Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 horas, Zebrandy disse:

Boa tarde.

O meu pai tem uns milhares de euros subscritos no fundo de imobiliário Valor Prime do Montepio por sugestão do gestor de conta.

Estive a analisar o fundo e não me agradou muito. Tem uma rentabilidade anualizada a 5 anos de 0,58%.

Queria-lhe sugerir outro fundo. Dentro dos fundos de imobiliários abertos, qual é que vocês sugerem?

Segundo os quadros abaixo, mesmo a 10 anos está nesses níveis, no entanto tens de ter a noção que é um fundo com distribuição de rendimentos, o teu pai recebe todos os trimestres uma "renda", ao receber essa renda o fundo cai praticamente na mesma proporção, embora nos últimos 10 anos tenha tido quedas em 2014/2015 e 2016 na ordem dos 4% ao ano, o que vem ainda a colocar o fundo mais abaixo.

É interessante receber uma "renda", mas não sei se talvez não fosse melhor ir para um fundo de acumulação e depois se quisesse ia resgatando, às tantas nem precisa desse capital trimestralmente, podes ver aí o CA Património Crescente que acaba por ser mais interessante.

valor.PNG

fii.PNG

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, 5coroas disse:

https://tradingeconomics.com/commodity/lumber

O lumber desceu -36% numa semana. :o 

Como aumentou a humidade relativa no ar, a madeira absorveu mais humidade => ganho de peso húmido, logo para repor o preço da madeira seca, teve que baixar de preço, isto porque a água do vapor de água atmosférico ainda é de graça, porque se a madeira tivesse sido hidratada com whisky velho em vez de água, o lumber em vez de de uma queda de -36 % teria uma subida de, pelo menos, 25 %. ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/09/2020 às 12:51, Vidolz disse:

Epá cada vez mais me inclino para um portfólio de stocks individuais..

Isto de ETF's é mesmo para gestão muuuuuuito passiva.

Talvez faça 30/70 ETF/Stocks.

Não necessariamente. Podes ser activo no mercado com ETFs, com uma estratégia sólida e backtested. 

Para mim, a grande vantagem dos ETFs, é que te permite ter uma maior diversificação, com menor capital investido...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Bedrock disse:

Madeirense, eu não quero que te falte nada, tal como para um boa espetada madeirense, com carne dos Açores, não pode faltar um espeto de Laurus nobilis (do latim louro nobre = planta loureiro. Floresta laurissilva da Madeira património mundial):

Capturar1.PNG

Falta aí o bolo do caco ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, D@vid disse:

Segundo os quadros abaixo, mesmo a 10 anos está nesses níveis, no entanto tens de ter a noção que é um fundo com distribuição de rendimentos, o teu pai recebe todos os trimestres uma "renda", ao receber essa renda o fundo cai praticamente na mesma proporção, embora nos últimos 10 anos tenha tido quedas em 2014/2015 e 2016 na ordem dos 4% ao ano, o que vem ainda a colocar o fundo mais abaixo.

É interessante receber uma "renda", mas não sei se talvez não fosse melhor ir para um fundo de acumulação e depois se quisesse ia resgatando, às tantas nem precisa desse capital trimestralmente, podes ver aí o CA Património Crescente que acaba por ser mais interessante.

valor.PNG

fii.PNG

Certo. É verdade que recebe uma renda trimestralmente. Mas então como é que comparo a rentabilidade de um fundo de investimento imobiliário que distribui "dividendos" com um de acumulação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Zebrandy disse:

Certo. É verdade que recebe uma renda trimestralmente. Mas então como é que comparo a rentabilidade de um fundo de investimento imobiliário que distribui "dividendos" com um de acumulação.

Tens de saber à partida se a rentabilidade apresentada já inclui os dividendos pagos ou não.

Segundo este quadro eles no último ano pagaram em média 0,04€ por unidade de participação, imagina que se o teu pai tivesse 10.000€ à cotação actual seriam cerca de 1.121Ups, seriam 44€ por trimestre bruto daria 176€ mais ou menos 1,76% de rentabilidade anual, se estes 1,76% não tiverem reflectidos nas rentabilidades apresentadas eu diria que o fundo está com uma boa rentabilidade no último ano, se já tiverem reflectidos ( que deve ser o mais certo ) diria que está abaixo, porque tens uma rentabilidade de 3,7% a 1 ano já com os dividendos incluídos vs 4,65% do CA Património.

Não consegui inserir o quadro parece que tenho poucos MB para usar ? fica o link onde está o quadro das rentabilidades e distribuição de rendimentos.

https://www.bancomontepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/pdf-pmc/FUREND6215.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigo@Patanisca, se eu estiver com um débito superior à tua demanda, tu avisa, mas como ainda não recebi nenhum alerta no meu telemóvel, vou continuar a debitar. Se o ROI atual for reduzido, há sempre uma grande esperança de ele ser grande no longo prazo, não sei é se vai ser um ROI sobre os ombros de um gigante de outperformance, ou seja, um alfa premium. ??

Sempre a considerar o amigo, enquanto a amizade for reflexiva. A minha intuição diz que o Patanisca é uma pessoa entre os 35 - 40 anos e que é oriundo da zona Norte (do rio Mondego para Norte), pois só um tipo do Norte é que tem um automóvel de 60 K e compra cuecas no Lidl, eu cá compro no Leclerc feitas no Vietname com 100 % de algodão, e quanto à sua durabilidade ... quase que duram tanto como 2 pontes sobre o rio Mondego no IP3. ??

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Antonio84Pereira disse:

Se precisares de ajuda a contar os votos apita, como eu não preciso perder tempo com os meus posso ajudar.

Sim, vou precisar da tua ajuda, e desde já o meu sincero agradecimento pela tua disponibilidade. 

Precisava de fazer uma estatística dos votos negativos por escalão etário e por níveis de habilitações académicas e profissionais. Será que consegues fazer isso? 

Como acho que a tarefa vai ser um pouco trabalhosa, de modo a reduzir o nível de stress e ansiedade, e como estamos com um tempo chuvoso, vê também o lado positivo da chuva, para além da rega e de encher barragens, e assim escuta o que a chuva tem para te dizer: Voices In The Rain

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Bedrock disse:

Como acho que a tarefa vai ser um pouco trabalhosa, de modo a reduzir o nível de stress e ansiedade, e como estamos com um tempo chuvoso, vê também o lado positivo da chuva, para além da rega e de encher barragens, e assim escuta o que a chuva tem para te dizer: Voices In The Rain:

Gostei desta resposta e gostava de fosses respondendo a algumas provocações com este tipo de linguagem.

Também quero desde já dizer que alguns dos teus últimos posts são bastante elucidativos, mas em  alguns um pequeno texto, 10 a 20 linhas, ajudava a elucidar espíritos como o meu ainda pouco versados na área dos investimentos.No caso de não queres escrever, o link das tuas fontes ajudava.

Sinceramente o meu muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )