Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 4 minutos, Rick Lusitano disse:

O medo da 2ª vaga está a criar outro cenário parecido à 2ª quinzena de Fevereiro...

Mas hoje as "Techs do teletrabalho" voltaram á carga.

https://www.publico.pt/2020/09/21/economia/noticia/suspeitas-fraude-china-pressionam-maior-banco-britanico-hsbc-1932273

Isto também vem ajudar à festa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, P2P Money Maker disse:

Wise decision

Decisão sábia, se não cair mais 15-20 % no ultra curto prazo ... aí seria uma unwise decision, com o grande inconveniente de ainda apanhar muitas facas em queda. Mas também, nos mercados acionistas, nós nunca sabemos quando caiem facas, chovem diamantes ou quando a Fed/BCE pegam no seu helicóptero monetário e decidem lançar notas (não moedas porque isso aleija nas cabeças) sobre o pessoal, só que a maior parte dessas notas, o vento transporta-as quase sempre para as mesmas pessoas: os mais necessitados e com maiores preocupações do bem-comum, como um tal de Jesus Cristo a distribuir pão pelos mais esfomeados. ?

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Vidolz disse:

Isso é mais um Leak do ICIJ, Desta vez sobre bancos. Só traz novidades para o povo. Para os mais experientes, eles sabem que isso é o habitual acontecer (lavagem de dinheiro).

https://www.icij.org/

Isso não interessa para nada nos mercados, só interessa para os bancos envolvidos, nomeadamente risco reputaccional, a informação relatada não é recente, e os reguladores já sabiam (aliás os documentos divulgados é de um grupo que relata aos reguladores dos US).

(Ainda estou à espera de leaks sobre plataformas P2P que foram usadas para lavagem de dinheiro, principalmente da Rússia e de outros países do CIS.)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Intel gets U.S. licences to supply some products to Huawei.

Stock Markets18 minutes ago (Sep 22, 2020 04:41AM ET)

https://www.investing.com/news/stock-market-news/intel-gets-us-licence-to-supply-some-products-to-huawei-2302816

Aí está uma boa noticia para o @Vidolz, afinal este nosso amigo é um visionário ... volta sempre ao tópico mesmo que venhas falar sobre ações individuais, visto que elas até fazem parte dos mutual funds (> 90 %), pois eu acho que o D@vid não se vai chatear com isso ... eu acho que ele até te acha divertido. Não fales é sobre a velocidade vertiginosa de um gestor em modo auto piloto passivo, porque aí quando apanho um desses numa highway eu mando-me logo para a faixa da direita e, normalmente, o meu carro abana tal é a deslocação de ar provocada pelo seu overspeed, e se levar a janela aberta, o meu cabelo até levanta, já pensei em pôr, previamente, gel para ele não eriçar, mas já não tenho idade para essas coisas ou brilhantina, é que eu desconfio que esses químicos não devem fazer muito bem à raíz do cabelo, e se não faz bem à raíz, não é preciso chegar ao longo prazo para ele também fazer mal às pontas do cabelo, é que eu ainda não vi uma planta com troco, ramos e folhas sem a sua raíz e os pêlos radiculares.

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

Intel gets U.S. licences to supply some products to Huawei.

Stock Markets18 minutes ago (Sep 22, 2020 04:41AM ET)

https://www.investing.com/news/stock-market-news/intel-gets-us-licence-to-supply-some-products-to-huawei-2302816

Aí está uma boa noticia para o @Vidolz, afinal este nosso amigo é um visionário ... volta sempre ao tópico mesmo que venhas falar sobre ações individuais, visto que elas até fazem parte dos mutual funds (> 90 %), pois eu acho que o D@vid não se vai chatear com isso ... eu acho que ele até te acha divertido. Não fales é sobre a velocidade vertiginosa de um gestor em modo auto piloto passivo, porque aí quando apanho um desses numa highway eu mando-me logo para a faixa da direita e, normalmente, o meu carro abana tal é a deslocação de ar provocada pelo seu overspeed, e se levar a janela aberta, o meu cabelo até levanta, já pensei em pôr, previamente, gel para ele não eriçar, mas já não tenho idade para essas coisas ou brilhantina, é que eu desconfio que esses químicos não devem fazer muito bem à raíz do cabelo, e se não faz bem à raíz, não é preciso chegar ao longo prazo para ele também fazer mal às pontas do cabelo, é que eu ainda não vi uma planta com troco, ramos e folhas sem a sua raíz e os pêlos radiculares.

A minha velhota Intel lá vai lentamente fazendo umas negociatas, nada de extravagante que apele à maior parte dos investidores:P 

A minha MSFT também adquriu a Bethesda recentemente, bora lá apostar no gaming que há muito dinheiro lá!

Ainda bem que já sou careca, não tenho esse problemas de cabelo!

Editado por Vidolz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Vidolz disse:

Ainda bem que já sou careca, não tenho esse problemas de cabelo!

Se ainda tivesses cabelo na cobertura, eu recomendava-te comprimidos/cápsulas de Serenoa repens 150 mg (= saw palmetto/palmeira anã), pois mais de 95 % da queda de cabelo é causado pelo excesso de DHT (Dihidrotestosterona) nos folículos capilares, e o extrato daquela planta Serenoa repens (os nomes científicos das espécies botânica são sempre em latim) está provado cientificamente que faz diminuir a DHT por inibição da enzima 5-alfarredutase que a produz a partir da testosterona. Ao contrário de outros comprimidos de farmácia que reduzem a DHT mas podem causar disfunção sexual irreversível, a Serenoa repens não causa disfunção sexual, mas isso é claro que a indústria farmaceutica não está interessada em divulgar, e ainda muitos médicos continuam a receitar comprimidos de finesterida que causa disfunção sexual. É um crime, quando há melhores alternativas.

O excesso de DHT na próstata pode causar cancro, pelo que os jovens com queda de cabelo e excesso de DHT nos folículos capilares têm que a partir dos 40 anos fazerem análises anuais ao sangue para verificação dos valores de PSA (Prostate Specific Antigen). 

À medida que envelhecemos, a nossa testosterona vai diminuindo, e como esta é o gatilho/impulso da nossa sexualidade, então o Criador para nos compensar fez com que, em contrapartida, o nosso corpo produzisse mais DHT, que é sexualmente mais potente que a testosterona em si mesmo, só que o reverso desta medalha são a queda do cabelo e o cancro da próstata. Assim, mesmo o Criador não nos dá nada de graça, sem efeitos colaterais. 

Vocês já ouviram falar do provérbio "é dos carecas que elas gostam mais". Percebem agora o fundamento cientifico deste provérbio? Eu explico: DHT mais potente sexualmente => tacos hirtos e firmes para jogar bilhar com as namoradas (com uma mangueira flexível não se pode jogar bilhar) => mais retornos femininos de curto, médio ou longo prazo (tipo uma noite inteira). ??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

Why 60/40 Portfolios Will Fail, And How To Fix Them.

It starts by re-thinking the 40. And then the 60.

I have written extensively about the inevitable decline, demise and irrelevance of so-called 60/40 portfolios, which allocate 60% of assets to some form of stocks, and the other 40% to some form of bonds. It is a subject that is very popular in professional investing circles nowadays. Who knew so many financial pros were fascinated by dinosaurs!

Yet that is what 60/40 portfolios are. The reasons are pretty apparent, once you think about it.

Dinosaur tracks

First, there’s the math surrounding potential future bond returns. Yes, I know that we cannot predict the future. But bond returns are mostly about math. And from today’s low rates, one of 3 things is likely: low positive returns, flat returns, or negative returns.

And, if your 60/40 portfolio is managed professionally, via a fund or managed account or otherwise, there is an outstanding chance that the 40% in bonds will not even return enough to cover that management fee! So, the math doesn’t work.

My approach: use bonds (via ETFs) as a tactical measure only, not for “buy and hold.”

That brings us to the 60% part of 60/40. Equity math is not as closed-ended as bond math. Bonds have maturity dates, stocks do not. However, what stocks do have is a 10-year bull market in the rearview mirror. That has created a bubble that threatens to produce lower equity market index returns than in the past.

My approach: continue using equities (via stocks and/or ETFs), but consider 2 aspects of equity investing that many investors have not been shown (because Wall Street has a vested interest in keeping them invested as-is). 

First, be ready, willing and able to hedge your equity portfolio. Not against any decline in value, but against major declines. At our place, we call this ABL: Avoid the Big Loss.

Second, use tactical techniques that are in sync with today’s market environment. That environment is dominated by big-money participants who are not very sensitive to what they own. These include index funds, hedge funds, high-frequency traders, and others.

Don’t be a hopeful dinosaur.

The increasing specter of algorithms and other computerized investment approaches should be enough to prompt investors to embrace a more rotational style in their equity portfolios. Because buy-and-hold becomes buy-and-hope very quickly. And hope is not a strategy.

This chart shows (in purple) rolling 5-year returns of a common 60/40 portfolio (S&P 500 and Barclays Aggregate Bond). It also shows (in orange) the 5-year rolling returns of another 60/40 portfolio, one that allocates to a global stock mix, and that invests only in short-term bonds.

Capturar1.PNG.92f9b7521ca11a0a1a678040a630a68e.PNG

If the issues of bond math and stock bubbles are not enough to steer you toward a post-prehistoric era of investing, maybe this chart will. To me, the orange line is a more realistic, but still inflated view of what “classic” 60/40 portfolios might produce in the future.

Remember, this depicts the “glory days” for 60/40. The S&P 500 dominated everything in equity-land, and bonds were jacked up by falling interest rates. Bottom-line: investors may be too mesmerized by the past success of 60/40 portfolios to account for the realities of today’s markets.

https://thehedgedinvestor.com/2020/09/17/why-60-40-portfolios-will-fail-and-how-to-fix-them/ 

Já tinha pensado nisto e no papel de um fundo de bonds nos dias que correm. Esse post fala de duas coisas que me saltaram à vista:

Citação

use bonds (via ETFs) as a tactical measure only, not for “buy and hold.”

Citação

and bonds were jacked up by falling interest rates.

As rates podem sempre baixar para negativo, falando de gov bonds, e nos últimos meses, houve quem capitalizasse a injeção de liquidez por parte da FED/BCE, que fez com que HY passasse a ter interesse. Mas o clássico blue chip ou gov bond de high grade, atualmente faz sentido usa-lo como hedge num portfolio com stocks?

Eu acho que não, tanto que tenho usado cash como hedge aos FI de stocks, num ratio de 1/3 stocks 2/3 cash. E quando diga cash digo mesmo ter o dinheiro estacionado à ordem.

Opto por isto, porque não vejo margem para mais descidas nas yields de high grade e estando os cupões a pagar ~0%, de que raio me serve um fundo de bonds?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Eu acho que não, tanto que tenho usado cash como hedge aos FI de stocks, num ratio de 1/3 stocks 2/3 cash. E quando diga cash digo mesmo ter o dinheiro estacionado à ordem.

E porque não colocar em algum fundo de tesouraria tipo o Caixa Disponível? os bancos também gostam muito de cash à ordem, usar o nosso dinheiro para ganharem fortunas nos mercados lol, para não falar no problema de phishing que todos podemos estar sujeitos, eu é exactamente ao contrário, quando não sei o que fazer vai para o Caixa Disponível ( já não há o velhinho ES Liquidez ? ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 2 horas, Patanisca disse:

Já tinha pensado nisto e no papel de um fundo de bonds nos dias que correm. Esse post fala de duas coisas que me saltaram à vista:

As rates podem sempre baixar para negativo, falando de gov bonds, e nos últimos meses, houve quem capitalizasse a injeção de liquidez por parte da FED/BCE, que fez com que HY passasse a ter interesse. Mas o clássico blue chip ou gov bond de high grade, atualmente faz sentido usa-lo como hedge num portfolio com stocks?

Opto por isto, porque não vejo margem para mais descidas nas yields de high grade e estando os cupões a pagar ~0%, de que raio me serve um fundo de bonds?

Bom, se forem long term bonds (20+) não pagam zero. E aí pode fazer sentido

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, Vidolz disse:

Não me digam que este crash já acabou?

Ainda tenho muito dinheiro para gastar =|

Faz transferência para mim que eu tenho como gastar ?

O crash foi por causa da hora da bruxa pah ??‍♂️?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vidolz disse:

Não me digam que este crash já acabou?

Ainda tenho muito dinheiro para gastar =|

Para quem há cerca de 1 mês se queixava de liquidez para fazer os turnovers pretendidos, não está mal. Estes jovens de IT têm ordenados mensais brutais, mas também ficam sem cabelo num instante. ?

Amigo, sempre a considerá-lo ... mas também se todos tivessem um espírito gelado como o IceMan1910, isto não tinha piada nenhuma, eu diria mais: ficávamos com contraturas musculares e com as ideias atrofiadas.

Editado por Bedrock
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Bedrock disse:

Se ainda tivesses cabelo na cobertura, eu recomendava-te comprimidos/cápsulas de Serenoa repens 150 mg (= saw palmetto/palmeira anã), pois mais de 95 % da queda de cabelo é causado pelo excesso de DHT (Dihidrotestosterona) nos folículos capilares, e o extrato daquela planta Serenoa repens (os nomes científicos das espécies botânica são sempre em latim) está provado cientificamente que faz diminuir a DHT por inibição da enzima 5-alfarredutase que a produz a partir da testosterona. Ao contrário de outros comprimidos de farmácia que reduzem a DHT mas podem causar disfunção sexual irreversível, a Serenoa repens não causa disfunção sexual, mas isso é claro que a indústria farmaceutica não está interessada em divulgar, e ainda muitos médicos continuam a receitar comprimidos de finesterida que causa disfunção sexual. É um crime, quando há melhores alternativas.

O excesso de DHT na próstata pode causar cancro, pelo que os jovens com queda de cabelo e excesso de DHT nos folículos capilares têm que a partir dos 40 anos fazerem análises anuais ao sangue para verificação dos valores de PSA (Prostate Specific Antigen). 

À medida que envelhecemos, a nossa testosterona vai diminuindo, e como esta é o gatilho/impulso da nossa sexualidade, então o Criador para nos compensar fez com que, em contrapartida, o nosso corpo produzisse mais DHT, que é sexualmente mais potente que a testosterona em si mesmo, só que o reverso desta medalha são a queda do cabelo e o cancro da próstata. Assim, mesmo o Criador não nos dá nada de graça, sem efeitos colaterais. 

Vocês já ouviram falar do provérbio "é dos carecas que elas gostam mais". Percebem agora o fundamento cientifico deste provérbio? Eu explico: DHT mais potente sexualmente => tacos hirtos e firmes para jogar bilhar com as namoradas (com uma mangueira flexível não se pode jogar bilhar) => mais retornos femininos de curto, médio ou longo prazo (tipo uma noite inteira). ??

Uma pessoa faz serviço público de outperformance e depois vem o IceMan1910 pôr um voto negativo neste post ... fiquei de tal maneira desiludido, com tamanha ingratidão, que até os meus big balls tiveram um turnover para hide balls. 

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,
    Preciso da vossa opinião.

Tenho que obrigatoriamente fazer uma alocação a estes 4 ativos na proporcao que eu quiser.

São quantias pequenas mas que de qualquer forma devem ser rentabilizado ao máximo. 

A minha questão aqui é que as comissões de gestão dos fundos são elevadas, comparadas com os ETFs e FIs que conhecemos e as rentabilidades não são nada de especial.

Acham que a alocação destas contribuições sejam 100% no BPI ações? 100% no BPI Valorização? Ou 60% num e 40% noutro? Valerá a pena investir alguma desta quantia no BPI Segurança agora numa altura de taxas de juro tão baixas?
    Desde já agradeço a todos a atenção e opinião.
    São quantias pequenas, para investimento a longo prazo e o objetivo é a rentabilidade máxima, independentemente do risco.

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, CountingCents disse:

Boa tarde a todos,
    Preciso da vossa opinião.

Tenho que obrigatoriamente fazer uma alocação a estes 4 ativos na proporcao que eu quiser.

São quantias pequenas mas que de qualquer forma devem ser rentabilizado ao máximo. 

A minha questão aqui é que as comissões de gestão dos fundos são elevadas, comparadas com os ETFs e FIs que conhecemos e as rentabilidades não são nada de especial.

Acham que a alocação destas contribuições sejam 100% no BPI ações? 100% no BPI Valorização? Ou 60% num e 40% noutro? Valerá a pena investir alguma desta quantia no BPI Segurança agora numa altura de taxas de juro tão baixas?
    Desde já agradeço a todos a atenção e opinião.
    São quantias pequenas, para investimento a longo prazo e o objetivo é a rentabilidade máxima, independentemente do risco.

Obrigado 

Os fundos têm comissões de gestão mais altas porque a gestão é activa, há um gestor que procura trazer valor para o fundo, se pensarmos assim deixa de haver tanto esse estigma e comparações com ETFs.

Reparei na tua assinatura, és agente imob?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

Os fundos têm comissões de gestão mais altas porque a gestão é activa, há um gestor que procura trazer valor para o fundo, se pensarmos assim deixa de haver tanto esse estigma e comparações com ETFs.

Reparei na tua assinatura, és agente imob?

@D@vid, eu acho que o nosso amigo é mais agente do BPI. ??

O BPI tem (ou tinha) um grande ativo, mas com pensamentos mais passivos: a moderadora do Caldeirão. ??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )