Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 25 minutos, P2P Money Maker disse:

Ainda não está assim tão grave. Isto só para os Teslers é que está a doer 

Em 3 sessões já caiu quase 9%, é o fim do mundo em cuecas...

@Vidolz carrega nisso pah, estás com o dedo no gatilho há 6 meses, não te dói já a mão? ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Agora mesmo, D@vid disse:

@Vidolz carrega nisso pah, estás com o dedo no gatilho há 6 meses, não te dói já a mão? ?

Mentira, o dinheiro no Degiro só entrou a semana passada..

Antes disso tinha comprado intel só.

Se tivesse o dinheiro pronto em Fevereiro está descansado que tinha disparado a pistola xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, P2P Money Maker disse:

Se fosse assim tão fácil  :)

Pois falar é facil, claro que depois de vermos o que aconteceu é fácil de dizer que iamos comprar ou vender x ou y.

Vou começar a perceber essas coisas, imagino os "balls of steel" que são precisos quando vês as coisas a descer de rapina e decides comprar.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, D@vid disse:

A mim parece-me que é apenas os investidores a fazer lockin aos profits, das tech. Vai estabilizar. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 17 minutos, Vidolz disse:

Mentira, o dinheiro no Degiro só entrou a semana passada..

Antes disso tinha comprado intel só.

Se tivesse o dinheiro pronto em Fevereiro está descansado que tinha disparado a pistola xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Settling the Size Matter. 

September 4, 2020

Vale a pena ler este artigo com profundidade, do qual destaco a seguir as suas conclusões, e, dentro destas, destaco o que sublinho a bold:

"The size premium has failed to materialize in the forty years after its discovery, but recent studies have shown that a highly significant size premium does emerge in time-series regressions which control for quality-versus-junk exposures. If there exists a strong and distinct size premium after all, then this has important theoretical asset pricing implications and also important practical investment implications. The objective of this paper has been to resolve the ambiguity surrounding the size premium. We confirm the result that controlling for quality-versus-junk in time-series regressions leads to a significant size premium in the US stock market. For international markets, however, we find that although size also loads negatively on quality-versus-junk, this relation is not strong enough to obtain a statistically significant size premium, which makes the US the exception rather than the rule. Zooming in on the US results we find that multiple attempts at controlling for qualityversus-junk exposure ex ante fail to capture the size premium that shows up ex post in time-series regressions. Thus, it seems that this alpha is beyond the reach of investors. Although it is hard to isolate the alpha of the US size factor, the regression results do imply that size adds significant value when used in conjunction with quality. Taking a closer look at this result, we find that it is entirely driven by the short side of quality portfolios and breaks down for the long side. In sum, the added value of size appears to be limited to investors who short US junk stocks. In the absence of a size premium one might be tempted to conclude that investors should strive for size neutral portfolios. However, this ignores the existence of powerful interaction effects between size and other factors, such as value. In particular, it is well known that factor premiums tend to be bigger among small-cap stocks than among large-cap stocks. We show that standard factor portfolios, which feature a disproportionately high weight for small-cap stocks, have large and highly significant alphas compared to factor portfolios without this feature. This means that size can add a lot of value by serving as a catalyst that helps to unlock the full potential of other factors, such as value and momentum. This interaction between size and other factors may already be a sufficient reason for long-only investors to systematically overweight small-cap stocks, regardless of whether the size characteristic itself is rewarded with a premium."

https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3686583

A questão do "long-only" para as ações de small caps tem toda a lógica, pois tudo aquilo que é mais volátil no curto-médio prazo, incorpora assim, nesse timing, um maior risco, logo implicará um maior prémio associado a esse maior risco, que, por sua vez, implicará, no longo prazo, uma maior probabilidade de obtenção de retornos de um patamar superior. 

Podemos dizer que o risco em ações só será arriscado para períodos de detenção de curto-médio prazo, e, no longo prazo, esse risco deixa de ser risco para ser um fator alavancador dos retornos.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    55 minutes ago, NunoSousa05 said:

A mim parece-me que é apenas os investidores a fazer lockin aos profits, das tech. Vai estabilizar. 

Viva @NunoSousa05, fiquei curioso em saber como é que chegas-te a essa conclusão. Podes ser mais especifico? Curiosamente, a opinião do Borja on Stock é idêntica!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, nOrte disse:

Viva @NunoSousa05, fiquei curioso em saber como é que chegas-te a essa conclusão. Podes ser mais especifico? Curiosamente, a opinião do Borja on Stock é idêntica!

Boas,

Não me baseei em nada em concreto, apenas uma opinião pessoal, vale o que vale...

Mas tem em conta:

1- O recente rally ao stock market, o que levou a novos máximos, talvez por aí seja de esperar uma pequena correção, visto que o SP500 estava em overbought;

2- Estamos no fim do 3Q, dentro de pouco tempo começam a sair reports, muitos reports vão assustar a malta com quebras de vendas, receita e etc...

Maioritariamente isso...juntando esses dois factores, acho que faz sentido dar lockin em profits, antes que o mercado sofra uma correção, devido a outros factores.

Editado por NunoSousa05
    Correção
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comparação gráfica entre os índices Nasdaq Composite (tecnológicas) e o Nasdaq Biotechnology (NBI), a 1 mês, 1 ano e até Out. 2013, para abranger um pouco antes a grande queda das biotecnológicas em Ago./Set. 2015:

Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

Capturar3.PNG

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Talvez, mas por vezes não é preciso muito para que esses movimentos deiam origem a uma onda generalizada de resgates. Muitos, mas mesmo muitos investidores, ao contrário do Vidolz, têm estado com o dedo no gatilho prontos para sairem;  se percepcionarem estas quedas como o inicio de novo crash, e eu acredito que é provavel que já tenham essa percepção, vão sair o mais rapidamente possivel. Este é o meu palpite e por isso irei aguardar mais uns tempos para voltar a entrar.   

Eu não acredito que em 2020 possa haver um crash geral nos mercados como aconteceu em 2008, porque as condições de dívida, de liquidez e da massa monetária em circulação são muito diferentes, para além de que estou convicto que a Fed, o BCE , os Bancos Centrais e os principais governos, com maior poder de fogo monetário, não o iriam permitir, pois se isso acontecesse seria catastrófico para as sociedades democráticas, indo provocar revoltas populares e assim alguns governos também sofriam crashs dando origem a outros governos, e tal os governos atuais não querem, nem tão pouco o grande poder do capital quer isso, pois o que pode derrubar o poder do capital é precisamente uma grande revolta geral em massa dos cidadãos que desse origem a governos esquerdistas que promovessem nacionalizações em massa. Este fator é aquele que pode transformar os pés de aço do grande capital, em pés de barro. O grande capital constitui o maior poder, mas nem ele tem o poder absoluto, assim a grande massa popular agregada queira contrariar, a sério, a massa monetária e liquidez concentrada em alguns (poucos).

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Vidolz disse:

Pois falar é facil, claro que depois de vermos o que aconteceu é fácil de dizer que iamos comprar ou vender x ou y.

Vou começar a perceber essas coisas, imagino os "balls of steel" que são precisos quando vês as coisas a descer de rapina e decides comprar.

turbo transporter down, stairs up  <=>  steel balls down, potato balls up

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Bedrock disse:

Eu não acredito que em 2020 possa haver um crash geral nos mercados como aconteceu em 2008, porque as condições de dívida, de liquidez e da massa monetária em circulação são muito diferentes, para além de que estou convicto que a Fed, o BCE , os Bancos Centrais e os principais governos, com maior poder de fogo monetário, não o iriam permitir, pois se isso acontecesse seria catastrófico para as sociedades democráticas, indo provocar revoltas populares e assim alguns governos também sofriam crashs dando origem a outros governos, e tal os governos atuais não querem, nem tão pouco o grande poder do capital quer isso, pois o que pode derrubar o poder do capital é precisamente uma grande revolta geral em massa dos cidadãos que desse origem a governos esquerdistas que promovessem nacionalizações em massa. Este fator é aquele que pode transformar os pés de aço do grande capital, em pés de barro. O grande capital constitui o maior poder, mas nem ele tem o poder absoluto, assim a grande massa popular agregada queira contrariar, a sério, a massa monetária e liquidez concentrada em alguns (poucos).

Maior poder de fogo monetário ?

Fiquei a pensar nisso. Visto que para essas entidades, o dinheiro é literalmente ilimitado....

Brrrrrrrrrrrrrrrr

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Vigilante

Boa noite meus caros, acompanho o tópico já há uns meses e li todas as páginas, ficando com a sensação que é uma das melhores leituras sobre o assunto, com a vantagem de poder ver vários pontos da vista e ler posts absolutamente fantásticos e tão bem elaborados que acredito que sejam pessoas com formação e saber bastante acima da média de literacia financeira. Admiro principalmente os posts do Rick lusitano, bedrock, Virtua, David, patanisca e cinco coroas. Aprendi muito convosco e felizmente tenho conseguido rendibilidade nas minhas poupanças, para além de ter despertado um interesse muito grande por esta área que para mim já é também um hobby. Infelizmente na maior parte das pessoas que conheço sejam novos ou velhos, com formação superior ou não, a esmagadora maioria nem de depósitos sabe falar (nem quer), parece que e tabu a pessoa ambicionar poder ganhar algum ? com os investimentos. Penso que a falta de interesse é geral e penso até que se maioria dos Portugueses se acompanhasse isto como acompanha o futebol, estavamos melhor no geral e provavelmente com mais alguns euros nos bolsos. Leio o fórum com frequência e adoro ver as picardias entre membros com algumas alfinetadas e comentários que demonstram o elevado nível de inteligência que prolifera no forum (ou o meu é baixo). Resumindo adoro o fórum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Bedrock disse:

@Vidolz, tu utilizas o Investing Insights na análise das tuas ações individuais?

Não.

Comprei 2 até ao momento com valores pequenos: Intel e MSFT.

Vou aguardar por uma correção valente para entrar a serío num ETF e outras poucas ações individuais que me agradem.

Btw, podemos esperar mais um dia de quedas amanhã:

https://www.zerohedge.com/medical/astrazeneca-shares-plunge-covid-vaccine-study-put-hold-due-adverse-reaction

Editado por Vidolz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Vidolz disse:

Não.

Vou aguardar por uma correção valente para entrar a serío num ETF e outras poucas ações individuais que me agradem.

https://www.zerohedge.com/medical/astrazeneca-shares-plunge-covid-vaccine-study-put-hold-due-adverse-reaction

e que tal ir entrando aos poucos. o que é correcção valente :)

pode acontecer esta semana, proximo mes ou daqui a 3-5 anos, quem sabe.

Já ouvi essa historia tantas vezes....

Neste momento está a corrigir das valentes subidas, principalmente das tecnologicas e pode ser um bom ponto entrada.

MS INVF US Growth A -  ~60% ao ano

acçoes globais MS INVF Global Opportunity A  - ~30% ao ano

dados hoje após quedas....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Vidolz disse:

Não.

Acho que devias baixar a app do investing para o teu telemóvel, porque eles diariamente vão te notificando dos assuntos relevantes, e depois devias utilizar a funcionalidade do Investing Insigts , cujo teste é grátis por 14 dias, que tem análises dos experts sobre ações, e logo vias se depois querias ir para o serviço pago ou não.

Esse artigo do link  fala sobre o afundanço da farmacêutica inglesa AstraZeneca, mas ela hoje até teve uma valorização de +2.11 %,  enquanto que a biotecnológica Moderna de Boston, que está envolvida e bem  na vacina, teve hoje a 2.ª maior queda do indice Nasdaq Biotechnology com -13.19 % e a maior queda foi de -75.89 % de uma firma que não interessa.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Rick Lusitano disse:

Segundo notícias recentes, os testes da vacina da AstraZeneca "foram suspensos, por efeitos adversos".

A AstraZeneca que foi uma das poucas acções que fechou no verde (+2.11%), já está no after-market (-6.23%).

Das duas, uma, ou as Techs voltam a valorizar, pelo atraso de uma mais promissoras vacina anti-COVID, devido ao trabalho remoto. Ou é mais um catalisador para sell-off.

Não percam as cenas dos próximos episódios...

https://www.nytimes.com/reuters/2020/09/08/world/europe/08reuters-health-coronavirus-astrazeneca.html

Isto com as pharma é perigoso, ou acertas na que vai desenvolver a vacina ou se te calha uma que falha leva logo um tombo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 minutos, Vidolz disse:

Isto com as pharma é perigoso, ou acertas na que vai desenvolver a vacina ou se te calha uma que falha leva logo um tombo.

È tipo roleta russa invertida (5 balas no tambor e apenas 1 compartimento vazio).

Estou com curiosidade em saber se o Trump faz um anúncio como a Rússia, de anunciar uma vacina antes das eleições para se intitular de o Salvador dos US. E a anunciar, decerto que será uma vacina Made in US.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )