Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A 03/09/2020 às 09:45, D@vid disse:

?

e conum fundo de imobiliário directo, o ideal seria o CA Património, pena não estar disponível no Moey, mas como se ouviu uns zums zums que o BB iria ter um igual da mesma gestora vou aguardar.

será isto D@vid?

IMG_20200904_132147.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 11 minutos, Josefernando disse:

será isto D@vid?

IMG_20200904_132147.jpg

Pois deve ser mesmo isso, na pesquisa no site de fundos pela Mornigstar já aparece a Square, essa gestora não fazia parte da oferta do BB, qualquer das formas não consegui perceber quem é a equipa de gestão ou o gestor, vamos ver se é o António Fernandes que gere o CA Património Crescente da Caixa Agrícola, nem prospectos aparecem, não experimentei tentar subscrever mas ainda não deve estar disponível...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    41 minutes ago, 5coroas said:

Percebo a tua frustração e desejo de mudança, pois outrora eu também me senti assim; aconselhaste o estudo da História de Portugal para compreendermos como é que chegámos aqui; pois se estudasses a História de qualquer outro país iria dar ao mesmo. A ligação emocional que temos ao país onde crescemos faz-nos crer que temos uma obrigação para com ele e sentimo-nos mal quando vemos que estamos longe da nossa ideia de país ideal. Pois não temos, já os filosofos gregos há mais de 2000 anos se queixavam da corrupção, falsidade e falta de virtudes morais da maioria dos seres humanos. O remédio? Ao nível da colectividade é extremamente dificil remar contra a maré. Ao nivel individual, podes muito: tentar viver o melhor que puderes sem fazer as coisas que detestas que os outros façam. A partir daí, lavas as tuas as mãos e olha que já não é coisa pouca. 

Agradeço o comentário mas não me revejo totalmente no mesmo.  Não diria frustração mas sim revolta e estupefacção , tive demasiada sorte a vários níveis e felizmente boa formação e referências para estar frustrado com o que seja  , agora acredito que milhões de Portugueses estejam e com razão. Tenho tratado de todas as minhas opções fiscais e não só em conformidade desde 2009 (Quem legalmente pode sediar uma empresa ou negócios em locais mais atractivos não deve hesitar e é o que faço ) , não espero mudanças , irão levar gerações (oxalá não) e não tenho feitio para ser a madre teresa. O relevante para mim e a mensagem que quis passar é que para compreender o presente é muitas das vezes preciso conhecer bem o passado .  Sublinho novamente que conhecer a história de Portugal recente é muito importante e se a puderem comparar com a história de Países que fizeram o trajecto inverso melhor ainda . O retrato é claro e a minha estupefação vem também desse facto . Está tudo á frente dos nossos olhos . 

História recente de Portugal -Suécia -Irlanda dos ultimos 150 anos é algo muito interessante . Podem obviamente adicionar mais ou subtrair , o fascinante é que vamos dar sempre ao mesmo. Com conhecimento as pessoas terão capacidade para terem uma análise sólida sobre as consequências das suas opções. Sem esse conhecimento , temos sempre votos "ignorantes" , algo que não é exclusivo nacional obviamente , sucede em todo o mundo , as %s da população é que variam.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 22 minutos, Lynch II disse:

Agradeço o comentário mas não me revejo totalmente no mesmo.  Não diria frustração mas sim revolta e estupefacção , tive demasiada sorte a vários níveis e felizmente boa formação e referências para estar frustrado com o que seja  , agora acredito que milhões de Portugueses estejam e com razão. Tenho tratado de todas as minhas opções fiscais e não só em conformidade desde 2009 (Quem legalmente pode sediar uma empresa ou negócios em locais mais atractivos não deve hesitar e é o que faço ) , não espero mudanças , irão levar gerações (oxalá não) e não tenho feitio para ser a madre teresa. O relevante para mim e a mensagem que quis passar é que para compreender o presente é muitas das vezes preciso conhecer bem o passado .  Sublinho novamente que conhecer a história de Portugal recente é muito importante e se a puderem comparar com a história de Países que fizeram o trajecto inverso melhor ainda . O retrato é claro e a minha estupefação vem também desse facto . Está tudo á frente dos nossos olhos . 

História recente de Portugal -Suécia -Irlanda dos ultimos 150 anos é algo muito interessante . Podem obviamente adicionar mais ou subtrair , o fascinante é que vamos dar sempre ao mesmo. Com conhecimento as pessoas terão capacidade para terem uma análise sólida sobre as consequências das suas opções. Sem esse conhecimento , temos sempre votos "ignorantes" , algo que não é exclusivo nacional obviamente , sucede em todo o mundo , as %s da população é que variam.

Curiosidade, em que geografias encontraste esses "locais fiscais mais atrativos?"

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interessante, acho que vão receber muitos currículos futuramente ? 

https://hrportugal.sapo.pt/esta-empresa-foi-considera-uma-das-mais-felizes-para-trabalhar-o-responsavel-de-marketing-partilha-o-segredo-e-garante-que-isso-se-reflecte-na-produtividade/

há 6 minutos, P2P Money Maker disse:

Curiosidade, em que geografias encontraste esses "locais fiscais mais atrativos?"

Talvez Açores e Madeira a nível Nacional?!?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 5 minutos, Dias87 disse:

Se for a Zona Franca, que admito que pelo teu comentário saberás, não é para todo o tipo de negócios. Daí a pergunta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Percebo a tua frustração e desejo de mudança, pois outrora eu também me senti assim; aconselhaste o estudo da História de Portugal para compreendermos como é que chegámos aqui; pois se estudasses a História de qualquer outro país iria dar ao mesmo. A ligação emocional que temos ao país onde crescemos faz-nos crer que temos uma obrigação para com ele e sentimo-nos mal quando vemos que estamos longe da nossa ideia de país ideal. Pois não temos, já os filosofos gregos há mais de 2000 anos se queixavam da corrupção, falsidade e falta de virtudes morais da maioria dos seres humanos. O remédio? Ao nível da colectividade é extremamente dificil remar contra a maré. Ao nivel individual, podes muito: tentar viver o melhor que puderes sem fazer as coisas que detestas que os outros façam. A partir daí, lavas as tuas as mãos e olha que já não é coisa pouca. 

"Percebo a tua frustração" A mim parece-me que o amigo Lynch II não é frustado, até me parece ser uma pessoa bastante frutada, dado o texto que apresentou que está quase ao nível dos ombros de um gigante, e também não sabemos se um dia não estará acima do nível da cabeça de um gigante sénior (não de idade mas de experiência) do saber feito, ou seja, materialização das boas práticas teóricas, por outras palavras, resultados de outperformance. Algumas das minhas amigas já me confidenciaram que, por vezes, nos encontros outdoor achavam que tinham encontrado uns macho alfa, mas depois quando passavam para o indoor, os rapazes brochavam, como dizem as brasileiras. Conclusão: mais importante que a estática (aparência) é a dinâmica que proporciona mais ou menos retornos, que é o mesmo que dizer que as melhores teorias são aquelas que são validadas pela experimentação e das quais se obtêm os melhores resultados.

"Ao nível da colectividade é extremamente dificil remar contra a maré": é difícil se estivermos nós ou o barco mais parcialmente submersos, mas se utilizarmos uma almofada de ar do tipo Hovercraft, torna-se mais fácil, até podemos utilizar uma almofada líquida, desde que esse líquido seja menos denso que a água da dita maré. 

Será que o amigo Lynch II é descendente do grande guru Peter Lynch da gestão ativa dos mercados acionistas?

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, P2P Money Maker disse:

Amigo P^2P, os locais fiscais mais atrativos são os cemitérios, uma vez que os seus habitantes mesmo que sejam condenados por delitos fiscais, ou outros delitos, continuam a pagar Zero de impostos, ou seja, é o verdadeiro paraíso fiscal, mesmo para aqueles que vão para o inferno. ??

Amigo, sempre a considerá-lo (enquanto me considerares a mim).?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid,

Puta que pariu a estatística deste forum, pois passo a vida a receber notificações dos meus fans que me põem votos negativos, não é que isso me chateie muito mas tenho de ver de quem são, para ver se merecem resposta ou não, e assim estou a perder tempo por causa dos mesmos acéfalos. No Caldeirão não havia votos, as pessoas tinham os emojis de bater palmas para a aprovação e comentavam positiva ou negativamente, ou seja, era parecido como no voto partidário em que não há votos negativos, só positivos ou neutros, e dada a tua reação no tópico a questões políticas, eu até acho que tu podes ser político mas sem teres um alto cargo dirigente, por isso solicito os teus préstimos para indagares junto dos donos disto tudo do forum se podem anular essa estatística de reputação dos users, porque às tantas pode-se dar o caso que umas autênticas putas passem por virgens, e não foi isso que me ensinaram na cadeira de estatística na Veneza de Portugal, quando se analisavam curvas de frequências de penetração. ?

Por último, acho que está na altura de organizares um almoço/jantar antes que alguma da rapaziada perca o capital nas drawdowns em curso, ou será que a partilha é só digital e não presencial??

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Lynch II disse:

Algo que considero interessante como exercício é estudarem nem que seja por alto a história económica de Portugal nos ultimos 150 anos . Vão ver que existiram mentiras , encobrimentos graves e acima de tudo vão aprender muito . Vejam é material de várias fontes porque existem muitos autores e livros que optam por ser extremamente parciais e falsos

Concordo e tenho tentado estudar este tema também.

Já encontrei alguns bons livros, mas como dizes, existe por aí muita informação parcial e por vezes torna-se difícil ler nas entrelinhas.

Tens alguma recomendação, algum livro que tenha cumprido com a tal imparcialidade neste tema?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Bedrock disse:

D@vid,

Puta que pariu a estatística deste forum, pois passo a vida a receber notificações dos meus fans que me põem votos negativos, não é que isso me chateie muito mas tenho de ver de quem são, para ver se merecem resposta ou não, e assim estou a perder tempo por causa dos mesmos acéfalos. No Caldeirão não havia votos, as pessoas tinham os emojis de bater palmas para a aprovação e comentavam positiva ou negativamente, ou seja, era parecido como no voto partidário em que não há votos negativos, só positivos ou neutros, e dada a tua reação no tópico a questões políticas, eu até acho que tu podes ser político mas sem teres um alto cargo dirigente, por isso solicito os teus préstimos para indagares junto dos donos disto tudo do forum se podem anular essa estatística de reputação dos users, porque às tantas pode-se dar o caso que umas autênticas putas passem por virgens, e não foi isso que me ensinaram na cadeira de estatística na Veneza de Portugal, quando se analisavam curvas de frequências de penetração. ?

Por último, acho que está na altura de organizares um almoço/jantar antes que alguma da rapaziada perca o capital nas drawdowns em curso. ?

Não me parece que tenha poder suficiente para tal, apesar de que nunca concordei com essa moda do "like" "dislike"

Ninguém está a perder capital, mal a mal não vão a nenhum almoço/jantar porque estão com o gatilho preparado para reforçar os fundos, desde Abril que se esperam quedas acho que não vão desiludir nesse aspecto, atenção que isto na Segunda Feira já sobe, o dia para reforçar é hoje e atenção às horas do cut off ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Afinal o amigo Vidolz  tem insights de médio-longo prazo e não de especulador de ultra curto prazo ou curto prazo, isto vem a propósito da aposta dele recente na Intel, em que afinal também investe segundo o fenómeno da reversão para a média. Vejam o gráfico seguinte:

Capturar1.PNG

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Bedrock disse:

Afinal o amigo Vidolz  tem insights de médio-longo prazo e não de especulador de ultra curto prazo ou curto prazo, isto vem a propósito da aposta dele recente na Intel, em que afinal também investe segundo o fenómeno da reversão para a média. Vejam o gráfico seguinte:

Capturar1.PNG

Isso é elogio ou estás a ser irónico? xD

Como se vê agora, a intel pode não parecer muito apetecível mas aguenta-se melhor em quedas do que as da moda (AMD e NVDA).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Vidolz disse:

Isso é elogio ou estás a ser irónico? xD

Como se vê agora, a intel pode não parecer muito apetecível mas aguenta-se melhor em quedas do que as da moda (AMD e NVDA).

Eu não fui irónico, a intel é o avô desses novos ricos das big tecnológicas, como tal só quando morrer/falir é que pode ser uma mau ativo, pois é um ativo de base para o "all weather". 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

SoftBank unmasked as ‘Nasdaq whale’ that stoked tech rally

https://www.ft.com/content/75587aa6-1f1f-4e9d-b334-3ff866753fa2

parece que encontraram o gambuzino ? ... há alguns meses, entre outros escandalos

Citação

Japan’s SoftBank Group Corp reported a stunning $18 billion loss at its giant Vision Fund, pushing Masayoshi Son’s conglomerate to a record loss and highlighting the deepening crisis at its portfolio companies from the global downturn.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

The ETF I Always Own.

AGFiQ U.S. Market Neutral Anti-Beta Fund (BTAL)

It’s an alternatives ETF that goes long stocks with the lowest beta, and shorts stocks with the highest beta. And it’s done remarkably well, even in up and down markets, because it’s basically low vol on steroids. As long as low volatility is working, BTAL does exceptionally well.

Em termos teóricos este ETF teria tudo para funcionar e estar bem preparado para se adaptar ao "all weather", mas eu também nunca vi grandes performances nas estratégias de mercado neutral.

https://www.etf.com/publications/etfr/etf-i-always-own

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 horas, Edge disse:

Concordo e tenho tentado estudar este tema também.

Já encontrei alguns bons livros, mas como dizes, existe por aí muita informação parcial e por vezes torna-se difícil ler nas entrelinhas.

Tens alguma recomendação, algum livro que tenha cumprido com a tal imparcialidade neste tema?

Eu gostei de um livro que era pouco académico (escrito mais como um artigo, linguagem fluida e acessível), sobre a relação do Barings com Portugal. Basicamente conta a história de 200+ anos de Portugal e as suas necessidades de endividamento.

Tem como extra, de como fala do Barings (2º banco de investimento mais antigo, antes de estourar), fala um pouco sobre a sua história, ficamos a conhecer a História de como começou a banca Europeia como conhecemos hoje, financiamento de guerras, a evolução da finança, reparem que aparece numa época de bancos como os Rothchilds, e outras famílias banqueiras, apanha a revolução industrial, o nascimento e crescimento dos EUA. E fala como acabou o Barings ao fim de 200 anos de Históra,

Há uns séculos atrás não havia mercados financeiros, como os Estados se financiavam? Os credores pediam garantias de pagamento, ou como os Estados não tinham dinheiro, os credores cobravam em género, commodities, direitos monopolistas de comércio, etc.

Fala das intrigas políticas, as tretas que Portugal fazia para enganar os credores.

Está barato, 3 EUR na Wook (noutros locais deve andar perto desse valor), e ainda podem pôr como despesas de Educação na declaração de IRS. :P

350x

Citação
    Sinopse

Tal como hoje, há 200 anos Portugal estava à beira da falência. Nada mudou. O défice do Estado e a dívida externa são a história das finanças portuguesas. Em "Os Maias", Eça de Queiroz perguntava com certeira ironia: "O empréstimo faz-se ou não se faz?" Hoje a mesma pergunta repete-se como farsa. Agora pede-se ao FMI. Mas, durante o século XIX e XX, pedia-se ao banco britânico Barings. Sempre para saldar a dívida e pagar o défice. Esta é a história dessa longa relação, nascida e desenvolvida à sombra do descontrolo contínuo das finanças nacionais. Durante dois séculos o Barings salvou-nos várias vezes da bancarrota. Foi o verdadeiro banqueiro de Portugal.

Eu comprei no ano passado, um livro sobre a Histórica Económica de Portugal desde a sua fundação, mas é uma obra mais académica e seca. Feita por professores e investigadores de História Económica e Sociologia. Comecei a ler por curiosidade, não demorou muito a pousar, não é entretenimento é um estudo académico, muito técnico.

Editado por Rick Lusitano
    (Posts agrupados)
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )