Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 2 minutos, Vidolz disse:

Será??? Já surgiram tretamilhares dessas noticias sobre vacinas...não vejo nada de significativamente diferente das anteriores. Ou seja, acho que estas noticias, pela sua frequente recorrência, já não causam qualquer impacto relevante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 minutos, 5coroas disse:

Será??? Já surgiram tretamilhares dessas noticias sobre vacinas...não vejo nada de significativamente diferente das anteriores. Ou seja, acho que estas noticias, pela sua frequente recorrência, já não causam qualquer impacto relevante.

Esta está a causar.

Vê os airlines e cruzeiros lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Vidolz disse:

Esta está a causar.

Vê os airlines e cruzeiros lol

É verdade! E o petroleo, upa, upa. Sou capaz de vir a ter uma boa semana de resgates.:) Só é pena o euro ter subido em relação ao usd.:(

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, 5coroas disse:

Dessas já me livrei eu a semana passada!! Volto a comprar quando estiverem com um preço mais razoável.;)

Ainda bem que tenho alguns boomer stocks (MA, PEPSI) para contrabalançar a queda dos meus techs hoje :D

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o que está a acontecer é sair um louco da casa branca, entrar um gajo que até é normal e cuja agenda política é pro-cyclical/value, e isso causa rotação de growth para value. Vide SmallCaps vs Nasdaq.

É simples.

Ah e há a cena da vacina da Pfizer.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 2 horas, 5coroas disse:

Muito gostaria eu de saber qual é a lógica que estará por detrás das grandes subidas de hoje :huh:?!!? Sim, o Biden ganhou...e daí? O que é que isso significa em termos financeiros/económicos em concreto? 

Quem esteja a comprar hoje, pode-me explicar porque é que o faz?

É para contrariar a tua teoria de que ia tudo cair agora 😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

É para contrariar a tua teoria de que ia tudo cair agora 😂

Só que o meu "agora" não abrange apenas o dia de hoje...-_-...depois da bonança vem a tempestade.

Aliás, até programei para hoje a minha saída de algumas posições pois contava que houvesse subidas, mas sim, não esperava que fossem tão grandes.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 3 horas, superkinas disse:

quando um fundo na data x é liquidado, quer dizer que no dia x o fundo acaba e os valores são devolvidos - cotação dia x ?

Data de cotação é o dia que define o valor que pagas / recebes pelas UP. Definido por D

Data de liquidação é o dia que a o dinheiro efetivamente te sai ou entra na conta. Que normalmente, em média, corresponde a  D+3

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, 5coroas disse:

Para evitar esse tipo de dilemas/tentações/hesitações...estou a experimentar uma nova táctica para o Curto Prazo.

Tenho duas carteiras:

1- Para o LP a tática é simples, apenas reforçar sempre que tiver uma quantia jeitosa disponível e deixar andar o navio ao sabor das ondas (mas sempre que possível reforçar mais nos períodos de quedas acentuadas).

2- Para curto prazo, escolher uma vintena de fundos (de países e sectores variados), de preferência daqueles que não exijam mínimos de entrada elevados; meter mais ou menos a mesma percentagem de capital em cada um deles (não deixar passar dos 10% da carteira nenhum deles). Feito isto, se os fundos sobem entre 5% a 15%, resgatar. Se os fundos descerem 5%, reforçar (mas não ultrapassar os 10% da carteira). No caso te ter resgatado, aguardar que desçam 5% em relação ao valor da anterior saída, e voltar a entrar. 

Que bonds vais comprar para o longo prazo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro 5 coroas,

Creio que a estratégia que indica para o portfólio de curto prazo é diferente do que vinha a adotar, de entrar quando havia grandes quedas ou em áreas de crescimento.

Percebo que assim é muito mais fácil a tomada de decisão, contudo pergunto se tem simulações em que tal estratégia seja mais vantajosa do que deixar andar um portfólio permanente de igual risco?
    Se apenas reentra num fundo após uma queda de 5% em relação á sua saída, pode haver fundos que nunca mais entre ou que demore anos a entrar.
    Da mesma forma se entrar agora num fundo que esteja em alta mas que baixe como metais preciosos pode andar anos no vermelho.

A sua estratégia inicial de entrar após grandes quedas em fundos que potencialmente irão recuperar, parece-me mais sujeita a ter um desempenho superior a um portfólio permanente do que esta.
    Eu ando também a tentar encontrar uma estratégia de rentabilizar um portfólio de curto prazo, mas não sei se compensa o trabalho do que ter tudo em portfólio permanente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, dfserra disse:

pode haver fundos que nunca mais entre ou que demore anos a entrar.

O facto de não alocar mais de 10% da carteira a cada fundo, evita que, no caso de nunca mais recuperarem, as perdas sejam muito significativas relativamente à totalidade da carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, superkinas disse:

quando um fundo na data x é liquidado, quer dizer que no dia x o fundo acaba e os valores são devolvidos - cotação dia x ?

Deduzo que estejas a falar num fundo em que a gestora decidiu acabar com ele certo?

Nesse dia o fundo é resgatado compulsivamente e colocado na tua conta ao valor em que estava na altura, como nunca me aconteceu, não tenho bem a certeza se após essa decisão a gestora faz um hard closed ao fundo ( ninguém entra ninguém sai ) e se ao mesmo tempo o fundo deixa de cotar, ou se até á data da liquidação podes resgatar antes, mas atendendo que sempre que existe alguma alteração nos fundos somos avisados com antecedência e dão sempre a a hipótese de resgatar antes, talvez aí façam igual, por exemplo nos casos das fusões.

Uma liquidação é do pior que pode acontecer num fundo, se estiveres mesmo a perder muito levas a pancada, por isso o ideal é sempre escolher uma boa gestora e um bom fundo com histórico, em vez de andarem por ai pelas zonas exóticas 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ok. obrigado,

O Banco ActivoBank S.A., na qualidade de entidade distribuidora de Fundos Invesco Funds Asset Management, vem por este meio informar que foi decidido pela Sociedade Gestora Invesco Asset Management liquidar o Fundo Invesco Emerging Europe Equity Fund E, no próximo dia 25 de novembro.

por acaso o que tenho no fundo é residual. comprei poucas UP quando ainda estava no inicio investimento em Fundos/ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )