Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 19 minutos, D@vid disse:

Segundo o @5coroas esse foi um dos motivos das emigrações nórdicas para os States 🤣

Vocês falam falam mas quem vem de fora não quer saber nada de politica, querem é saber de fundos.

Neste caso, mais atividade nos fundos para cheguem, no curto prazo, mais depressa aos topos, e mais passividade na política. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, 5coroas disse:

Ainda a propósito, dizem que Cuba é um país com boa Educação e Saúde...

Pois até parece que boa Educação e Saúde é tudo. ;)

Liberdade, Democracia e Economia são aí actores secundários.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 49 minutos, D@vid disse:

Segundo o @5coroas esse foi um dos motivos das emigrações nórdicas para os States 🤣

Podes dizer com certeza, que o clima não foi um factor que contribuiu para a emigração nórdica? ;)

Desconheço se situações climáticas contribuíram para a emigração nórdica para os US, nos últimos séculos, mas ao longo da História da Humanidade, as grandes vagas migratórias se deveram a condições climáticas adversas. Principalmente emigrações nórdicas.

E não seria a 1ª vez, que os Nórdicos emigraram devido a más condições climáticas. Os povos nórdicos emigraram para a Europa Central, Alemanha, Polónia, entre outros, séculos antes de sequer existir Romanos. Os povos escandinavos foram os antecessores do povos germânicos (os tais que invadiram toda a Europa e destruíram o Império Romano séculos mais tarde). Os povos germânicos conquistaram toda a Europa Ocidental aos Romanos, incluindo a Península Ibérica, França, Itália, os Balcãs, Reino Unido e até parte do Norte de África (Cartago). Exemplos: Visigodos, Ostrogodos, Vândalos, Suevos, Francos, Alemani, Anglos, Saxões, etc.

Séculos mais tarde, vieram os Vikings que invadiram e ocuparam partes significativas das Ilhas Britânicas (incluindo a Irlanda), obtiveram terras por "oferta"/pagamento no Norte de França (Normandia) que em 1066, conquistaram as terras Britânicas aos seus compatriotas vikings e anglo-saxões (descendentes de povos nórdicos, que antes de conquistarem a Britannia aos Romanos, habitavam na área da actual Dinamarca e norte da Alemanha, que para aí emigraram vindos da Escandinávia).

há 49 minutos, D@vid disse:

Vocês falam falam mas quem vem de fora não quer saber nada de politica, querem é saber de fundos.

Mas não estamos a falar de fundos?! ;)

Portugal bateu no fundo. :P

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Como prefiro a vertente activa...😁

Na 1.ª página do tópico, também poderias ter colocado uma referência qualquer a um index fund ... também me sais-te cá um enviesado. 🤣

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Portanto se os povos Nórdicos não tivessem tido condições climáticas adversas há dezenas de séculos atrás, não tinham invadido e colonizado o norte da Europa Central, não tinha dado à origem aos povos germânicos, que não invadiam e colonizavam a Europa Ocidental, que séculos mais tarde, os seus descendentes não colonizavam a América do Norte, Austrália, etc (Mundo Anglo-saxónico: UK, US, Canada, Austrália).

Nem falo das misturas com povos nativos, como aconteceu na Península Ibérica, França e Itália. O norte de Itália, a Lombardia, é a zona mais rica de Itália e deve o seu nome aos povos germânicos que a conquistaram ao Império Romano, os Lombardos.

Os descendentes das misturas destes povos, acabaram por ter também importante papel em outras regiões do mundo, por exemplo, no comércio e navegação no mar Mediterrâneo, e mais tarde nos Descobrimentos.

E tudo isto porque fez um frio do caraças na Escandinávia há muitos séculos atrás. ;)

O frio foi o gatilho para o desenvolvimento da Europa (o Velho Mundo) que mais tarde, para o Novo Mundo (as Américas).

Mais tarde, reuniram-se na América, descendentes de povos nórdicos, vindos de vários países da Europa, incluindo os próprios povos nórdicos.

Nota: As Cruzadas Cristãs na Idade Média, para além de factores mais importantes, como Riqueza, Política, Poder, Religião, entre outros, também teve um maior impulso após Invernos/temperaturas mais rigorosas que causou más colheitas e fomes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, Rick Lusitano disse:

Podes dizer com certeza, que o clima não foi um factor que contribuiu para a emigração nórdica? ;)

Desconheço se situações climáticas contribuíram para a emigração nórdica para os US, nos últimos séculos, mas ao longo da História da Humanidade, as grandes vagas migratórias se deveram a condições climáticas adversas. Principalmente emigrações nórdicas.

E não seria a 1ª vez, que os Nórdicos emigraram devido a más condições climáticas. Os povos nórdicos emigraram para a Europa Central, Alemanha, Polónia, entre outros, séculos antes de sequer existir Romanos. Os povos escandinavos foram os antecessores do povos germânicos (os tais que invadiram toda a Europa e destruíram o Império Romano séculos mais tarde). Os povos germânicos conquistaram toda a Europa Ocidental aos Romanos, incluindo a Península Ibérica, França, Itália, os Balcãs, Reino Unido e até parte do Norte de África (Cartago). Exemplos: Visigodos, Ostrogodos, Vândalos, Suevos, Francos, Alemani, Anglos, Saxões, etc.

Séculos mais tarde, vieram os Vikings que invadiram e ocuparam partes significativas das Ilhas Britânicas (incluindo a Irlanda), obtiveram terras por "oferta"/pagamento no Norte de França (Normandia) que em 1066, conquistaram as terras Britânicas aos seus compatriotas vikings e anglo-saxões (descendentes de povos nórdicos, que antes de conquistarem a Britannia aos Romanos, habitavam na área da actual Dinamarca e norte da Alemanha, que para aí emigraram vindos da Escandinávia).

Mas não estamos a falar de fundos?! ;)

Portugal bateu no fundo. :P

Mas eu não disse que não era, apenas disse que foi uma das razões apontadas, o resto que dizes todos que estudamos minimamente sabemos 🙂

Depende do que cada um entende como "bater no fundo", entre cerca de 200 países existentes no mundo deve haver algum que esteja pior 😁 onde nem há fundos de investimento lol.

há 23 minutos, Bedrock disse:

Na 1.ª página do tópico, também poderias ter colocado uma referência qualquer a um index fund ... também me sais-te cá um enviesado. 🤣

Ora é verdade sim senhor, poderei seguir a sugestão e colocar alguns fundos index, a chatice é que meto um Pictet USA Index e se for a comparar com um Legg Mason Clearbridge leva uma abada...😁 mas vou ver isso e colocar uma parte para fundos de investimento index👍

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

OFF TOPIC:

Já aconteceu a alguém deixar de receber notificações nomeadamente por email? Desde à uma semana que me encontro nesta condição. Já revi as definições de notificação dos tópicos que eu sigo e está tudo conforme. Já reportei o sucedido através dos contactos do forum mas, sem resposta até ao momento. Agradeço qualquer ajuda!  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 8 minutos, nOrte disse:

OFF TOPIC:

Já aconteceu a alguém deixar de receber notificações nomeadamente por email? Desde à uma semana que me encontro nesta condição. Já revi as definições de notificação dos tópicos que eu sigo e está tudo conforme. Já reportei o sucedido através dos contactos do forum mas, sem resposta até ao momento. Agradeço qualquer ajuda!  

Recentemente eu recebo apenas notificações de citações e de reacções dos meus posts.

De vez quando, alguns posts de users que ignoro, aparecem também.

Pode ser questões de IT..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 22 minutos, D@vid disse:

Depende do que cada um entende como "bater no fundo", entre cerca de 200 países existentes no mundo deve haver algum que esteja pior 😁 onde nem há fundos de investimento lol.

Sorry, só gosto de me comparar com os melhores e não com os piores. ;)

É como comparar os salários, a corrupção, etc, com quem está pior que nós.

"Eu estou mal, mas há quem esteja pior."

É uma faceta da cultura lusitana que nos têm limitado nos últimos séculos, que se resigna com a situação que tem.

Ao contrário de outras culturas que procuram crescer, ter mais do que têm, que não têm medo de arriscar, por exemplo, as culturas dos povos anglo-saxónicos, dos protestantes (alemães, holandeses, etc), dos povos nórdicos. Até os povos bálticos que são independentes há apenas 30 anos, já nos ultrapassaram com uma cultura de empreendedorismo, tanto a nível privado com a nível público com políticas públicas que promovem o desenvolvimento dos seus países, com olho nos melhores exemplos de outros países que estão melhores que eles.

Procuro sempre almejar o melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Rick Lusitano disse:

É uma faceta da cultura lusitana que nos têm limitado nos últimos séculos, que se resigna com a situação que tem.

Ao contrário de outras culturas que procuram crescer, ter mais do que têm, que não têm medo de arriscar, por exemplo, as culturas dos povos anglo-saxónicos, dos protestantes (alemães, holandeses, etc), dos povos nórdicos. Até os povos bálticos que são independentes há apenas 30 anos, já nos ultrapassaram com uma cultura de empreendedorismo, tanto a nível privado com a nível público com políticas públicas que promovem o desenvolvimento dos seus países, com olho nos melhores exemplos de outros países que estão melhores que eles.

Esse é um dos motivos que tenho um ordenado tão grande em IT.

Estou sempre em competição com os que ganham muito não ao contrário :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@D@vid, algo vai mau neste tópico, quanto a apreciações de posts, pois quando um post na pág. 889 com o título "A New Paradigm for Value Investing" tem apenas a apreciação do @P2P Money Maker, e um post da pág. 891 com o título "Technically Speaking: It’s Coming. A Huge Bond Buying Opportunity" também só tem a apreciação do @Antonio84Pereira, é porque há qualquer coisa que não bate certo, se calhar é erro das coordenadas de GPS que me enviou para o tópico errado. Eu se calhar tenho que pesquisar mais sobre a história económica e a política em geral, porque é o que está a dar, ou talvez também falar sobre a influência da volatilidade da humidade relativa e da temperatura atmosférica, bem como da temperatura de orvalho, na frequência da copulação e reprodução do caracol. 

@D@vid, já deu para perceber que para além dos mutual funds, também és interessado, e porventura interiorizado, pela política. Sendo assim, e dados os assuntos que ultimamente estão a bombar no tópico, se calhar não era má ideia em se elaborar uma 1.ª página sobre os partidos políticos nacionais e internacionais que têm os melhores rácios de Sharpe, nos últimos 3 anos, beta, alfa, R^2, ... , para que os users possam melhor investir/especular neste ou naquele partido, e assim com essas métricas de análises, podermos ser mais competentes na hora de votar. Mas atenção, como o voto é secreto, não há cá o efeito do arrastamento da volatilidade por parte do rebanho de votantes, o que é bom, porque < seguidismo => > mudanças, pois de seguidismo já nos basta a euforia e os sell offs dos mercados acionistas.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Voltando às finanças, o clima é um dos segmentos que mais tem crescido nos investimentos. Talvez porque há uma maior percepção do risco climático e de catástrofes naturais (inclui pandemias). Porque também haverá um aumento desses riscos...

Por exemplo, com as Cat Bonds, Weather Derivatives e outros instrumentos financeiros.

Porque basicamente, nos mercados financeiros, transfere-se risco, e quem compra o risco quer retorno devido a isso.

E não me refiro a apenas ao sector segurador e ressegurador.

Os derivados foram criados principalmente para transferir riscos (cambial, taxas de juro, matérias-primas, etc).

As primeiras acções modernas, foram criadas como forma de transferir os riscos envolvidos com o comércio marítimo entre a Holanda e os territórios asiáticos.

As taxas de juro são construidas com base no risco do devedor (risco de crédito) para além de outros riscos, liquidez, inflação, taxa de juro, etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Rick Lusitano disse:

Concordo, por isso é  nunca me deixei levar pelos "investimentos" enraizados na sociedade como depósitos e certificados de aforro e desde há 20 anos que atirei-me de cabeça para o mercado, isto é ou não é empreendedorismo e arriscar? 😁 e não tinha o património financeiro que muitos têm aos 20 anos ( quando têm pais ricos ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Vidolz disse:

Esse é um dos motivos que tenho um ordenado tão grande em IT.

Estou sempre em competição com os que ganham muito não ao contrário :D

Podes ser sempre ultrapassado por um colega que, num determinado momento, está atrás de ti. Portanto, convém manter sempre uma competição saudável com os colegas que estão mais próximos de nós, estejam à frente ou atrás. Ou seja, os colegas que, no presente, ganham menos do que tu, num futuro mais ou menos próximo, podem vir a ganhar mais do que tu, logo tens de olhar também para o espelho retrovisor afim de observares se não há nenhum colega a tentar ultrapassar-te. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Bedrock disse:

@D@vid, algo vai mau neste tópico, quanto a apreciações de posts, pois quando um post na pág. 889 com o título "A New Paradigm for Value Investing" tem apenas a apreciação do @P2P Money Maker, e um post da pág. 891 com o título "Technically Speaking: It’s Coming. A Huge Bond Buying Opportunity" também só tem a apreciação do @Antonio84Pereira, é porque há qualquer coisa que não bate certo, se calhar é erro das coordenadas de GPS que me enviou para o tópico errado. Eu se calhar tenho que pesquisar mais sobre a história económica e a política em geral, porque é o que está a dar, ou talvez também falar sobre a influência da volatilidade da humidade relativa e da temperatura atmosférica, bem como da temperatura de orvalho, na frequência da copulação e reprodução do caracol. 

@D@vid, já deu para perceber que para além dos mutual funds, também és interessado, e porventura interiorizado, pela política. Sendo assim, e dados os assuntos que ultimamente estão a bombar no tópico, se calhar não era má em se elaborar uma 1.ª página sobre os partidos políticos nacionais e internacionais que têm os melhores rácios de Sharpe, nos últimos 3 anos, beta, alfa, R^2, ... , para que os users possam melhor investir/especular neste ou naquele partido, e assim com essas métricas de análises, podermos ser mais competentes na hora de votar. Mas atenção, como o voto é secreto, não há cá o efeito do arrastamento da volatilidade por parte do rebanho de votantes, o que é bom, porque < seguidismo => > mudanças, pois de seguidismo já nos basta a euforia e os sell offs dos mercados acionistas.

Bem em relação às apreciações cada um é livre de o fazer obviamente, apenas sou um utilizador do fórum que por acaso criou um tópico como muitos outros 😁

Gosto de politica mas de forma transversal, só não sou é acólito de nenhum partido ou dogma, o mercado, e por consequência os fundos também têm risco politico pelas suas decisões, mas essas só têm realmente impacto quando são feitas pelos grandes players políticos, não é por um governo em Portugal seja ele de que quadrante for, aqui no burgo só se for no IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, Rick Lusitano disse:

Recentemente eu recebo apenas notificações de citações e de reacções dos meus posts.

Pode ser questões de IT..

Citação

Um puro Lusitano não ignora ninguém, porque isso revela uma raça menor em termos de força mental e força material, para além de que ignorar alguém pode envolver um alto risco. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 6 minutos, D@vid disse:

Bem em relação às apreciações cada um é livre de o fazer obviamente, apenas sou um utilizador do fórum que por acaso criou um tópico como muitos outros 😁

Gosto de politica mas de forma transversal, só não sou é acólito de nenhum partido ou dogma, o mercado, e por consequência os fundos também têm risco politico pelas suas decisões, mas essas só têm realmente impacto quando são feitas pelos grandes players políticos, não é por um governo em Portugal seja ele de que quadrante for, aqui no burgo só se for no IRS.

Mas esse impacto no IRS é um impacto bastante significativo... 

Um à parte, alguém conhece um PPR de ações ou predominantemente de ações com uma boa performance? Gostava de adicionar um PPR à minha carteira pelos benefícios fiscais mas ainda não encontrei nada que me agrade verdadeiramente. Talvez só o Alves Ribeiro, mas gostava de algo com mais peso de ações... Se souberem/conhecerem um Fundo PPR com estas características agradecia a partilha 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Mas esse impacto no IRS é um impacto bastante significativo... 

Um à parte, alguém conhece um PPR de ações ou predominantemente de ações com uma boa performance? Gostava de adicionar um PPR à minha carteira pelos benefícios fiscais mas ainda não encontrei nada que me agrade verdadeiramente. Talvez só o Alves Ribeiro, mas gostava de algo com mais peso de ações... Se souberem/conhecerem um Fundo PPR com estas características agradecia a partilha 

Que percentagens? Na primeira página tens alguns com mais de 50% e tens um mais agressivo da Optimize com cerca de 90% de acções que não coloquei, em 2019 rendeu mais de 15% e este ano perdeu tudo em Março, agora vai com 3% negativo ainda...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 28 minutos, D@vid disse:

Que percentagens? Na primeira página tens alguns com mais de 50% e tens um mais agressivo da Optimize com cerca de 90% de acções que não coloquei, em 2019 rendeu mais de 15% e este ano perdeu tudo em Março, agora vai com 3% negativo ainda...

Esse da Optimize tem a alocação percentual que eu gosto, a performance é que coitada... Para performances dessas prefiro abdicar dos benefícios fiscais...

PS: Pensei que até falasses do Optimize Agressivo, esse sim 75% min ações. Mas o raciocínio é igual... Rentabilidades daquelas...

Editado por Pequeno_Aprendiz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Esse da Optimize tem a alocação percentual que eu gosto, a performance é que coitada... Para performances dessas prefiro abdicar dos benefícios fiscais...

PS: Pensei que até falasses do Optimize Agressivo, esse sim 75% min ações. Mas o raciocínio é igual... Rentabilidades daquelas...

Sim falava desse, mas as rentabilidades depende, 2019 os melhores PPR foi o BPI Valorização e o Optimize Agressivo ( seguidos de perto do AR PPR é verdade ) mas este ano o AR PPR vem bem a trás desses 2, para não falar no NB PPR que a 6 meses está com 15%...

Só tu saberás o que pretendes e o melhor para ti.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 6 horas, D@vid disse:

Sim falava desse, mas as rentabilidades depende, 2019 os melhores PPR foi o BPI Valorização e o Optimize Agressivo ( seguidos de perto do AR PPR é verdade ) mas este ano o AR PPR vem bem a trás desses 2, para não falar no NB PPR que a 6 meses está com 15%...

Só tu saberás o que pretendes e o melhor para ti.

É injusto comparar o 2019 do BPI e o Optimize Agressivo com o AR e NB PPR, porque foi um ano imensamente bom para o mercado accionista. Eu gosto é de olhar para as performances de 5 e 10 anos e ver que o único que apresenta resultados decentes é o AR PPR ( que para um misto defensivo até o acho bastante bom) seguido pelo NB PPR. Se eu penso num PPR estou a pensar num muito longo prazo ( 30+-), logo tenho de ter um tracking de um perfil temporal maior.

Bom, mas o meu objetivo era descobrir algum PPR de ações ou no limite misto agressivo com bons resultados, não estou a pedir um MS US GROWTH ou BGF TECH. Uma espécie de Ações Líderes Globais em PPR já era bem bom. Ou mesmo um PPR que fosse simplesmente um ETF do S&P500 ou MSCI World, não há nada disso pois não? 😔

Ouvi dizer que a Casa de Investimentos ia fazer um PPR, alguém sabe algo? A SGF lançou um feito de fundos “ alfa top gestores” mas não achei grande piada nem aos fundos nem as enormes taxas que levam por escolher meia dúzia de fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Queres um PPR que seja um ETF ou um Fundo Index e que tenha uma rentabilidade ao nível de um S&P 500 e que tenha uma taxa de IRS de 8%... não há.

Um FPR é um PPR, e como qualquer PPR deve tentar "garantir" ao máximo o capital aos clientes ( obviamente acima dos 5 anos ), e não ir além de um risco 5 a longo prazo (  o AR PPR tem risco 5 a 10 anos, colocá-lo como um misto defensivo diria que é exagerado ) o Optimize Agressivo pode ir até 100% de acções segundo o seu mandato de investimento, é dos mais agressivos.

Lista de FPR: Rendibilidade F.Poupança

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )