Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Agora mesmo, Bedrock disse:

Voluntários ?!  Uma pessoa para sobreviver, é voluntário de quê?

Mesmo para sobreviver há escolhas que se podem fazer (por exemplo em ultima instância viver das esmolas). Pessoalmente, trabalho para sobreviver (sou um escravo segundo a tua perspectiva), embora se quisesse já pudesse sobreviver trabalhando para mim próprio. Não o faço, porque escolho trabalhar para outrém visto ser mais rentável/fácil para mim.  Muitas pessoas começaram praticamente do zero e com o seu esforço conseguiram alcançar boas posições financeiras. Vê o exemplo dos milhões e milhões de emigrantes que de todos os cantos do mundo procuraram e conseguiram ter sucesso graças ao capitalismo. Muitos são agora milionários, empresários, empregadores de muitos outros trabalhadores que poderão também eles ascender se tiverem mérito para isso. Apesar dos apregoados defeitos do capitalismo (que eu não entendo quais são) é esta liberdade/possibilidade de ascenção que faz dele a melhor de todas as formas de organização politica-economica que existiram até ao presente. Revoluções armadas, nacionalizações, poder para o povo, distribuição forçada dos bens, ...bem já passámos por isso diversas vezes com as consequências que todos infelizmente conhecemos. O que é que te leva a acreditar que desta vez se produziriam resultados diferentes? 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, nOrte disse:

Sim, faz todo o sentido! As vossas opiniões @NunoSousa05 e @Rick Lusitano estão em linha com este artigo do César Borja https://borjaonstocks.com/transicao-para-o-bear-market/ onde ele refere que, muito provavelmente vamos entrar num período de distribuição e passo a citar "... com um trading range e vários altos e baixos".

Obrigado pela partilha!

O Borja é uma pessoa experiente com muitos anos nos mercados financeiros e tem a formação académica que a suporta.

Não é um economista e/ou financeiro de sofá, que agora existe muito, que só porque leem umas coisas na Internet, ou porque até tiveram umas disciplinas conexas na universidade, têm a pretensão de conhecer a teoria económica e o funcionamento dos mercados financeiros.

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Rick Lusitano disse:

O Borja é uma pessoa experiente com muitos anos nos mercados financeiros e tem a formação académica que a suporta.

Não é um economista e/ou financeiro de sofá, que agora existe muito, que só porque leem umas coisas na Internet, ou porque até tiveram umas disciplinas na universidade conexas, têm a pretensão de conhecer a teoria económica e o funcionamento dos mercados financeiros.

Citação

Não é um economista e/ou financeiro de sofá, que agora existe muito, que só porque leem umas coisas na Internet, ou porque até tiveram umas disciplinas na universidade conexas, têm a pretensão de conhecer a teoria económica e o funcionamento dos mercados financeiros.

Tu deves te estar a ver ao espelho. Não te esqueças do desafio que te fiz para apresentares o curriculum com eventuais licenciaturas, mestrados, MBA, ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 5coroas disse:

Mesmo para sobreviver há escolhas que se podem fazer (por exemplo em ultima instância viver das esmolas). Pessoalmente, trabalho para sobreviver (sou um escravo segundo a tua perspectiva), embora se quisesse já pudesse sobreviver trabalhando para mim próprio. Não o faço, porque escolho trabalhar para outrém visto ser mais rentável/fácil para mim.  Muitas pessoas começaram praticamente do zero e com o seu esforço conseguiram alcançar boas posições financeiras. Vê o exemplo dos milhões e milhões de emigrantes que de todos os cantos do mundo procuraram e conseguiram ter sucesso graças ao capitalismo. Muitos são agora milionários, empresários, empregadores de muitos outros trabalhadores que poderão também eles ascender se tiverem mérito para isso. Apesar dos apregoados defeitos do capitalismo (que eu não entendo quais são) é esta liberdade/possibilidade de ascenção que faz dele a melhor de todas as formas de organização politica-economica que existiram até ao presente. Revoluções armadas, nacionalizações, poder para o povo, distribuição forçada dos bens, ...bem já passámos por isso diversas vezes com as consequências que todos infelizmente conhecemos. O que é que te leva a acreditar que desta vez se produziriam resultados diferentes? 

Eu acho que tu estás com alguma dificuldade interpretativa do meu texto. Em 1.º lugar, vou destacar um pequeno extrato do meu texto, para tu perceberes a diferença entre o relativo, o absoluto ou o igual: "...  de um modo relativamente parecido como, no período da escravatura, os senhores feudais ..."

Depois, também há um problema de compreensão com números significativos que possam influenciar o rumo das economias, que é neste tipo de situações que eu designo o "poder do capital", e para começarmos a conversar, podemos dizer que, a nível individual, serão pessoas que possuem um capital > 5 biliões de USD. Eu nunca confundi este nível do "grande poder do capital" com empresários de dimensão "caseira", que alguns deles não têm um milhão, quanto mais 1 bilião. Os microempresários, serão até mais "trabalhadores" do que "empresários".

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não era meu propósito trazer política aqui para o tasco. Deixemos isso num offtopic e continue-se a falar de fundos de investimento e economia (política?!).

A vossa opinião é que qlq que seja o presidente, os mercados terão comportamento independente? Eu não creio nesta teoria, muito menos se for um candidato democrático, ainda que eu o seja.

Vou começar a adoptar uma estratégia de dollar cost average e rebalancear de 2/2 meses porque não tenho tido inteligência financeira para saber entrar na montanha russa, ainda que lá esteja para dar uma 20 voltas (longo prazo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

Cá estás tu com outro problema de interpretação. Tu não estás a perceber que para se tentar mudar o sistema de uma empresa qualquer, é preciso ir adquirindo ações dessa empresa, para depois podermos ser acionistas qualificados e maioritários, e aí sim pode-se mudar o funcionamento e o rumo dessa empresa, será que isto é assim tão difícil de perceber?

5Coroas, agora eu vou almoçar e tu aproveita para ires dar uma volta ao bilhar grande.

Tretas, ó Bedrock, tu queres me fazer acreditar que através da subscrição de algumas ações/Fundos/etfs pretendes um dia alcançar uma posição de influência nessas empresas e que é esse o teu proposito ao investires? O que sucede é que dás apenas umas rosnadelas mas lambes bem as mãos do capitalismo que te alimenta.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Capital disse:

Não era meu propósito trazer política aqui para o tasco. Deixemos isso num offtopic e continue-se a falar de fundos de investimento e economia (política?!).

A vossa opinião é que qlq que seja o presidente, os mercados terão comportamento independente? Eu não creio nesta teoria, muito menos se for um candidato democrático, ainda que eu o seja.

Vou começar a adoptar uma estratégia de dollar cost average e rebalancear de 2/2 meses porque não tenho tido inteligência financeira para saber entrar na montanha russa, ainda que lá esteja para dar uma 20 voltas (longo prazo).

Capital, tu entraste aqui de mansinho, quase despercebido, mas estás a te revelar uma pessoa com ideias claras e curiosa, mas ao falares em "montanha russa", eu acho mais que é uma "montanha USA", e neste caso da grande amplitude do swing de ativos, não podemos dizer usa e abusa, porque no downside da curva de cotação dos ativos se abusarmos podemos ter uma alavancagem ainda mais para o afundanço, e aí convém que esse afundanço não nos leve para a Nova Zelândia (antípoda de Portugal), porque, nesse caso, para atingir o break even, se calhar, só os descendentes do dono da carteira de ativos em causa o pode atingir.

Um abraço

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Bedrock disse:

Depois, também há um problema de compreensão com números significativos que possam influenciar o rumo das economias, que é neste tipo de situações que eu designo o "poder do capital", e para começarmos a conversar, podemos dizer que, a nível individual, serão pessoas que possuem um capital > 5 biliões de USD. Eu nunca confundi este nível do "grande poder do capital" com empresários de dimensão "caseira", que alguns deles não têm um milhão, quanto mais 1 bilião. Os microempresários, serão até mais "trabalhadores" do que "empresários".

Qual seria o incentivo para as empresas quererem  continuarem a crescer se se lhe impusessem limites a esse crescimento?

Supõe por exemplo que a empresa X, que começou bem pequenina, graças  a um bom produto que inventou e fabricou, conseguiu bons resultados pois omuitas pessoas necessitavam e apreciavam aquele produto e por isso o compravam livremente. A empresa expandiu-se dando mais empregos a um maior numero de pessoas. Só que entretanto aparecia no horizonte o justiceiro Bedrock, que decidia, segundo uns critérios que ele próprio defeniu, que a referida empresa já não poderia crescer mais, pois poderia influenciar o rumo das economias e como tal  muitos dos consumidores que ainda não tinham esse produto nunca o poderiam vir a ter, pois a empresa não podendo contratar mais pessoas/aumentar a produção, não conseguiria fornecer o produto a quem o quisesse.  Achavas bem que isto acontecesse?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 5coroas disse:

Nunca haverá certezas a 100%, mas caramba, há muitas vezes sinais bastante fortes sobre o que é que com elevada probabilidade  poderá vir a seguir (a curto prazo). 

Para quem não sabe investir usando o bom-senso, sim é uma treta.

Tens razão.. Se fico à espera para sempre nunca saio da cepa torta.

Vou entrar agora no ETF - iShares MSCI World com pouco (cerca de 2k) e vou metendo 500 todos os meses, se apanhar uma queda meto +50%.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Vidolz disse:

Tens razão.. Se fico à espera para sempre nunca saio da cepa torta.

Vou entrar agora no ETF - iShares MSCI World com pouco (cerca de 2k) e vou metendo 500 todos os meses, se apanhar uma queda meto +50%.

Fazes bem; se subir começas logo a ganhar, se descer, mais adiante começarás a ter a oportunidade de comprar mais barato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, 5coroas disse:

Fazes bem; se subir começas logo a ganhar, se descer, mais adiante começarás a ter a oportunidade de comprar mais barato.

eu entrei hoje neste ETF, foi a primeira vez que subscrevi ETF.

Tem sido sempre fundos e uma pequena carteira acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sim criei conta custody, é uim dos que não tem custos a não ser 2.5 pela bolsa de amesterdão

vai ser manter e ir reforçamdo todos meses.

Mais uma forma de diversificar....veículos de investimento

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, superkinas disse:

sim criei conta custody, é uim dos que não tem custos a não ser 2.5 pela bolsa de amesterdão

2,5 euros por movimento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não 2.5 euros por ano por bolsa. Neste caso a de amesterdão.

A subscrição é gratuita 1x por mês ou mais vezes se forem sempre no mesmo sentido e se a segunda for superior a 1000€

acho que é assim

2.5 por bolsa aplica-se a ETF  e a outros produtos como por exemplo acçoes

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, superkinas disse:

Por curiosidade mais pessoal aqui investe simultaneamente em FI e ETFs? qual tem sido a vossa estratégia? Será que faz sentido ter dois produtos que sigam o mesmo índice em instituições financeiras diferentes e de tipologia diferente. Por exemplo ter fundos no ETF IWDA na Degiro e ter outra parte investida no fundo Fidelity MSCI World Index EUR P no Best? Eu comecei por investir em ETFs mas depois também com essa premissa de diversificar comecei a investir em FI, neste momento tenho o mesmo valor investido em FI e ETFs. Mas questiono-me algumas vezes se faz sentido, porque na prática estou a aumentar a complexidade da carteira que a longo prazo irá consumir mais tempo para gerir. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )