Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 12 minutos, D@vid disse:

Mercados novamente a testarem a resiliência de alguns e a proporcionarem a outros excelentes pontos de entrada nos próximos tempos...🧐

Como assim?

Continuamos a estar quase em ATH.

Eu já comprei muito mas tenho a perfeita noção que isto mais cedo ou tarde vai tombar a sério.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, D@vid disse:

ATH onde? tens índices europeus entre os -11% e os -32% YTD, EUA só mesmo o Nasdaq positivo e por causa de basicamente 5 empresas...

VIX no valor mais alto dos últimos 3 meses, Bunds com yields a 10 anos perto dos -0,65 um dos valores mais baixos de sempre ( em pleno Março/Abril não ultrapassou os -0,58 )...com novos lockdowns a caminho...não deixa de ser bom para quem ainda tem a pistola carregada...

Em principio os próximos dias vão ser iguais, ainda para mais se o confinamento for cada vez mais severo. Vou esperar pouco para entrar reforçar. As únicas notícias que podem alterar isto são boas notícias de vacinas e estímulos em especial EUA. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, superkinas disse:

Em principio os próximos dias vão ser iguais, ainda para mais se o confinamento for cada vez mais severo. Vou esperar pouco para entrar reforçar. As únicas notícias que podem alterar isto são boas notícias de vacinas e estímulos em especial EUA. 

Só para se ter uma vaga noção, os valores médios de novos casos de Covid na Europa em Março/Abril andavam na ordem dos 4500/8000 números de França/Espanha, agora andamos nos 15000 em Espanha e 30000 em França...

Amanhã reuniões do BCE com a Lagarde a falar ( dá sempre quase merda lol ) teremos parece que excelentes números do PIB nos EUA ( esperar por uns twittes do Trampas ) , resultados das maiores empresas do NASDAQ... 

Estímulos antes das eleições não sei se há, vacinas tem saído algumas notícias mas os mercados parecem já não estarem nem aí, enquanto não houver produção em massa  e vacinações ( lá para o 2.° trimestre de 2021? )...

A ver se vem o Subsídio de Natal para aproveitar o Rally de Natal...🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, superkinas disse:

Os earnings reports dos próximos dias também irão influenciar a tendência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Só para se ter uma vaga noção, os valores médios de novos casos de Covid na Europa em Março/Abril andavam na ordem dos 4500/8000 números de França/Espanha, agora andamos nos 15000 em Espanha e 30000 em França...

Amanhã reuniões do BCE com a Lagarde a falar ( dá sempre quase merda lol ) teremos parece que excelentes números do PIB nos EUA ( esperar por uns twittes do Trampas ) , resultados das maiores empresas do NASDAQ... 

Estímulos antes das eleições não sei se há, vacinas tem saído algumas notícias mas os mercados parecem já não estarem nem aí, enquanto não houver produção em massa  e vacinações ( lá para o 2.° trimestre de 2021? )...

A ver se vem o Subsídio de Natal para aproveitar o Rally de Natal...🤣

Ontem li uma peça que alertava para o facto de tanto FX como stocks estarem já com o Biden eleito priced-in e que fazia a seguinte pergunta: "E se for como em 2016, em que as sondagens davam a Hillary, mas o Trump ganhou?"
    FX leva logo uma sarda daquelas, stocks também levam umas rotações, mas não acredito em grandes swings nos índices.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 48 minutos, Patanisca disse:

Ontem li uma peça que alertava para o facto de tanto FX como stocks estarem já com o Biden eleito priced-in e que fazia a seguinte pergunta: "E se for como em 2016, em que as sondagens davam a Hillary, mas o Trump ganhou?"
    FX leva logo uma sarda daquelas, stocks também levam umas rotações, mas não acredito em grandes swings nos índices.

Eu continuo a achar que o principal problema das eleições é o Trump vir com a conversa de não aceitar os resultados e irem para o supremo ( onde os republicanos têm agora mais uma juíza ) porque sabemos bem que nos States a coisa entre Democratas e Republicanos é quase igual, uma medida aqui e acolá diferente mas os EUA são sempre os EUA e os mercados acabam por incorporar isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 horas, Pequeno_Aprendiz disse:

É injusto comparar o 2019 do BPI e o Optimize Agressivo com o AR e NB PPR, porque foi um ano imensamente bom para o mercado accionista. Eu gosto é de olhar para as performances de 5 e 10 anos e ver que o único que apresenta resultados decentes é o AR PPR ( que para um misto defensivo até o acho bastante bom) seguido pelo NB PPR. Se eu penso num PPR estou a pensar num muito longo prazo ( 30+-), logo tenho de ter um tracking de um perfil temporal maior.

Bom, mas o meu objetivo era descobrir algum PPR de ações ou no limite misto agressivo com bons resultados, não estou a pedir um MS US GROWTH ou BGF TECH. Uma espécie de Ações Líderes Globais em PPR já era bem bom. Ou mesmo um PPR que fosse simplesmente um ETF do S&P500 ou MSCI World, não há nada disso pois não? 😔

Ouvi dizer que a Casa de Investimentos ia fazer um PPR, alguém sabe algo? A SGF lançou um feito de fundos “ alfa top gestores” mas não achei grande piada nem aos fundos nem as enormes taxas que levam por escolher meia dúzia de fundos.

Parecido terias os PPA que são Fundos Poupança Acções (FPA) que investem em 100% em Acções e que tinham um regime fiscal mais benéfico.

(Os governos de esquerda acabaram com isso, preferem dar novos benefícios fiscais a estrangeiros que venham para Portugal, depois dizem que a bolsa Portuguesa tem poucos investidores nacionais e que não há poupança suficiente, se acabam com os benefícios para quem investe.)

Citação

Do ponto de vista fiscal, estes produtos estavam isentos de IRC, ou seja, todos os rendimentos auferidos na esfera do plano (valias e dividendos) não eram alvo de tributação. O investidor era tributado pela diferença, quando positiva, entre o valor devido aquando do encerramento dos planos de poupança em ações e as importâncias entregues. Esse rendimento era sujeito a retenção na fonte à taxa liberatória de 21,5 %, sem prejuízo da opção pelo englobamento.

Mas em Portugal tem actualmente 2, um FI do Santander que investe em Portugal e um Fundos de Pensões.

De qualquer forma a lei do PPA foi revogada em a 1/Julho/2018.

https://pt.fundspeople.com/news/revogado-regime-fiscal-dos-planos-poupanca-em-acoes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 20 minutos, D@vid disse:

Este ano vamos ter é um de-rally. Isto vai bater fundo parece-me (futurologia). Espero que tenham muitas munições porque a dúvida vai ser "quando" disparar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, P2P Money Maker disse:

Este ano vamos ter é um de-rally. Isto vai bater fundo parece-me (futurologia). Espero que tenham muitas munições porque a dúvida vai ser "quando" disparar.

Este ano estamos nos outros 11% dos anos em que tal não ocorreu 🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, P2P Money Maker disse:

E quando for a altura de disparar, convém que arma não encrave (más apostas) ... senão de pouco valem as munições da arma. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@D@vid, para quem tem pouco capital, esta coisa de se poder enriquecer a sério através de FIGAs ou ETFs (ativos ou passivos), terá uma probabilidade de ocorrência similar à impossibilidade de se alcançar a linha de horizonte de um local qualquer na Terra, à medida que caminhamos no sentido dela, se bem que nos polos há menos ilusão. A Terra deveria ser plana para não haver tanta ilusão nos pequenos investidores à escala planetária. 

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Citação de Anika Hedstrom: "Using our time and money to cultivate those connections is one of the best possible investments, helping to make today more fulfilling and the end of our life more peaceful."

A que connections ela se estava a referir?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Bedrock disse:

@D@vid, para quem tem pouco capital, esta coisa de se poder enriquecer a sério através de FIGAs ou ETFs (ativos ou passivos), terá uma probabilidade de ocorrência similar à impossibilidade de se alcançar a linha de horizonte de um local qualquer na Terra, se bem que nos polos há menos ilusão. A Terra deveria ser plana para não haver tanta ilusão nos pequenos investidores planetários. 

Com pouco capital ninguém enriquece é um facto, eu próprio comecei com muito pouco ( e também não tenho muito é verdade 🤣 ) mas também quando comecei nem haviam tópicos nem fóruns nem blogs, pouco ou nada se falava nomeadamente sobre fundos, hoje em dia há muito mais informação, não se enriquece com pouco capital é verdade, mas quem começa hoje com 20 anos e se for humilde e não demasiadamente ganancioso ( pode entrar numa espiral de más decisões ) acredito que se possa ter um bom pé de meia ao fim de uns anos, mas os rendimentos fora dos investimentos são tão ou mais importantes, porque se eu tiver de recorrer sistematicamente aos meus investimentos para fazer face a despesas extra ou se ficar desempregado etc, a coisa torna-se mais difícil, não há capital novo, é como investir 1000€ e mesmo se ganhar 500% em 20 anos tenho no fim 6000€, não sou rico, nem tenho dinheiro suficiente para um mata velhos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ando há bastantes anos a cavar para tentar conhecer o fundo do subjacente do êxito dos mercados acionistas, e o buraco da escavação já está tão fundo que me começou a aparecer petróleo. Se calhar vou cavar mais um pouco, não para encontrar a solução de êxito dos mercados acionistas, mas para tentar rentabilizar o lençol de petróleo/crude (se chamam lençol freático a uma massa de água subterrânea, também posso chamar lençol de petróleo/crude) existente no meu quintal ... o meu vizinho não sabe da minha descoberta, senão também queria extraír o petróleo, e aí a rentabilidade do negócio poderia ficar comprometida. Daí se dizer que o segredo é a alma do negócio ... agora começo a perceber melhor porque é que os muito ricos do grande capital têm muitos segredos, inclusive para as autoridades tributárias/fiscais. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )