Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

Não sei mesmo o que faz um PFA para os seus clientes. Pois quando ligava para o meu PFA nos últimos anos, atendia sempre várias pessoas. Se é para o PFA ser um apoio ao cliente personalizado, lá se vai a personalização. Se é para informar o cliente de novas oportunidades/produtos financeiros, o BB envia emails a informar e existe sempre o site. Ou seja, tanto para contactos inboud como para outbound, a figura PFA torna-se desnecessária.

Se tenho que falar com várias pessoas (o PFA que estiver disponível no momento) ou então ligar para o apoio ao cliente, a figura PFA serve para quê para o cliente? Agora com chatbots, o apoio ao cliente fica mais esvaziado, várias empresas reduzem o apoio ao cliente humano, têm numa 1ª linha, chatbots e numa 2ª linha, humanos (menor número que anteriormente).

Qual a diferença de funções de um funcionário de Call Center e um PFA?

O PFA é uma designação mais "bonita" para gestor de conta, que é associada aos bancos comerciais.

Se os PFA fazem trabalho para o banco, como em qualquer emprego, devem ser pagos. Até sou contra as funções que são pagas exclusivamente por comissões. As pessoas trabalham para vender e/ou arranjar clientes, mas a taxa de sucesso não é de 100%. Podem falar com 100 pessoas e só conseguirem arranjar 1 cliente ou nenhum. Mas no entanto, estiveram a trabalhar. As empresas não querem custos fixos com ordenados e arranjam essas formas de exploração dos funcionários.

Será que existe falta de informação? Olha que tenho documentação contractual para funções de PFA.... ;)

Nem todos os PFA têm a mesma estrutura de pagamentos, para começar basta falar em Rede Interna e Rede Externa...

A questão é que os PFA trabalham para o banco, deveriam ter um ordenado FIXO (coisa que alguns PFA não têm) e não ter uma parte do ordenado variável só porque têm xxx EUR de património dos clientes e depois não têm contactos com os clientes.

Para ser mais explicito, para o caso de não ter sido claro o suficiente, o meu 1º PFA recebia uma componente variável derivada do meu (e de outros) património, mas depois quando queria falar com ele, atendia sempre outras pessoas. Então porque raio, ele recebia essa comissão? Ele nem teve trabalho em me angariar com cliente, eu é que fui ao banco abrir conta. Ainda por cima, uns é que trabalhavam e ele é recebia.

Bem, pelo que sei, PFA só tem ordenado ( é provável que tenha alguma componente variável mas deverá ser mais em objectivos ),mas se te foi dado um PFA então das duas uma, ou estavam sempre a sair e a entrar do banco e tinhas sempre um diferente, ou então ele nunca estava no banco, o que me parece estranho sendo o PFA empregado do banco ( para actualizar hoje os PFA do Best são os Gestores ) depois tinhas os FA, que agora são os Consultores, estes vinculados á CMVM e Banco de Portugal e prestam serviços e portanto á comissão, eu até diria que estes ( como ganham á comissão ) têm todo o interesse que o cliente ganhe dinheiro com os seus investimentos, porque ganham daí, isto é assim no BB como no Abanca e Invest onde existem estas duas figuras diferentes noutros não sei.

Mas cada um é como cada qual, se achas que não precisas de qualquer apoio óptimo, e até podes pedir para não ser acompanhado por ninguém.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    há 1 hora, Virtua disse:

Novamente te questiono. Não numa de ter ou não razão. mas numa de realmente querer saber se aconteceu porque procuro essa info há muito. Já leste/ouviste falar de alguém que tenha ficado sem ETFs/fundo que tinha em bancos?

E volto a responder que essa informação não é normalmente pública e que existe o sigilo profissional (incluindo sigilo bancário).

Basta disser que existe informação que os reguladores têm acesso e o público não têm acesso (incluindo decisores políticos)...

Por vezes, o que sabe sobre o universo financeiro mais sigiloso é através de fugas ou roubos de informação (denunciantes, ou seja, funcionários dos IF e piratas informáticos respectivamente).

há 1 hora, Virtua disse:

A minha questão de deGiro e afins, não tem a haver com o País mas por serem corretoras. Por mim tinha num banco noutro país. Portugal, por acaso é onde vivo mas se fosse para o hawaii (caso tivesse 3 ou 4 milhões) provavelmente até abria num banco americano. A única corretora que alguma vez me transmitiu confiança foi a  interactive brokers. Honestamente a maioria delas parecem-me bucket shops.

Concordo contigo, muitos brokers parecem ser manhosos.

Mas depois tens bancos regulados todos bonitinhos, com imagem cuidada, funcionários e gestores todos bem falantes e com prémios, e eles é que são uma "bucket shop". :)

As aparências por vezes, iludem.

há 1 hora, Virtua disse:

A questão para mim aqui tb tem mais a haver com política e o quanto o dinheiro que está em corretoras pode ser vista como dinheiro de especuladores. Quanto mais próximo o meu dinheiro está de onde a Dona Maria (que não percebe nada de finanças) coloca o seu dinheiro mais seguro eu me sinto. Para além das ligações com a economia que um banco tem que uma correctora não tem. A lehman só caiu porque era um banco de investimento, não tenhas outra ideia. Se fosse um bank of america ou wells fargo não tinham deixado cair.

Sim, existe muito a ideologia dos "capitalistas", os ladrões da sociedade, que investem através dos bancos de investimento e corretoras..

É mais fácil salvar um banco comercial do que um banco de investimento. E muito improvável que salvem uma corretora. Isso tem a ver com os canais de transmissão da política monetária dos BC.

Na CFI tiveste o salvamento de bancos de investimento, através da junção de bancos de investimento com bancos comercias (compra), pois os bancos comerciais tem legislação que apoia em caso de necessidade, que os bancos de investimento não têm.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Lynch II disse:

Muitos desses mais ricos estão também a beneficiar de um efeito de juro composto sobre os seus activos...a 50 anos uma fortuna com 10-15% de rendibilidade anual cria distorções enormes. 

Quanto será a capitalização dos juros compostos a 50 anos de um casal com filhos que, apesar de terem uma vida regrada e ordenados médios, depois de pagarem todas as contas e despesas no final de cada mês, ficam com uma liquidez mensal tendencialmente de zero? Resposta: a capitalização dessa liquidez, pelos juros compostos, teria um resultado a tender para zero, mesmo que o casal tendesse para a imortalidade. É um problema matemático de quem não tem nada ou quase nada, e não uma questão de política de investimento ou de empreendorismo.

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Rick Lusitano disse:

Na CFI tiveste o salvamento de bancos de investimento, através da junção de bancos de investimento com bancos comercias (compra), pois os bancos comerciais tem legislação que apoia em caso de necessidade, que os bancos de investimento não têm.

Não foi apenas devido à junção. O conceito de banco de investimento deixou de existir, básicamente. A goldman e isso tiveram de passar a ser considerados banco comerciais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 minutos, D@vid disse:

Bem, pelo que sei, PFA só tem ordenado ( é provável que tenha alguma componente variável mas deverá ser mais em objectivos ),mas se te foi dado um PFA então das duas uma, ou estavam sempre a sair e a entrar do banco e tinhas sempre um diferente, ou então ele nunca estava no banco, o que me parece estranho sendo o PFA empregado do banco

O PFA que me foi atribuído inicialmente, foi meu PFA durante vários anos, e conseguia quase sempre falar com ele, excepto nas férias de dele ou se ele estivesse atender outro cliente, o que é normal.

Nos últimos anos, ele continuava a ser o meu PFA, mas nunca conseguia falar com ele. Atendia sempre um colega dele, devo ter conhecido a equipa quase toda (BB LX). :)

( para actualizar hoje os PFA do Best são os Gestores ) depois tinhas os FA, que agora são os Consultores, estes vinculados á CMVM e Banco de Portugal e prestam serviços e portanto á comissão, eu até diria que estes ( como ganham á comissão ) têm todo o interesse que o cliente ganhe dinheiro com os seus investimentos, porque ganham daí, isto é assim no BB como no Abanca e Invest onde existem estas duas figuras diferentes noutros não sei.

Desconhecia as novas designações do BB (vê lá o acompanhamento/informação dada ao cliente), fui agora ao site, vi que agora aparece como "Gestor / Consultor Externo" antes era "Relationship Manager", uma designação que soava-me estranha, parece que era uma pessoa que me arranjava relações de casamento/namoro ou que arranjava umas acompanhantes. :D

Os FA, vulgo Promotores? ;)

Que ganham consoante se arranjam clientes novos e consoante o património dos novos clientes que angariam? Caso não arranjem novos clientes, levam bola?

(Não concordo com trabalhos precários, recibos verdes, renumerações 100% não fixas/comissões. Se as pessoas trabalham, mas não conseguem novos clientes/vendas, merecem receber, nem que seja o SMN, e depois podem ter uma componente variável consoante a sua performance.)

Já não há distinções entre a Rede Interna e a Rede Externa, recebem todos o mesmo, e têm todos vencimentos fixos?

Mas cada um é como cada qual, se achas que não precisas de qualquer apoio óptimo, e até podes pedir para não ser acompanhado por ninguém.

Não preciso de pedir para não ser acompanhado por ninguém, pois já não o sou há anos. Portanto, batatas. :)

Mas qual é o apoio que o PFA ou qualquer outra designação que queiram dar, dá ao cliente, que o apoio ao cliente normal não possa dar? Era essa a minha questão, nem era no gozo, era mesmo uma dúvida minha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 20 minutos, Virtua disse:

Não foi apenas devido à junção. O conceito de banco de investimento deixou de existir, básicamente. A goldman e isso tiveram de passar a ser considerados banco comerciais.

Isso tem a haver com a desregulação do sistema bancário.

Os US após a Grande Depressão (1929) criaram legislação que separou a banca comercial da banca de investimento.

https://www.federalreservehistory.org/essays/glass_steagall_act

Mas depois a partir do Governo de Reagan (anos 80), iniciou-se uma desregulação do sistema financeiro nos US, continuada por ambos partidos políticos nos Governos sucessivos.

Com a CFI, facilitou-se ainda mais, principalmente com Trump.

Na Europa a fronteira entre a banca comercial e de investimento, foi sempre mais dúbia. Claro que há banca de investimento especializada, mas a banca comercial faz cross-selling com produtos financeiros de vários segmentos financeiros, são donos de bancos de investimentos, seguradoras, gestoras de activos, etc, logo o risco é maior para a banca comercial europeia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Rick Lusitano disse:

Desconhecia as novas designações do BB (vê lá o acompanhamento/informação dada ao cliente), fui agora ao site, vi que agora aparece como "Gestor / Consultor Externo" antes era "Relationship Manager", uma designação que soava-me estranha, parece que era uma pessoa que me arranjava relações de casamento/namoro ou que arranjava umas acompanhantes. :D

Concordo, não sei de onde raio saiu essa designação, mas já vi essas designações no Likedin de pessoal estrangeiro, mas era estranho, para mim ou era tudo gestor ou consultor, so que um podia ser apenas essa designação e o outro externo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Rick Lusitano disse:

Os FA, vulgo Promotores? ;)

Que ganham consoante se arranjam clientes novos e consoante o património dos novos clientes que angariam? Caso não arranjem novos clientes, levam bola?

Não acho que seja bem assim, promotores são qualquer um que o queira ser de um banco qualquer, e só têm essa proposta de levar clientes aos bancos, os FA ( Consultores ) estão vinculados à CMVM e Banco de Portugal após testes de admissão nos Bancos, e gerem as carteiras de clientes e ganham disso, dando um exemplo simples, um agente de seguros ganha da sua carteira de clientes, enquanto o cliente paga o seguro ele recebe, ali é algo parecido, daí eu dizer que acredito que um "FA" tente ao máximo rentabilizar o que o cliente tem.

Concordo contigo em relação a ordenados, aqui vou buscar a minha veia de esquerda lol, com isto da pandemia os que andam a trabalhar a recibos verdes ( falo agora no geral ) levaram grandes pancadas e com pouco ou nenhum apoio da Seg. Social.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto mais analiso e conheço a espécie humana, mais gosto dos cães e dos microorganismos, pois, de uma maneira geral, ambos têm uma baixa volatilidade e uma grande predição em anteciparmos o seu comportamento futuro, porquê? 

Os cães são amigos dos donos que os tratam bem e nunca falham a esses bons donos, é uma espécie de capital garantido ... mesmo depois da morte, quando o dono já não lhe interessaria para nada, o cão não abandona o seu dono ... é um fiel amigo a tempo inteiro e por tempo indeterminado.

Os microorganismos, como sejam as bactérias e as leveduras (fungos), de uma maneira geral, nós até podemos pôr em equações matemáticas e bioquímicas o seu crescimento, desenvolvimento e processamento aproximados em situações ideais de não restrição de fatores essenciais. Por exemplo, a levedura Saccharomyces cerevisiae, sabe-se como é que se comporta na produção de cerveja, e sem ela não há cerveja de qualidade, e para a mesma qualidade das matérias-primas e mesmas condições do processamento de fabrico, à partida sabemos que vamos ter sempre uma cerveja daquilo tipo e qualidade (volatilidade de zero ou tendencialmente de zero). 

Nas bactérias, podemos dizer que nas condições ideais de crescimento, sem restrições de fatores essenciais, como sejam o substrato (alimento), pH e a temperatura do meio, uma célula bacteriana pode dividir-se e dar origem a duas células passados 20 minutos. Assim, podemos traduzir o seu crescimento na seguinte equação matemática, de crescimento exponencial de base 2:

N = No * 2^n      em que: N = n.º de bactérias ao fim do tempo t.   No = n.º de bactérias no tempo inicial.    n = n.º de divisões celulares. 

Assim, se inicialmente tivermos 10 células bacterianas, passados 24 horas, é expectável termos:

24h * 60 min. =  1440 min. => n = 1440/20 = 72 divisões celulares => N = 10 * 2^72 = 47 223 664 828 696 452 136 960‬ 

Ou seja, partindo apenas de 10 células bacterianas, passado 24 horas dá aquele comboio de células > 47.2 * 10 ^21. É o problema matemático das infeções bacterianas.

Isto tudo vem a propósito de quê? Da volatilidade comportamental excessiva da raça humana vs volatilidade dos microorganismos preditivos. Ou seja, se as bactérias fossem os traders e os stock pickers dos mercados acionistas, não precisávamos das métricas de Sharpe, ratio de Sortino ou afins. 🙃 😇

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Por exemplo, produtos comercializados nos bancos comerciais, um Seguro de Capitalização "Fundo Autónomo BEST Invest Conservador" criado/gerido pela Seguradora GamaLife. Não há SII:

Citação

O que sucede se a GamaLifeCompanhia de Seguros de Vida, S.A não puder pagar?

Este produto não está protegido por um plano de compensação ou garantia de investidores. O risco de investimento é suportado pelo Tomador do Seguro, incluindo o risco de incumprimento do Produtor (GamaLifeCompanhia de Seguros de Vida, S.A) do Produto ou dos emitentes dos investimentos em que o Produto investiu.

https://www.bancobest.pt/bestsite/best_docs/DIF_BEST_Invest_Conservador.pdf

Chama-se risco de contraparte.

Nos bancos também existe, basta o banco por qualquer motivo não dar o cash (parte ou totalmente) ao cliente, acontece isso nas corridas aos bancos, problemas informáticos, questões AML/KYC (incluindo erros), burlas, má gestão, falências, decisões externas (por exemplo, Crise Bancária de Chipre em 2013).

@Virtua, como geres o risco de contraparte? Ou o esmagamento de comissões com concentração de recursos tem mais prioridade?

Se pensarmos que os investidores têm sempre cash nas contas, se tiver mais de 100k/titular, não haverá o risco de bail in do banco? (Regras da UE)

Já agora os FI/ETF têm de ter uma componente de liquidez obrigatória para os possíveis resgates, o que aconteceria se um desses FI/ETF tivesse mais de 100k num banco que sofresse um bail in?

Já pode acontecer um FI/ETF ter obrigações de um banco e serem chamados a bail in de um banco. Tivemos algo parecido a isso, com a PIMCO e outras gestoras a salvarem o NB (o BdP passou linhas de obrigações do NB para o BES). Ou simplesmente convertem as Bonds em Stocks, para ajudar o banco a cumprir determinados rácios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Rick Lusitano disse:

@Virtua, como geres o risco de contraparte? Ou o esmagamento de comissões com concentração de recursos tem mais prioridade?

Estás a falar profissionalmente ou pessoalmente? Pessoalmente não tenho montantes para esmagar nada 🤣

Como disse acima, depende de pessoa para pessoa. 

há 2 minutos, Rick Lusitano disse:

Se pensarmos que os investidores têm sempre cash nas contas, se tiver mais de 100k/titular, não haverá o risco de bail in do banco? (Regras da UE)

Um cliente meu que tenha mais de 100k à ordem eu até lhe dava era um "Bem feita" 😆 Fora de brincadeiras... Não posso faze mais do que aconselhar. Nunca aconselhei ng a ter mais de 100k à ordem. Não posso ser responsabilizado por algo que não aconselhei.

há 4 minutos, Rick Lusitano disse:

Já agora os FI/ETF têm de ter uma componente de liquidez obrigatória para os possíveis resgates, o que aconteceria se um desses FI/ETF tivesse mais de 100k num banco que sofresse um bail in?

Duvido. O dinheiro nem sequer está no banco. Mas hipotéticamente um fundo que tivesse muito cash num banco que precisou de bail in já pode ser complicado. Pensei nisso quando olhava para os fundos de liquidez nacional. Só depósitos a prazo...

há 6 minutos, Rick Lusitano disse:

Já pode acontecer um FI/ETF ter obrigações de um banco e serem chamados a bail in de um banco. Tivemos algo parecido a isso, com a PIMCO e outras gestoras a salvarem o NB (o BdP passou linhas de obrigações do NB para o BES). Ou simplesmente convertem as Bonds em Stocks, para ajudar o banco a cumprir determinados rácios.

Sou a favor disso... como qualquer empresa que vai à falência!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 42 minutos, D@vid disse:

Revista Funds People Setembro/Outubro

Funds People

Oh @D@vid, avisa os gajos sobre o que raio são Fundos Perfilados?! Um Espanholismo?  Em Portugal já não há fundos mistos? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 minutos, Virtua disse:

Não sei pk. É português. https://dicionario.priberam.org/perfilados

Sim, eu conheço a família de palavras de perfilar. Mas o que isso tem a ver com fundos mistos? 

Ou é uma designação nova ou é uma designação em Espanha (Funds People tem versão espanhola) ou uma má tradução?

É que não existe essa designação de Perfilados na Morningstar PT (mistos) e ES (mixtos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nova não será porque o Invest usa esse termo. Deve ser cenas do CFA/gestão de activos a sério/Buy side. O Paulo Monteiro sempre os tratou assim! Principalmente quando simplesmente são diferentes versões de um fundo mas com pesos diferentes. Por exemplo o acatis ser misto e os BlackRock Managed Index Portfolios serem perfilados (há 3 perfis acho). Mas isso também já sou eu a especular um bocadinho. Acredita que está lá bem e porque eles assim o pretendem!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Bedrock said:

Quanto será a capitalização dos juros compostos a 50 anos de um casal com filhos que, apesar de terem uma vida regrada e ordenados médios, depois de pagarem todas as contas e despesas no final de cada mês, ficam com uma liquidez mensal tendencialmente de zero? Resposta: a capitalização dessa liquidez, pelos juros compostos, teria um resultado a tender para zero, mesmo que o casal tendesse para a imortalidade. É um problema matemático de quem não tem nada ou quase nada, e não uma questão de política de investimento ou de empreendorismo.

Lamento mas sugeria que relesses o que escrevi .O problema matemático surge muito depois do problema que desencadeia toda essa situação , as pessoas são responsáveis , se votam em partidos que têm políticas erradas , são corruptos e destroiem a economia , pagam por isso . Vives num País com a economia estagnada á 20 anos , é demasiado fácil ver onde está o problema . Queres melhor qualidade de vida e melhor distribuição de riqueza ? Começa por educar os votantes de forma a que saibam as consequências daquilo que fazem com os seus votos.

Ou noutra perspectiva (não relacionada com o que disse acima mas paralela) , quantas pessoas conheces que nada entendem sobre investir mas que com algum trabalho e educação poderiam construir um futuro melhor dominando uma série de principios e informações simples ? Sabes quantos eu conheço ? Dezenas , ou por medo , ignorância , preguiça...

A culpa morre solteira ?  Não , tomaram opções, se as prioridades são outras , temos que respeitar e assumir as consequências. A consequência é que serão mais pobres bem como o País , já não chegava esta corja de parasitas corruptos na Política ao ponto que chega o masoquismo desta gente.

----------------

Isto não tem a ver com democracia , tem a ver com a limitação intelectual dos votantes que elege demagogos corruptos e idiotas e colhe os frutos dessas opções.

É assim em tudo . Se querem resolver algum problema convém começar pela causa real .Identifiquem o problema , as reais causas e apontem soluções.

Educação e formação minima escolar em conceitos economicos/financeiros basicos bem como outras areas sao um bom ponto de partida.

Editado por Lynch II
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 28 minutos, Virtua disse:

Nova não será porque o Invest usa esse termo. Deve ser cenas do CFA/gestão de activos a sério/Buy side. O Paulo Monteiro sempre os tratou assim! Principalmente quando simplesmente são diferentes versões de um fundo mas com pesos diferentes. Por exemplo o acatis ser misto e os BlackRock Managed Index Portfolios serem perfilados (há 3 perfis acho). Mas isso também já sou eu a especular um bocadinho. Acredita que está lá bem e porque eles assim o pretendem!

Well, na CMVM aparece como "Fundo de Investimento Misto" e não com Fundo de Investimento Perfilado:

https://web3.cmvm.pt/sdi/fundos/app/pesquisa_nome_fundos_shp.cfm?nome=&src=shp

But who cares, podem chamar o que quiserem. O que interessa é o que está dentro do capô.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Um cliente meu que tenha mais de 100k à ordem eu até lhe dava era um "Bem feita" 😆 Fora de brincadeiras... Não posso faze mais do que aconselhar. Nunca aconselhei ng a ter mais de 100k à ordem. Não posso ser responsabilizado por algo que não aconselhei.

Até porque está sujeito a ataques informáticos como phishing, clonagens de cartões etc., pelo menos nem que vá para um depósito a prazo ou fundo de tesouraria, os bancos agradecem dinheiro à ordem, sempre podem ir ao mercado comprar... fundos 🤣

há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Oh @D@vid, avisa os gajos sobre o que raio são Fundos Perfilados?! Um Espanholismo?  Em Portugal já não há fundos mistos? :)

Onde isso está? Só partilhei a revista de outubro 🙄

há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Por exemplo, produtos comercializados nos bancos comerciais, um Seguro de Capitalização "Fundo Autónomo BEST Invest Conservador" criado/gerido pela Seguradora GamaLife. Não há SII:

Chama-se risco de contraparte.

Nos bancos também existe, basta o banco por qualquer motivo não dar o cash (parte ou totalmente) ao cliente, acontece isso nas corridas aos bancos, problemas informáticos, questões AML/KYC (incluindo erros), burlas, má gestão, falências, decisões externas (por exemplo, Crise Bancária de Chipre em 2013).

Não há SII mas é um seguro, e se há coisa segura é mesmo um seguro 🤣.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 7 minutos, D@vid disse:

Até porque está sujeito a ataques informáticos como phishing, clonagens de cartões etc., pelo menos nem que vá para um depósito a prazo ou fundo de tesouraria, os bancos agradecem dinheiro à ordem, sempre podem ir ao mercado comprar... fundos 🤣

E se o Fundo de tesouraria tiver depósitos bancários >= 100k num banco que precise de bail in? ;)

Onde isso está? Só partilhei a revista de outubro 🙄

Está lá o meio da revista, e talvez apareça no índice.

De vez enquanto também aparece na newsletter diária. ;)

Não há SII mas é um seguro, e se há coisa segura é mesmo um seguro 🤣.

Esse Unit-linked é um seguro mas não é "seguro". :)

Citação

um seguro de capitalização expresso em unidades de conta

Citação

Este produto não prevê qualquer proteção contra o comportamento futuro do mercado, pelo que poderá perder uma parte ou a totalidade do seu investimento.

Para quem quer conhecer melhor os Seguros ligados a Fundos de Investimento (e outros Seguros Financeiros) :

Citação

Seguros ligados a fundos de investimento

• Unit Linked

Principais vantagens:

• Permitem uma poupança programada, flexível e personalizada, a partir de baixos montantes, com horizonte de investimento a médio/ longo prazo;
    • Investimento diversificado das poupanças em fundos autónomos de investimento com diferentes estilos de investimento, adaptando-se assim a diferentes perfis de investidores e aos diferentes momentos do mercado;
    • Sem rendibilidade mínima garantida, nem garantia do capital investido, sendo o risco do investimento assumido pelo Tomador do seguro;

Nos seguros unit linked, sem qualquer garantia do capital investido, o risco do investimento é transferido na totalidade para o Cliente investidor.
    Os seguros unit linked, materializam-se em fundos autónomos de investimento, cujos ativos são  identificados e monitorizados/supervisionados regularmente por autoridades de supervisão com políticas de investimento e risco próprias e autónomas, sustentadas nos princípios da transparência e da informação clara ao Cliente investidor.

https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/Investimentos/Pages/o-que-sao-seguros-financeiros.aspx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Bedrock disse:

Onde é que está esse artigo em co-autoria?

Estava eu agora preparado para ler o tal artigo, aproveitando o facto do temporal não me permitir ir surfar, e no meio disto tudo nem o artigo deu à costa nem os 2 ou mais autores dão as coordenadas de localização. Eu até tenho um pensamento presuntivo em como esse artigo até pode ser um farol para os investidores naufragados ou desnorteados em encontrar o Norte.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )