Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 12 horas, Bedrock disse:

Um processo de alavancagem envolve sempre um risco elevado, mesmo em tempos de taxas de juro baixas. Para perceberes o risco da alavancagem vou te fazer umas analogias:

A alavancagem é como um acelerador de um carro, sendo muito bom nas situações de upside do mercado, mas é demolidora nas situações de downside acentuadas e prolongadas, pois ao contrário de um carro em que nas descidas usamos o travão e as mudanças baixas para controlar a viatura, no mercado a alavancagem continua a acelerar e até acelera mais nas descidas que nas subidas, isto porque a pendente média dos downsides do mercado acionista é superior à dos upsides, provocando assim um sobreafundanço do nosso capital próprio. Ou seja, a alavancagem alavanca os ganhos e sobrealavanca as perdas. 

A alavancagem pode ser cruel e demolidora, tal como alguns bancos credores: os bancos dão te um guarda chuva no verão, mas depois no inverno, quando mais precisas, se não cumprires as tuas obrigações dos créditos, podem te deixar completamente nu no meio de uma chuva fria diluviana, esquecendo-se, por vezes, que se tu apanhares um pneumonia fatal, não vais ficar cá para pagar o restante do crédito.

Nos hedge funds com grandes alavancagens, a alavancagem costuma ser o princípio do fim.

E numa situação de curto-médio prazo?

Por exemplo, no crash de COVID em fevereiro.

Fazer alavancagem a partir de uma queda de 20-30% com várias entradas (5% em 5%) até atingir o fundo (isto num SP500 ou IWDA) e liquidar as posições abertas após atingir um determinado objetivo de lucro/cotação/tempo.

PS. Sou bastante avesso a concentração de riscos, mas gosto de estar bem informado relativamente às várias opções que este mundo oferece.

Editado por Lezz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Lezz disse:

Qual a vossa opinião acerca da alavancagem para alguém que está na casa dos 30, ou seja, com um horizonte temporal longo?

Risco elevado ou, vale o risco visto a taxa de juro estarem esmagadas atualmente?

Captura de ecrã 2020-10-06, às 20.43.40.png

Assim de repente parece-me que no BB consegues taxas de juro mais baixas...mas tirando isso, é colocares em cima do risco de mercado outro risco, e só tu podes saber se te sentes confortável com isso, porque pode ser interessante mas se em determinada altura as margens ficarem esmagadas a entidade vende os activos automaticamente e tens de assumir a perda, imagina só o que deve ter acontecido a quem tinha este tipo de crédito em Março e tivesse o mesmo há uns 2/3 anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, D@vid disse:

Assim de repente parece-me que no BB consegues taxas de juro mais baixas...mas tirando isso, é colocares em cima do risco de mercado outro risco, e só tu podes saber se te sentes confortável com isso, porque pode ser interessante mas se em determinada altura as margens ficarem esmagadas a entidade vende os activos automaticamente e tens de assumir a perda, imagina só o que deve ter acontecido a quem tinha este tipo de crédito em Março e tivesse o mesmo há uns 2/3 anos...

Por isso é que venho falar com vocês para aprender ehe.

Não fazia ideia que eles poderiam intervir nas nossas posições, isso rebenta com qualquer estretégia por motivos obvios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Lezz disse:

Por isso é que venho falar com vocês para aprender ehe.

Não fazia ideia que eles poderiam intervir nas nossas posições, isso rebenta com qualquer estretégia por motivos obvios.

Dão-te a escolher, ou reforças para manter a margem ou desfazem a posição, não te esqueças que é um crédito e por isso eles têm de se salvaguardar, o que é dado como garantia é o investimento, ora se o mesmo começa a cair como é que eles recuperam o dinheiro?

Falaste no exemplo de Março ao bedrock, bem aí sem dúvida que foi uma oportunidade, embora o saibamos agora 7 meses depois, mas na altura achas que eras capaz de investir 3X ou 5X mais aquilo que tens e sendo esse capital adicional um crédito? talvez não, mas sem dúvida que quem o fez e se teve a possibilidade de fazer alguns fundos ( o BB por exemplo só podes fazer alguns fundos que eles propõem ) então estavas a ganhar uma porrada de dinheiro, tipo aquele US que está com alguns 90% este ano imagina 5x mais ?

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E fui ver...só para ficarmos todos de boca aberta...

Então alguém meteu 100.000€ no inicio do ano no MS INVF US Growth AH EUR

Neste momento tinha 190.000€...

Se tivesse alavancado 5x no BB ( foi onde fui fazer a  simulação ) tinha gasto 10.000€ em comissões e juros com o crédito mas tinha limpos 440.000€ ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Dão-te a escolher, ou reforças para manter a margem ou desfazem a posição, não te esqueças que é um crédito e por isso eles têm de se salvaguardar, o que é dado como garantia é o investimento, ora se o mesmo começa a cair como é que eles recuperam o dinheiro?

Ok! faz sentido então.

Falaste no exemplo de Março ao bedrock, bem aí sem dúvida que foi uma oportunidade, embora o saibamos agora 7 meses depois, mas na altura achas que eras capaz de investir 3X ou 5X mais aquilo que tens e sendo esse capital adicional um crédito? talvez não, mas sem dúvida que quem o fez e se teve a possibilidade de fazer alguns fundos ( o BB por exemplo só podes fazer alguns fundos que eles propõem ) então estavas a ganhar uma porrada de dinheiro, tipo aquele US que está com alguns 90% este ano imagina 5x mais ?

Quais são as margens do Best?

Eu nunca seria capaz de alavancar algo que não tivesse capacidade de cobir.

O que eu quero dizer com isto?

Eu olho para a alavancagem como uma ferramenta para aproveitar oportunidades que possam surgir sem ter que mexer na minha liquidez e/ou outros investimentos.

Seria nesta perspectiva apenas e só. 

No entanto o que dizes é totalmente verdade, mesmo nas condições acima é preciso sempre uma grande dose de coragem e confiança para o fazer.

Algo que ainda não tenho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, 5coroas disse:

Agora imagina que tinha alavancado 5x em ações da Zoom Video Communications, inc (11,03% na carteira do MS INVF US AH EUR) e que está a 1 ano com +521,18% ?

Ou então alavancar uma posição na Hertz. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, P2P Money Maker disse:

Agora imaginem a minha avó na autoestrada com rodas. 

Era um Tesla Model XIX (Obrigado Elon)

Este é humor técnico premium, quase ao nível dos ombros de um gigante, sendo que o tipo de humor do mainstream fica só ao nível dos joelhos do gigante ... é uma questão de médias.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O software deste forum, por vezes, falha nas notificações das reações aos meus posts, coisa sem importância e extremamente invulgar, hoje, por exemplo, um voto positivo não foi notificado. No problem. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou em vias de entrar no CA Património Crescente, só que agora apanhei aqui uma noticia que um fundo de imobiliario do montepio gerido pela square deu barracada e agora fiquei na duvida. Não sei se o fundo era nos mesmos moldes.

https://observador.pt/especiais/quer-investir-em-imobiliario-nao-o-faca-atraves-de-fundos/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, pge disse:

Estou em vias de entrar no CA Património Crescente, só que agora apanhei aqui uma noticia que um fundo de imobiliario do montepio gerido pela square deu barracada e agora fiquei na duvida. Não sei se o fundo era nos mesmos moldes.

https://observador.pt/especiais/quer-investir-em-imobiliario-nao-o-faca-atraves-de-fundos/

Pelo que percebi, são fundos com uma política de investimento diferentes. O CA Património Crescente é um fundo de rendimento e o CA Imobiliário um fundo de restruturação. Nos prospectos podes ver o detalhe da política de investimento de cada um dos fundos, realço o seguinte:

CA Património Crescente:

Citação

(...) visando a maximização do valor das Unidades de Participação, através de uma criteriosa seleção dos valores, predominantemente imobiliários, que permitam gerar rendimento para o Fundo, quer através das rendas dos imóveis, quer pela valorização dos mesmos ao longo do tempo.

https://www.squaream.pt/pdfs/CAPC_Prospecto_19062020.pdf

CA Imobiliário:

Citação

O Património do Fundo destina-se a ser aplicado predominantemente na aquisição de bens imóveis de empresas que estejam em processos de reestruturação nomeadamente financeira, resultantes de processos de negociação de crédito ou adquiridos por Instituições de Crédito em reembolso de crédito próprio (...). Neste sentido a política de investimento será maioritariamente orientada para a aquisição de imóveis que não asseguram um retorno periódico.

https://www.squaream.pt/pdfs/Prospecto_CA_Imobiliario_19062020.pdf

Ou seja, no segundo caso diria que valorização das UPs será maioritariamente dependente do valor dos activos e não tanto de rendas.

Mas de facto olhando para as rentabilidades do CA Imobiliário é um pouco assustador, nos últimos 3 anos tem sido aproximadamente -5%. Mas pelos vistos esse fundo tem uma garantia de capital e rendimento:

Citação

Considerando que as unidades de participação do Fundo da Classe B e B1 beneficiam de uma garantia de capital e rendimento, os Participantes titulares desta classe de unidades de participação terão direito a receber um valor correspondente ao montante do capital subscrito, acrescido de um rendimento calculado sobre aquele capital a uma taxa anualizada igual a 3% (três por cento) ao ano, desde a data da subscrição até à data do cálculo das unidades de participação para efeitos de resgate, garantia esta prestada contratualmente pela Caixa Central – Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo CRL.

EDIT: Reparei agora que confundi os fundos, estavas-te a referir ao do Montepio (Carteira Imobiliária), no entanto, esse fundo tem uma política de investimento idêntica ao CA Imobiliário que referi. (https://www.squaream.pt/pdfs/Regulamento_de_Gestao_Carteira_Imobiliaria_19062020.pdf)

Editado por Les Paul
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 horas, pge disse:

A Square tem vários FII, incluindo esse fundo, que dão retornos desinteressantes. Segundo percebi quando analisei esse fundo, se não me falha a memória, esse fundo tinha em carteira as agências e sedes do Montepio. E havia outro banco que também vendeu as suas agências e sedes para a um FII gerido pela Square. Ambos davam maus retornos, possivelmente devido à carteira dos fundos serem imobiliário bancário.

São estratégias dos bancos (e outras empresas) venderem o seu imobiliário a fundos e ficarem como arrendatários, servem principalmente para libertar cash.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, milz disse:

Não tirando valor ao conteúdo do artigo, importa dizer que é de 2018.

O Pedro Coelho, administrador da Square Asset Management, gestora do CA Património Crescente, fez um AMA no reddit há duas semanas - podes dar uma vista de olhos aqui

Muito bom obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Rick Lusitano disse:

A Square tem vários FII, incluindo esse fundo, que dão retornos desinteressantes. Segundo percebi quando analisei esse fundo, se não me falha a memória, esse fundo tinha em carteira as agências e sedes do Montepio. E havia outro banco que também vendeu as suas agências e sedes para a um FII gerido pela Square. Ambos davam maus retornos, possivelmente devido à carteira dos fundos serem imobiliário bancário.

São estratégias dos bancos (e outras empresas) venderem o seu imobiliário a fundos e ficarem como arrendatários, servem principalmente para libertar cash.

A intenção é equilibrar uma carteira de ações e obrigações e reduzir riscos desta, visto parecer-me que estamos numa fase de muitas incertezas, muito dinheiro injetado na economia, juros muito baixos, crescimento a baixar.

E aí no reddit o Pedro Coelho falou numa coisa que me preocupa também que são as moratórias, que pode ser uma situação grave, acho eu.

Quanto mais penso, mais quieto fico :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Vidolz disse:

Não se metam no imobiliário ainda, esperem até para o ano...

E um gajo vai-se meter em quê? :)...O meu instinto é mesmo não fazer nada, mas este fundo compra imóveis e aluga, mesmo que perca alguns arrendatários qual será o risco? Diminuição das rendas e desvalorização dos imóveis. As rendas apenas baixarão o rendimento mas não deve baixar pra negativo, a desvalorização dos imoveis também não devem vender ao desbarato.

Eu vejo isto na pior das hipótese como se comprasse um apartamento para alugar e não arranjasse um inquilino durante uns tempos, mas não sei se estou a ver bem a coisa.

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, pge disse:

E um gajo vai-se meter em quê? :)...O meu instinto é mesmo não fazer nada, mas este fundo compra imóveis e aluga, mesmo que perca alguns arrendatários qual será o risco? Diminuição das rendas e desvalorização dos imóveis. As rendas apenas baixarão o rendimento mas não deve baixar pra negativo, a desvalorização dos imoveis também não devem vender ao desbarato.

Eu vejo isto na pior das hipótese como se comprasse um apartamento para alugar e não arranjasse um inquilino durante uns tempos, mas não sei se estou a ver bem a coisa.

Esse fundo da CA tem um grau de risco muito baixo. Até no ano de 2008 deu lucro. Seguem as rentabilidades dos últimos 23 trimestres:

Rentabilidade trimestral %  
      1o trimestre 2o trimestre 3o trimestre 4o trimestre
    2020 1.17 0.71 0.73 -
    2019       0.90 1.61 1.28 1.65
    2018 1.03 1.57 0.76 1.81
    2017 0.70 0.83 1.04 1.34
    2016 0.86 0.75 0.72 0.83
    2015 0.57 0.71 1.00 0.84
    Editado por USD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, USD disse:

Esse fundo da CA tem um grau de risco muito baixo. Até no ano de 2008 deu lucro. Seguem as rentabilidades dos últimos 23 trimestres:

Rentabilidade trimestral %  
      1o trimestre 2o trimestre 3o trimestre 4o trimestre
    2020 1.17 0.71 0.73 -
    2019       0.90 1.61 1.28 1.65
    2018 1.03 1.57 0.76 1.81
    2017 0.70 0.83 1.04 1.34
    2016 0.86 0.75 0.72 0.83
    2015 0.57 0.71 1.00 0.84

O maior risco pandémico que eu vejo é terem 20% dos contratos a terminar em 2020 e 2021 e estarem expostos a hoteis e comércio.

Pelo que percebi os imoveis são reavaliados de 6 em 6 meses. O que sei é que a Sonae pelo menos agora nos continente bom dia faz destes contratos de longa duração.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )