Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 2 minutos, D@vid disse:

Mau timming, custo de oportunidade ?, tiveste e tens vários dias de quedas ?

Eu comprei nesta "queda" mas isto para mim nem é considerado queda nem nada.

Com o SP 500 talvez nos 2500 já seria mais interessante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 37 minutos, 5coroas disse:

Está mais que visto que ETFs/FI não são para ti (presentemente); és demasiado impaciente e como tal vais andar constantemente ansioso/frustrado com os movimentos de curto prazo. Felizmente essa impaciência e eventualmente essas excessivas altas expectativas normalmente vão diminuindo com aumento da idade. 

Ao menos já levo 500 euros de profit xD

Mas ainda tenho muito dinheiro para meter a render,  vou manter o meu plano de investir mensalmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Vidolz disse:

Mas ainda tenho muito dinheiro para meter a render,  vou manter o meu plano de investir mensalmente.

Vou experimentar fazer uma pequena simulação, mas deixo aqui uma pequena sugestão: em vez de esperares por grandes quedas, porque não aproveitar as pequenas quedas diárias. Cada vez que o Nasdaq cai 1% ou 2%, no final da sessão investes 100 euros num fundo tecnológico, a tua performance deve aumentar. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, rui_marreiros disse:

Vou experimentar fazer uma pequena simulação, mas deixo aqui uma pequena sugestão: em vez de esperares por grandes quedas, porque não aproveitar as pequenas quedas diárias. Cada vez que o Nasdaq cai 1% ou 2%, no final da sessão investes 100 euros num fundo tecnológico, a tua performance deve aumentar. 

O que tenho feito é:

Sempre que a MSFT desce 5$ em relação ao meu ultimo valor de compra, compro x ações + 1 que a anterior.

Sempre que o iShares MSCI World ETF desce 2% em relação ao meu ultimo valor de compra faço o mesmo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Está mais que visto que ETFs/FI não são para ti (presentemente); és demasiado impaciente e como tal vais andar constantemente ansioso/frustrado com os movimentos de curto prazo. Felizmente essa impaciência e eventualmente essas excessivas altas expectativas normalmente vão diminuindo com aumento da idade. 

Com o aumento da idade, a partir dos 25-30 anos, a testosterona vai diminuindo sempre, e como a testosterona, entre outras coisas, é um fator de impulso ou de gatilho, então é suposto que a evolução da idade torne as pessoas menos impulsivas e primam menos vezes o gatilho para disparar o que quer que seja. Ou seja, +idade => -volatilidade.

A paciência é um dos principais atributos de um investidor (não especulador) de sucesso.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguem tem opiniao formada acerca do novo fundo imobiliario disponibilizado pelo best? Property core real estate? Estava a pensar investir 10% do meu património neste produto para diversificar no entanto é novo e sem historial para poder avaliar. 

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, vila disse:

Alguem tem opiniao formada acerca do novo fundo imobiliario disponibilizado pelo best? Property core real estate? Estava a pensar investir 10% do meu património neste produto para diversificar no entanto é novo e sem historial para poder avaliar. 

Obrigado 

É recente mas a sociedade gestora é a Square, a mesma do CA património crescente.

Neste tópico mencionam esse fundo:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/09/2020 às 15:16, Bedrock disse:

Vou esperar que uns users muito ativos por detrás da cortina deste tópico, designadamente, Miguel Costa, Filipeferreira, IceMan1910 e ZePAG, possam abrir a cortina da sua sapiência de hibernação e dar-te uma resposta avalizada, mesmo que não tenha balizas de enquadramento. 

No entretanto, para preparar uma eventual resposta minha, podes me dizer qual é o risco que estás disposto a assumir numa escala de 0 a 10 (10 = máximo risco) e qual a tua faixa etária, e já agora desenvolve um pouco mais a tua reflexão sobre a matéria para eu tentar perceber melhor o que pretendes e porquê. Diz também se podes prescindir do dinheiro que investes, ou seja, se tens uma boa margem de liquidez para as tuas despesas correntes.

Um abraço

Vai tarde a resposta mas aqui vai.

Neste momento tenho aproximadamente 53% do dinheiro investido, tendo os restantes 46.5% em Cash (certificados de tesouro e depósitos a prazo - maioria no activobank a render 0.8%).

A carteira de investimento (53%) segue uma lógica de 70-30, mas para facilitar as contas estas são as % globais:

ETF e Fundos de Ações Index Mundiais + Algumas Ações Pontuais - 30%

ETF Lyxor Euro Government Bond 7-10Y - 17.5%

PPR+PPV - 6%

Cash - 46.5%

Porque é que tenho tanto Cash e não mais investido?

Porque estou a procura de casa e necessito da liquidez movimentavel, no entanto, já estou há algum tempo à procura e o dinheiro a render pouco.

Por isso queria rentabilizar o dinheiro em mercados menos volateis e daí ter pedido a vossa opinião:

- Obrigações Soberanas?

- Money Market Funds?

- Mantenho Cash?

Para a minha situação, quais são os beneficios riscos entre as duas primeiras?

Ou mais vale estar quieto e manter tudo em cash?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, vila disse:

Obrigado 

Vai para lá uns pozinhos, sempre gostei do conceito de ser proprietário de várias lojas e escritórios haha, e como nunca me apeteceu abrir conta na CA para fazer o Património Crescente vais uns pozinhos para este.

Segundo os dados na Morningstar, já têm 1,3M em gestão, andam a vender bem ?, já podem começar a comprar imóveis, eu só vou subscrever quando comprarem ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Vai para lá uns pozinhos, sempre gostei do conceito de ser proprietário de várias lojas e escritórios haha, e como nunca me apeteceu abrir conta na CA para fazer o Património Crescente vais uns pozinhos para este.

Segundo os dados na Morningstar, já têm 1,3M em gestão, andam a vender bem ?, já podem começar a comprar imóveis, eu só vou subscrever quando comprarem ?

Só está disponível no Best?

Alguém tem opinião sobre o investimento "bundle" por sector proporcionado pelos produtos Invest Trends, do banco Invest? Acham que é apenas uma forma "preguiçosa" de investir? Alguns fundos pareceram-me ter TER´s elevados e possivelmente existirão melhores alternativas...

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, fhff disse:

Só está disponível no Best?

Alguém tem opinião sobre o investimento "bundle" por sector proporcionado pelos produtos Invest Trends, do banco Invest? Acham que é apenas uma forma "preguiçosa" de investir? Alguns fundos pareceram-me ter TER´s elevados e possivelmente existirão melhores alternativas...

Obrigado.

Só no Best.

Preguiçosa ou uma forma inicial de se investir, para mim é mais uma de dar ideias, é o banco a trabalhar para nós, não para mim que não sou cliente mas no Best também têm isso de colocarem fundos por temáticas.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ultrasd

Boa tarde,

Uma questão muito sucinta e objetiva, acham que o o ETF IWDA colide com o FI optimize selecção base, composto por 57% em bonds e 43% em stocks para quem não sabe., no que respeita a exposição a eventuais crashes dos mercados ?!? Seria melhor estrategia alocar o montante apenas num destes ativos?

Obrigado pela atenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, D@vid disse:

segundo os dados na Morningstar, já têm 1,3M em gestão, andam a vender bem ?, já podem começar a comprar imóveis, eu só vou subscrever quando comprarem ?

Essa é uma boa questão que se alguem souber responder desde já agradeço... imaginando que compro up a 9.99 de um fundo que basicamente não tem nada em carteira... quando é que se vê retorno? o dinheiro que investimos fica lá parado até que o decidam aplicar? 

outra duvida que tenho e desculpem se é disparatada, mas um FII é de acumulação certo, ou funciona como um REIT onde distribui dividendos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, vila disse:

Essa é uma boa questão que se alguem souber responder desde já agradeço... imaginando que compro up a 9.99 de um fundo que basicamente não tem nada em carteira... quando é que se vê retorno? o dinheiro que investimos fica lá parado até que o decidam aplicar? 

outra duvida que tenho e desculpem se é disparatada, mas um FII é de acumulação certo, ou funciona como um REIT onde distribui dividendos?

Em relação à segunda questão, eu penso que isso deve depender do fundo. No caso do CA Património Crescente é de acumulação e essa informação está present no IFI:

image.thumb.png.8a2dd49d12569cfb6861e1b09aec5587.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, vila disse:

Não tem activos = Não tem rendimentos = Só tem custos

Se investes num activo (FI, acções, etc) sem receitas, logo só terá despesas, o activo vai perdendo valor financeiro e também perde para a inflação.

Até o FII começar a receber rendimentos (rendas e juros de depósitos bancários) e o imobiliário ser reavaliado positivamente, a UP só desce de valor.

Presumo que a UP desse FII começou nos 10 EUR, e com os custos (administrativos, legais, gestão, etc) porque tem estado sempre a descer, e para estar nos 9.986 EUR por UP.

Rentabilidade do novo FII gerido pela Square:

Rent. Anualiz. % 01-10-2020
       Rentabilidade
    1 dia 0.00
    1 semana -0.02
    1 mês -0.12
    3 meses -
    6 meses -
    Ano -
    1 ano -
    3 anos anualiz. -
    5 anos anualiz. -
    10 anos anualiz. -

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000015J26&tab=1

há 4 horas, vila disse:

O FII pode ser de acumulação ou distribuição. Tens que ler o respectivo prospecto ou outra documentação.

Os REIT e SIGI (PT) têm de obrigatoriamente distribuir a quase totalidade dos rendimentos sob a forma de dividendos:

https://www.idealista.pt/news/financas/investimentos/2019/04/04/39272-sigi-a-nova-oportunidade-de-investimento-no-imobiliario-explicamos-te-tudo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, vila disse:

Já responderam mas em concreto desse fundo a lógica é igual ao CA Património, é de acumulação.

A questão de o fundo não ter carteira, tal como disse o @Rick Lusitano, acaba só por ter custos, a questão que se coloca é a seguinte, se não têm ou não tiveram um grande investidor para entrar forte no fundo vão ter de ser os pequenos investidores a fazer o fundo ao fim ao cabo, ora se estivermos todos à espera que o fundo cresça e tenha carteira para entrar no fundo acaba por fechar ( o que já não será o caso uma vez que leva já quase 1,5M€ e já a Square deve estar a fazer negócios para o fundo).

Como estamos  a falar de imóveis e não de acções onde as coisas são imediatas, imaginem o seguinte cenário, a Square entra em contacto para um imóvel, negoceiam, chegam a acordo, fazer o CPCV (contrato de compra e venda ) arranjar inquilino ( se o imóvel não tiver já ) e começar a receber rendas, pode demorar algum tempo, mas quanto mais depressa o fundo crescer mais depressa a gestora faz negócios.

O CA Património A e B é o maior fundo em Portugal com mais de 800M de carteira, este tem agora 1,5M, nunca poderemos comparar, o CA compra shoppings inteiros por 50M, este tem de ir ainda aos pequenos escritórios ?, mas o que interessa é a yield, se tiverem boa yield o fundo terá bom rendimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Dias87 disse:

Tive, ficou acordado que a taxa de IRS das mais valias no fundos passaria para 12,5% e que ao fim de 5 anos seria de 6%, mas quem fizesse trading nos fundos passava para 50%....?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Dias87 disse:

Não me parece que o Sr. Jerónimo e a Sra Catarina iriam deixar o Sr. Siza levar a dele avante...

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker

Num momento em que há financiamento tão barato, acham que existirá algum instrumento de poupança do estado com taxas razoáveis ? Isto é , o orçamento de estado vai subsidiar as vossas poupanças ? 

Give me a break.

Os CPTM's com as taxas que todos conhecemos só aparecem em momentos de dificuldades de liquidez nos mercados e de taxas usurárias aplicadas pelos credores (abutres). Se esses tempos voltarem, invistam em força e façam um lock do investimento por um periodo longo, quando a bonança voltar estarão felizes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, P2P Money Maker disse:

Num momento em que há financiamento tão barato, acham que existirá algum instrumento de poupança do estado com taxas razoáveis ? Isto é , o orçamento de estado vai subsidiar as vossas poupanças ? 

Give me a break.

Os CPTM's com as taxas que todos conhecemos só aparecem em momentos de dificuldades de liquidez nos mercados e de taxas usurárias aplicadas pelos credores (abutres). Se esses tempos voltarem, invistam em força e façam um lock do investimento por um periodo longo, quando a bonança voltar estarão felizes

Os credores também arriscam mais nesses maus momentos e como tal propõem as taxas que consideram que "compensam" o maior risco; abutres??? mas alguém é obrigado a recorrer ao crédito? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 4 minutos, 5coroas disse:

Os credores também arriscam mais nesses maus momentos e como tal propõem as taxas que consideram que "compensam" o maior risco; abutres??? mas alguém é obrigado a recorrer ao crédito? 

Plenamente de acordo.

Calma, eu também gosto de ser abutre :)

Sobre se alguém é obrigado a recorrer a crédito, a resposta na República de Portugalé : Sim. - deficits Orçamentais constantes só podem ter como consequência a emissão de dívida (ou então andar a fazer write off de dívida já emitida)

Editado por P2P Money Maker
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )