Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    há 23 minutos, USD disse:

Se na segunda-feira estiveram fechados, os fundos tem ou não cotação nesse mesmo dia? Ou terão apenas na terça-feira?

Reforcei hoje e repetirei na segunda-feira.

Depende da gestora, há gestoras US que nos feriados US dão as cotações diárias, e há outras que não.

Depende também do cutoff e da data de cotação de cada gestora, há umas gestoras que as cotações é no dia e outras são desfasadas.

Editado por Rick Lusitano
    (Posts agrupados)
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, Lynch II disse:

Tenho tratado de todas as minhas opções fiscais e não só em conformidade desde 2009 (Quem legalmente pode sediar uma empresa ou negócios em locais mais atractivos não deve hesitar e é o que faço ) , não espero mudanças , irão levar gerações (oxalá não) e não tenho feitio para ser a madre teresa.

há 4 horas, P2P Money Maker disse:

Curiosidade, em que geografias encontraste esses "locais fiscais mais atrativos?"

há 4 horas, Dias87 disse:

Talvez Açores e Madeira a nível Nacional?!?

Estónia? ;)

Malta, também é uma possibilidade, mas penso que a Estónia será mais fácil.

Ou ambas em conjunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Rick Lusitano disse:

Eu gostei de um livro que era pouco académico (escrito mais como um artigo, linguagem fluida e acessível), sobre a relação do Barings com Portugal. Basicamente conta a história de 200+ anos de Portugal e as suas necessidades de endividamento.

Tem como extra, de como fala do Barings (2º banco de investimento mais antigo, antes de estourar), fala um pouco sobre a sua história, ficamos a conhecer a História de como começou a banca Europeia como conhecemos hoje, financiamento de guerras, a evolução da finança, reparem que aparece numa época de bancos como os Rothchilds, e outras famílias banqueiras, apanha a revolução industrial, o nascimento e crescimento dos EUA. E fala como acabou o Barings ao fim de 200 anos de Históra,

Há uns séculos atrás não havia mercados financeiros, como os Estados se financiavam? Os credores pediam garantias de pagamento, ou como os Estados não tinham dinheiro, os credores cobravam em género, commodities, direitos monopolistas de comércio, etc.

Fala das intrigas políticas, as tretas que Portugal fazia para enganar os credores.

Está barato, 3 EUR na Wook (noutros locais deve andar perto desse valor), e ainda podem pôr como despesas de Educação na declaração de IRS. :P

Obrigado @Rick Lusitano

Este não conheço e irei certamente comprar.

Pela descrição que fizeste parece-me que será uma boa leitura!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, ruicarlov disse:

Infelizmente não é só aqui neste tópico. Recentemente tem havido "ataques" de votos negativos afectando vários utilizadores e concordo com a sugestão de retirar esta funcionalidade, que está a ser claramente abusada. No entanto enquanto mero moderador não tenho possibilidades de o fazer e a administração propriamente dita não está muito presente e não há notificação de ter lido a minha mensagem (e de outros utilizadores sobre o assunto). Mas recentemente conseguir falar com o antigo administrador que já não está no activo e tanto quanto percebi já informou a nova administração deste tema. Só resta aguardar e entretanto vou tomando acções quando me apercebo alguns abusos destes votos.

Obrigado pela consideração da minha sugestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Bedrock disse:

Queres traduzir a frase anterior?

Só no período de 16 horas de hoje recebi notificações de 21 votos negativos de 2 users acéfalos, os quais, desde que eu ando aqui, nunca colocaram nenhum post e só vêm cá para, essencialmente, me virem por votos negativos. Portanto, o caro superkinas, que me parece uma pessoa com hipersensibilidade, aqui ao dizer que é de reduzida importância a hiperatividade dos votos negativos, revela que não tem uma adequada flexibilidade mental para se pôr no lugar da pessoa afetada em todos os  os posts que coloco diariamente, tendo assim uma atitude egoísta de não partilha das "dores de parto" da pessoa afetada, que por acaso lhe apresenta diariamente vários posts para ler e interpretar, e se não compreender qualquer coisa, pede esclarecimentos que eu ajudo. 

Ou seja, o amigo só quer os retornos positivos dos meus posts, eu também só queria apanhar as partes positivas desta vida e dos mercados, mas infelizmente tenho que levar com os referidos 2 users acéfalos e com as drawdowns dos mercados, e o amigo com o conteúdo deste seu post e especialmente pelo timing em que o colocou a seguir ao post do moderador, está a me parecer que anda há procura de qualquer coisa ... e depois vem logo o user Virtua dar-lhe um voto positivo, que tal como o amigo não é nada enviesado. É preciso ter uma grande classe de resistência, do tipo de um corredor de fundo, para ter que levar com todos estes enviesamentos, e já agora deixem de funcionar em manada e sejam também equilibrados nas vossas análises, deixando de sobreponderar o rótulo e subponderar o conteúdo, eu como técnico enchia-me de vergonha se fizesse análises técnicas desonestas, não analisem só o rosto da capa do livro ... porra, analisem também o seu conteúdo. Eu não preciso da validação técnica de ninguém e muito menos vinda de pessoas enviesadas. 

Amigo, não te acanhes ... também podes recomendar a minha expulsão do forum, pois essa deve ser a tua motivação, mas se eu te afeto, vou te dar um conselho: foca-te em ti e nos objetivos que traças para a tua vida e deixa de te focar na minha pessoa e em outras que te possam afetar a tua hipersensibilidade, senão não vais a lado nenhum, ou melhor, desorientado, podes ir contra um muro de betão armado.

Classe tem o rui_marreiros e eu, que depois da cena escaldante que tivemos os dois neste tópico, ambos tivemos a inteligência para ultrapassar esse problema e hoje há respeito mútuo. Infelizmente, há um técnico da área económica-financeira que tem um enviesamento há cerca de 10 anos com a minha pessoa, falta-lhe classe, como pessoa, ao contrário de mim e do rui_marreiros, mas ele já tem a idade suficiente para ter ganho essa classe. Tristes justiceiros enviesados. Se os juízes dos tribunais fossem enviesados, isso queria dizer que, nesses casos de enviesamento, a justiça aplicada não era justa, e isso, mais tarde ou mais cedo, iria provocar uma revolta qualquer.

Deixem de me chatear e de atuarem, cobardemente, em manada, respeitem os vossos big balls ... porra, vão à vossa vida, que eu estou na minha.

Eu nunca dei, nem vou dar, nenhum voto negativo a ninguém, pois se vocês não estão a trabalhar para mim, nem vos pago, por que carga de água é que tenho de dar votos negativos a trabalhos de partilha oferecidos, seria como ir a casa de um casal amigo que me convidou para almoçar, e eu depois do almoço, oferecido, ainda me punha a dizer mal da confeção da comida.

Não é preciso traduzir nada basta ir algumas páginas atrás e observar, várias paginas a comentar/discutir assuntos que não tem a ver com investimento.

Como referi a agressividade/insulto que coloca por vezes em algumas respostas/comentários gera anticorpos, posso dizer que já coloquei dois votos negativos porque em dois posts na minha opinião acho que ultrapassou os limites admitidos (agressividade/insulto) mesmo para um fórum da internet, e em alguns outros posts andou no limite. Como já disse não dou muita importância aos tais votos mas aceito quem se sinta incomodado com esses votos.

Seria como ir a casa de um casal amigo que me convidou para almoçar, e eu depois do almoço, oferecido, só porque não tenho a mesmo opinião dele ou porque ele me criticou em algum aspecto o chamar de bosta, estúpido, etc…, ainda para mais aqui nem conhecemos as pessoas, estamos apenas atrás de um teclado. Não é por acaso que esses comentários/insultos foram eliminados.

Isto é apenas um fórum da internet para partilha/discussão de informação de índole financeira, ninguém  anda  procura de mais nada.

Haver opiniões diferentes, saber ouvir as críticas, reconhecer quando se erra  é bom porque só assim é que se progride. Ninguém é dono da verdade.

Volto a repetir nada me move contra si como é óbvio, apenas me senti incomodado com a agressividade/insulto de alguns comentários

Mas como disse voltamos a falar de investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Antonio84Pereira disse:

Seguiu ontem isso ?

No meu caso foi um bom timming, embora na segunda feira possa vir de novo a cair, mas a cotação deste fundo na quarta feira era de 51,14, na quinta feira era de 50,30 e ontem fixou-se em 47,81, consegui reforçar a minha posição no fundo 6,5% mais barato.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Vidolz disse:

O FOMO foi mais forte que eu.. 

Comprei 12 ações da MSFT no fim da sessão de hoje.

Isto é o tópico de Fundos de Investimentos.

há 8 minutos, D@vid disse:

No meu caso foi um bom timming, embora na segunda feira possa vir de novo a cair, mas a cotação deste fundo na quarta feira era de 51,14, na quinta feira era de 50,30 e ontem fixou-se em 47,81, consegui reforçar a minha posição no fundo 6,5% mais barato.

Compraste antes da hora de cut-off? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Tive agora a ver o email enviado pela Investing sobre a carteira de FI,  "Weekly Performance Summary".

Afinal com tanto sangue na 5ª feira e algum na 6ª feira, no total da semana, teve-se pouco impacto na performace da carteira FI, foi apenas -0.41% e com 2 FI com -4,xx% cada, na 5ª feira (a carteira FI é equal-weighted, o impacto dos FI na carteira é igual para todos os FI porque têm todos o mesmo peso,  e é significativo pois cada FI pesa 16,67%), mesmo assim esses 2 FI tiveram na semana, 0.50% e 1.37%.

Só mostra que apesar do porradão na 5ª feira, nos outros dias antes, teve-se boas valorizações. As quedas na 5ª e 6ª feira foram amortizadas pelos retornos da semana.

Quase que arriscava dizer, que o movimento de 5ª feira era quase obrigatório acontecer, depois de subidas tão grandes em poucos dias. Muita euforia antes = mais valorizações, e depois o pessoal começa a ficar com medo, ou a quer fazer algumas mais-valias, e os mercados caem.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pergunta ingénua:

Vocês assumem que visto que no passado o valor dos fundos/stocks subiu sempre, que vai continuar a subir para a eternidade?

Vai haver uma altura em que os lucros das empresas/as suas avaliações de mercado chegam a um limite.

Ou nem que seja com a inflação os stocks sobem sempre?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )