Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

presidentedajunta

Em janeiro subscrevi os seguintes fundos no BEST:

FF Eurp High Yield  - 1,53

F Global Bond  - 2,19

P Total Ret Bd - 3,64

Agora vejo que estão todos no vermelho, isto quer dizer que estou a perder capital? Será melhor resgatar? Pensei que estes fundos eram de risco mínimo afinal enganei-me.

pois Maria assim nem dá gosto investir. Por isso é que tento sempre procurar fundos com algum histórico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Em janeiro subscrevi os seguintes fundos no BEST:

FF Eurp High Yield  - 1,53

F Global Bond  - 2,19

P Total Ret Bd - 3,64

Agora vejo que estão todos no vermelho, isto quer dizer que estou a perder capital? Será melhor resgatar? Pensei que estes fundos eram de risco mínimo afinal enganei-me.

Tenta ir umas páginas a trás e verás várias causas dessas desvalorizações assim como os conselhos que demos :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Parabéns!

Estive a ver o topo destes fundos e realmente está excelente! um contributo para todos o que gostam destas matérias.

Achei curioso o facto da Espírito Santo ter em 4 desses fundos rating máximo. O que significa o rating num fundo? Tem algo a ver com a "saúde financeira" do fundo?

Estou tentado em investir e como o meu perfil é conservador ou equilibrado, ou seja risco 1 a 3 o que acham deste investimento:

4 Fundos de Investimento:

ES Liquidez 1500€

ES Obrigaçoes europa 1000€

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc 1000€

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 500€

O objectivo é ter um fundo estável que nao oscile muito e me possa dar quase sempre ganho (pouco mas algum), por isso escolhi o ES Liquidez

Depois os outros dois o objectivo é terem mais algum risco mas ainda assim pouco. Fico contente com uma valorizacao entre os 5 e 10%

E o último será para tentar valorizar ainda mais com investimento menor mas que possa dar bastante retorno.

Por isso escolhi esses 4 fundos baseados no TOP.

Agradeço as vossas valiosas opiniões

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante maria2013

Já procurei mas não encontro. O que eu queria mesmo saber é se devo resgatar antes que desça mais ou há previsões que suba?

Tinha pensado em subscrver o ES Liquidez, mas já não sei se será boa opção.

Tenta ir umas páginas a trás e verás várias causas dessas desvalorizações assim como os conselhos que demos :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já procurei mas não encontro. O que eu queria mesmo saber é se devo resgatar antes que desça mais ou há previsões que suba?

Tinha pensado em subscrver o ES Liquidez, mas já não sei se será boa opção.

A primeira pergunta que se deve fazer é : Porque razão subscrevi estes fundos? Pretendo manter estes fundos durante quanto tempo?

Parece-me que desconhece o funcionamento dos FI. Aconselho-a a ler este tópico que contém muitas e excelentes informações acerca do funcionamento dos FI.

Resgatar antes de tentar perceber sobre o assunto é errado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, para breve deverei substituir o Invesco global bond, acho que fiz má aposta, o que acham? Nem tanto por o ter no vermelho, o rácio de sharpe de 0,31 é que realmente é fraco, nem sei como subscrevi. Alguma ideia para um substituto apropriado e do género?

Já agora fica uma vista da minha carteira de fundos, já a melhorar. Sugestões e opiniões são sempre bem vindas. A continuar a tendência(praticamente impossível), o retorno anualizado seria de 31,3% líquidos.

post-7004-14412396641111_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

O objectivo é ter um fundo estável que nao oscile muito e me possa dar quase sempre ganho (pouco mas algum), por isso escolhi o ES Liquidez

Depois os outros dois o objectivo é terem mais algum risco mas ainda assim pouco. Fico contente com uma valorizacao entre os 5 e 10%

E o último será para tentar valorizar ainda mais com investimento menor mas que possa dar bastante retorno.

Por isso escolhi esses 4 fundos baseados no TOP.

Agradeço as vossas valiosas opiniões

alguém me pode dar um parecer a esta minha carteira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu posso-lhe dar a minha ideia mas tenha em atenção que estou nisto á meses, logo vale o que vale e não o quero induzir em erro.

O ES Liquidez deve dar-lhe cerca de 3-3.5% líquidos em um ano, não é fundo para grandes variações.

O ES Obrigações europa também estou para meter 2000€ nele brevemente, acho que é uma boa aposta neste momento.

O Pioneer US Fundamental tenho-o e estou satisfeito, é fundo que tem um ótimo historial se bem que está muito centrado nos EUA, tem essa vantagem ou desvantagem.

O Pimco global bond vai na volta é o que irei trocar pelo meu Invesco global bond, tem um indice de sharpe muito superior e está cá em baixo, boa oportunidade para entrar.

No geral acho que tem uma carteira sólida e tem a minha aprovação para a constituir, apenas saliento que no futuro pode pensar na Asia e em ações europeias, tipo o Allianz europe growth CT e o JF Asean equity.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Eu posso-lhe dar a minha ideia mas tenha em atenção que estou nisto á meses, logo vale o que vale e não o quero induzir em erro.

O ES Liquidez deve dar-lhe cerca de 3-3.5% líquidos em um ano, não é fundo para grandes variações.

O ES Obrigações europa também estou para meter 2000€ nele brevemente, acho que é uma boa aposta neste momento.

O Pioneer US Fundamental tenho-o e estou satisfeito, é fundo que tem um ótimo historial se bem que está muito centrado nos EUA, tem essa vantagem ou desvantagem.

O Pimco global bond vai na volta é o que irei trocar pelo meu Invesco global bond, tem um indice de sharpe muito superior e está cá em baixo, boa oportunidade para entrar.

No geral acho que tem uma carteira sólida e tem a minha aprovação para a constituir, apenas saliento que no futuro pode pensar na Asia e em ações europeias, tipo o Allianz europe growth CT e o JF Asean equity.

Excelente titanium obrigado pelo teu excelente comentario!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenha em atenção ás comissões, o PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc tem 5% de comissão de subscrição, só agora reparei.

Isso não existe, plo menos no Best, devem olhar sempre para a ficha do fundo nos bancos e não na ficha da mornigstar porque as comissões que lá aparecem não são as cobradas pelos bancos, de subscrição actualmente nem conheco nenhum fundo que tenha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante maria2013

A primeira pergunta que se deve fazer é : Porque razão subscrevi estes fundos? Pretendo manter estes fundos durante quanto tempo?

Parece-me que desconhece o funcionamento dos FI. Aconselho-a a ler este tópico que contém muitas e excelentes informações acerca do funcionamento dos FI.

Resgatar antes de tentar perceber sobre o assunto é errado.

Na altura tinha o depósito para novos clientes que entretanto acabou e com as sugestões do gestor de conta subscrevi estes fundos. Também li algumas páginas deste tópico e pareceu-me a melhor opção. Sou investidor conservador e queria uma alternativa aos depósitos a prazo, mas como não sou entendida nestes assuntos acho que fiz asneira. Agora resta esperar que passem a verde e depois resgatar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Maria, temos que perceber que 6 meses é relativamente pouco tempo para este tipo de investimento.

Aqui no tópico tem sido aconselhado no mínimo 3 anos de permanência para uma carteira de fundos.

Com certeza que já teve conhecimento da "queda" generalizada dos fundos durante os meses de maio/junho, que tem vindo a ser recuperada. Temos de dar tempo ao tempo e deixar os fundos "trabalharem".

A escolha que fez para a carteira parece-me algo restrita, mas talvez tenha a ver com o montante investido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante maria2013

Maria, temos que perceber que 6 meses é relativamente pouco tempo para este tipo de investimento.

Aqui no tópico tem sido aconselhado no mínimo 3 anos de permanência para uma carteira de fundos.

Com certeza que já teve conhecimento da "queda" generalizada dos fundos durante os meses de maio/junho, que tem vindo a ser recuperada. Temos de dar tempo ao tempo e deixar os fundos "trabalharem".

A escolha que fez para a carteira parece-me algo restrita, mas talvez tenha a ver com o montante investido.

O montante investido foi:

FF Eurp High Yield  - 1,53  2000 €

F Global Bond  - 2,19        2000 €

P Total Ret Bd - 3,64        1000 €

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante maria2013

Não tens medo que caia mais?

P.S. - Desculpa se sou chato mas gosto de tentar perceber quem pensa diferente de mim ::)

Não tens medo que caia mais?

P.S. - Desculpa se sou chato mas gosto de tentar perceber quem pensa diferente de mim ::)

Tenho, mas aqui os entendidos são vocês. O que acham? O que fariam?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ahaha..isso vai dar uma discução...

E vendo a coisa por cima, existe alguma percentagem de valorização (nem que seja psicológica) que seja aconselhada a venda?!

Por outras palavras, se um fundo em 6 meses subir 50%, deve-se vender e ganhar algum, ou esperar que suba mais... (não irá subir sempre certamente)... :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva! Um bocadinho off topic mas relacionado com o tema, gostava de vos perguntar a vossa opinião sobre o seguinte:  qual é a vossa postura quando têm um familiar/amigo que vos fala sobre constituição de depósitos a prazo? Sabemos que existe uma grande iliteracia financeira no nosso pais e que as pessoas desconhecem outras opções de investimento, porventura com maiores rendimentos para além dos depósitos a prazo. No meu caso, com toda a boa vontade do mundo, explico que existem outros tipos de investimento, com diferentes riscos, ganhos, coracteristicas etc... A questão é quando nos pedem os ajudar a tomar decisões.... se ganham tudo muito bem. Mas se perdem, sentimos culpa.... Fico sempre sem saber até onde ir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva! Um bocadinho off topic mas relacionado com o tema, gostava de vos perguntar a vossa opinião sobre o seguinte:  qual é a vossa postura quando têm um familiar/amigo que vos fala sobre constituição de depósitos a prazo? Sabemos que existe uma grande iliteracia financeira no nosso pais e que as pessoas desconhecem outras opções de investimento, porventura com maiores rendimentos para além dos depósitos a prazo. No meu caso, com toda a boa vontade do mundo, explico que existem outros tipos de investimento, com diferentes riscos, ganhos, coracteristicas etc... A questão é quando nos pedem os ajudar a tomar decisões.... se ganham tudo muito bem. Mas se perdem, sentimos culpa.... Fico sempre sem saber até onde ir.

Eu já desisti. Em investimentos tudo quer muito dinheiro mas com risco 0. Por isso mando tudo para os depósitos a prazo.

Sei que a esmagadora maioria estaria melhor em 2 ou 3 ETF a longo prazo. Mas não dá....ninguém percebe nem se esforçam por perceber.

Quem não quer risco, opta por depósitos a prazo;

Quem quer arriscar vai para fundos de gestão activa que à partida já garantem que vão perder dinheiro.

Ainda há dias pediram-me para ver um fundo de acções Europa que tem custos de gestão de 2%, ora:

Acções Europa últimos 100 anos: média de 8,6% brutos;

tiras os impostos a 28%: sobra 6,192%

tiras os 2% de gestão: 4,192%

tiras a inflação de 3%: 1,192%

Ou seja partindo do pressuposto - errado porque a maioria no longo prazo não consegue - de que o teu gestor vai no mínimo igualar o mercado, então terás uma valorização anual de 1,192%. Enfim...boa sorte a todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já desisti. Em investimentos tudo quer muito dinheiro mas com risco 0. Por isso mando tudo para os depósitos a prazo.

Sei que a esmagadora maioria estaria melhor em 2 ou 3 ETF a longo prazo. Mas não dá....ninguém percebe nem se esforçam por perceber.

Quem não quer risco, opta por depósitos a prazo;

Quem quer arriscar vai para fundos de gestão activa que à partida já garantem que vão perder dinheiro.

Ainda há dias pediram-me para ver um fundo de acções Europa que tem custos de gestão de 2%, ora:

Acções Europa últimos 100 anos: média de 8,6% brutos;

tiras os impostos a 28%: sobra 6,192%

tiras os 2% de gestão: 4,192%

tiras a inflação de 3%: 1,192%

Ou seja partindo do pressuposto - errado porque a maioria no longo prazo não consegue - de que o teu gestor vai no mínimo igualar o mercado, então terás uma valorização anual de 1,192%. Enfim...boa sorte a todos.

Contas um pouco simplistas não? o custo de gestão já está implicito na rentabilidade, logo os 8,6% brutos que falas já são descontados desses 2%, portanto ai podias falar em 10,6%, tiras os 28% de IRS óbvio, ficas com 7,63% liquidos, quanto á inflação, está implicita em tudo, é normal, em 2012 foi de 2.77%, teriamos 4,86% liquidos...

Com ETFs podes conseguir mais ou menos, depende, quanto á questão do gestor igualar ao mercado ou não, é mais um critério de análise nos fundos, por vezes também olho para o alfa, mas se eu tiver um fundo que me dá 4,86% liquidos/ano eu não quero saber se o gestor bate o mercado ou não, o que me interessa é a rentabilidade que me dá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não os 8,6% é a média de valorização de todo o mercado accionista europeu dos últimos 100 anos (ou coisa que o valha). Já é bruta (ou seja já inclui a inflação, dividendos e valorização da economia).

Ou seja para bater esses 1,19% a longo prazo (por exemplo a 20 anos) estamos a assumir que o gestor irá "adivinhar" sistematicamente durante 20 anos para onde vai o mercado antecipando-o. E essa antecipação valerá mais que 2% ao ano ao fundo - ou seja irá criar alpha.

O que as pessoas se propõe a fazer é, não percebendo nada de mercados accionistas, adivinhar quem é o gestor que irá fazer isto. Ou seja não sabem escolher as acções, mas acreditam que sabem escolher o gestor que irá fazer isso por elas.

Para mim isto é muito difícil de entender, por isso desisti de tentar convencer.

Disclosure: Tenho alguns fundos da PIMCO. Mas continuo a achar q a maioria estaria melhor em ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não os 8,6% é a média de valorização de todo o mercado accionista europeu dos últimos 100 anos (ou coisa que o valha). Já é bruta (ou seja já inclui a inflação, dividendos e valorização da economia).

Ou seja para bater esses 1,19% a longo prazo (por exemplo a 20 anos) estamos a assumir que o gestor irá "adivinhar" sistematicamente durante 20 anos para onde vai o mercado antecipando-o. E essa antecipação valerá mais que 2% ao ano ao fundo - ou seja irá criar alpha.

O que as pessoas se propõe a fazer é, não percebendo nada de mercados accionistas, adivinhar quem é o gestor que irá fazer isto. Ou seja não sabem escolher as acções, mas acreditam que sabem escolher o gestor que irá fazer isso por elas.

Para mim isto é muito difícil de entender, por isso desisti de tentar convencer.

Disclosure: Tenho alguns fundos da PIMCO. Mas continuo a achar q a maioria estaria melhor em ETF.

Ah, como te vi falar num fundo deu-me a entender que falavas num fundo em especifico, mercado accionista não estou familiarizado, nem sei os custos que há nos bancos, vou preferindo minimizar os riscos e ter menos custos com os fundos, sinceramente indo para Acções preferia CFDs ou mesmo os ETfs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As Gilts (obrigações britanicas) estão com as yields a cair vertiginosamente, há por ai uns fundos que também têm disto, o Pimco Real Return por exemplo, se as Treasuries também ajudarem podemos ter uma subida bem grande neste fundo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )