Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

There Is Downside Risk.

The reason we suggest selling any rally is because, until the pattern changes, the market  exhibiting all traits of a “topping process”:

- Weak participation;

- Failure at long-term resistance;

- Extreme bullish speculation;

- Negative divergences in relative strength.

We can show this in a long-term monthly chart.

Capturar1.PNG.71d01818cc160961cfb3d4df86b28cd8.PNG

Since 2009, whenever the monthly MACD “buy signal” was this elevated, it typically correlated to a short- to intermediate-term market peak.

Such also correlates with weaker economic data showing up. Weaker economic data translates into reduced earnings outlooks for companies. During the last 30-days, 2021 estimates for the S&P 500 have declined by an additional $5/share. Furthermore, those estimates are down nearly $30 from the original forecast in January 2020. Yet, markets remain only slightly off all-time highs.

Capturar2.PNG.699741ea551c5cc6f64c24ca3f210ec9.PNG

Still A Sellable Rally

As noted in this past weekend’s missive, we still expect a “reflexive rally” given the short-term oversold condition of the market. However, we still expect there could be further downside risk over the intermediate-term.

The current correction is the 4th of 10% or more over the last 3-years. Do not dismiss this lightly as Sentiment Trader noted on Monday:

Capturar3.PNG.6f3722985cdd95c9e2bdb14957d071bd.PNG

Capturar4.PNG.ab573c9539460bdfb634154ac2daf665.PNG

We have discussed previously, the pickup in volatility over the last couple of years is more akin to a broader “topping” process for the markets. Outcomes from such have not been outstanding. 

However, given the more bearish tone to the market, and the extreme net short position on the Nasdaq, it won’t take much to elicit a “short-covering” rally. Some “encouraging” words from the White House promising fiscal support, or a Fed speaker suggesting monetary action, would do the trick.

While either would give the markets a short-term lift, we suggest using rallies to reduce risk, for now.

We suspect that given the rather numerous headwinds currently facing the markets, from the Fed to the election, a failure at lower highs would not be surprising.

https://realinvestmentadvice.com/technically-speaking-market-realized-no-help-is-coming/ 

Editado por Bedrock
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, Patanisca disse:

Eles têm lá o "sobre 100", acho estar um 61 não significa que hajam exatamente 60 fundos com melhor performance mas antes nos diz que, assumindo que é um TOP100, está na posição 61. Podem ser 100 fundos ou não naquela categoria. É uma redução, penso que seja um percentil, mas não estou certo.

Basicamente eu penso que eles pegam nos 100 fundos com melhor rentabilidade da mesma categoria, daí lá dizer "% Posição no Ranking na categoria (sobre 100)" desses 100 fundos este fundo encontra-se no 61.º...eu até tinha uma cábula que vi algures que explicava as fichas morningstar, tenho de ir ao baú.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira

Alguém me consegue dizer se no BB é possível programar subscrições periódicas em Fundos de Investimento. Tinha essa funcionalidade num outro banco, mas no Best não encontro.

Fiz esta questão no tópico do BB mas ninguém ainda respondeu e como a maioria que aqui participa até utiliza este banco.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, Capital disse:

É mera curiosidade, e como não vi resposta na primeira vez, perguntei de novo

Pelo que escrevi aqui no tópico, desde há cerca de 2 meses, e a quantidade de posts colocados, já deverias ter uma short list de hipóteses. Chuta aí a short list para eu ver se estás atento ao que eu escrevo. 

Um abraço.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    20 hours ago, D@vid said:

Falaram há uns dias de obrigações ( fundos ) numa carteira, um fundo como este eu diria quase que será "obrigatório" numa carteira que se quer equilibrada e diversificada, embora não se possa olhar para este fundo da mesma maneira que se olha por exemplo para um Jupiter Dynamic Bond que tem um objectivo diferente de ser mais um estabilizador de carteira e mais diversificado e com risco 3, o NB é focado na Europa e tem risco 4, é um fundo para fazer render na carteira, é um dos fundos que tenho com rentabilidade acima dos 100%.

NB Obrigações Europa +6,49% de média anual desde o seu início ( Jan.1994 ).

Edit: ia meter imagem mas não tenho plafond ? alguém sabe como aumentar o plafond? ou tenho de apagar o tópico e ir para outro lado? ?

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDP&tab=1

Tenho acompanhado este nos últimos tempos, mas tem estado em alta e perto do máximo histórico. Parece que tão cedo não vou conseguir entrar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Basicamente eu penso que eles pegam nos 100 fundos com melhor rentabilidade da mesma categoria, daí lá dizer "% Posição no Ranking na categoria (sobre 100)" desses 100 fundos este fundo encontra-se no 61.º...eu até tinha uma cábula que vi algures que explicava as fichas morningstar, tenho de ir ao baú.

Eu já tinha falado nisto no tópico. 

"% Posição no Ranking na categoria (sobre 100)", quer dizer o seguinte:  se aparecer o valor de 1 num fundo qualquer, isto quer dizer que esse fundo faz parte do percentil dos 1 % dos fundos com melhores rendibilidades na categoria. Se noutro fundo aparece o valor de 99, isto quer dizer que esse fundo faz parte do percentil dos 99 % dos fundos com piores rendibilidades na categoria. 

Agora um aparte sobre a redundância do que está dentro de parêntesis " ... (sobre 100)": eu nunca vi uma % (percentagem) cujo referencial não fosse o 100. É que se for diferente de 100, não se pode designar por percentagem. Se o referencial for 1000 em vez de 100, diz-se permilagem (‰).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Bedrock disse:

Eu já tinha falado nisto no tópico. 

"% Posição no Ranking na categoria (sobre 100)", quer dizer o seguinte:  se aparecer o valor de 1 num fundo qualquer, isto quer dizer que esse fundo faz parte do percentil dos 1 % dos fundos com melhores rendibilidades na categoria. Se noutro fundo aparece o valor de 99, isto quer dizer que esse fundo faz parte do percentil dos 99 % dos fundos com piores rendibilidades na categoria. 

Agora um aparte sobre a redundância do que está dentro de parêntesis " ... (sobre 100)": eu nunca vi uma % (percentagem) cujo referencial não fosse o 100. É que se for diferente de 100, não se pode designar por percentagem. Se o referencial for 1000 em vez de 100, diz-se permilagem (‰).

Ok também faz sentido, portanto dentro daquilo que disse o Patanisca, encontrei a cabula mas logo não fala desse item, de facto fala em percentil...quer isto dizer portanto que vários fundos podem estar com 1...

Estas curiosidades são boas para também irmos à procura de mais conhecimento, eu de facto nunca liguei a esse ranking, é como as estrelas e o Bronze e o Ouro da Morningstar lol, faz-me lembrar os likes e dislikes aqui no fórum ?

há 1 hora, Antonio84Pereira disse:

Alguém me consegue dizer se no BB é possível programar subscrições periódicas em Fundos de Investimento. Tinha essa funcionalidade num outro banco, mas no Best não encontro.

Fiz esta questão no tópico do BB mas ninguém ainda respondeu e como a maioria que aqui participa até utiliza este banco.

Obrigado.

Tenho ideia que só em PPRs...

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JM_ disse:

Tenho acompanhado este nos últimos tempos, mas tem estado em alta e perto do máximo histórico. Parece que tão cedo não vou conseguir entrar.

Agora tive um Deja Vu, parece o pessoal a falar deste fundo em 2012 quando tivemos o boom nas obrigações e este fundo subiu 35%, desde aí foram mais 65%...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, D@vid disse:

Ok também faz sentido, portanto dentro daquilo que disse o Patanisca, encontrei a cabula mas logo não fala desse item, de facto fala em percentil...quer isto dizer portanto que vários fundos podem estar com 1...

Estas curiosidades são boas para também irmos à procura de mais conhecimento, eu de facto nunca liguei a esse ranking, é como as estrelas e o Bronze e o Ouro da Morningstar lol, faz-me lembrar os likes e dislikes aqui no fórum ?

Se numa categoria de um fundo qualquer existirem 1000 fundos, no percentil dos 1 % dos fundos com melhores rendibilidades, vão existir 10 fundos e não 1 fundo.

Quanto aos likes e dislikes no tópico, aproveito para dizer que, para mim, o user com melhor critério técnico na votação dos posts do tópico é o @P2P Money Maker. Existem outros com um critério técnico tendencialmente a tender para Zero: votam no rótulo e não no conteúdo (estes só podiam, eventualmente, ser mais fiáveis, tecnicamente, em provas cegas). 

Há pessoal que liga mais à espuma e à parte flutuante (visível) do conteúdo dos posts, eu então tenho uma sobreponderação pela parte submersa (invisível ou menos visível) dos posts, pois para se perceber o sobrejacente é preciso entender, previamente, o subjacente, pois este é o suporte daquele, e, normalmente, também é quantitativamente mais importante (cerca de 90 % de um iceberg fica submerso ... a densidade do gelo é apenas um pouco inferior à densidade da água salgada).

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

Estas curiosidades são boas para também irmos à procura de mais conhecimento, eu de facto nunca liguei a esse ranking, ...

Esse ranking pode ser um pouco subponderado para quem investe para longo prazo, mas para quem investe em FIGAs de mercados acionistas para o médio prazo, já tem a sua importância, isto porque eu nunca vi um desses FIGAs ficar consecutivamente mais de 3 anos com o ranking de 1 (se alguém encontrar que ponha o link, que eu, desde já, agradeço), logo, matematicamente, se eu quiser, eventualmente, resgatar, numa situação favorável (no prazo de 5 anos, as mais valias são dedutíveis pelas menos valias), passados 5 anos a subscrição, não seria recomendável subscrever um FIGA com 2-3 anos anteriores no ranking de 1. Porquê? Porque à medida que o tempo vai passando, vai também se esvaziando progressivamente o timing da outperformance, isto porque a partir de certa altura o gestor do FIGA, através do seu stock picking e da due diligence, já não consegue alocar ativos de empresas com ainda um potencial de expansão, pois os ativos baratos ou subavaliados já foram alocados no passado. Portanto, tal como o mercado acionista, mais tarde ou mais cedo, vai ter um retorno para a média geral do mercado em causa, também um FIGA tem o retorno para a sua média de performance (não é a média do mercado, mas é diretamente influenciada por esta). 

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Bedrock disse:

Esse ranking pode ser um pouco subponderado para quem investe para longo prazo, mas para quem investe em FIGAs para o médio prazo, já tem a sua importância, isto porque eu nunca vi um FIGA ficar consecutivamente mais de 3 anos com o ranking de 1 (se alguém encontrar que post, que eu, desde já, agradeço), logo, matematicamente, se eu quiser, eventualmente, resgatar, numa situação favorável (no prazo de 5 anos, as mais valias são dedutíveis pelas menos valias), passados 5 anos a subscrição, não seria recomendável subscrever um FIGA com 2-3 anos anteriores no ranking de 1. Porquê? Porque à medida que o tempo vai passando, vai também se esvaziando progressivamente o timing da outperformance, isto porque a partir de certa altura o gestor do FIGA, através do seu stock picking e da due diligence, já não consegue alocar ativos de empresas com ainda um potencial de expansão, pois os ativos baratos ou subavaliados já foram alocados no passado. Portanto, tal como o mercado acionista, mais tarde ou mais cedo, vai ter um retorno para a média geral do mercado em causa, também um FIGA tem o retorno para a sua média de performance (não é a média do mercado, mas é diretamente influenciada por esta). 

Teria de fazer uma investigação ?, mas digo-te por exemplo que o irmão do NB Obrigações Europa sediado no Luxemburgo tem 1 em 2017, 1 em 2018, 2 em 2019 e 1 em 2020, o que demonstra o porquê deste fundo, que é gerido pelo mesmo gestor, ser considerado dos melhores de obrigações.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, D@vid disse:

Teria de fazer uma investigação ?, mas digo-te por exemplo que o irmão do NB Obrigações Europa sediado no Luxemburgo tem 1 em 2017, 1 em 2018, 2 em 2019 e 1 em 2020, o que demonstra o porquê deste fundo, que é gerido pelo mesmo gestor, ser considerado dos melhores de obrigações.

Eu ao falar em stock picking e due diligenge, deduz-se que estou a falar de mercados acionistas e não obrigacionistas. De qualquer das maneiras, já fiz uma pequena edição para anular essa possível dúvida.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, D@vid said:

Agora tive um Deja Vu, parece o pessoal a falar deste fundo em 2012 quando tivemos o boom nas obrigações e este fundo subiu 35%, desde aí foram mais 65%...

O Fundo investe muito em obrigações de países do sul. Com a incerteza da crise sanitária, estou com dúvidas se será boa altura para entrar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros investidores,

Tenho a expirar os CTPM assim, estou à procura das melhores soluções de investimento para este capital. De referir que, este montante representa uma parte do valor que tenho alocado à liquidez no meu portfólio. Tendo em consideração a exposição anterior, gostava de questionar que soluções de investimento utilizam com este propósito e qual a vossa opinião em relativamente às mesmas?

Obrigado,   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, USD disse:

A crise sanitária não está também presente no Norte?

Provavelmente as repercussões económicas são/serão mais graves nos países sulistas, até porque estes ficaram sem os habituais milhões provenientes do turismo e os nórdicos (que este ano não gastaram tanto nas férias fora dos respectivos paises) ficaram com mais dinheiro para gastar durante os próximos tempos. Por outro lado, os do Norte já estavam bem melhor que os do Sul antes da pandemia, o que dá imensas vantagens para a recuperação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, nOrte disse:

Caros investidores,

Tenho a expirar os CTPM assim, estou à procura das melhores soluções de investimento para este capital. De referir que, este montante representa uma parte do valor que tenho alocado à liquidez no meu portfólio. Tendo em consideração a exposição anterior, gostava de questionar que soluções de investimento utilizam com este propósito e qual a vossa opinião em relativamente às mesmas?

Obrigado,   

Aplica o Vidolz Portofolio method:

30% - ETF (iShares MSCI World ETF)

45% - Tech stocks (MSFT, APPL, INTC, etc)

15% - Divdidend Aristrocats (JNJ, PEPSICO, PG, MCD, etc)

5% - Gold stocks (Barrick, etc)

5% - Growth stocks (os AMDs desta vida)

PS: Estou a brincar, isto é o plano que vou tentar seguir mas ainda sou muito novato nisto :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Vidolz said:

Aplica o Vidolz Portofolio method:

30% - ETF (iShares MSCI World ETF)

45% - Tech stocks (MSFT, APPL, INTC, etc)

15% - Divdidend Aristrocats (JNJ, PEPSICO, PG, MCD, etc)

5% - Gold stocks (Barrick, etc)

5% - Growth stocks (os AMDs desta vida)

PS: Estou a brincar, isto é o plano que vou tentar seguir mas ainda sou muito novato nisto :P

Hahahhah... @Vidolz a minha estratégia de portfolio à muito que está definida!

O que eu queria mesmo era, conhecer/estudar outras formas de rendibilidade se possível acima da inflação para o montante que tenho alocado à liquidez.    

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )