Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

o David que é PRO que te responda..mas sinceramente? da experiência que tenho em fundos tesouraria/monetários, aquilo é tão linear e tão simples como emprestar dinheiro a curtíssimo prazo. É difícil existir alguma gestora fazer asneira em larga escala neste tipo de fundos.

Resumindo? Acho que são dos fundos mais seguros que existem..em troca a rendibilidade é baixíssima.

Até no pico da crise dos anos 30, esse tipo de aplicações dava não mais que 1%. Mas também era verdade que era o único activo de todos os que conhecemos que sequer tinha alguma rendibilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Viva,

Tenho estado a estudar a possibilidade de investir parte dos dps que tenho a vencer num portefolio de 3-4 fundos. À partida nao queria ficar sujeito a um risco elevado, pelo que para alem de 2 de 4 que me foram propostos, considerei apenas fundos de obrigacoes. Gostaria de saber a vossa opiniao sobre estes 5 fundos e se com eles asseguro uma diversidade razoavel:

- JPMorgan US Aggregate Bond - LU0117838648

- JPMorgan Income Opportunity Fund - LU0289473059

- Templeton Global Bond - LU0122614208

- Templeton Global Total Return - LU0170477797

- Franklin Strategic Income - LU0551248924

Sei que alguns ja foram referidos noutros posts. Sera que deva tb incluir/substituir algum deles por fundos equivalentes da PIMCO?

Já agora que método aplicam para decidir o peso que cada fundo deve ter na carteira de fundos?

Obrigado desde já pelas vossas sábias considerações

Abraco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A

este fundo E esta gestora são mais ou menos "seguros"?

Na 1ª página estão algumas explicações relativamente aos "riscos" de falência dos fundos ...mas posso te dizer já por alto, um fundo NUNCA abre falência, pode perder v alor, mas não abre falência, mas como tudo pode acontecer nesta vida, mesmo que tal aconteça existe o SII que protege o investidor até aos 25 000€, é uma espécie de FGD mas de valor mais baixo e é diferente a sua aplicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Tenho estado a estudar a possibilidade de investir parte dos dps que tenho a vencer num portefolio de 3-4 fundos. À partida nao queria ficar sujeito a um risco elevado, pelo que para alem de 2 de 4 que me foram propostos, considerei apenas fundos de obrigacoes. Gostaria de saber a vossa opiniao sobre estes 5 fundos e se com eles asseguro uma diversidade razoavel:

- JPMorgan US Aggregate Bond - LU0117838648

- JPMorgan Income Opportunity Fund - LU0289473059

- Templeton Global Bond - LU0122614208

- Templeton Global Total Return - LU0170477797

- Franklin Strategic Income - LU0551248924

Sei que alguns ja foram referidos noutros posts. Sera que deva tb incluir/substituir algum deles por fundos equivalentes da PIMCO?

Já agora que método aplicam para decidir o peso que cada fundo deve ter na carteira de fundos?

Obrigado desde já pelas vossas sábias considerações

Abraco

A questão do peso passa muito pela perspectiva de cada um ao risco, na minha opinião não há nenhuma fórmula mágica, se gostas de risco podes carregar mais nos de acções, se fores mais moderado carregas mais num de obrigações de alto rendimento ou obrigações diversificadas, se fores mais conservador nos de liquidez, falando mais ou menos nos fundos que tenho no top, depende sempre da carteira de cada um, se quiseres ir mais para questões técnicas podes sempre ver a volatilidade de cada um, a melhor forma será comparar desvios padrão, e os que tiverem valores mais baixos apostar um peso superior nesses...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém sabe de algum site que dê para ter uma carteira virtual. Gostava de poder fazer umas simulações com vários fundos/proporções com dados do passado (que valem o que valem - rentabilidades passadas não implicam rentabilidades futuras! - mas sempre são melhor que nada).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Seguindo a sugestão do Ruicarlov, movi para este tópico a minha questão:

Bom dia/tarde/noite

Estou a tomar os passos iniciais numa gestão mais activa do meu parco património pelo que agradeço as vossas opiniões.

No fim de Novembro vai vencer um depósito de 15.000 euros que fiz no BEST para aproveitar a promoção de novos clientes.

Desse montante vou passar 10.000 euros para depósitos no Privat e manter 5.000 e os juros no BEST.

Estava a pensar investir em Fundos, pela possibilidade de resgate/ajuste, e pela relação valorização/risco. A possibilidade de resgate é factor obrigatório para mim neste momento.

Embora ainda não tenha procurado no site do Banco, passam-me pela cabeça coisas tão dispares como as seguintes:

Diversificar com um fundo relacionado com a Europa ou EUA, outro com as economias emergentes, os chamados BRICs, outro com "bens" como água e empresas relacionadas com a sua distribuição ou criação/manutenção de infra-estruturas, já que esta é uma necessidade global e em crescimento nos países emergentes e um recurso com uma tendência para diminuir ao passo que aumenta a população mundial.

Desde já um obrigado pelo tempo dispendido a ler e a responder a este tópico.

António

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Seguindo a sugestão do Ruicarlov, movi para este tópico a minha questão:

Bom dia/tarde/noite

Estou a tomar os passos iniciais numa gestão mais activa do meu parco património pelo que agradeço as vossas opiniões.

No fim de Novembro vai vencer um depósito de 15.000 euros que fiz no BEST para aproveitar a promoção de novos clientes.

Desse montante vou passar 10.000 euros para depósitos no Privat e manter 5.000 e os juros no BEST.

Estava a pensar investir em Fundos, pela possibilidade de resgate/ajuste, e pela relação valorização/risco. A possibilidade de resgate é factor obrigatório para mim neste momento.

Embora ainda não tenha procurado no site do Banco, passam-me pela cabeça coisas tão dispares como as seguintes:

Diversificar com um fundo relacionado com a Europa ou EUA, outro com as economias emergentes, os chamados BRICs, outro com "bens" como água e empresas relacionadas com a sua distribuição ou criação/manutenção de infra-estruturas, já que esta é uma necessidade global e em crescimento nos países emergentes e um recurso com uma tendência para diminuir ao passo que aumenta a população mundial.

Desde já um obrigado pelo tempo dispendido a ler e a responder a este tópico.

António

Tens ai alguns desses no TOP interessantes, no entanto acho que não coloquei nenhum a nivel de obrigações de emergentes, mas se queres um que me parece bastante interessante para analisares aconselho o F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged LU0236182225, quanto á água, também penso que já se falou por aqui sobre isso muito ao de leve, a escolha não é muita mas o que há pode-se considerar interessante, mas com muita volatilidade, é investimento para no minimo de 3 anos e com resistencia a eventuais perdas significativas, analisa este Pictet Water-R EUR  LU0104885248.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que acham desta carteira a nivel de risco e diversificação?

[table]  [tr] [td]PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc[/td] [td]

43%

[/td] [/tr] [tr] [td]PIMCO Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg)[/td] [td]

34%

[/td] [/tr] [tr] [td]Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples R Acc[/td] [td]

14%

[/td] [/tr] [tr] [td]AXA WF Euro 5-7 E-Cap EUR[/td] [td]

9%

[/td] [/tr] [/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

43%

[/td] [/tr] [tr] [td]PIMCO Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg)[/td] [td]

34%

14%

9%

[/td] [/tr] [/table]

Parece-me bom :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

43%

34%

14%

9%

[/td] [/tr] [/table]

Dos 4, não tenho o AXA WF Euro 5-7 E-Cap EUR mas é um dos fundos que tenho em análise,

No último ano tem excelente rentabilidade e com o desviao padrão relativamente baixo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois o axa foi o ultimo k subcrevi. tambem andava com ele debaixo de olho há uns tempos.

Voçês andam a pesquisar muito ehhe, mas porquê esse em especifico e não outro AXA WF Euro? há pelo menos outros 3 mas com numeros diferentes :P é só porque no meio está a virtude? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Voçês andam a pesquisar muito ehhe, mas porquê esse em especifico e não outro AXA WF Euro? há pelo menos outros 3 mas com numeros diferentes :P é só porque no meio está a virtude? :)

Escolhi este porque entre todos parece-me o mais equilibrado a nível de rendibilidade/desvio padrão.

Mas sou apenas um aprendiz no que diz respeito a fundos! :)

AXA WF Euro 5-7 EC EUR

Desv.Padrão(3a.) 4.07 %

Rentabilidade média 5.14 %

Rácio de Sharpe 1.08

AXA WF Euro 3-5 EC EUR

Desv.Padrão(3a.) 2.95 %

Rentabilidade média 3.68 %

Rácio de Sharpe 1.00

AXA WF Euro 7-10 EC EUR

Desv.Padrão(3a.) 5.66 %

Rentabilidade média 5.92 %

Rácio de Sharpe 0.92

AXA WF Euro 10+LT EC EUR

Desv.Padrão(3a.) 8.69 %

Rentabilidade média 7.03 %

Rácio de Sharpe 0.72

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Escolhi este porque entre todos parece-me o mais equilibrado a nível de rendibilidade/desvio padrão.

Mas sou apenas um aprendiz no que diz respeito a fundos! :)

AXA WF Euro 5-7 EC EUR

Desv.Padrão(3a.) 4.07 %

Rentabilidade média 5.14 %

Rácio de Sharpe 1.08

AXA WF Euro 3-5 EC EUR

Desv.Padrão(3a.) 2.95 %

Rentabilidade média 3.68 %

Rácio de Sharpe 1.00

AXA WF Euro 7-10 EC EUR

Desv.Padrão(3a.) 5.66 %

Rentabilidade média 5.92 %

Rácio de Sharpe 0.92

AXA WF Euro 10+LT EC EUR

Desv.Padrão(3a.) 8.69 %

Rentabilidade média 7.03 %

Rácio de Sharpe 0.72

Fizeste uma boa análise :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )