nenhum deles). Feito isto, se os fundos sobem entre 5% a 15%, resgatar. Se os fundos descerem 5%, reforçar (mas não ultrapassar os 10% da carteira). No caso te ter resgatado, aguardar que desçam 5% em relação ao valor da anterior saída, e voltar a entrar. 

Isto, meus caros, chama-se de swing trading hibridado com momentum investing.

Gosto e faço igual.

Não lamentem os resgates, eu quando ativei as stop-losses em Março do meu portfolio global, deixei em taxa liberatória 4.1k€. E já levava com -15% de perdas quando ativei. Custou bastante, mas é o que é. A gente habitua-se a ver os valores em bruto nas carteiras a crescer mas temos que ter em conta que 28% das MV, são do nosso amigo.

image.jpeg.e0e34e98c726c2231e8e9e4b3646ebb1.jpeg

Ah e lembrem-se que resgates com menos-valias, as menos-valias servem para abater nas mais-valias. Por isso não se inibam de mandar embora um bad performer. 
    Eu fiz isso com fundos nacionais, e recuperei parte do IRS que paguei em anos anteriores, ao englobar menos-valias em anos seguintes.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 6 minutos, Patanisca disse:

Isto, meus caros, chama-se de swing trading hibridado com momentum investing.

Gosto e faço igual.

Não lamentem os resgates, eu quando ativei as stop-losses em Março do meu portfolio global, deixei em taxa liberatória 4.1k€. E já levava com -15% de perdas quando ativei. Custou bastante, mas é o que é. A gente habitua-se a ver os valores em bruto nas carteiras a crescer mas temos que ter em conta que 28% das MV, são do nosso amigo.

image.jpeg.e0e34e98c726c2231e8e9e4b3646ebb1.jpeg

Ah e lembrem-se que resgates com menos-valias, as menos-valias servem para abater nas mais-valias. Por isso não se inibam de mandar embora um bad performer. 
    Eu fiz isso com fundos nacionais, e recuperei parte do IRS que paguei em anos anteriores, ao englobar menos-valias em anos seguintes.

Por acaso tenho ideia que as menos-valias só tem efeito para os próximos 5 anos, e nenhum efeito nos acontecimentos precedentes...

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Por acaso tenho ideia que as menos-valias só tem efeito para os próximos 5 anos, e nenhum efeito nos acontecimentos precedentes...

Sim, tens razão nisso. troquei-me todo. Eu englobei as menos valias num ano, e as mais-valias no ano seguinte, que sofreram abatimento pelo facto de ter englobado menos-valias do ano anterior. 

E sim, as menos-valias são válidas como crédito a descontar nas mais-valias por 5 anos, desde que englobadas.

No caso dos fundos estrangeiros, o saldo entre + e - valias é feito no próprio ano quando se preencher o anexo J, em que declaramos os movimentos todos do ano e a AT calcula o saldo das mais-valias - menos-valias e aplica o belo dos 28% se > 0€. Penso eu de que é assim, este ano vai ser o primeiro que trabalho exclusivamente com FI estrangeiros.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 39 minutos, Patanisca disse:

Sim, tens razão nisso. troquei-me todo. Eu englobei as menos valias num ano, e as mais-valias no ano seguinte, que sofreram abatimento pelo facto de ter englobado menos-valias do ano anterior. 

E sim, as menos-valias são válidas como crédito a descontar nas mais-valias por 5 anos, desde que englobadas.

No caso dos fundos estrangeiros, o saldo entre + e - valias é feito no próprio ano quando se preencher o anexo J, em que declaramos os movimentos todos do ano e a AT calcula o saldo das mais-valias - menos-valias e aplica o belo dos 28% se > 0€. Penso eu de que é assim, este ano vai ser o primeiro que trabalho exclusivamente com FI estrangeiros.

Se for assim estás a dar-me uma boa notícia. Eu pensei que as menos-valias só fossem abater se englobasses. Ou seja Imagina que tinhas enormes mais-valias e umas lastimáveis menos-valias, nem compensaria englobar e perderíamos esse “benefício” das menos-valias. Se for assim como dizes é uma boa notícia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro 5coroas,

em relação ao portfólio de curto prazo já ponderou o uso de ETF em vez de fundos? Provavelmente alguns não haverá correspondência mas outros terá. OS ETF tem os custos de transação mas como se pode entrar e sair em tempo real e utilizar ordens limmite e stop, seria provavelmente um investimento mais adquado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, dfserra disse:

Caro 5coroas,

em relação ao portfólio de curto prazo já ponderou o uso de ETF em vez de fundos? Provavelmente alguns não haverá correspondência mas outros terá. OS ETF tem os custos de transação mas como se pode entrar e sair em tempo real e utilizar ordens limmite e stop, seria provavelmente um investimento mais adquado.

para pequenos montantes, o melhor eram os gratuitos da degiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Pequeno_Aprendiz disse:

Se for assim estás a dar-me uma boa notícia. Eu pensei que as menos-valias só fossem abater se englobasses. Ou seja Imagina que tinhas enormes mais-valias e umas lastimáveis menos-valias, nem compensaria englobar e perderíamos esse “benefício” das menos-valias. Se for assim como dizes é uma boa notícia.

Tens que englobar para poder fazer isso, mas não compensa para a maior parte das pessoas englobar. Se fores consultar o ultimo IRS se tiveste menos valias e englobaste está lá uma tabela a dizer Perdas a reportar com o valor e a categoria. 

Captura de ecrã 2020-11-11 020834.jpg

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 1 hora, elitegroup disse:

Tens que englobar para poder fazer isso, mas não compensa para a maior parte das pessoas englobar. Se fores consultar o ultimo IRS se tiveste menos valias e englobaste está lá uma tabela a dizer Perdas a reportar com o valor e a categoria. 

Ora lá está.... temos que englobar! E esse cenário nem a um salário de classe média/baixa é compensador, exceptuando perdas absurdas. E velocidade galopante com que se chega a um escalão de +30% de IRS é algo que me revolta profundamente. Mas não vou entrar em discussões políticas de asfixia económica.😅 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, elitegroup disse:

Aproveito para colocar uma questão relacionada.

Por acaso sabem se menos valias reportadas no anexo G (Portugal) podem fazer acerto com posteriores mais valias no anexo J (estrangeiro)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, superkinas disse:

para pequenos montantes, o melhor eram os gratuitos da degiro.

Como não quero aderir à Degiro, os ETFs não me servem para o CP.

há 11 horas, dfserra disse:

Provavelmente alguns não haverá correspondência mas outros terá. OS ETF tem os custos de transação mas como se pode entrar e sair em tempo real e utilizar ordens limmite e stop, seria provavelmente um investimento mais adquado.

Em tempo real, significa no entanto que só no final da sessão é que se saberás "realmente" a que valor foi comprado (valor do mercado ou ordens limite, correcto?

E quando terás o capital resgatado, disponivel para voltar a investir?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Pequeno_Aprendiz disse:

Ora lá está.... temos que englobar! E esse cenário nem a um salário de classe média/baixa é compensador, exceptuando perdas absurdas. E velocidade galopante com que se chega a um escalão de +30% de IRS é algo que me revolta profundamente. Mas não vou entrar em discussões políticas de asfixia económica.😅 

image.jpeg.edc096de395de1131a2fc20a3f579328.jpeg

Quem te manda ter boas capacidades produtivas, stupid? :lol:

Boxer (The Horse, This Time) | Animal farm quotes, Animal farm george orwell,  Animal farm novel

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

5 coroas
    é como as acções, se o mercado estiver aberto se venderes ao valor de mercado a venda é quase imediata, se utilizares ordens limite ou stop elas ocorrem quando atingidas, o que pode ocorrer a qualquer hora que o mercado esteja aberto. Com ETF sabes mais ou menos a que preço compras e vendes, com fundos depende do que acontecer durante o dia.
    Claro que depende do montante investido e das comissões, mas o maior controlo no preço de compra e venda pode compensar as comissões.

Quanto ao valor ficar disponível, a minha experiência não é muita e é no banco Invest, creio que o último resgate que fiz ficou disponível no máximo no dia seguinte.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, dfserra disse:

5 coroas
    é como as acções, se o mercado estiver aberto se venderes ao valor de mercado a venda é quase imediata, se utilizares ordens limite ou stop elas ocorrem quando atingidas, o que pode ocorrer a qualquer hora que o mercado esteja aberto. Com ETF sabes mais ou menos a que preço compras e vendes, com fundos depende do que acontecer durante o dia.
    Claro que depende do montante investido e das comissões, mas o maior controlo no preço de compra e venda pode compensar as comissões.

Quanto ao valor ficar disponível, a minha experiência não é muita e é no banco Invest, creio que o último resgate que fiz ficou disponível no máximo no dia seguinte.

Ok, obrigado. Ainda estou muito cru nos ETFs. Sendo como tu dizes então sim, podem funcionar bem para movimentos rápidos para curto prazo, tal como as ações, mas com a vantagem de não terem tanto risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )