Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 2 horas, USD disse:

Esse fundo da CA tem um grau de risco muito baixo. Até no ano de 2008 deu lucro. Seguem as rentabilidades dos últimos 23 trimestres:

Rentabilidade trimestral %  
      1o trimestre 2o trimestre 3o trimestre 4o trimestre
    2020 1.17 0.71 0.73 -
    2019       0.90 1.61 1.28 1.65
    2018 1.03 1.57 0.76 1.81
    2017 0.70 0.83 1.04 1.34
    2016 0.86 0.75 0.72 0.83
    2015 0.57 0.71 1.00 0.84

Pelo que me deu a entender eu acho até que esse fundo nunca deu negativo em nenhum mês, quanto mais em algum ano...

Mas como cliente do BB e como eles têm agora um fundo que pretende ser gémeo na forma de gestão, e como vai neste momento com 0,15% negativo ( o fundo só ainda tem custos, comprar imóveis, escrituras, arrendar ( se ainda não tiverem arrendados ) etc ) ainda estamos a falar em alguns meses pela frente sem retorno desde que se iniciou em finais de Agosto, com uma carteira que segundo a Morningstar está com cerca de 2,4M, diria que já devem estar a fazer contratos de compra, por isso penso entrar no inicio de Novembro ou final deste mês, sempre se apanha o fundo abaixo dos 10€ a Up.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Imobiliário nesta fase? Sem receitas de turismo que sustentem a maior bolha imobiliária da história de Portugal por causa da maluqueira de "Lisbon is the new Paris"? Fundos que investem em imóveis grandes, destinados a negócios de retalho e turismo. Nesta altura do campeonato? Eu acho tricky. Mas não estou muito por dentro da realidade do imobiliário de grande escala, especialmente em Lisboa.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Patanisca disse:

Imobiliário nesta fase? Sem receitas de turismo que sustentem a maior bolha imobiliária da história de Portugal por causa da maluqueira de "Lisbon is the new Paris"? Fundos que investem em imóveis grandes, destinados a negócios de retalho e turismo. Nesta altura do campeonato? Eu acho tricky. Mas não estou muito por dentro da realidade do imobiliário de grande escala, especialmente em Lisboa.

Depende...vamos ver a evolução do CA Patrimonio vs o Property Fund, sendo este ainda muito pequeno só deve de numa primeira fase apostar em sectores do tipo escritórios ou semelhante, e podes perguntar, escritórios numa fase em que estamos de Zoom? pois pode ser um risco, mas temos de ver um outro lado da moeda, muitas empresas devido ao Covid têm outro dilema, não podendo por exemplo usarem sempre o Zoom e se tiverem mesmo de usar um escritório com todas as medidas de segurança e distanciamento como o vão fazer? vão ter de se adaptar, vão ter de fazer "crescer" o escritório ou arrendar mais escritórios...até porque o Covid não vai durar sempre e não vamos usar o Zoom sempre em todas as ocasiões, aliás já se vê mesmo hoje em dia isso.

Se falarmos em grandes shoppings ( por isso estar curioso em relação ao CA Património ) a coisa pode estar mais dificultada sem dúvida, para não falar no imobiliário residencial ( que os dois fundo em questão não apostam ) comprar casa agora não, mais um mesinhos, se formos ao idealista só se vê ⬇️.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 4 horas, D@vid disse:

Depende...vamos ver a evolução do CA Patrimonio vs o Property Fund, sendo este ainda muito pequeno só deve de numa primeira fase apostar em sectores do tipo escritórios ou semelhante, e podes perguntar, escritórios numa fase em que estamos de Zoom? pois pode ser um risco, mas temos de ver um outro lado da moeda, muitas empresas devido ao Covid têm outro dilema, não podendo por exemplo usarem sempre o Zoom e se tiverem mesmo de usar um escritório com todas as medidas de segurança e distanciamento como o vão fazer? vão ter de se adaptar, vão ter de fazer "crescer" o escritório ou arrendar mais escritórios...até porque o Covid não vai durar sempre e não vamos usar o Zoom sempre em todas as ocasiões, aliás já se vê mesmo hoje em dia isso.

Se falarmos em grandes shoppings ( por isso estar curioso em relação ao CA Património ) a coisa pode estar mais dificultada sem dúvida, para não falar no imobiliário residencial ( que os dois fundo em questão não apostam ) comprar casa agora não, mais um mesinhos, se formos ao idealista só se vê ⬇️.

O Zoom é muito giro, mas então expliquem porque há inúmeros edifícios a serem construídos ou a serem reconstruídos no centro de Lisboa para escritórios? A empresa para a qual trabalho por exemplo está a construir 2 novos, 1 em Lisboa, outro no Porto. Nas ruas em volta de minha casa outros tantos na mesma situação, que não pararam e claramente têm destinatário. Creio que as pequenas empresas sem dúvida vão repensar mais a sua forma de trabalhar, as grandes vão apostar num claro balanceamento entre escritório e casa dos próprios, mas nunca 100% em casa.

Quanto ao que o fundo irá investir, e dado que o CA Património não se coloca ao nível dos GRANDES investimentos (respondido no AMA aqui colocado), este do BB irá começar ainda mais pequeno certamente pelo que ainda tem por onde se mexer em Lisboa, por exemplo.

Editado por Antonio84Pereira
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 3 minutos, Bedrock disse:

Para o @Vidolz e outros users que apostam em ações individuais, era capaz de não ser uma má ideia em apostar na empresa biotecnológica Regeneron Pharmaceuticals Inc que é líder mundial na imunoterapia e foi quem produziu o cocktail de anticorpos experimental administrado recentemente ao Trump contra o Covid-19, sendo que a empresa já pediu autorização à FDA para implementar este tratamento contra o Covid-19. Eu estou convencido que essa autorização vai ser dada, e aí as ações desta empresa que estão em alta vão ainda disparar mais. 

As investigações sobre os tratamentos de imunoterapia e genéticos estão em franca expansão e eu acredito nestes tipos de tratamento, porquê? Porque a imunoterapia utiliza o nosso sistema imunitário que é o nosso guardião de defesa natural a tempo inteiro, pelo que mais do que nos encharcarmos em medicamentos estranhos para o nosso corpo, devemos exponenciar o nosso processo imunitário. Antes de haver ciência farmacêutica e medicamentos, o nosso corpo já tinha um sistema de tratamento, sem o qual não sobrevivíamos: sistema de defesa imunitário. Assim, é bom voltarmos à origem e exponenciar a nossa base de defesa natural. 

O tratamento genético também é um tratamento de regresso às origens, pelo que também acredito muito no sucesso deste tipo de tratamento. Quando nós somos mal fabricados e apresentamos defeitos genéticos que vão gerar doenças crónicas mais ou menos graves, a lógica seria reparar essas anomalias genéticas, tal como um mecânico repara o nosso automóvel, se bem que este pode substituir uma peça de fabrico defeituoso e nós não podemos substituir facilmente um órgão ou uma parte do nosso corpo ou ainda o nosso software genético de base que apresenta defeitos e assim vai afetar o funcionamento do nosso hardware corporal.

Leiam o seguinte artigo interessante: file:///D:/Ambiente de trabalho/br-kpmg-pharma-outlook-2030.pdf 

image.png.defc79ae06de91124bd951621df67c02.png

O FI que tenho de Biotech já lá tem o cocktail administrado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Antonio84Pereira disse:

No meu caso, a empresa Regeneron está em 1.º lugar no portfolio e também com o sinal +. Pelos vistos, a gestão do fundo não é parva, pois colocou esse ativo em 1.º lugar há bastante tempo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Vidolz disse:

Não vou nos pump and dumps do Trump ;)

Vejam o que aconteceu à GILD.

A questão não é o que o Trump diz, mas sim a FDA poder aprovar esse tratamento, e eu acho que vai aprovar pois o mercado já antecipou, em termos comparativos, essa aprovação. A imunoterapia vai além da volatilidade temperamental-eleitoral do Trump.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Antonio84Pereira disse:

há 1 hora, Bedrock disse:

No meu caso, a empresa Regeneron está em 1.º lugar no portfolio e também com o sinal +. Pelos vistos, a gestão do fundo não é parva, pois colocou esse ativo em 1.º lugar há bastante tempo. 

Podem, por favor, partilhar quais são os fundos mencionados? Só tenho ETF´s mas queria diversificar em alguns FI.

Agradecido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, fhff disse:

Podem, por favor, partilhar quais são os fundos mencionados? Só tenho ETF´s mas queria diversificar em alguns FI.

Agradecido.

O meu fundo é este: https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04N40 

Este fundo não é grande coisa mas não o posso despachar porque só este ano é que estou a recuperar as perdas brutais da biotecnologia que houve em agosto-dezembro de 2015, perdas essas de motivação política, então pela candidata Clinton e depois o Trump também ajudou. Aí eu percebi que o fator politico pode rebentar com quaisquer fundamentais e potenciais teóricos de expansão.

Atualmente, eu gosto do seguinte fundo de biotecnologia "generalista", porque tem uma alocação com posições curtas e para mim não faz sentido só ter posições longas em todas as classes de ativos, porque tal alocação exclusivamente de posições longas não simula a realidade dos mercados: Janus Henderson Horizon Biotechnology A2 USD Acc     ISIN: LU1897414303

Quando um fundo tem uma alocação elevada em ações da ordem de 90-99%, a maneira que o gestor tem para se defender quando as ações do setor começam a cair de forma continuada, é ter posições curtas especialmente nas ações empresariais que afundam mais, e como o setor da biotecnologia é muito volátil e tem muitas empresas "lixo" que não passam de promessas, faz todo o sentido ter uma alocação com posições curtas.

Se o mercado acionista é um swing de upside/downside, então num downside prolongado devem haver posições curtas. Por outro lado, em tempos dos empréstimos de dinheiro estarem baratíssimos, não faz sentido não ter uma posição curta na liquidez da alocação, de modo a se "alavancarem" os ativos com grande potencial de expansão. Quando o custo do empréstimo do dinheiro está próximo de zero, não faz sentido alocar só com capitais próprios.

Editado por Bedrock
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 48 minutos, Antonio84Pereira disse:

Que a comissão seja bem entregue ? que a minha vida não é analisar acções individuais.

a 1 mês até estás a ganhar mais do dobro do que na Regeneron Pharmaceuticals Inc ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, D@vid disse:

a 1 mês até estás a ganhar mais do dobro do que na Regeneron Pharmaceuticals Inc ?

Comparar o passado é fácil, vamos é comparar os próximos 3 meses com esse mês passado, está bem? Se eu falei nesta firma Regeneron como produtora do cocktail de anticorpos administrado ao Trump contra o Covid-19, e em que a mesma já tinha pedido à FDA a aprovação deste tratamento imunitário, então ir comparar retornos antes deste evento, que eu salientei, é deixar de fora o evento e o possível impulso de gatilho (o correto tecnicamente é compilar os dados antes e depois dos eventos, para vermos as influências desses mesmos enventos): se se comprovar que o Trump fica curado com este tipo de tratamento, isso pode disparar a sério a cotação das ações da empresa.

É claro que depois aparece sempre um craque de análises passadiças que fala em ruído e diz que já deixou de investir na biotecnologia (deixou porque há 5 anos foi o setor que, de longe, mais afundou por motivos exclusivamente políticos, mas a presente pandemia veio provar a importância deste setor, havendo sempre pessoas que só se colam aos vencedores passados, no entanto os perdedores de ontem podem ser os vencedores de amanhã, este é o princípio do swing do mercado e do investimento contrarian) e depois diz a seguinte pérola: "mas continuo a investir no sector Saúde, mas em Stocks de qualidade e com potencial, mas em outros segmentos do sector Saúde. Prefiro ter uma escolha selectiva para separar o trigo do joio, para não ter as Big Pharmas e Biotechs Pharmas, que são algo desinteressantes."

Se fosse fácil separar o trigo do joio, do futuro e não do passado, assim como traduzir um presente e passado de grande potencial numa realidade futura, uma grande parte de nós seríamos gestores alfa e não andaríamos aqui no tópico do D@vid a massajar o ego dos amigos, a chatear uns tantos ou a ter atitudes ponderadas e justas.

A seguir vou recolocar um link, já postado por mim, sobre empresas de biotecnologia e transcrever um extrato sobre a firma Regeneron:

Regeneron (REGN, $610.89). Regeneron is another of the global biotech companies working on a COVID-19 vaccine, but it's far from a one-trick pony. With a market capitalization of more than $65 billion, this Tarrytown, New York–based firm has a wide portfolio of FDA-approved therapies for everything from eczema (Dupixent) to eye disease (Eylea) to cutaneous squamous cell carcinoma (Libtayo).

"There's still a lot we don't know about the novel coronavirus, which makes it a good idea to fill your portfolio with stocks that can still provide positive returns if their coronavirus candidates flop," wrote stock analyst Cory Renauer for The Motley Fool. "With multiple blockbuster drugs in pharmacies now and more on the way, Regeneron fits this description perfectly."

If the company does, however, produce a safe and efficacious coronavirus vaccine, it "could allow Regeneron to provide market-beating gains over the long run," Renauer added.

https://www.medscape.com/viewarticle/935875#vp_3  

Agora mais recente: Fauci says 'reasonably good chance' Regeneron antibody therapy helped Trump.

https://www.investing.com/news/politics/fauci-says-reasonably-good-chance-regeneron-antibody-therapy-helped-trump-2319670 

Nota:  O Dr. Anthony Fauci não é propriamente um qualquer desbocado a produzir ruído 👿 ... é só a maior autoridade credível na matéria (este não deixa que a técnica seja flexibilizada pela politica ... é um homem com coluna vertebral erecta)

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Bedrock disse:

Comparar o passado é fácil, vamos é comparar os próximos 3 meses com esse mês passado, está bem? Se eu falei nesta firma Regeneron como produtora do cocktail de anticorpos administrado ao Trump contra o Covid-19, e em que a mesma já tinha pedido à FDA a aprovação deste tratamento imunitário, então ir comparar retornos antes deste evento, que eu salientei, é deixar de fora o evento e o possível impulso de gatilho (o correto tecnicamente é compilar os dados antes e depois dos eventos, para vermos as influências desses mesmos enventos): se se comprovar que o Trump fica curado com este tipo de tratamento, isso pode disparar a sério a cotação das ações da empresa.

É claro que depois aparece sempre um craque de análises passadiças que fala em ruído e diz que já deixou de investir na biotecnologia (deixou porque há 5 anos foi o setor que, de longe, mais afundou por motivos exclusivamente políticos, mas a presente pandemia veio provar a importância deste setor, havendo sempre pessoas que só se colam aos vencedores passados, no entanto os perdedores de ontem podem ser os vencedores de amanhã, este é o princípio do swing do mercado e do investimento contrarian) e depois diz a seguinte pérola: "mas continuo a investir no sector Saúde, mas em Stocks de qualidade e com potencial, mas em outros segmentos do sector Saúde. Prefiro ter uma escolha selectiva para separar o trigo do joio, para não ter as Big Pharmas e Biotechs Pharmas, que são algo desinteressantes."

Se fosse fácil separar o trigo do joio, do futuro e não do passado, assim como traduzir um presente e passado de grande potencial numa realidade futura, uma grande parte de nós seríamos gestores alfa e não andaríamos aqui no tópico do D@vid a massajar o ego dos amigos, a chatear uns tantos ou a ter atitudes ponderadas e justas.

A seguir vou recolocar um link, já postado por mim, sobre empresas de biotecnologia e transcrever um extrato sobre a firma Regeneron:

Regeneron (REGN, $610.89). Regeneron is another of the global biotech companies working on a COVID-19 vaccine, but it's far from a one-trick pony. With a market capitalization of more than $65 billion, this Tarrytown, New York–based firm has a wide portfolio of FDA-approved therapies for everything from eczema (Dupixent) to eye disease (Eylea) to cutaneous squamous cell carcinoma (Libtayo).

"There's still a lot we don't know about the novel coronavirus, which makes it a good idea to fill your portfolio with stocks that can still provide positive returns if their coronavirus candidates flop," wrote stock analyst Cory Renauer for The Motley Fool. "With multiple blockbuster drugs in pharmacies now and more on the way, Regeneron fits this description perfectly."

If the company does, however, produce a safe and efficacious coronavirus vaccine, it "could allow Regeneron to provide market-beating gains over the long run," Renauer added.

https://www.medscape.com/viewarticle/935875#vp_3  

Agora mais recente: Fauci says 'reasonably good chance' Regeneron antibody therapy helped Trump.

https://www.investing.com/news/politics/fauci-says-reasonably-good-chance-regeneron-antibody-therapy-helped-trump-2319670 

Nota:  O Dr. Anthony Fauci não é propriamente um qualquer desbocado a produzir ruído 👿 ... é só a maior autoridade credível na matéria (este não deixa que a técnica seja flexibilizada pela politica ... é um homem com coluna vertebral erecta)

Calma 🤣 estava só a brincar, eu nem  falei na rentabilidade a 1 ano haha, a 1 mês foi só para chatear.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 30 minutos, D@vid disse:

Calma 🤣 estava só a brincar, eu nem  falei na rentabilidade a 1 ano haha, a 1 mês foi só para chatear.

@D@vid ainda ligas a pseudos analistas? :P

Eu pelo menos, tenho certificação profissional de analista financeiro, que é reconhecida em toda a UE pelos reguladores financeiros, que o atesta e acho que pelo menos sei fazer análises às DFs, senão não teria passado nos exames. (Mas pelo vistos, o que interessa a análise financeira?! :D)

Em vez de andar a dar bitaites, a propagar "informações"/opiniões incorrectas...

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Rick Lusitano disse:

@D@vid ainda ligas a pseudos analistas? :P

Eu pelo menos, tenho certificação profissional de analista financeiro, que é reconhecida em toda a UE pelos reguladores financeiros, que o atesta e acho que pelo menos sei fazer análises às DFs, senão não teria passado nos exames. (Mas pelo vistos, o que interessa a análise financeira?! :D)

Em vez de andar a dar bitaites, a propagar "informações"/opiniões incorrectas...

Citação

Eu pelo menos, tenho certificação profissional de analista financeiro, que é reconhecida em toda a UE pelos reguladores financeiros, que o atesta e acho que pelo menos sei fazer análises às DFs, senão não teria passado nos exames. (Mas pelo vistos, o que interessa a análise financeira?! )

Já é a 3.ª vez que te desafio a apresentar os comprovativos das tuas habilitações literárias e profissionais, afinal tens receio de quê? De seres confrontado com a realidade? Todos nós podemos cometer erros, agora quando se tem um raciocínio errado numa análise gráfica elementar, como tu tiveste e que eu já apontei anteriormente quando vieste armado em artista comigo, isso revela insuficiências técnicas de base, que por vezes o Dr. Google não consegue superar. Eu até nem vou classificar as tuas insuficiências de base matemática. 

Citação

No meu post em apreço, aponta aí as minhas informações/opiniões erradas. É que se não apontares e não justificares, vou te considerar um disfuncional psíquico inconsequente. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )