Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, 5coroas disse:

Parece que a minha estreia nos etfs prevista para a próxima semana irá ocorrer com um bom alinhamento dos astros que favorecem as quedas. ☘️

Boa tarde 5coroas. Qual o motivo do acréscimo ETFs ao portfolio? Por que não apenas os mutual funds?

Cumprimentos e bom fim de semana

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Pequeno_Aprendiz
    há 1 hora, 5coroas disse:

A verdade é que vou apostar doravante para LP no factor momentum (mas que seja aplicado "passivamente" num index world ou USA) e isso não o encontrei num Fundo; os bancos portugueses também estão progressivamente a baixar os custos dos ETFs e isso também me motivou. Nunca fui muito adepto de seguir inflexivelmente dogmas, pelo que se pelo caminho me surge algo que poderá ser melhor, depois de ponderar bastante, não tenho problemas em mudar.

Que banco vais usar? Best, Invest, Carregosa?

Estou a ponderar daqui a 1/2 anos ter um ETF mas de physical gold, uns 4/5 % da carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/10/2020 às 22:19, Virtua disse:

Continuei a análise ao MFS Prudent Wealth. Não me pareceu justo "limitar" um portfolio de ETFs apenas aos Europeus. Incluí por isso obrigações americanas também, que o fundo tem. Assim como maturidades de ETFs obrigacionistas mais em linha com as que o fundo usa. O "ajuste" é muito melhor como esperado (maior r^2). Por outro lado só mostra o quanto o MFS se safou bem nas águas turbulentas de 2020. Já em 2015/2016 se tinha safado melhor mas a diferença não foi tão significativa. Este ano foi muito muito bom (em termos relativos) para o MFS. Acho que tal como o Acatis Gané foram às compras lá em baixo!! (Mas tb me parece que limitaram alguns danos ali no início de Março)

image.png.aaba1c2aac9f3db1475b3d9bf5a75c62.png

image.thumb.png.562b7ef7f816d025975f9feb5fe98549.png

Olá,

Se puderes dizer, que critérios usas para fazer o ajuste? Fazes minimização de diferença dos quadrados? (Tentei escrever em português, mas fica estranho, ahahah). 

E que algoritmo usas? O solver do Excel deve dar, mas sei que usas Python, deves ter outros métodos bons também .

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, DAMP disse:

Se puderes dizer, que critérios usas para fazer o ajuste? Fazes minimização de diferença dos quadrados? (Tentei escrever em português, mas fica estranho, ahahah). 

Sim. Em relação ao Português por acaso é de como me lembro da faculdade. Tb acho muito "estranho" os nomes em Português

Citação

O solver do Excel deve dar, mas sei que usas Python, deves ter outros métodos bons também .

Quase de certeza que o excel tb dá. É estatística/econometria simples. Não te esqueças é que a regressão linear é aplicada sobre os retornos e não sobre os preços (como quase tudo em finanças). Até entrar em coisas que envolvam machine learning  assumo que o excel consiga fazer praticamente tudo o que aqui vou colocando.

Citação

E que algoritmo usas?

Assim de repente: Função que uso aqui, para quem quiser ler mais um pouco pode ler aqui e aqui. Para quem quiser descer pelo "rabbit hole" recomendo que comece por Mimicking Portfolios by Richard Roll and Akshay Srivastava (2018). O paper tem boas formas de "encontrar"  as variáveis independentes, que neste caso (assim como no paper) são os ETFs para imitar um portfolio. Explica também quais são os "portfolios" para os quais há um bom .fit(). Acaba por ser tudo meio intuitivo na minha opinião. Acho que ng vai escolher ETFs de equity para imitar um fundo obrigaccionista e pensar que faz muito sentido, mas é porreiro ver isso com "regras" e números no paper.

Editado por Virtua
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/10/2020 às 16:45, nOrte disse:

OFF TOPIC:

Já aconteceu a alguém deixar de receber notificações nomeadamente por email? Desde à uma semana que me encontro nesta condição. Já revi as definições de notificação dos tópicos que eu sigo e está tudo conforme. Já reportei o sucedido através dos contactos do forum mas, sem resposta até ao momento. Agradeço qualquer ajuda!  

A mim também me acontece. Citações e "reações" aos meus posts recebo imediatamente.

Mas subscrevi as notificações semanais a tópicos que tenho interesse, e daqui há uns tempos para cá deixei de receber...

Abri um tópico sobre isso, mas até ver ainda não houve solução. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Sim. Em relação ao Português por acaso é de como me lembro da faculdade. Tb acho muito "estranho" os nomes em Português

Quase de certeza que o excel tb dá. É estatística/econometria simples. Não te esqueças é que a regressão linear é aplicada sobre os retornos e não sobre os preços (como quase tudo em finanças). Até entrar em coisas que envolvam machine learning  assumo que o excel consiga fazer praticamente tudo o que aqui vou colocando.

Assim de repente: Função que uso aqui, para quem quiser ler mais um pouco pode ler aqui e aqui. Para quem quiser descer pelo "rabbit hole" recomendo que comece por Mimicking Portfolios by Richard Roll and Akshay Srivastava (2018). O paper tem boas formas de "encontrar"  as variáveis independentes, que neste caso (assim como no paper) são os ETFs para imitar um portfolio. Explica também quais são os "portfolios" para os quais há um bom .fit(). Acaba por ser tudo meio intuitivo na minha opinião. Acho que ng vai escolher ETFs de equity para imitar um fundo obrigaccionista e pensar que faz muito sentido, mas é porreiro ver isso com "regras" e números no paper.

Obrigado!

Eu quando comecei a aprender sobre machine learning e análise multivariada, pensei: "então se eu pegar em todos os dados do mercado, faço uma neural network gigante e consigo prever os mercados!!".

E depois comecei a aprender sobre os mercados e investimentos :P 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 1 hora, DAMP disse:

Obrigado!

Eu quando comecei a aprender sobre machine learning e análise multivariada, pensei: "então se eu pegar em todos os dados do mercado, faço uma neural network gigante e consigo prever os mercados!!".

E depois comecei a aprender sobre os mercados e investimentos :P 

Excesso de dados no modelo não é deve ser algo desejável. Não percebo muito de deep learning mas duvido que seja diferente dos resto dos modelos, como os estatísticos e econométricos. Não sei até que ponto o modelo consegue ignorar o que não interessa mas nos modelos clássicos só aumenta o ruído!

"pegar em todos os dados do mercado" não é a política que deves seguir e nesse paper eles até excluíram ETFs que tem correlação superior a 0.7 exactamente por essa razão!

Editado por Virtua
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, superkinas disse:

oki obrigado.

sabes preço por operação best para comparar com degiro ?

Na Xetra são 0,08% (10 euros min). Mais 4% de imposto de selo, ou seja 10,40 euros.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 26 minutos, 5coroas disse:

Na Xetra são 0,08% (10 euros min). Mais 4% de imposto de selo, ou seja 10,40 euros.

Ou seja compensa para subscrições/reforços acima dos 1200€, se for um ETF S&P500 em relação ao fundo da Pictet, numa timeline de 1 ano (!)

Editado por Pequeno_Aprendiz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    Agora mesmo, 5coroas disse:

Como é que fizeste as contas?

Eu editei para timeline de 1 ano🤪

Fiz as conta por alto, mas se o fundo da Pictet te cobra de comissão de gestão menos de 1% ano, em 1200 € andará a rondar os 10-12 € anuais, assumindo que o S&P500 ao fim de um ano está estável, pq se subir será mais alto, se descer será mais baixo....

No ETF tens uma comissão muito baixo mais esse custo operacional. Ou seja para quem faz reforços no SP500 de 200 ou 300 € mensais, parece-me ser mais económico juntar 5 ou 6 meses no fundo da Pictet resgatar e depois meter no ETF . 

Tudo muito por alto, sem contas certas, sem contar com oscilações e claro que se pensarmos a muito longo prazo, o ETF compensa largamente.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal.

Se tivessem que subscrever apenas um fundo, e caso optassem por um fundo misto, qual escolhiam na oferta existente do Best ou do Banco Invest?

Quero fazer uma poupança específica para aquisição de um bem material nos próximos 4/6 anos e quero o dinheiro separado da minha carteira de fundos. Em termos de optimização de custos pode não ser a melhor opção, mas gosto de ter as coisas separadas por uma questão de organização pessoal.

O Prudent Wealth é boa opção? Não pretendo um fundo excessivamente agressivo nem defensivo. Diria que m fundo com risco 4 ou 5 é o que pretendo para este propósito.

Cumprimentos e obrigado desde já

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Eu editei para timeline de 1 ano🤪

Fiz as conta por alto, mas se o fundo da Pictet te cobra de comissão de gestão menos de 1% ano, em 1200 € andará a rondar os 10-12 € anuais, assumindo que o S&P500 ao fim de um ano está estável, pq se subir será mais alto, se descer será mais baixo....

No ETF tens uma comissão muito baixo mais esse custo operacional. Ou seja para quem faz reforços no SP500 de 200 ou 300 € mensais, parece-me ser mais económico juntar 5 ou 6 meses no fundo da Pictet resgatar e depois meter no ETF . 

Tudo muito por alto, sem contas certas, sem contar com oscilações e claro que se pensarmos a muito longo prazo, o ETF compensa largamente.

Bem visto. 

Já para longo prazo:

A 10 anos, começando com 10000 e metendo 1000 euros por mês, com uma rentabilidade de 5%, ficaria no final:

Pictet (0,75%): 163450 euros (7202 eur em taxas)

iShares Core S&P 500 UCITS ETF (0,07%): 168264 euros (2384 eur em taxas)

A 20 anos o ETF ganharia por cerca de 30000 euros.🤑

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Bem visto. 

Já para longo prazo:

A 10 anos, metendo 1000 euros por mês, com uma rentabilidade de 5%, ficaria no final:

Pictet (0,75%): 163450 euros (7202 eur em taxas)

iShares Core S&P 500 UCITS ETF (0,07%): 168264 euros (2384 eur em taxas)

A 20 anos o ETF ganharia por cerca de 30000 euros.🤑

Claro, no longo prazo o benefício é inequívoco! Ainda para mais ( e essa é a novidade para mim) não se paga por custódia de títulos.

há 8 minutos, JCoimbra disse:

Boas pessoal.

Se tivessem que subscrever apenas um fundo, e caso optassem por um fundo misto, qual escolhiam na oferta existente do Best ou do Banco Invest?

Quero fazer uma poupança específica para aquisição de um bem material nos próximos 4/6 anos e quero o dinheiro separado da minha carteira de fundos. Em termos de optimização de custos pode não ser a melhor opção, mas gosto de ter as coisas separadas por uma questão de organização pessoal.

O Prudent Wealth é boa opção? Não pretendo um fundo excessivamente agressivo nem defensivo. Diria que m fundo com risco 4 ou 5 é o que pretendo para este propósito.

Cumprimentos e obrigado desde já

Se pretendes um Misto... Esse é dos melhores, tens também um da Acatis e um da Janus Henderson. Utiliza as ferramentas do Best que te permite comparar todos os fundos de uma categoria num quadro interativo, podes até tentar ver dentro dos menos voláteis a 5 anos qual o que tem melhor rentabilidade, visto que ponderas um risco 4/5.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

vamos ver como vai correr semana, se é de aproveitar para reforçar ou esperar mais um pouco pela evolução pandemia com confinamentos parciais a progredirem.

Na europa o efeito coronavirus ajudou a uma descida geral mas nos EUA ainda não desceram muito, vamos ver a resposta eleições ganhe biden ou trump. se ganhar trump os efeitos serao mais agressivos para o bem ou para o mal.

Sem se dar por ela quem continua a progredir é a china.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )