Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 13 horas, rui_marreiros disse:

Claro que não, Americanas, Australianas, Nova Zelândia, etc.

Pois, eu conheço é o regabofe de lucratividade das portuguesas e estas não me parece que estejam interessadas em partilhar o saque com Fundos ou firmas de gestão de negócios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

16 hours ago, D@vid said:

Ironia e bom humor é sempre bom, continua 👍.

Repara, como tiveste pelo menos uma má interpretação das fichas dos fundos, foi importante elucidar a ti e a todos que ainda tenham essas dúvidas, porque olhando para o que depois disseste a seguir, espanta-me como não saibas que os bancos em Portugal ( Best, Invest, Activo, etc ) cobram praticamente em 99% do fundos zero euros em comissões de compra e venda.

Relativamente à tua última observação, e tal como tu próprio disseste, é necessário saber mais sobre os objectivos dele, o que ele está disposto a ter em termos de drawdowns ( um ETF cai igual a um índice, nos fundos temos um gestor a travar quedas, só este pequeno pormenor pode ser importante para ele ou para qualquer um que invista ), que horizonte temporal ( pode ter um objectivo em mente num espaço mais curto e por isso querer que a carteira tenha uma alocação diferente versus ETFs, e etc etc.

Já agora até gostei da carteira, só aumentava mais ali nas acções mas como disse ao inicio, ele é que sabe se quer ter uma carteira mais ou menos volátil.

Não me parece má interpretação , está escrito no prospecto , a interpretação está certíssima . Simplesmente não me recordei porque a ultima vez que questionei um banco nacional sobre isso foi há 8 anos ou mais . Não sei onde o user vai investir se no Luxemburgo , Suiça ou Portugal , não sei onde mora e não sei porque tenho que adivinhar/saber  isso tudo ,  embora seja optimo nada pagar na entrada e saída melhor é entender coisas mais relevantes e decisivas . Outra sugestão a letras garrafais e para todas as threads(em geral)  é que cada user coloque uma série de informações básicas necessárias para ter melhores respostas e poupar tempo a quem o ajuda. 

Desde perfil , horizonte temporal , idade etc , talvez fosse mais produtivo para todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ao user Bedrock :

Em relação á notícia alguns pontos com os quais concordo e discordo :

1 - Em relação ás opções sectoriais já as mencionei e obviamente implica conhecer o sector e empresas nem que seja de forma geral

2 - Fazem referência ao sector da energia como o mais afectado , irónicamente um ETF de energia (clean) tem ganhos de 84% em 2020

3 - Uma parte considerável de artigos e notícias é fabricada ou alinhada para servir certos interesses , isto é quase escandaloso , a quantidade de desinformação é brutal , falamos de uma industria que precisa das comissões de compra e venda , precisa de actividade , irão sempre existir ataques a partes do mercado menos lucrativas , index por exemplo

4 - Em relação diferença na queda de 3% parece-me quase irrelevante tendo em conta o perfil do index owner , pensava que a diferença fosse maior até.

5 - Para quem investe , volatilidades deste género deveriam irrelevantes a não ser no âmbito da criação de oportunidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, Lynch II disse:

Não me parece má interpretação , está escrito no prospecto , a interpretação está certíssima . Simplesmente não me recordei porque a ultima vez que questionei um banco nacional sobre isso foi há 8 anos ou mais . Não sei onde o user vai investir se no Luxemburgo , Suiça ou Portugal , não sei onde mora e não sei porque tenho que adivinhar/saber  isso tudo ,  embora seja optimo nada pagar na entrada e saída melhor é entender coisas mais relevantes e decisivas . Outra sugestão a letras garrafais e para todas as threads(em geral)  é que cada user coloque uma série de informações básicas necessárias para ter melhores respostas e poupar tempo a quem o ajuda. 

Desde perfil , horizonte temporal , idade etc , talvez fosse mais produtivo para todos.

É preciso ir mais além, se um prospecto diz que um determinado produto tem uma comissão MÁX de X, eu vou tentar saber qual é a comissão cobrada pelo meu banco, não vou tomar uma comissão MÁX como válida e definitiva, mas pronto fica aqui mais uma vez explicito que todos temos de no banco, e no BB aparece logo essa informação toda na primeira página do fundo, de vermos as comissões cobradas, o próprio BB vai mais além, têm mesmo um pdf com as condições do distribuidor, onde aparece todas as comissões cobradas em todos os fundos de uma gestora e até colocam um exemplo exemplificativo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, 5coroas disse:

o regabofe de lucratividade das portuguesas

Repara que em Portugal o sector social Sénior é em grande parte gerido por entidades públicas, as algumas privadas têm fortes acordos com o estado e outras pertencem aos grandes grupos económicos. Fora destes existem pequenos negócios muito lucrativos. 

Na Austrália e Nova Zelândia criam-se aldeias e um utilizador de uma casa sénior tem de despender cerca de 0,5 milhões de euros, e não tem todos os serviços, a maior parte deles têm de ser paga. Em Portugal, para montar um negocio semelhante tinha de ser para estrangeiros.

Editado por rui_marreiros
    erro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, D@vid said:

Por acaso infelizmente até não há que eu saiba, o MFS Prudent Wealth ainda é aquele que como é mais estável, pode rivalizar, mas o Acatis tem uma forma de gestão diferente e feita por duas gestoras, é um dos melhores, senão o melhor fundo misto do mercado actualmente para mim, porque eu pessoalmente não olho apenas para o desempenho...

A comissão é de 1%.

Obrigado. Que outro aspectos gostas particularmente nesses dois fundos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, JM_ disse:

Obrigado. Que outro aspectos gostas particularmente nesses dois fundos?

No MFS a estabilidade sem dúvida, no Acatis ter duas gestoras onde cada uma delas gere uma parte da carteira, uma gere as obrigações a outra as acções, para além também da estabilidade, e numa altura em que se fala muito de Alfas e de bater índices, o MFS tem "só" Alfas acima dos 4 e o Acatis em linha com os benchmarks.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, pge disse:

Hoje comprei 5 FI no best, á hora de almoço, sabem se vou entrar com a cotação do fim do dia de hoje? Entro começa tudo a cair.

Isso depende de fundo para fundo tens de ver nos detalhes do fundo na tab condições, tens o cutoff time e a data de cotação para subscrições:

image.thumb.png.0465e4f8b604cb854784b3960681d2d7.png

Neste exemplo até às 14:00 a compra é feita com a cotação do dia. 

Agora uma outra questão que já tentei pesquisar e não encontrei é a que horas a cotação é determinada. Porque no caso de fundos sediados na europa penso se houver uma queda acentuada no final da negociação das bolsas US isso só deverá ser reflectido na UP no dia a seguir. Isto se a cotação for determinada nas horas de fecho europeias e não dos US.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um conto sobre estratégias de investimento.  By Bedrock.

Um dia um pescador teve uma média pescaria porque alguém lhe disse que naquele lago, com um grande volume e liquidez de água, costumava-se apanhar uma razoável quantidade de peixes, e aí o pescador entusiasmado decidiu que durante os próximos anos só passaria a pescar nesse grande lago de águas calmas e não iria pescar mais para os rios e cursos de águas com águas mais ou menos agitadas.

Entretanto, passados uns tempos, ele começou a ver que a pesca começava a escassear nesse grande lago, e aí foi perguntar ao amigo, que lhe tinha recomendado aquele local de pesca, se sabia o motivo porque estavam agora a aparecerem menos peixes, e o amigo respondeu-lhe com voz grossa e empertigada: Não sei quais são as causas, nem isso me interessa, pois eu só quero saber dos resultados, tanto mais que até nem percebo lá muito bem o processo de obter esses resultados, deixo isso para os estudiosos, pois eu tenho mais com que me preocupar, e quero arranjar tempo para sair à noite com umas amigas, beber uns copos, dar umas passas e depois é que vêm … os resultados.

Mais tarde, o pescador volta ao lago e vê que a falta de pescaria ainda se agravou mais, mas entretanto vê umas pessoas de bata branca a recolher amostras de água e de peixes mortos, e pergunta o que estão a fazer e se sabem por que é que os peixes estão a morrer, ao que lhe responderam que estavam a fazer recolhas para análises, pois tinha havido uma descarga acidental de efluentes não tratados de uma unidade industrial próxima para um dos riachos que alimentam o lago, e aí retorquiram ao pescador: Então você não sabia desse acidente industrial, tendo até sido bastante noticiado? E o pescador respondeu: Eu tenho lá tempo para ler ou ver notícias, … o que me interessa são só os resultados da minha pescaria.

O diálogo continua … e as pessoas de bata branca questionam o pescador: Porque é que não vai pescar para aqueles riachos na base da montanha que agora que estamos na Primavera o gelo já derreteu todo e as águas são mais oxigenadas que estas do lago e assim encontra lá bastantes peixes e agora mais saudáveis que estes do lago por causa da descarga poluidora. E o pescador afirma: Mas nesses riachos da montanha não posso lá pescar durante todo o Inverno porque está tudo coberto de neve, e aqui no lago posso também pescar no Inverno porque faço um furo no gelo para meter lá o anzol e espero sentado num banquinho em cima do gelo à espera que o peixe pique! E as pessoas da bata branca dizem-lhe: Porque é que você não vai pescar para os diversos riachos e lagos em função da época do ano, da temperatura da água, do grau de oxigenação e da qualidade em geral da água, para você tentar obter as maiores, as mais saudáveis e as mais saborosas espécies piscícolas.

Olhe, pode fazer a pescaria durante o ano da seguinte maneira: No período entre a Primavera e o Outono, você vai pescar para os riachos na montanha, e depois durante o inverno vai pescar para outra Província a Sul mais quentinha aonde não há gelo. E aí o pescador retorquiu logo: Mas eu agora tenho lá vida ou paciência para andar a viajar de um lado para o outro à procura do melhor e mais saudável peixe. Isso não me interessa … eu só quero é saber dos resultados. E eles dizem: Mas você agora aqui está a obter piores resultados do que aqueles que obtinha nos riachos da montanha. E o pescador responde: Isso não me interessa … eu só quero é saber dos resultados.

Conclusão: Se todos os pescadores (investidores) fossem preguiçosos e tivessem sempre a mesma arte de pesca para todas as espécies piscícolas e para todas as situações locais e climáticas, como acontecia com aquele pescador e o seu amigo que só queriam saber dos resultados da pescaria, qualquer dia podia não haver resultados viáveis da pescaria (ativos acionistas) devido à sobrepesca intensiva sempre nos mesmos locais, e então estes locais tinham que entrar em soft ou hard closing para a pescaria. E não havendo pescaria não há pescadores. Se não houvessem traders e stock pickers não haveria stock market. Ou seja, a gestão passiva só existe porque existe a gestão ativa subjacente. Portanto, não interessam só os resultados num determinado timing, é preciso cuidar do negócio subjacente a esses mesmos resultados.

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na tabela de rentabilidade na morningstar, o fundo abaixo parece a 30/09 em 2º lugar no critério "% Posição no Ranking na categoria (sobre 100).

Há forma de ver qual é o primeiro da respectiva categoria "Mistos Agressivos USD"? Não encontro nenhuma opção para listar o ranking de fundos, nem por categoria, nem por índice.

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000M0UD&tab=1

Editado por JM_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 hours ago, D@vid said:

É preciso ir mais além, se um prospecto diz que um determinado produto tem uma comissão MÁX de X, eu vou tentar saber qual é a comissão cobrada pelo meu banco, não vou tomar uma comissão MÁX como válida e definitiva, mas pronto fica aqui mais uma vez explicito que todos temos de no banco, e no BB aparece logo essa informação toda na primeira página do fundo, de vermos as comissões cobradas, o próprio BB vai mais além, têm mesmo um pdf com as condições do distribuidor, onde aparece todas as comissões cobradas em todos os fundos de uma gestora e até colocam um exemplo exemplificativo.

Ir mais além é também analisar todas as empresas de  cada fundo , saber quem é a equipa de gestão , histórico etcetc e ficava aqui dias a analisar os fundos 

Disse que ia generalizar e podem existir detalhes menos correctos , tal como nas respostas posteriores vi muita informação pouco rigorosa e generalizada

Verifico que existiram muitas mensagens a falar de assuntos terciários e gramaticais mas conselhos claros em que se diga qual a filosofia subjacente a cada um dos fundos e respectivos activos quase nada , já nem falo do user entender o que estão os fundos a fazer na sua essência e em que sectores/empresas estão a apostar .  O importante que é entender os porquês fica numa gaveta . Vi nessa lista fundos que assustam com rendibilidades mediocres e custos altíssimos

Infelizmente os fundos nunca chegam a prazos longos por vários motivos , mas se eu comparar por exemplo rendibilidades nos ultimos 5 anos de fundos activos que estão na lista de 10% e 14% com 38% de alguns ETFs activos . E pensar que cada ano o activo vai ter uma dificuldade maior...

Existem ETFs com gestão activa e não apenas passiva , e no caso dos activos o custo é sempre inferior ao dos fundos e existe uma diversidade grande de opções com exactamente os mesmos activos usados nos fundos de investimento e a possibilidade de elaborar portfolios mistos  . 

Ao user em questão que é o que interessa , sugiro que tente fazer um refresh e investigar/estudar o mundo dos ETFs Activo/passivo bem como , eliminar 90% desses fundos e tentar seleccionar quanto muito os 2 melhores (segundo o criterio dele) e depois complementar com outras opções , é um conselho incompleto pois muito mais haveria para dizer e perguntar mas encerro aqui a minha participação neste post . Boa sorte e boas contas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JM_ disse:

Na tabela de rentabilidade na morningstar, o fundo abaixo parece a 30/09 em 2º lugar no critério "% Posição no Ranking na categoria (sobre 100).

Há forma de ver qual é o primeiro da respectiva categoria "Mistos Agressivos USD"? Não encontro nenhuma opção para listar o ranking de fundos, nem por categoria, nem por índice.

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000M0UD&tab=1

Esquece o 1.º lugar do ranking, porque estar no pódio e ser 1.º, 2.º ou 3.º é sempre de curto prazo. Eu nunca vi um fundo 100 % acionista (este é misto) em que estivesse mais do que 3 anos consecutivos  sempre em 1.º lugar no ranking. Isto deve-se ao facto de por melhor que seja o gestor do fundo a fazer stock picking, ou seja, a alocar ativos baratos com grande potencialidade de valorização, vai chegar a um certo ponto em que o gestor já não encontra no mercado ações empresarias atrativas, e aí o seu fundo começa a perder rentabilidade porque deixou de ter progressivamente ativos baratos e atrativos, porque estes tornaram-se já próximo do nível de saturação da evolução de preços do mercado. E como o fundo do gestor de outperformance atraiu muitos subscritores e ele agora já não consegue efetuar um stock picking e um turnover de ativos atrativos, ele para defender a rentabilidade do seu fundo tem que o colocar o mesmo em soft closing (só há subscriçoes para os clientes existentes) ou em hard closing (vedado a novas subscrições), uma vez que o gestor já tem demasiados clientes para distribuir os lucros (ou prejuízos) em relação à escassez ou saturação em encontrar ativos no mercado a preços atrativos, e como o binómio expansão de clientes vs expansão dos preços dos ativos, começa a ficar desequilibrado para o lado dos clientes, então para defender estes e a rentabilidade do seu fundo, só lhe resta a opção de não admitir mais clientes/subscritores por um determinado tempo.

Assim, sabes qual é uma das principais causas desse fundo estar em 2.º lugar no ranking este ano (até 30 set.)? Porque o ano passado ficou em 89.º lugar. Sabes porque é que ele ficou em 2.º em 2018? Porque em 2017 e 2016 ficou em 38.º e 83.º lugar respetivamente. 

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Bedrock said:

Esquece o 1.º lugar do ranking, porque estar no pódio e ser 1.º, 2.º ou 3.º é sempre de curto prazo. Eu nunca vi um fundo 100 % acionista (este é misto) em que estivesse mais do que 3 anos consecutivos  sempre em 1.º lugar no ranking. Isto deve-se ao facto de por melhor que seja o gestor do fundo a fazer stock picking, ou seja, a alocar ativos baratos com grande potencialidade de valorização, vai chegar a um certo ponto em que o gestor já não encontra no mercado ações empresarias atrativas, e aí o seu fundo começa a perder rentabilidade porque deixou de ter progressivamente ativos baratos e atrativos, porque estes tornaram-se já próximo do nível de saturação da evolução de preços do mercado. E como o fundo do gestor de outperformance atraiu muitos subscritores e ele agora já não consegue efetuar um stock picking e um turnover de ativos atrativos, ele para defender a rentabilidade do seu fundo tem que o colocar o mesmo em soft closing (só há subscriçoes para os clientes existentes) ou em hard closing (vedado a novas subscrições), uma vez que o gestor já tem demasiados clientes para distribuir os lucros (ou prejuízos) em relação à escassez ou saturação em encontrar ativos no mercado a preços atrativos, e como o binómio expansão de clientes vs expansão dos preços dos ativos, começa a ficar desequilibrado para o lado dos clientes, então para defender estes e a rentabilidade do seu fundo, só lhe resta a opção de não admitir mais clientes/subscritores por um determinado tempo.

Assim, sabes qual é uma das principais causas desse fundo estar em 2.º lugar no ranking este ano (até 30 set.)? Porque o ano passado ficou em 89.º lugar. Sabes porque é que ele ficou em 2.º em 2018? Porque em 2017 e 2016 ficou em 38.º e 83.º lugar respetivamente. 

Faz sentido. Estou a tentar encontrar um exemplo de um fundo que tenha mantido a regularidade durante pelo menos 2 anos seguidos, mas está difícil. Seria uma espécie de sweet spot.

Alguma dica? Sabes como aceder ao ranking de fundos por categoria e/ou índice na morningstar por exemplo?

Editado por JM_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 55 minutos, JM_ disse:

Faz sentido. Estou a tentar encontrar um exemplo de um fundo que tenha mantido a regularidade durante pelo menos 2 anos seguidos, mas está difícil. Seria uma espécie de sweet spot.

Alguma dica? Sabes como aceder ao ranking de fundos por categoria e/ou índice na morningstar por exemplo?

Antes de mais, atualiza a parte final do meu post porque já corrigi o seguinte lapso de um ano: onde está "Porque em 2017 e 2018 ...", deve ser "Porque em 2017 e 2016 ...".

Depois de aparecer a listagem de fundos da categoria que escolheste, clica no separador "Desempenho de longo prazo", a seguir clica em cima do separador YTD e assim que clicas aparece um pequeno triângulo em que o bico aponta o sentido decrescente de rentabilidades dos fundos dessa listagem, ao clicares novamente no mesmo separador invertes o sentido do triângulo. De igual modo, faz o mesmo para os outros separadores 1 Year, 3 Years, 5 Y e 10 Y, e assim visualizas quais são os fundos que têm as melhores rentabilidades nesses vários timings. Depois na short list desses melhores fundos em todos esses timings (ou na sua maioria), abres cada um desses fundos e vês o ranking de rentabilidades plurianais em cada um deles e compara. Normalmente, essa short list é de 2 ou 3 fundos.

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, pge disse:

Hoje comprei 5 FI no best, á hora de almoço, sabem se vou entrar com a cotação do fim do dia de hoje? Entro começa tudo a cair.

Quando compras no Best, após a inserção do código para subscrição, logo te surge na informação referente à compra, a respectiva data da cotação dessa compra.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, pge disse:

Ou seja se eu ontem entrei depois do cutoff, tenho de esperar pelo cutoff de hoje e depois fico com a cotação que estiver no fecho da bolsa de hoje. É esta a lógica?

É mas tens sempre de ver o que diz a ficha do fundo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que não dá.

Ordens dadas antes da cut-off de hoje, vão comprar a UP ao preço definido no final da trading session local. Preço esse que será o preço da UP de amanhã, o qual tu irás ter como registado na ordem. A ordem fica com o preço da UP de dia 17.

Ordens dadas depois da cut-off de hoje, vão comprar a UP ao preço definido no final da trading session do dia útil seguinte, ou seja, amanhã. Portanto a ordem fica com o preço da UP de dia 18.

Depois há a liquidação, que normalmente são 3 dias, ou seja, só 3d úteis depois da efectivação da ordem (que depende se foi antes ou depois da cut-off) é que é tirado o dinheiro da conta à ordem e aparece o montante na participação do fundo na carteira.

Claro que depois cada fundo tem as suas condições específicas.
    Estou a falar bem @D@vid? :D

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )