Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, Vidolz disse:

Porque não um misto entre os 2?

O misto entre os 2 tipos de investimento tem uma lógica parecida como uma carteira de ações e obrigações, dado que também têm correlações diferentes. 

O investimento value deve estar sempre numa carteira de longo prazo e o do tipo growth pode e deve ser utilizado para aproveitar as tendências de alta, logo é preciso ter uma gestão ativa de curto prazo, porque as suas drawdowns são mais acentuadas que no tipo value.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, EagleOne disse:

No dicionário da Beira-Baixa é gerem-se do verbo gerar e geram-se do verbo gerir :)

Esta tirada do EagleOne é de Special One.  Mas atenção, já vi alguns engenheiros a gerir melhor a coisa do que alguns gestores económico-financeiros ... é que na gestão também é preciso ter engenho e alguma arte. O dito cujo da Beira Baixa, não tinha muita arte nos seus projetos de moradias, mas os gostos não se discutem e são pessoais, pois, por exemplo, a água do mar para mim é salgada, mas para os peixes oceânicos a água já não está alavancada de sal. Ou seja, também neste caso, a gestão da solução salina deve ser feita em função dos utilizadores e não em função do gosto dos gestores.

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Bedrock disse:

Este fim de semana já não posso ir ver o mar. Está mal, pois para além de me distanciarem das pessoas no outdoor (no indoor, mando eu e quem lá possa estar com direito a voto), agora também me distanciam do mar ... já não basta os concelhos do interior estarem, de uma maneira geral, desfavorecidos em relação aos da orla costeira, agora ainda têm que levar com mais este factor negativo. A um país de marinheiros e de descoberta de novos mundos, nunca em tempo algum deveria ser vedado o acesso ao mar, mesmo em tempo de Covid-19, até porque o vírus não gosta de soluções hipersalinas (hipersalino => desidratação). 

Se a vitamina D3, que se pode formar a partir dos raios solares e do colesterol na superfície da nossa epiderme exposta, é dos elementos mais importantes para fortalecer o nosso sistema imunitário, então eu acho que quem reside num concelho nublado ou sombrio, deveria ser permitido fazer um turnover para um concelho luminoso. Por outro lado, o distanciamento obrigatório entre pessoas não deveria ser um valor constante pré-definido, mas sim um valor variável em função da altura da pessoa, pois tal como nos projetos de edificações as mesmas não devem fazer sombra às edificações contíguas, as pessoas mais altas, com exceção da hora em que a incidência dos raios solares estão na vertical, ao fazerem mais sombra que as mais pequenas, e como menos luminosidade => menos produção de vitamina D3, então pessoas +altas => maior afastamento. Temos que que pensar mais além do que a DGS e o Governo. 🤣

Deixa lá, há quem faça parte de uma localidade de um Concelho e a praia que é só quase atravessar a estrada faz parte de outro 🤣

há 4 minutos, Vidolz disse:

Não gosto de social media :P

Vê lá...menos 20% ainda é qualquer coisinha...😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este Darwin Núñez do Benfica vai ser um Dar win, como resultado diferenciador da evolução das espécies do Charles Darwin ... é que dentro da mesma espécie, há elementos que evoluem mais que outros. Não há dúvidas que este Darwin Núñez constitui um investimento do tipo growth (o André Almeida é do tipo value) e, neste momento, é melhor investir nele que nas tecnológicas dos EUA.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Filipeferreira, qual é a composição da tua carteira de ativos? Se andas por este tópico do @D@vid é porque tens ativos, certo?

Ou será que tu só tens passivos na tua carteira? Então, se for este o caso, a tua carteira está preparada para o muito longo prazo, e quanto mais estiver perto do infinito, mais rentabilidade ela terá. Se este é  o caso, é caso para questionar: Então, o que é que andas aqui a fazer neste tópico dos ativos? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

-2,77% no meu caso, nada de mais, diluiu os ganhos das duas semanas anteriores.

Eu independentemente do Sharpe, gosto, matematicamente, de concentrar os retornos e diluir o risco, desde que esta diluição também não me dilua os retornos, isto porque, no final, na carteira física vão ficar (ou não) retornos/cash e não risco ou volatilidade. Ainda não se fazem notas de risco/volatilidade para depois as podermos trocar por notas de euros ou dólares. Pode ser que uma nova faceta da política monetária da Fed contemple este aspeto. 🤣

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 6 horas, D@vid disse:

-2,77% no meu caso, nada de mais, diluiu os ganhos das duas semanas anteriores.

Bem bom, eu tive o triplo de queda😂

Confesso que o meu fundo da Fidelity para Europa esta a ser a minha decepção na carteira.🤐

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Pequeno_Aprendiz disse:

Bem bom, eu tive o triplo de queda😂

Confesso que o meu fundo da Fidelity para Europa esta a ser a minha decepção na carteira.🤐

Falas no Dynamic? um bom fundo, mas enquanto o velhinho da Júpiter ir andando não o troco:

Rentabilidade 1 mês:

Jupiter: -4,34%

Fidelity: -8,11%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 25 minutos, D@vid disse:

Falas no Dynamic? um bom fundo, mas enquanto o velhinho da Júpiter ir andando não o troco:

Rentabilidade 1 mês:

Jupiter: -4,34%

Fidelity: -8,11%

Por acaso tenho o irmão FAST, do mesmo gestor e gestora 😆. Mas sim basicamente falo dele. Esperava mais dele no pós crash de Março.

Esse da Jupiter tbm estava na minha lista. Assim como o MFS Meridian Value ( que tenho subscrito mas com um percentagem bem inferior ao Fast), e por último um da BlackRock mas que tem um preço inicial de subscrição que para mim, na altura, foi proibitivo. Outro que me desperta curiosidade, apesar de não estar na minha watchlist contínua é um da UBS...

há 28 minutos, 5coroas disse:

Parece que a minha estreia nos etfs prevista para a próxima semana irá ocorrer com um bom alinhamento dos astros que favorecem as quedas. ☘️

Vou acompanhando as tuas intervenções no fórum e admito que fiquei surpreendido por essa incursão nos ETF’s😃

Já agora como é que vai a aventura na “Turquia”?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Vou acompanhando as tuas intervenções no fórum e admito que fiquei surpreendido por essa incursão nos ETF’s😃

Já agora como é que vai a aventura na “Turquia”?

Os ETFs serão apenas um substituto do Pictet index USA para o Longo Prazo, quanto ao resto (ir aproveitando as oportunidades que forem surgindo) mantenho-me com os Fundos. O plano é ir juntando capital com a ajuda dos fundos e depois reforçar os ETFs para poupar no custo de subscrição.

A Turquia continua a afundar e eu continuo a meter de vez em quando mais capital na fornalha. Graças os reforços só estou a "perder" cerca de 10%. Ainda acredito que Turquia ainda me vai fazer muito feliz. 😁 Se o covid fizesse uma visitinha ao Erdogan, talvez a felicidade chegasse mais cedo.☠️

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 8 minutos, 5coroas disse:

A Turquia continua a afundar e eu continuo a meter de vez em quando mais capital na fornalha. Graças os reforços só estou a "perder" cerca de 10%. Ainda acredito que Turquia ainda me vai fazer muito feliz. 😁 Se o covid fizesse uma visitinha ao Erdogan, talvez a felicidade chegasse mais cedo.☠️

😂 Logo vi que a Turquia não ia estar famoso, deixa lá, também já me escaldei com os Russos. Faz parte😄😄

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

😂 Logo vi que a Turquia não ia estar famoso, deixa lá, também já me escaldei com os Russos. Faz parte😄😄

Escaldar?!? Não, é apenas um ligeiro ardor que se transformará num lindo bronzeado.;) Faz parte do jogo. NO PAIN NO GAIN.

A proposito, no ano passado estive a perder na Turquia bem mais do que 10% e acabou por ser a minha melhor aposta desse ano.

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )