Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 2 horas, D@vid disse:

não consigo colocar imagem porque estou sem plafond, @ruicarlov como posso aumentar o plafond nas imagens? )

Por acaso não sei. Nem eu próprio consigo alterar o meu limite de anexos. Só apagando coisas antigas que já não interessam. Ou usar um host externo, claro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

rui_marreiros

image.thumb.png.c78b3fa7a06b4d80816dfd4fd75d35e5.pngdecidi fazer uma seguinte simulação de acordo com a ideia do @Bedrock, modelo realista, de utilizar 10% de poupança do ordenado (150 euros mensais),: valor inicial de 4k

- linha azul, junta num cofrezinho, os 4k e o que poupa;

- linha amarela, coloca os 4k e o que junta no final do mês coloca num investimento seguro que lhe dá 5% ao ano;

-linha laranja, aplicou os 4k no  ETF XLK e  no final do mês investe sem ligar à situação da bolsa;

- linha cinzenta, aplicou os 4K no ETF e só volta a reinvestir quando a bolsa caiu mais de 2%.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, rui_marreiros disse:

image.thumb.png.c78b3fa7a06b4d80816dfd4fd75d35e5.pngdecidi fazer uma seguinte simulação de acordo com a ideia do @Bedrock, modelo realista, de utilizar 10% de poupança do ordenado (150 euros mensais),: valor inicial de 4k

- linha azul, junta num cofrezinho, os 4k e o que poupa;

- linha amarela, coloca os 4k e o que junta no final do mês coloca num investimento seguro que lhe dá 5% ao ano;

-linha laranja, aplicou os 4k no  ETF XLK e  no final do mês investe sem ligar à situação da bolsa;

- linha cinzenta, aplicou os 4K no ETF e só volta a reinvestir quando a bolsa caiu mais de 2%.

Isto assumindo que metes tudo no ETF certo?

Como será com um portfólio de 30% ETf e 70% stocks individuais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, ruicarlov disse:

Por acaso não sei. Nem eu próprio consigo alterar o meu limite de anexos. Só apagando coisas antigas que já não interessam. Ou usar um host externo, claro.

Já nem sei onde ver as imagens que coloquei...

há 54 minutos, Bedrock disse:

@D@vid, já pus o link da morningstar.pt em vez do link do Best. Agora, já se vê qual é o fundo.

Eu a pensar que era algum fundo novo desconhecido ?

há 54 minutos, Bedrock disse:

?

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Rick Lusitano disse:

Se calhar é melhor preparar cash para reforçar na próxima semana.

Trump vai ser hospitalizado hoje...

Falta é saber se o internamento (e talvez a morte) vai fazer subir ou vai fazer descer as Bolsas...:huh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, ruicarlov disse:

Carregas no teu nome de utilizador no cimo da página, e está lá "Os meus anexos"

Ok, eu fui ver "Os meus anexos" e já utilizei 49 % (23 MB) do limite total de 48 MB. Agora, pergunto: 

Esse limite total de 48 MB para os anexos, é igual para todos os utilizadores. Ou seja, os moderadores e os criadores dos tópicos têm o mesmo plafond dos users em geral?

Depois de atingirmos esse limite de anexos, não há maneiras de colocar mais anexos ou imagens? É que se eu continuar com este ritmo de por imagens/anexos neste tópico, daqui a cerca de 3 meses vou atingir esse limite máximo, e para mim não há palavras que possam substituir uma imagem ilustrativa.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, Vidolz disse:

metes tudo no ETF certo?

Este ETF é quase uma replica do SPY, portanto para a simulação é válido.

Stocks é preciso saber quais escolhias, mas também é possível simular, nada de complicado.

Diz-me qual o ETF e stocks?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Bedrock disse:

Ok, eu fui ver "Os meus anexos" e já utilizei 49 % (23 MB) do limite total de 48 MB. Agora, pergunto: 

Esse limite total de 48 MB para os anexos, é igual para todos os utilizadores. Ou seja, os moderadores e os criadores dos tópicos têm o mesmo plafond dos users em geral?

Depois de atingirmos esse limite de anexos, não há maneiras de colocar mais anexos ou imagens? É que se eu continuar com este ritmo de por imagens/anexos neste tópico, daqui a cerca de 3 meses vou atingir esse limite máximo, e para mim não há palavras que possam substituir uma imagem ilustrativa.

Igual para todos não é certamente, pois o meu limite é 4 (!) MB. Mas desconheço por completo quais os critérios para esse plafond. Suponho que tenha de haver um limite já que as imagens ficam hospedadas neste fórum. A única solução para uso intensivo de imagens é mesmo algo como o postimg ou serviços similares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 26 minutos, Capital disse:

Qual é a diferença entre um ETF que faça replicação fisica do SP500 (IE00B5BMR087) entre o SPY? Pelo que entendo, ambos seguem o SP500 mas não percebo as diferenças na sua base

O SPY é negociado em Nova Iorque e distribui dividendos.

Atenção à tributação nos EUA em caso de morte ;) 

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 03/10/2020 às 13:25, Vidolz disse:

Opah eu tive para comprar no fecho do mercado do ontem, mas uma voz dentro de mim disse-me para esperar mais uns dias...

Conta mais, o que a voz disse mais? ;)

Não seria o estômago a roncar com fome ou gazes?

há 21 horas, 5coroas disse:

Falta é saber se o internamento (e talvez a morte) vai fazer subir ou vai fazer descer as Bolsas...:huh:

Não tens vozes dentro de ti? :)

crystal-bal-with-light-up-fx-_-spooky-so

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Espero que na próxima sexta-feira o cão do Biden seja internado por testar positivo ao Covid-19, e depois na segunda-feira, antes da abertura da bolsa, saia a notícia que o animal está bem e cheio de energia, tanto que saltou da cama quando viu passar uma cadela no corredor, agora a cadela, que não tem nada a ver com política e mercados acionistas, tem de ficar de quinzena (quarentena = 40 dias). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/09/2020 às 20:05, D@vid disse:

Era basicamente essa análise que fizeste, já agora a correlação entre ambos é de 0.24, casam bem um com o outro, as duas únicas sobreposição é na Alphabet e Nestle.

A correlação calculaste tu ou tiraste de algum sitio?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/10/2020 às 17:13, Bedrock disse:

Os fundos de monetário têm rendibilidades de 1 ano negativas. Assim, tens uma grande probabilidade de perderes dinheiro no ultra curto prazo, isto é fruto das taxas de juro dos empréstimos próximas de zero, que são o suporte das políticas expansionistas da Fed, do BCE e de outros Bancos Centrais com poder de fogo monetário.

O fundo de obrigações governamentais EUR, que a seguir te vou indicar, é um dos poucos em que tens uma razoável probabilidade de ganhares algum dinheiro no ultra curto prazo, de modo a que o possas resgatar, a qualquer momento, e assim poderes ter liquidez para o teu referido investimento:

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDP&tab=1 

Com a taxa de inflação baixíssima e as taxas de juros próximas de zero, o cash guardado em casa, pode-se considerar que quase não desvaloriza nem se perde rendibilidade no ultra curto prazo, tem uma grande vantagem de a sua liquidez estar disponível permanentemente, mas encerra 2 riscos significativos que se podem traduzir numa perda de 100 %: roubo e incêndio.

Muito obrigado pelos insights Bedrock.

Provavelmente vou continuar então a manter tudo em cash.

Até a maré virar, logo se verá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, pge disse:

Já tive a brincar :), é porreiro é pena não dar também para etfs, mas é uma questão de escolher FI q sigam o indice.

Este é um tempo de um mundo ao contrário: as generalidades superam as especificidades, a qualidade é menosprezada em detrimento da quantidade, o seguidismo dá sempre um prémio quantitativo ao rebanho, interessando pouco a qualidade de quem se segue ... até pode ser o Trump ou um qualquer profeta desqualificado, desde que tenha muitos seguidores, vai haver sempre gente a engrossar o rebanho. 

Este é um tempo de cata-ventos, de modismo, de mainstream, de benchmarks, em que as individualidades que ousam pensar fora da caixa do rebanho, são, por vezes, apelidadas de disfuncionais, sendo que, neste tempo, ser diferente do rebanho é extremamente arriscado mesmo que a sua volatilidade do saber esteja sempre acima da média do rebanho. Ainda bem que os vários prémios Nobel não seguiram o rebanho, senão não tinham ganho qualquer prémio.

O que está a dar é seguir os maiores, os que estão na moda e os que pertencem ao país mais poderoso do mundo, tudo deve ser quantitativamente maior e poderoso, pelo que o menos arriscado é seguir o rebanho de 500 ovelhas e carneiros mais poderoso do mundo: S&P 500.

Este é um tempo que a maioria dos investidores e especuladores fogem dos FIGAs (fundos de investimento de gestão ativa) como a sua gestão estivesse infetada pelo Covid-19. Tristes estes tempos em que mesmos os grandes gestores não conseguem vencer as generalidades do quantitativo normal. 

Eu irei sempre sobreponderar mais a qualidade que a quantidade e acredito que a incongruência dos mercados acionistas, destes tempos modernos, mais tarde ou mais cedo, vai ter que dar uma volta e regressar às suas origens, à sua subsistência e à sua autossustentabilidade qualitativa: retorno ao processo do verdadeiro stock picking. Um qualquer sucesso dependerá sempre das melhoras escolhas suportadas pelos seus fundamentais diferenciadores e inovadores, e isto não é seguir o rebanho das generalidades, pelo contrário, é seguir a qualidade que é aquela força, por vezes um pouco invisível, capaz de empurrar a quantidade e assim tornar esta ainda mais quantitativa. Infelizmente, há muita gente a ver passar os comboios e a dar importância à quantidade de carruagens agregadas, esquecendo-se de relevar o fundamental da locomotiva que empurra todas essas carruagens. Um qualquer rebanho para se perpetuar no tempo, tem de ter sempre, para além do atrelado quantitativo, uma qualquer força motriz subjacente de suporte qualitativo, senão, mais tarde ou mais cedo, vai descarrilar numa descida acentuada ou numa curva mais apertada.

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )