Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 2 horas, D@vid disse:
    A 10/03/2020 às 16:20, D@vid disse:

Já dei um exemplo uma vez mas dou outro só para termos a noção de termos € para voltar a investir:

• Fundo comprado a 5€ com 10.000€, 2000 Ups.
    • Queda de -20% no fundo.
    • Ups valem agora 4€, 8.000€.

Reforço com mais 10.000€.

• Compro agora +2.500 Ups novas fico com 4.500 e 18.000€.
    • Rentabilidade passa de -20% para -10%.

Enquanto iríamos precisar que o nosso primeiro investimento subisse +25% para cobrir os -20% iniciais, desta vez necessitamos apenas de +10,11% para recuperarmos os 2.000€ de quedas.

Pois foi, mas é uma visão algo distorcida e errada.

- Só se precisa de +10,11% para recuperar os 2K??? Ver cálculo abaixo... ;)

UP Preço Valor Retorno 1 Valor 1 Retorno 2 Valor 2 Valia
    Tranche 1 2 000 5 € 10 000 € -20% 8 000 €      
      2 000 4 € 8 000 €     10,11% 8 809 € 809 €

Tranche 2 2 500 4 € 10 000 €     10,11% 11 011 € 1 011 €

TOTAL 4 500 4 € 18 000 €       19 820 € 1 820 €

- A tranche 1 continua negativa e a precisar de 25% para ficar break-even -> Importante para o FIFO.

Mas qualquer das maneiras penso que a minha resposta e seguintes na altura foram mais aprofundadas e não me apetece estar a repetir tudo de novo.

https://www.forumfinancas.pt/topic/7246-fundos-de-investimento-mutual-funds/?page=703&tab=comments#comment-170810

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 30 minutos, sinbad disse:

Para quem tem conhecimentos mais avançados ainda é mais difícil aceitar que não conseguem bater o mercado, o ego atrapalha.

https://www.forbes.com/sites/rickferri/2012/03/12/why-smart-people-fail-to-beat-the-market/

Título do artigo postado: Why Smart People Fail To Beat The Market

Minha resposta: Intelligent people from at least the 99th percentile beat the market

Quem sabe se o Rick está no P99 ou num percentil próximo desse que bata o mercado. Eu não sei. Mas o que sei é que os investidores do buy and hold não estarão com certeza no P99, porque isso seria uma impossibilidade matemática, tendo em conta o processo de funcionamento do buy and hold e as formulações da probabilidade estatística. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 minutos, Bedrock disse:

Quem sabe se o Rick está no P99 ou num percentil próximo desse que bata o mercado. Eu não sei.

Nem eu sei. Só saberei quando terminar o jogo. Até agora, não posso reclamar. Cada um tem aquilo por que luta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Rick Lusitano disse:

Nem eu sei. Só saberei quando terminar o jogo. Até agora, não posso reclamar. Cada um tem aquilo por que luta.

Rick, já que tu és uma pessoa perspicaz e conheces muita gente, designadamente, especuladores, investidores ativos e de buy and hold, nesse conjunto de pessoas que conheces, em que percentil é que achas que o ghorez (buy and hold) se situa? E ele é smart ou intelligent?

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 8 minutos, Bedrock disse:

Rick, já que tu és uma pessoa perspicaz e conheces muita gente, designadamente, especuladores, investidores ativos e de buy and hold, nesse conjunto de pessoas que conheces, em que percentil é que achas que o ghorez (buy and hold) se situa? E ele é smart ou intelligent?

Não faço ideia. Ele até pode ser uma pessoa "intelligent" (acima da média), mas pode não ter tempo ou não ter vontade para procurar ter melhores resultados.

É como a metáfora anterior que fiz sobre a escola/universidade. Há pessoas que são inteligentes mas que não lutam por melhores notas, por vários motivos, por falta de tempo, por falta de vontade ou falta de condições, por comodismo, ou por outro motivo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Rick Lusitano disse:

Não faço ideia. Ele até pode ser uma pessoa "intelligent" (acima da média), mas pode não ter tempo ou não ter vontade para procurar ter melhores resultados.

É como a metáfora anterior que fiz sobre a escola/universidade. Há pessoas que são inteligentes mas que não lutam por melhores notas, por vários motivos, por falta de tempo, por falta de vontade ou falta de condições, por comodismo, ou por outro motivo.

Tu não achas que o ghorez anda por aqui?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

Título do artigo postado: Why Smart People Fail To Beat The Market

Minha resposta: Intelligent people from at least the 99th percentile beat the market

Quem sabe se o Rick está no P99 ou num percentil próximo desse que bata o mercado. Eu não sei. Mas o que sei é que os investidores do buy and hold não estarão com certeza no P99, porque isso seria uma impossibilidade matemática, tendo em conta o processo de funcionamento do buy and hold e as formulações da probabilidade estatística. 

Porquê tentar bater o mercado ? ???‍♂️

Just follow the market ??‍♂️

Eu ao seguir o mercado terei uma performance melhor que a grande maioria dos gestores de fundos profissionais, com equipas de analistas e ferramentas analíticas todas xpto. Sendo apenas um amador....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, sinbad disse:

Para quem tem conhecimentos mais avançados ainda é mais difícil aceitar que não conseguem bater o mercado, o ego atrapalha.

https://www.forbes.com/sites/rickferri/2012/03/12/why-smart-people-fail-to-beat-the-market/

Bom artigo.

Ele é CFA, mas é um humano como todos os outros. Será que (in)conscientemente não terá um bias? :)

Citação

Rick has published extensively including several books on index funds, ETFs and asset allocation.

Todos os que compram e/ou aconselham index-funds/ETFs estão envolvidos apenas nesse segmento.

Assim como quem compra e/ou aconselha acções/obrigações/etc estão envolvidos apenas nesse segmento.

Para um gestor de portfólios ou consultor para o investimento é mais fácil para ele comprar ou sugerir aos seus clientes ter 1 ou 2 index-funds/ETFs do que andar a fazer stock picking.

Comprar 60 gramas de SPY e 40 gramas de TLT. E está feito. Ou até mesmo comprar uns FIGA.

Assim não têm muito trabalho e o cliente não chateia muito, porque os gestores estão a seguir o mercado, não perdem o cliente, por estarem com retornos abaixo do mercado.

Buy and Hold também é bom os gestores de portfolios, porque assim não precisam de analisar o mercado para entrar e sair, não há esforço, tempo perdido e não precisam ter grandes conhecimentos. E assim não se arriscam a ter performances abaixo do mercado, fazendo com que os clientes saiam.

Agora do lado investidor, um cliente para quê precisa de um gestor simplesmente para seguir o mercado e em BnH? Para isso, faz ele, compra o ETF e fica quieto durante vários anos, ficando tudo resolvido.

Ele não iria dizer que tracking é mau ou que tem limitações, lá se ia o negócio. ;)

Eu diria algo do género, eu não percebo o mercado de acções do Japão, mas percebo dos EUA, ou não tenho tempo para analisar todos os mercados ou sectores. Então compro 1 index-fund/ETFs para Acções EUA e faço Stock picking para US Stocks. Ou sou especializado em Bonds e não tenho tempo para estudar as Stocks, faço Bonds picking e compro 1 index-fund/ETF de Stocks globais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Rick Lusitano disse:

Penso que, o que eu disse é claro de se perceber, mas depois vais buscar coisas diferentes para tentar justificar um possível bias pessoal. ;)

Rick, eu não conheço o D@vid mas por aquilo que ele escreve e como reage no tópico, para mim, ele é um dos criadores de tópicos que apresenta um dos menores bias com os users, basta ver a idade do tópico e o pessoal que anda por aqui. Esquece o passado longínquo e analisa só o passado recente e o presente, e aí vais ver que não tem bias contigo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, USD disse:

Comprar? O Nasdaq fechou agora acima dos 12000. Brutal! ?

Tens de jogar com o horário do cut off ? segunda já apanhas a cotação de sexta e depois é mais uma semana a ganhar dinheiro lol

há 2 horas, NunoSousa05 disse:

Epah, até a bem pouco tempo era muito feliz com um Volkswagen com 30 anos. O carro era mais velho que eu uns quantos anos...

Até o dia em que teve de ser eutanasiado....já estava a sofrer demasiado, coitado. ?

E que marca achas que é o meu carro?? VW ?

Editado por D@vid
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 15 minutos, Bedrock disse:

Rick, eu não conheço o D@vid mas por aquilo que ele escreve e como reage no tópico, para mim, ele é um dos criadores de tópicos que apresenta um dos menores bias com os users, basta ver a idade do tópico e o pessoal que anda por aqui. Esquece o passado longínquo e analisa só o passado recente e o presente, e aí vais ver que não tem bias contigo. 

O bias pessoal que me referia, não era comigo, mas sim o bias que o BnH é a solução infalível para se investir.

E que por isso, colocou uma imagem de BnH vs. comportamentos irracionais de investidores, que não tinha a ver com o que escrevi antes, só para provar que o BnH é a melhor forma de investir.

Há vários users, que apesar terem carteiras BnH, também veem o beneficio de fazerem investimentos tácticos de curto prazo em países, sectores. Porque sabem que podem ganhar uns trocos extras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Pois foi, mas é uma visão algo distorcida e errada.

- Só se precisa de +10,11% para recuperar os 2K??? Ver cálculo abaixo... ;)

UP Preço Valor Retorno 1 Valor 1 Retorno 2 Valor 2 Valia
    Tranche 1 2 000 5 € 10 000 € -20% 8 000 €      
      2 000 4 € 8 000 €     10,11% 8 809 € 809 €

Tranche 2 2 500 4 € 10 000 €     10,11% 11 011 € 1 011 €

TOTAL 4 500 4 € 18 000 €       19 820 € 1 820 €

- A tranche 1 continua negativa e a precisar de 25% para ficar break-even -> Importante para o FIFO.

Mas qualquer das maneiras penso que a minha resposta e seguintes na altura foram mais aprofundadas e não me apetece estar a repetir tudo de novo.

https://www.forumfinancas.pt/topic/7246-fundos-de-investimento-mutual-funds/?page=703&tab=comments#comment-170810

Discutimos isso a seguir na altura, a tal como tu também não me apetece lá muito estar a repetir algo em que todos devem ter chegado à mesma conclusão, ambos estamos certos ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, NunoSousa05 disse:

Eu ao seguir o mercado terei uma performance melhor que a grande maioria dos gestores de fundos profissionais, com equipas de analistas e ferramentas analíticas todas xpto. Sendo apenas um amador....

Amigo madeirense,

Olha para o 2.º parágrafo da minha assinatura, que vou transcrever: "Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. Em vez de diluíres o risco, concentra os retornos."

A assinatura é original do Bedrock, era o que faltava estar a citar frases feitas de outros autores. 

Portanto, melhor do que tu seguires o mercado, será pores o mercado a te seguir a ti, porque aí vais ter sempre retornos a 100 %, e quando conseguires isso, avisa cá o teu amigo continental que eu dou-te uma percentagem de 90 % sobre os meus ganhos, dinheiro não há problema pois nos bancos não falta liquidez importada, e enquanto não nos fecharem a torneira na fronteira, lá vamos nós injetar dinheiro nos mercados como não houvesse amanhã, pois vamos exponenciar até esta parte da minha assinatura "em vez de diluíres o risco, concentra os retornos", e uma vez que nós vamos ter Zero risco ou risk off, porque é o mercado que nos vai seguir, e não o contrário, então até podemos concentrar os retornos num 1 único ativo que está a ter a melhor performance de todos os ativos em todos os mercados.

Amigo, isto não é gozo contigo, é apenas o meu gozo de jogar com as palavras e a técnica.

Um abraço

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 36 minutos, NunoSousa05 disse:

Também penso o mesmo. Mas se quero ter o maior retorno possível, tenho que inevitavelmente bater o índice, senão contento-me apenas com os retornos medianos que o índice dá e compro um index-fund/ETF.

Eu não sou um seguidor de nada. Quem quiser que me siga. :P

Quero ir à frente, ter o máximo, não me contento com pouco ou com resultados medianos.

Se o Ronaldo não se esforçasse para ser o melhor, nunca teria sido um dos melhores do mundo naquilo que faz.

Isso é como aquelas pessoas que se contentam em entrar no trabalho às 9h e sair 17h, faz o que tem de fazer sem pressas e ao fim de 30 anos é apenas mais um trabalhador mediano e que recebe um ordenado mediano. Depois há aquelas que se esforçam e tentam dar o melhor todos os dias para serem promovidos e terem melhores ordenados.

Não é difícil ser melhor que a maioria dos gestores de fundos, por vários motivos, um dos principais é as limitações que os mandatos que os fundos têm. Outra é as comissões cobradas que afectam a rendibilidade obtida.

Tu achas que a maioria dos gestores dos fundos e analistas são assim tão bons? Se assim fossem, eles eram logo contratados para Hedge Funds, Family Offices, HNWI advisors e não ficavam tanto tempo nos fundos. ;)

É como a ilusão que existe que as Agências de Rating de Crédito, têm funcionários altamente qualificados com sistemas IT e modelos matemáticos altamente desenvolvidos. Eram tão bons que não conseguiram analisar correctamente os estruturados, como os CDO.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/09/2020 às 16:20, Dias87 disse:

Capital, 

Isso depende do ponto de vista e de gasto de cada individuo, p.ex conseguindo obter um rendimento de 10% liq. anual daria 10k e a maior parte dos Portugueses ainda não obtém esse rendimento através do seu emprego...

Sabemos que poucas são as famílias com 100k que vivem com tão pouco...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 42 minutos, D@vid disse:

Não concordo contigo em relação a mim vs BnH, digo-te porquê porque penso que não estavas por aqui em 2012 quando criei o tópico nem antes disso ( ando aqui praticamente desde que o Pedro criou o fórum/blog em Março de 2008 ),  criei o tópico porque a temática dos fundos estava muito dispersado pelo fórum, e desde o início que defendo não apenas uma carteira mas sim várias ( dentro da possibilidade do investidor óbviamente),  a chamada carteira Core ( essa sim dentro daquilo que vamos falando de 60/40 ou 70/30 diversificada e bla bla para longo prazo ( atenção que pode e deve ser reforçada ) mas também as chamadas carteiras satélite, onde não está aqui em causa nem pesos de % nem diversificações nem BnH, pode me apetecer fazer uma carteira satélite com temáticos da Pictet, como pode ser de inteligência artificial, como pode ser outra coisa qualquer e aproveitar principalmente o momentum do mercado.

Antes de 2012 andava no fórum Caldeirão da Bolsa e comecei a falar em usar FI para múltiplas estratégias de investimento (que não eram faladas em mais nenhum fórum, aliás nem os jornais económicos falavam de FI, foi devido à minha participação que o JdN começou a falar de FI ;)), que eram não só para o Buy N' Hold de 90-100% de FI Obrigações PIMCO e Templeton (já quase ninguém fala do PIMCO TR e do Bill Gross). Criando um tópico com um top dos melhores FI de cerca de 100 FI para várias estratégias, introduzindo várias ferramentas de gestão e de seguimento de carteiras de FI. Com estudos económicos, de classes de activos, países, sectores, etc. Foi grande êxito (1,7 milhões de visualizações em 5 anos, apenas os 2 primeiros anos com actividade regular da minha parte), que eu deixei morrer por achar que os FI já tinham muito pouco para me ensinar, e parti para outros voos mais altos, para mais instrumentos financeiros mais exigentes e que poderiam oferecer melhores retornos.

Como te vejo a defender o BnH e os reforços, ultimamente, daí ter dito que usaste um imagem de BnH para dizer era a melhor estratégia.

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Rick Lusitano disse:

Antes de 2012 andava no fórum Caldeirão da Bolsa e comecei a falar em usar FI para múltiplas estratégias de investimento (que não eram faladas em mais nenhum fórum, aliás nem os jornais económicos falavam de FI, foi devido à minha participação que o JdN começou a falar de FI ;)), que eram não só para o Buy N' Hold de 90-100% de FI Obrigações PIMCO e Templeton (já quase ninguém fala do PIMCO TR e do Bill Gross). Criando um tópico com um top dos melhores FI de cerca de 100 FI para várias estratégias, introduzindo várias ferramentas de gestão e de seguimento de carteiras de FI. Com estudos económicos, de classes de activos, países, sectores, etc. Foi grande êxito, que eu deixei morrer por achar que os FI já tinham muito pouco para me ensinar, e parti para outros voos mais altos, para mais instrumentos financeiros mais exigentes e que poderiam oferecer melhores retornos.

Como te vejo a defender o BnH e os reforços, ultimamente, daí ter dito que usaste um imagem de BnH para dizer era a melhor estratégia.

Podia ir buscar mais exemplos mas a hora já vai tarde e amanhã acorda-se cedo antes dos mercados europeus abrirem ??

Mas isto não é conversa de quem seja acólito do BnH lol

IMG_20200903_000932.jpg

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

3 citações curiosas.

Têm de tudo, index-funds/ETF, asset allocation, 60/40, ciclos dos mercados.

Citação

If everybody indexed, the only word you could use is chaos, catastrophe… The markets would fail. - John Bogle, May 2017

A 60:40 allocation to passive long-only equities and bonds has been a great proposition for the last 35 years… We are profoundly worried that this could be a risky allocation over the next 10. - Sanford C. Bernstein & Company Analysts (January 2017)

Bull markets are born on pessimism, grow on skepticism, mature on optimism, and die on euphoria. - Sir John Templeton

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que não falta sou eu a falar em carteiras Core e Satélite ?? @Rick Lusitano quando eu criei o tópico já levava mais de 8 anos de investir em fundos, mas o BPI Brasil ( o meu primeiro fundo ) tenho ideia que o tinha feito ainda antes do Euro 2004 ? ( sim eu em muitos momentos da minha vida tenho como referência esse evento, é do tipo da pergunta do Batista Bastos " onde estava no 25 de Abril" ?) por isso acho que ainda foi há mais tempo, nem fóruns nem livros nem notícias eu via sobre fundos, provavelmente culpa minha ?.

IMG_20200903_000932.jpg

IMG_20200903_005152.jpg

IMG_20200903_005323.jpg

IMG_20200903_005431.jpg

IMG_20200903_005515.jpg

IMG_20200903_005611.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

@D@vid não ias dormir? :)

Ainda vais me mostrar prints de posts teus de quando o SCP foi campeão. :D

(É só posts antigos, o mais recente que postaste tem 5 anos, por isso disse que actualmente só falavas de BnH)

De qualquer maneira, pelo que percebo, corrige se estiver errado, o teu foco principal é BnH e depois ter umas carteiras (talvez mais pequenas?) para investir em CP?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Rick Lusitano disse:

Não ia perder tempo a calcular isso, eu corto as perdas, não as levo em Buy N' Hold, isso fica para as pessoas de fé.

Já comparaste a tua estratégia (que parece fazer todo o sentido - comprar os títulos que sobem e não os que descem, estar no mercado apenas quando sobe e não quando desce; se desce então shorto; se sobe então alavanco;...) com o Buy & Hold?

Tens CAGR's calculados da tua estratégia (que incluam a totalidade do teu património financeiro)? Não estou a falar de dizer que no fundo/acção X ganhaste 99% num ano pois isso não contempla o custo de oportunidade do capital que esteve noutras estratégias menos bem sucedidas ou mesmo parado à espera que o mercado fizesse o movimento que tu antecipaste e que aguardas que ele faça.

Estou a falar de um cálculo de CAGR/XIRR honesto. Tens isso calculado? Não estou a pedir que partilhes estou apenas a perguntar se o calculas para não te enganares a ti próprio. Às vezes temos tendência para guardar na memória melhor as estratégias bem sucedidas do que das que nos correm menos bem.

há 9 horas, Bedrock disse:

Quem sabe se o Rick está no P99 ou num percentil próximo desse que bata o mercado.

Sem desprimor para o Rick não acredito que ninguém em Portugal, muito menos que frequente este e outros fóruns do género, seja P99 como investidor.

Eu pelo meu lado, em matéria de investimentos, só almejo ser P50. Deixo o objetivo de ser P99 para outras dimensões da minha vida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Rick Lusitano disse:

O índice é a "média" dos retornos, mas numa distribuição há uns a baixo da média e outros acima, e depois há uns muitos maus e outros muitos bons. Há quem queira/se contente com resultados médios. E depois há quem queira tirar resultados acima da média.

Parece fazer sentido, não é? Quem é que não quer resultados acima da média?

É como ter um carro topo de gama e te mandarem andar na auto-estrada à velocidade média de todos os carros que lá andam. Qual é que é a piada, tendo um carro topo de gama, de andar à velocidade média (que inclui carros bem inferiores ao meu)? É difícil aceitar.

Já para não falar de todos nos acharmos acima da média. Conduzimos melhor que a média, tomamos decisões melhor que a média, somos mais inteligentes que a média até somos mais bem parecidos que a média... O que é obviamente uma impossibilidade matemática.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Bedrock disse:

Amigo madeirense,

Olha para o 2.º parágrafo da minha assinatura, que vou transcrever: "Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. Em vez de diluíres o risco, concentra os retornos."

A assinatura é original do Bedrock, era o que faltava estar a citar frases feitas de outros autores. 

Portanto, melhor do que tu seguires o mercado, será pores o mercado a te seguir a ti, porque aí vais ter sempre retornos a 100 %, e quando conseguires isso, avisa cá o teu amigo continental que eu dou-te uma percentagem de 90 % sobre os meus ganhos, dinheiro não há problema pois nos bancos não falta liquidez importada, e enquanto não nos fecharem a torneira na fronteira, lá vamos nós injetar dinheiro nos mercados como não houvesse amanhã, pois vamos exponenciar até esta parte da minha assinatura "em vez de diluíres o risco, concentra os retornos", e uma vez que nós vamos ter Zero risco ou risk off, porque é o mercado que nos vai seguir, e não o contrário, então até podemos concentrar os retornos num 1 único ativo que está a ter a melhor performance de todos os ativos em todos os mercados.

Amigo, isto não é gozo contigo, é apenas o meu gozo de jogar com as palavras e a técnica.

Um abraço

E se eu conseguir bater o mercado , seguindo o mercado ? 
    Exemeplo, um determinado índice abre o ano a 100eur, tem um drawdown até aos 90eur e depois fecha o ano nos 120eur.
    Se eu usar uma estratégia que me permita identificar as baixas de mercado e entrar nos 95eur, por exemplo e fechar o ano nos 120eur também, acabei por bater o mercado nesse ano, seguindo o mercado. 

Editado por NunoSousa05
    correcção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )