Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 38 minutos, Bedrock disse:

Todos nós seguimos o mercado, só que uns investidores conseguem estar um pouco mais próximos dos movimentos do mesmo, enquanto outros têm um delay mais ou menos significativo, e há aqueles que definem uma determinada estratégia de longo prazo e depois deitam-se a dormir sobre o colchão insuflável do buy and hold e deixam-se ir ao sabor das correntes de maré, das correntes térmicas e correntes induzidas pelo vento que sopra na direção, sentido e intensidade que o mercado determina, pois o mercado é sempre soberano, ao contrário de alguns ativos obrigacionistas.

O grande problema do buy and hold é que às vezes vemos investidores que no Algarve, em pleno mês de agosto, estão vestidos com uma camisola de lã de gola alta, e depois também vemos investidores que na Serra da Estrela, em pleno mês de janeiro, estão com uma t-shirt e uns calções. É que o mercado não é como os meteorologistas que nos dão avisos prévios sobre as mudanças de tempo, e depois há aquelas grandes pneumonias/drawdowns que apanham aqueles investidores que estão na Serra da Estrela, e esperamos nós que essas pneumonias não sejam fatais para os investidores, pois a recuperação das perdas também podem ser só no longo prazo; em contrapartida aqueles investidores no Algarve ficam muito desidratados pelo sobreaquecimento, que pode ser um caso grave se depois não tiverem liquidez para beberem líquidos para a sua hidratação, essa liquidez extra (money) será precisa pois a seguir à fase do sobreaquecimento/sobrecomprado do mercado, vem a fase descendente do downside, aonde se podem dar grandes drawdowns, logo, após estas, é preciso liquidez para comprar os ativos baratos, pechinchas, ou seja, temos que ter dinheiro extra para aproveitar os saldos do mercado. Portanto, nunca metam todas as vossas poupanças em carteiras de ativos, senão podem depois não terem dinheiro para irem aos saldos, e se nós não conseguirmos comprar nas várias ondas de saldos do mercado, também nunca podemos ganhar muito dinheiro.

Um abraço

Epah, eu acho que ninguém minimamente inteligente mete todo o seu dinheiro em bolsa. 

E se eu for um buy and holder que compra sempre, neste caso reforçar, em saldos ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 horas, sinbad disse:

Já comparaste a tua estratégia (que parece fazer todo o sentido - comprar os títulos que sobem e não os que descem, estar no mercado apenas quando sobe e não quando desce; se desce então shorto; se sobe então alavanco;...) com o Buy & Hold?

Tens CAGR's calculados da tua estratégia (que incluam a totalidade do teu património financeiro)? Não estou a falar de dizer que no fundo/acção X ganhaste 99% num ano pois isso não contempla o custo de oportunidade do capital que esteve noutras estratégias menos bem sucedidas ou mesmo parado à espera que o mercado fizesse o movimento que tu antecipaste e que aguardas que ele faça.

Estou a falar de um cálculo de CAGR/XIRR honesto. Tens isso calculado? Não estou a pedir que partilhes estou apenas a perguntar se o calculas para não te enganares a ti próprio.

Tenho calculado o XIRR nos últimos anos. Mas ando com a ideia de fazer desde o inicio e também por mês e incluir o CAGR, o que ainda me impede é a falta de tempo e o trabalho que isso me irá dar (para ser correcto comigo mesmo, tenho de ter todas as transações e são centenas).

E ando a pensar fazer outras medidas de performance, Sharpe, Sortino, Information, Jensen Alpham Treynor. Gostaria imenso fazer os VaR disso tudo, assim como Std. Dev, volatilidade "negativa", DD, etc. Tudo para todos os anos e vários períodos de tempo (1 ano, 3/5/10 anos anualizada). E depois tenho investimento em moeda estrangeira, USD, RUB e KZT tenho que calcular em moeda local e convertido para EUR. É um projecto megalómano. Talvez encontre uma maneira que me tire alguma carga de trabalho com programação.

O custo de oportunidade será mais difícil de calcular. Como se vai calcular? Vou ver qual o FI que mais deu esse ano, e calculo o retorno que estive fora e que perdi se tivesse investido nele? Uso o retorno de cash? O cash parado tem custo de oportunidade, mas também ajuda a descer o DD da carteira e dá outro retorno, paz de espírito (poupo a minha saúde mental, medicamentos e tratamentos).

Às vezes temos tendência para guardar na memória melhor as estratégias bem sucedidas do que das que nos correm menos bem.

Sim haverá muitas pessoas que poderão ter esse comportamento. Infelizmente penso mais naquilo que falta para ter o máximo. Vejo o copo como meio vazio nos objectivos.

Sem desprimor para o Rick não acredito que ninguém em Portugal, muito menos que frequente este e outros fóruns do género, seja P99 como investidor.

Eu pelo meu lado, em matéria de investimentos, só almejo ser P50. Deixo o objetivo de ser P99 para outras dimensões da minha vida.

Por exemplo, em P2P, (Mintos para ser mais especifico) sei que a minha performance (XIRR) esteve sempre acima da média de mercado no tempo que estou lá investido (3 anos, a Mintos existe há 5 anos). E posso dizer que a média de mercado tem muito dumb money (a maioria dos investidores, a média, ou índice de mercado). E sei de pessoas que ainda terão mais retorno do que eu (algumas passavam a noite quase toda no trading, dormindo poucas horas).

Enquanto o retorno médio de mercado anda entre 9-12,x%, a minha XIRR anda sempre acima dos 20%, tendo andado na casa dos 4x% durante algum tempo. E não me refiro num curto espaço de tempo (inicio do investimento) em que induz em "erro" (por exemplo, tenho actualmente uma nova carteira de FI, tem 15 dias, ROI 6,83%, Annualized ROI 398,69%, CAGR 399,79%, XIRR 351,04%), com o tempo mais alargado, estas taxas de retorno vão baixar, se com os mercados financeiros tradicionais, os retornos flutuam, no P2P como é fixed income e tem pagamento no máximo ao fim de 60 dias de atraso, as taxas de retorno são mais estáveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ESG Didn’t Immunize Stocks Against the COVID-19 Market Crash.

"Environmental, social, and governance (“ESG”) scores have been widely touted as indicators of share price resilience during the COVID-19 humanitarian crisis. We undertake extensive analyses to investigate this claim and present robust evidence that, once the firm’s industry affiliation and accounting- and market-based measures of risk have been properly controlled for, ESG scores offer no such positive explanatory power for returns during COVID-19. Specifically, ESG is insignificant in fully specified returns regressions for the first quarter of 2020 COVID crisis period, and it is negatively associated with returns during the market’s “recovery” period in the second quarter of 2020. Industry affiliation, market-based measures of risk, and accounting-based variables that capture the firm’s financial flexibility (liquidity and leverage) and their investments in internally-developed intangible assets together dominate the explanatory power of the COVID returns models. Relying on data from the global financial crisis (“GFC”) of 2008-2009, we develop parsimonious logit-based models to explain GFC period “winners” and “losers” (i.e., top and bottom deciles of returns performance), and we use these fitted models to predict winners and losers in the subsequent COVID crisis. Employing receiver operating characteristic (“ROC”) curves, we demonstrate that various accounting- and market-based models perform well both within-sample for the GFC period, as well as out-of-sample for the COVID crisis, but that ESG does not meaningfully add to the combined accounting and market models’ performance. We develop hedge strategies that go long (short) in firms during the COVID crisis that the GFC-based models predict will be winners (losers) and document that these predictions yield highly significant abnormal returns. Once again, ESG offers no enhancement to the out-of-sample returns performance. We conclude that celebrations of ESG as an important resilience factor in times of crisis are, at best, premature."

https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3675920 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 horas, NunoSousa05 disse:

E se eu conseguir bater o mercado , seguindo o mercado ? 
    Exemeplo, um determinado índice abre o ano a 100eur, tem um drawdown até aos 90eur e depois fecha o ano nos 120eur.
    Se eu usar uma estratégia que me permita identificar as baixas de mercado e entrar nos 95eur, por exemplo e fechar o ano nos 120eur também, acabei por bater o mercado nesse ano, seguindo o mercado. 

Mas assim és um gestor activo. O índice/mercado não faz reforços. Estás a fazer market timing nos reforços. E tens de ter extra cash num montante que faça diferença.

Mas sim, consegues bater o mercado, seguindo o mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Dias87 disse:

Principalmente nos meios rurais acontece bastante (seja por terrenos, heranças etc...), pena depois não existir a literacia financeira necessária para colocar o dinheiro a trabalhar para eles... E geralmente fazem um depósito ou outra tipo de investimento que pouco ou nada rende e só favorece a entidade bancária...

Amigo Dias87, mas se as pessoas põem o seu pouco dinheiro em depósitos, desde que não estejam rotos (juros efetivos >= zero), têm, em contrapartida, uma grande vantagem: não têm drawdowns e aí, de vez em quando, com esses pequenos juros até podem ir comer uma sapateira com o criador D@vid em Sesimbra, nem que seja com uma periodicidade de longo prazo. Nesse caso, também se tem outra vantagem: ao reservar-se a mesa, numa marisqueira em Sesimbra, para daqui a 15 anos, não deve haver dificuldade em escolher a melhor mesa para o almoço degustativo. ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, P2P Money Maker disse:

image.thumb.png.726754f01c59eed383e3810f1ae7a8c5.png

Stonks will go up again. Não vai ser hoje :)

Nós podíamos fazer no tópico este concurso: todos os foristas postavam os seus insights sobre o timing em que a bolha das tecnológicas ia rebentar, e os 50 % de colegas que se afastavam mais do dia da rebentação, pagavam um almoço de marisco em Sesimbra aos restantes que postavam timings mais próximos, com uma única exceção: se o criador D@vid ficasse nos piores 50 %, também tinha direito a almoçar de graça, porquê esta eventual borla? É que enquanto eu tenho de aturar 3 ou 4 foristas, ele tem de nos aturar a todos, por isso acho justo essa borla.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 18 horas, Rick Lusitano disse:

Eu não disse para sair na correcção, disse para sair antes. E quando esta acontecer voltar a entrar. Como se entra é outra conversa, pode ser faseada em valores pré-establecidos. Se não sabes quando atinges o topo, começas a sair também faseadamente. Qual o mal de fazer mais-valias? E até podes entrar no mesmo dia mas com menos capital.

Por exemplo, tens um FI de 1k (pode ser qualquer montante) com 50% de mais-valias, podes vender parte ou tudo, no mesmo dia podes comprar o mesmo FI com o mesmo valor de 1k se tiveres resgatado tudo.* Ganhaste a mais-valia, está segura, 50% ou 500 EUR, e voltaste a entrar com o mesmo montante se assim desejaste. Se continuar a subir, great, se cair só tens 1k em risco (menos VaR e menos DD no portfolio). Se corrigir, tens 500 EUR para reforçar a um preço mais baixo e aproveitar a queda para ter maiores retornos.

Para a maior parte das pessoas, o Buy N' Hold, diversificação são ferramentas importantes. Mas para quem tem conhecimentos mais avançados, isso já é curto.

* Nos FI até se tem a vantagem de sair e entrar no mesmo dia com a mesma cotação. Coisa que dificilmente se consegue em outros instrumentos financeiros. ;)

Dando um exemplo numérico:

Investimento 1000 EUR

Retorno +50% -> +500 EUR de valias

Valor total = 1500 EUR

Resgate total = 1500 EUR

Nova Entrada no mesmo dia = 1000 EUR (ao mesmo preço de venda das UP)

Cash = 500 EUR

Carteira = 1000 EUR (FI) + 500 EUR (Cash)

FI cai 20% -> Carteira = 800 EUR (FI) + 500 EUR (FI) = 1300 EUR

Valia da Carteira ** = (-20%*1000 + 0 *500 EUR)/1500 EUR = -13.3%

Se mantivesse os 1500 EUR FI /BnH) -> Carteira = 1300 EUR -> Retorno da Carteira = +30% (perdeu 20%, apesar de ter os mesmos 1300 EUR)

Como se vê, perde os mesmos 200 EUR, ficando com o mesmo total em carteira (1300 EUR) mas a taxa de retorno é diferente.

Usando a XIRR:

Estratégia BnH Estratégia "Rick"  
    01-01-2020 -1000 -1000  
    01-03-2020   1500  resgate FI Est. Rick
    01-03-2020   -1000  entrada FI Est. Rick
    01-05-2020 1300 1300  queda no FI (-20%)

XIRR 120,65% 722,87%  

A XIRR da estratégia 2 é 5,99x a XIRR da estratégia BnH.

Se agora reforçar os FI que custam menos 20% com os 500 EUR em cash, e se FI recuperar 25% para ficar break-even, ficam-se da seguinte maneira:

01-01-2020 -1000 -1000  
    01-03-2020   1500   resgate Est. Rick
    01-03-2020   -1000   entrada Est. Rick
    01-05-2020 1300 1300   queda no FI (-20%)
    01-05-2020   -500   reforço 500 em FI
    01-08-2020 1625 13625   recuperação FI +25%

XIRR 970,06% 1322,77%  

Há uma recuperação da diferença de XIRR nas 2 estratégias, sendo a XIRR da Estratégia 2, 1,36x a XIRR do Buy and Hold, mas a 2ª estratégia continua a bater os retornos do BnH, apesar de ter o mesmo dinheiro final.

Resumindo e incluindo o VaR na equação:

Value at Risk (VaR) 1500 1000

Queda (-20%)    
    FI 1300 800
    Cash 0 500
    Total 1300 1300
    Queda da carteira ou DD -20,00% -13,30%
    XIRR 120,65% 722,87%

Recuperação (+25%)    
    FI 1625 1625
    Cash 0 0
    Total 1625 1625
    XIRR 970,06% 1322,77%

Se repararem nem falo em market timing, ou tentar adivinhar topos ou fossos. Quando saio com o resgate, o FI até pode continuar a subir durante qualquer periodo de tempo, mas como entramos no mesmo dia ao mesmo preço que resgatamos, não perdermos a subida, nem perdemos na cotação de venda-compra. Não se tentou prever ou adibvinhar picos para sair ou fossos para entrar.

** A queda pode ser também uma queda de máximos (DD).

Valores de investimento e valias e datas usadas são apenas exemplos para depois calcular retornos, DD e VaR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 1 minuto, Bedrock disse:

Nós podíamos fazer no tópico este concurso: todos os foristas postavam os seus insights sobre o timing em que a bolha das tecnológicas ia rebentar, e os 50 % de colegas que se afastavam mais do dia da rebentação, pagavam um almoço de marisco em Sesimbra aos restantes que postavam timings mais próximos, com uma única exceção: se o criador D@vid ficasse nos piores 50 %, também tinha direito a almoçar de graça, porquê esta eventual borla? É que enquanto eu tenho de aturar 3 ou 4 foristas, ele tem de nos aturar a todos, por isso acho justo essa borla.

Comprado. Eu aposto já: 06/08/2021 às 15:43:02 GMT

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Bedrock disse:

Eu disse ontem que hoje iam cair e amanhã também lol, mas o pessoal não quer ouvir a voz da experiência ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 14 minutos, sinbad disse:

Esta é que é a questão de fundo. Se eu tenho X mil eur para investir e por questões de estratégia só coloco uma pequena parte desse valor numa estratégia que se mostrou ganhadora (já para não falar das estratégias perdedoras) eu até posso obter uma rendibilidade anualizada impressionante nessa pequena parte do meu investimento mas a não ser que considere o facto de que grande parte do meu dinheiro esteve parado só me estou a enganar a mim próprio.

Fiz um pequeno exemplo em Excel (com a XIRR) que ilustra o que quero dizer:

Investimento A

Investimento B

Idle Money

Total

01/01/2020

-100,00

01/01/2020

-100,00

25/03/2020

-100,00

25/03/2020

-100,00

25/05/2020

-100,00

25/05/2020

-100,00

25/06/2020

110,00

25/06/2020

110,00

30/09/2020

110,00

30/09/2020

110,00

31/12/2020

101,00

31/12/2020

101,00

45,96%

31,23%

1,00%

13,73%

Aqui até tens investidos 2/3 do dinheiro, se calhar na maioria dos casos nem isso sucede. De quaquer modo olhando para o investimento A tiveste 46% de rendibilidade (anualizada). Olhando para o Investimento B tiveste 31% (anualizado), Mas apenas quando incorporas na análise que tiveste 1/3 do dinheiro parado a ganhar 1% (nada mau!!) é que tens a noção que a tua rendibilidade nesse ano foi de "apenas" 13.7% - neste exemplo - e não 30 ou 40!!!

Se a minha estratégia buy&hold (com uma alocação compatível com o meu perfil de risco e com os meus objetivos - capacidade e necessidade de incorrer em risco) me dá a confiança de ter todo o meu capital a trabalhar para mim ainda que a ganhar rendibilidades mais modestas. Até que ponto é que isso não é melhor do que ter algumas taxas de rendibilidade extraordinárias (já para não falar de outras menos extraordinárias) apenas numa pequena parte do meu capital?

Eu conheço isso, claro que faço os retornos sobre tudo, desde os investimentos ao cash. Não faço só ao investido.

Mas qual é o VaR e a volatilidade da carteira (tendo em conta que cash não tem volatilidade, ou seja, não tem risco de mercado, tem outros riscos mas que são garantidos até 100k/titular/banco)? ;)

E o retornos ajustados ao risco? Qual a carteira mais eficiente? Rácios de Sharpe e afins.

(bem vou trabalhar, deixo as contas aqui no fórum, por uns momentos. :P )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, P2P Money Maker disse:

Comprado. Eu aposto já: 06/08/2021 às 15:43:02 GMT

Essa hora GMT será o tempo médio de Greenwich, será a hora de Lisboa ou será ambas as coisas? E se é tempo médio é porque há, pelo menos, 2 parcelas de horas diferentes, quais serão esses timings um pouco diferentes que nos levam a essa média? Estou a ficar baralhado com a precisão eletrónica de tempos que podem ter timings um pouco diferentes, mas a mim ensinaram-me, em probabilidade estatística, que a precisão é disparar sempre da mesma maneira e com o projétil acertar sempre no mesmo ponto do alvo, mesmo que não seja dentro do círculo central dos 100 pontos, até pode ser fora do alvo, desde que seja no mesmo ponto, pelo que tenho que ir rever as matérias que aprendi há um longo prazo na Veneza de Portugal. ?

Amigo P2 P, sempre a considerá-lo, eu até te podia alterar o nickname para P^2P (era mais alavancado).

Saudações benfiquistas, porque está a formar-se uma equipa não para o longo prazo, pois não há dinheiro, daqui a uns anos, para pagar aquelas mensalidades, mas mais para o ultra curto prazo eleitoral, e se na próxima onda a surfar o Jesus não conseguisse entrar na Champions, então para minimizar a drawdown punhamos uns borregos de Montemor a pastar nos relvados do Seixal. ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, D@vid disse:

Eu disse ontem que hoje iam cair e amanhã também lol, mas o pessoal não quer ouvir a voz da experiência ?

Se há experiência acumulada de longo prazo, então podemos ter um sénior senador do saber. Nestes conceitos, noto que há uma correlação negativa entre a experiência e a idade, com exceção daqueles malandros que não trabalham, logo não podem ter experiência, e havendo correlação negativa, isso quer dizer que as decisões serão menos arriscadas, pois o portfolio de ativos está mais balanceado. ?

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, Vidolz disse:

Eu aposto nuns dias antes das eleiçoes USA.

Não digo crash mas alta volatilidade, a ver se apanho as quedas :P

Se as regras do concurso permitissem, eu apostava no dia seguinte às quedas, porque aí tinha a certeza que ia comer uma mariscada de graça a Sesimbra, mas à cautela levava sempre alguma liquidez no bolso, não vá haver foristas pagantes que não tenham liquidez para pagar a conta.?

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

E já mudaste ou evoluíste a tua maneira de ver a construção das carteiras?

Por exemplo, nos teus prints, falavas em carteiras BnH de 10-15 fundos.

Se tivesses 20k para fazer investimentos em FI, como farias?

- Por exemplo, Carteira BnH e Tácticas, pesos de cada tipo de estratégia?

- Dentro de cada estratégia, quantos FI?

- Alocação por classes de activos?

- Alocação por regiões, países, capitalização, sectores, qualidade crediticia, duração das bonds, tipo de de bonds, etc

- Fundos com Hedge cambial ou sem Hedge cambial?

Isto é que interessante debater, FI e estratégias de investimento, para todos aprendemos uns com outros e não perdemos tempo a medir as gotículas do espirro. :P

Se calhar já se falou nisso no passado, mas ultimamente pouco se fala em FI e estratégias para eles.

Não diria uma mudança, acontece que normalmente quem começa a investir começa sempre com uma carteira, e acaba por a encher, foi um pouco o que eu andava a fazer, até que depois digamos fui partindo a carteira em carteiras satélite, mas actualmente diria que no máximo 6/8 fundos seriam suficientes, os três que falei mais uns de value e misto (Acatis/MFS ?).

O resto não vale muito a pena dizer porque seria sempre uma influencia, ( reportar para a primeira página onde digo: "Decidi fazer este tópico de Fundos de Investimento, não para de alguma forma influenciar alguém", para além de que na verdade não se pode fazer recomendações de produtos ou estratégias de investimento haha, não tenho curso de CFA ? estou a brincar, acho que ao longo de tanto tempo já devo ter dito muita coisa sobre isso, que prefiro hedge nos fundos mas não digo não a fundos sem hedge ( o misto MFS tenho o sem hedge por exemplo ), a minha região preferida são os EUA, na minha opinião 60%/65% tem de estar lá etc etc, mas eu sou eu e na verdade não sou  muito diferente do que era há 20 anos, sempre dei mais importância em minimizar risco do que a maximizar a rentabilidade, deixa-me mais tranquilo quando há as quedas, por isso é que posso até parecido algo arrogante ou assim quando estávamos a meio da tempestade e eu dizia aqui para o pessoal estar calmo, que era altura de reforçar, que volta tudo a subir, e até a brincar com a situação, sou assim e acho que devemos passar essa imagem quem procura ajuda neste tipo de fórum e não levá-los a pensar que fundos é o mesmo que andar a comprar acções, e nem vamos mais longe, acho que foi ontem que vi um tipo a comentar no Revolut do facebook sobre uma acção, que queria vender e não conseguia, o que se passa com o Revolut?? perguntava ele, então houve outro que meteu lá um link de uma noticia, a empresa abriu insolvência, puff foi-se o guito ?

há 10 minutos, Bedrock disse:

Se há experiência acumulada de longo prazo, então podemos ter um sénior senador do saber. Nestes conceitos, noto que há uma correlação negativa entre a experiência e a idade, com exceção daqueles malandros que não trabalham, logo não podem ter experiência, e havendo correlação negativa, isso quer dizer que as decisões serão menos arriscadas, pois o portfolio de ativos está mais balanceado. ?

Digamos que podemos estar entre dois tipos de experiência, ou de alguém que começou muito cedo ( ao nível do Buffet que começou com 11 anos ) mas que continua novo e jovem, ou de alguém que começou tarde mas já está na fase de ir aos CTT buscar a reforma ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 7 horas, sinbad disse:

Parece fazer sentido, não é? Quem é que não quer resultados acima da média?

É como ter um carro topo de gama e te mandarem andar na auto-estrada à velocidade média de todos os carros que lá andam. Qual é que é a piada, tendo um carro topo de gama, de andar à velocidade média (que inclui carros bem inferiores ao meu)? É difícil aceitar.

Se a velocidade média sobe e tu tens acelerar ainda mais, contribuindo para o aumento da velocidade. E assim a média é dinâmica e pode subir (ou descer).

Como nas distribuições, há mais pessoas acima da média 1% do que pessoas 10% acima, e cada vez é mais difícil ter o maior retorno possível acima da média.

Mas se poderes ter 1% acima da média já és mais do que média e não és dos top de maior retorno, isto é, nem és uns outlier, o herói do P99.

há 7 horas, sinbad disse:

Já para não falar de todos nos acharmos acima da média. Conduzimos melhor que a média, tomamos decisões melhor que a média, somos mais inteligentes que a média até somos mais bem parecidos que a média... O que é obviamente uma impossibilidade matemática.

Eu nem penso que sou melhor que a média. Eu quero é ser melhor do que sou, se tenho 10%, quero 11% e assim sucessivamente, se com o índice consegue-se 10%, então quero ter 11% e assim sucessivamente.

Eu penso que há sempre há alguém melhor do que nós em tudo, incluindo nós próprios. Podemos ser sempre melhor do que somos, o eu de hoje deve ser melhor que ontem, e o eu de amanha melhor que hoje, saímos da nossa média, pois estamos sempre a subir-la. Portanto podes sair da média, ser um Ronaldo de qualquer coisa, basta um pouquinho para sair da média.

Não tomamos melhores decisões que a média? Já vistes a quantidade de pessoas que têm o dinheiro a apanhar mofo nos depósitos a ordem e prazo e "debaixo do colchão"? ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )