Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Pequeno_Aprendiz
    há 7 minutos, JM_ disse:

LU0260085492

LU0125951151

LU0119124864

LU0348529792

Deste 4 que apostam em acções europeias, se tivessem de escolher 2, quais seriam?

Boa discussão eheh, vou ficar a observar 😄

Há duas páginas atrás falou-se um pouco disso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 14 horas, JM_ disse:

LU0260085492

LU0125951151

LU0119124864

LU0348529792

Deste 4 que apostam em acções europeias, se tivessem de escolher 2, quais seriam?

Mete-os no comparativo do Best, faz um x-ray, define os teus objectivos e volatilidades que estás disposto a ter, olha para os históricos a longo prazo e como se saíram em Março deste ano.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A 10 anos porque 5 e 3 .....:) ,mas parecem ser dois muito semelhantes

eu tenho o da fidelity. Um dos problemas é o mínimo ser de 1000€ em ambos, o da fidelity tem ainda o inconveniente de o minimo reforço ser de 1000€ tb.

no Invest onde tenho fidelity o incremento é 0,01 €.

tenho MFS value e tem decepcionado vou sair mal possa, estou olho Candriam Eqs L Eurp Innovt N EUR Cap

Editado por superkinas
    corrigir informação
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, superkinas disse:

A 10 anos porque 5 e 3 .....:) ,mas parecem ser dois muito semelhantes

eu tenho o da fidelity. Um dos problemas é o mínimo ser de 1000€ em ambos, o da fidelity tem ainda o inconveniente de o minimo reforço ser de 1000€ tb.

tenho MFS value e tem decepcionado vou sair mal possa, estou olho Candriam Eqs L Eurp Innovt N EUR Cap

Pois mas o que me interessa a 5 ou 3 se já o tenho há uns 11 anos? 😁 mas sim há uns com rentabilidades mais interessantes em prazos mais curtos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, D@vid said:

Mete-os no comparativo do Best, faz um x-ray, define os teus objectivos e volatilidades que estás disposto a ter, olha para os históricos a longo prazo e como se saíram em Março deste ano.

É para investir a longo prazo. São muito parecidos em termos de volatilidade. Já me decidi pelo Fidelity Dynamic. O facto de ter a SAP como principal activo fez-me pender para esse. É uma empresa que aprecio bastante e que considero que está subvalorizada neste momento. O Jupiter é muito certinho, mas tenho de ponderar se faz sentido adicioná-lo à carteira. São os 2 muito parecidos, não consigo encontrar uma mais valia que justifique ter os 2.

Obrigado

Editado por JM_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, JM_ disse:

É para investir a longo prazo. São muito parecidos em termos de volatilidade. Já me decidi pelo Fidelity Dynamic. O facto de ter a SAP como principal activo fez-me pender para esse. É uma empresa que aprecio bastante e que considero que está subvalorizada neste momento. O Jupiter é muito certinho, mas tenho de ponderar se faz sentido adicioná-lo à carteira. São os 2 muito parecidos, não consigo encontrar uma mais valia de ter os 2.

Obrigado

É assim mesmo, estiveste a estudar os fundos e optaste por aquele que achaste mais interessante para ti que tinha um factor diferenciado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, superkinas disse:

O MFS não tem muito growth nem innovation, que é o tem rendido nos últimos anos. Em termos relativos até acho que se tem portado bem!!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Virtua disse:

O MFS não tem muito growth nem innovation, que é o tem rendido nos últimos anos. Em termos relativos até acho que se tem portado bem!!

Se o fundo tivesse muito growth não seria value, seria possivelmente growth ou outra coisa qualquer exceto value. Se o atleta é corredor de alta velocidade em extensões relativamente curtas (growth), então é provável que não seja um grande corredor de maratona (value) e vice-versa.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No investimento acionista, dizem-nos que não devemos entrar nos mercados em situações de bolhas, agora vem a DGS dizer que no confinamento devemos permanecer na nossa bolha familiar habitual para não propagar o Covid-19. 

Agora já começo a entender melhor a coisa: a bolha do mercado acionista só é perigosa se o rebanho dos investidores sair dessa bolha, porque se sair há o contágio desse mercado (sell off) e de outros mercados mesmo que mantenham um afastamento significativo. Um sell off no mercado acionista dos EUA tem repercussões em todo o mundo, mesmo em países muito distantes que não tenham qualquer intercambio com os EUA. 

Conclusão: o mercado acionista dos EUA é mais contagioso que o Covid-19, pois por mais confinado que esteja o resto do mundo, todos os países vão ser mais ou menos contagiados. Assim, economia e finanças dos EUA doente => doença económico-financeira mundial ampla. Então, podemos dizer que se os EUA importou o Covid-19, o mesmo exporta sempre doenças económico-financeiras (assim como também exporta as mesmas situações saudáveis). É o que faz o mercado acionista dos EUA representar mais do que os restantes mercados mundiais.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 3 horas, D@vid disse:

Pois mas o que me interessa a 5 ou 3 se já o tenho há uns 11 anos? 😁 mas sim há uns com rentabilidades mais interessantes em prazos mais curtos.

Então e se tivesses o BSF European Opps?😀

há 1 hora, JM_ disse:

É para investir a longo prazo. São muito parecidos em termos de volatilidade. Já me decidi pelo Fidelity Dynamic. O facto de ter a SAP como principal activo fez-me pender para esse. É uma empresa que aprecio bastante e que considero que está subvalorizada neste momento. O Jupiter é muito certinho, mas tenho de ponderar se faz sentido adicioná-lo à carteira. São os 2 muito parecidos, não consigo encontrar uma mais valia que justifique ter os 2.

Obrigado

Convém frisar que é injusto olhar para o FAST num longo prazo, o gestor mudou em 2017, neste momento é o mesmo gestor nos “manos” FAST e Dynamic. Eles até devem ter uma correlação e sobreposição elevadíssima. Pelo que tenho visto o FAST é mais montanha russa, sobe e desce de forma ainda mais “FAST”🤪

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, superkinas disse:

hoje é feriado nos EUA ? Só houve até agora actualizações para os invesco  ?

Se tivesses feito a pergunta ao Dr. GOOGLE, ele até te dizia todos os feriados de 2020, e aí escusavas de fazer uma pergunta desnecessária. Para a próxima não sejas preguiçoso e poupa os users. Será que a tua preguiça também contribui para a tua sensibilidade de flor de estufa?

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    21 hours ago, D@vid said:

Mas só para aguçar o apetite, o meu velhinho Jupiter bate os outros 3 a longo prazo 😁

Viva @D@vid, só por curiosidade, qual a tua/foristas opinião, relativamente ao facto do "velhinho Jupiter" ter dois novos gestores (desde o final de 2019 sensivelmente)? Já tentei obter mais informações relativamente aos mesmos mas, sem grande sucesso. Gostava de perceber em que medida, estes novos gestores possam ser uma mais valia para o fundo uma vez que, este tem um track record de LP interessante.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, nOrte disse:

Viva @D@vid, só por curiosidade, qual a tua/foristas opinião, relativamente ao facto do "velhinho Jupiter" ter dois novos gestores (desde o final de 2019 sensivelmente)? Já tentei obter mais informações relativamente aos mesmos mas, sem grande sucesso. Gostava de perceber em que medida, estes novos gestores possam ser uma mais valia para o fundo uma vez que, este tem um track record de LP interessante.  

Viva nOrte, não te sei responder a isso de forma concreta, acredito que uma gestora como a Jupiter tente ter junto de si os melhores gestores, não me deparei para já com grandes alterações no fundo em 1 ano da nova gestão.

Tens aqui algumas informações sobre os gestores, basicamente vieram da Threadneedle:

Mark Heslop : https://www.jupiteram.com/UK/en/Individual-Investors/Teams-and-people/Investment-teams/European-Growth/Mark-Heslop

Mark Nichols : https://www.jupiteram.com/UK/en/Individual-Investors/Teams-and-people/Investment-teams/European-Growth/Mark-Nichols

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, superkinas disse:

Tens noção de que Value é diferente de Growth e que a pandemia e confinamentos tem efeitos contrários nestas duas tipologias, certo?

Se impedes as pessoas de gastar em serviços, Value leva a taulada. Se as obrigas a recorrer a serviços online inovadores, óbvio que Growth é beneficiado.

Mas tens que enquadrar o teu horizonte de investimento. Se for superior a 5 anos, vais querer estar fora de Value quando houver o regresso à normalidade e houver retoma da atividade no sector do turismo? Quando houver a afamada "Great Rotation" vais querer estar sobre-exposto em growth para seres apanhado na curva?

Eu tenho neste momento o dobro da exposição no Fidelity Growth do que tenho no MFS Value. Mas considero o MFS Value um bom fundo, basta olhar a performance dele face à média da categoria.

Se tás indeciso entre dois fundos da mesma categoria com base no histórico deles, sabes bem que a coisa pode mudar no futuro (Nordea Stable return ghosts...) racha ao meio e mete alocação igual nos dois. A vantagem de ter escolha é que não és forçado a escolher A ou B, podes sempre diluir 1/2 * A + 1/2 * B.  

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Patanisca disse:

isso está estranho, a categoria tem 4,29% YTD e o fundo tem +76,61%. Quando a esmola é muita... 

Os outros da mesma categoria é que são fraquinhos 🤣 senão vejamos:

Ytd:

Sunnova Energy International Inc. +140%

Enphase Energy, Inc. +295%

Plug Power Inc. +410%

Já nem fui ver o resto senão o @Vidolz compra estas acções todas 🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 8 minutos, Patanisca disse:

isso está estranho, a categoria tem 4,29% YTD e o fundo tem +76,61%. Quando a esmola é muita... 

Carteira pequena ( em milhões ), mercado de alta volatilidade, setor da moda. Consegue fazer rotação elevada da carteira sem abanar o mercado, vamos ver como se comporta a partir de agora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    Agora mesmo, Patanisca disse:

Eu diria que comprar agora seria uma aposta no Biden, porque se o Trump ganha, este fundo vai levar uma sarda enorme. Anda a cavalgar na especulação das sondagens darem a vantagem ao Biden nos ultimos 3m.

Acho que vou estar quieto, por agora. :D

Pah de repente li isso... E pareceu-me uma forma de fazer hedge à carteira 😂😄

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Carteira pequena ( em milhões ), mercado de alta volatilidade, setor da moda. Consegue fazer rotação elevada da carteira sem abanar o mercado, vamos ver como se comporta a partir de agora.

Eu já o tive durante uma semana, ganhei cerca de 10% e depois saí. Acho que agora já está na fase em que o foguetão perdeu a pujança e vai cair. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )