Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 4 minutos, Vidolz disse:

Isso do buy and hold é muito giro, mas se queres fazer dinheiro a sério tens que fazer uma gestão ativa da tua carteira.

Quantos anos de experiência de investimentos tens mesmo? Costumas acertar muito os timings de saída e de re-entrada?

Como compara a rendibilidade global do teu portfólio com a de uma estratégia buy & hold?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Vidolz disse:

Isso do buy and hold é muito giro, mas se queres fazer dinheiro a sério tens que fazer uma gestão ativa da tua carteira.

É para isso que "pago" a um gestor de fundos lol, o que disse o @Rick Lusitano tem lógica óbvio, mas seria mais óbvio se eu investisse em activos directos, como invisto em fundos por alguma razão é, e é sobretudo porque existe um gestor que deve, ou deveria fazer a gestão activa do mesmo, cada um tem a sua maneira de ver as coisas, mas eu prefiro mesmo seguir o buy and hold com reforços sempre que posso, e é mesmo quando posso, esteja a cair ou a subir, sabes quanto capital investi nestas quedas? 0€, não foi por achar que ia cair mais ( lembras do post que eu fiz a 30 de Março a dizer que o DIP tinha sido a 23? ? foi porque não tinha o suficiente que achava necessário para reforçar, eu não tenho poupanças de 1.500€ por mês ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 10 minutos, Vidolz disse:

Que te vale teres 10% de ganhos anuais numa carteira de 10k?

Prefiro 4% numa carteira passiva de 100k...

E para teres os 100k não vai ser via mercados financeiros, é via acumulação de capital decorrente do trabalho (excepto para aqueles que já tivessem o capital em 1o lugar).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 26 minutos, D@vid disse:

Pois pois...é uma coisa destas assim? ?

Worst Strategy 1.PNG

Isto não é o que eu disse anteriormente, sair antes da correcção, mesmo perdendo as subidas finais. E depois entrar na correcção.

O que mostras é sair na correcção e entrar na subida. O que é o oposto do que eu disse. ;)

Penso que, o que eu disse é claro de se perceber, mas depois vais buscar coisas diferentes para tentar justificar um possível bias pessoal. ;)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Mouro Emprestado disse:

E para teres os 100k não vai ser via mercados financeiros, é via acumulação de capital decorrente do trabalho (excepto para aqueles que já tivessem o capital em 1o lugar).

E 10% de ganhos numa de 100k? :P

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Mouro Emprestado disse:

Salvo algumas exceções, concordo. No inicio desta vida liga-se o complicómetro,  com excesso de títulos em carteira, em busca do máximo lucro, com dificeis rebalanceamentos.  O segredo passa por buy and hold numa carteira simples e ter tempo para obter novas fontes de rendimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Mouro Emprestado disse:

Foca-te em chegares aos 100k.

Isto é, onde é que maximizas o teu retorno. Nos mercados financeiros ou no teu trabalho?

A partir daí siga.

Atualmente no trabalho.

Mas o meu plano de vida era deixar este trabalho de escritório aos 40 e ter rendimentos de outros sitios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

Isto não é o que eu disse anteriormente, sair antes da correcção, mesmo perdendo as subidas finais. E depois entrar na correcção.

O que mostras é sair na correcção e entrar na subida. O que é o oposto do que eu disse. ;)

Não consegues ter um timming para saíres na correcção e não sabes quando serão essas subidas ditas finais, são ao fim de 1 dia? 1 mês? até poderia vaticinar mais ou menos um horizonte temporal que acho que poderiam acontecer, mas tenho algumas varáveis que me impedem, é mais fácil ( diria menos difícil ) "adivinhar" um DIP do que o fim de umas subidas, ainda mais com esta volatilidade onde basta um twitt, uma noticia sobre uma vacina, resultados maus no 3.º trimestre ( que é pouco provável, deverão ser melhores que o 2.º ) e ainda temos o Natal, mas se vier a dita vaga.2 podemos ter as tais quedas...mas também te digo que não deve faltar muito para termos umas quedas jeitosas, mas será sobretudo pela tomada de mais valias.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 5 minutos, Vidolz disse:

Atualmente no trabalho.

Mas o meu plano de vida era deixar este trabalho de escritório aos 40 e ter rendimentos de outros sitios.

Vais ter de responder a esta pergunta:

1. Quanto ganho agora do trabalho

2. Quais os resultados que prevejo obter quando passar a usar o tempo livre para investir activamente

Quando o 2. ultrapassar o 1., está na altura para deixares de trabalhar. Com um caveat... a tua expectativa actual pode sair abaixo da realidade futura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 37 minutos, D@vid disse:

Não consegues ter um timming para saíres na correcção e não sabes quando serão essas subidas ditas finais, são ao fim de 1 dia? 1 mês? até poderia vaticinar mais ou menos um horizonte temporal que acho que poderiam acontecer, mas tenho algumas varáveis que me impedem, é mais fácil ( diria menos difícil ) "adivinhar" um DIP do que o fim de umas subidas, ainda mais com esta volatilidade onde basta um twitt, uma noticia sobre uma vacina, resultados maus no 3.º trimestre ( que é pouco provável, deverão ser melhores que o 2.º ) e ainda temos o Natal, mas se vier a dita vaga.2 podemos ter as tais quedas...mas também te digo que não deve faltar muito para termos umas quedas jeitosas, mas será sobretudo pela tomada de mais valias.

Eu não disse para sair na correcção, disse para sair antes. E quando esta acontecer voltar a entrar. Como se entra é outra conversa, pode ser faseada em valores pré-establecidos. Se não sabes quando atinges o topo, começas a sair também faseadamente. Qual o mal de fazer mais-valias? E até podes entrar no mesmo dia mas com menos capital.

Por exemplo, tens um FI de 1k (pode ser qualquer montante) com 50% de mais-valias, podes vender parte ou tudo, no mesmo dia podes comprar o mesmo FI com o mesmo valor de 1k se tiveres resgatado tudo.* Ganhaste a mais-valia, está segura, 50% ou 500 EUR, e voltaste a entrar com o mesmo montante se assim desejaste. Se continuar a subir, great, se cair só tens 1k em risco (menos VaR e menos DD no portfolio). Se corrigir, tens 500 EUR para reforçar a um preço mais baixo e aproveitar a queda para ter maiores retornos.

Para a maior parte das pessoas, o Buy N' Hold, diversificação são ferramentas importantes. Mas para quem tem conhecimentos mais avançados, isso já é curto.

* Nos FI até se tem a vantagem de sair e entrar no mesmo dia com a mesma cotação. Coisa que dificilmente se consegue em outros instrumentos financeiros. ;)

Editado por Rick Lusitano
    (Informação adicional)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Para quem ainda não fez as contas, algo para mostrar a crueldade da matemática nas perdas:

% Perda % para Recuperar
    -10,0% 11,1%
    -20,0% 25,0%
    -30,0% 42,9%
    -40,0% 66,7%
    -50,0% 100,0%
    -60,0% 150,0%
    -70,0% 233,3%
    -80,0% 400,0%
    -90,0% 900,0%
    -95,0% 1900,0%
    -98,0% 4900,0%
    -99,0% 9900,0%
    -99,9% 99999,0%

Mostra que se cai mais facilmente do que se recupera.

Reforçar ou entrar em correcções pode ser vantajoso, depende do activo escolhido, se for bom, este irá recuperar mais depressa do que um activo que é mau. Por isso, a importância da seleção do activo a investir.

Como tempo é dinheiro (não é apenas um chavão), o que recuperar mais depressa, significa uma taxa de retorno mais elevada, ver CAGR e XIRR.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Rick Lusitano disse:

Para quem ainda não fez as contas, algo para mostrar a crueldade da matemática nas perdas:

% Perda % para Recuperar
    -10,0% 11,1%
    -20,0% 25,0%
    -30,0% 42,9%
    -40,0% 66,7%
    -50,0% 100,0%
    -60,0% 150,0%
    -70,0% 233,3%
    -80,0% 400,0%
    -90,0% 900,0%
    -95,0% 1900,0%
    -98,0% 4900,0%
    -99,0% 9900,0%
    -99,9% 99999,0%

Mostra que se cai mais facilmente do que se recupera.

Reforçar ou entrar em correcções pode ser vantajoso, depende do activo escolhido, se for bom, este irá recuperar mais depressa do que um activo que é mau. Por isso, a importância da seleção do activo a investir.

Como tempo é dinheiro (não é apenas um chavão), o que recuperar mais depressa, significa uma taxa de retorno mais elevada, ver CAGR e XIRR.

O que foi abordado aqui: https://www.forumfinancas.pt/topic/7246-fundos-de-investimento-mutual-funds/?do=findComment&comment=170741

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Isto é investir Buy and Hold mas também não exageremos, há quem prefira ter um bom carro e uma boa casa e há quem prefira ir vivendo ?, que isto ninguém sabe se para o Natal não estamos todos em casa de novo e a "chorar" o S&P500 nos 1.500 e as Techs todas rebentadas ?

Nessa altura vendes o bom carro, compras um caco para o desenrasque e metes o máximo capital possível no SP500. Não aconselho a vender a casa ??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

Para a maior parte das pessoas, o Buy N' Hold, diversificação são ferramentas importantes. Mas para quem tem conhecimentos mais avançados, isso já é curto.

Para quem tem conhecimentos mais avançados ainda é mais difícil aceitar que não conseguem bater o mercado, o ego atrapalha.

https://www.forbes.com/sites/rickferri/2012/03/12/why-smart-people-fail-to-beat-the-market/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, NunoSousa05 disse:

Nessa altura vendes o bom carro, compras um caco para o desenrasque e metes o máximo capital possível no SP500. Não aconselho a vender a casa ??

Não percebeste ?, quem disse que tenho um bom carro? Aliás, até é bom, tem 4 rodas e leva-me para todo o lado, é para isso que um carro serve, mas tem 13 anos e nem para abate serve ?, mas quem sabe se não faço uma conta corrente no BB e dou os fundos como garantia e compro um carro de fazer inveja ao Ronaldo...?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

% Perda % para Recuperar
    -10,0% 11,1%
    -20,0% 25,0%
    -30,0% 42,9%
    -40,0% 66,7%
    -50,0% 100,0%
    -60,0% 150,0%
    -70,0% 233,3%
    -80,0% 400,0%
    -90,0% 900,0%
    -95,0% 1900,0%
    -98,0% 4900,0%
    -99,0% 9900,0%
    -99,9% 99999,0%

Rick, 

A uma perda de 99.9 % corresponde uma taxa de ganho de 99900.0% e não 99999.0 %, para se atingir o break even (valor antes das perdas).

Já agora podias concluir, matematicamente, a tabela nas pontas, em que a 0.0 % de perdas corresponde uma taxa de ganhos de 0.0 % e ao caso teórico de 100 % de perdas corresponderia o valor de ∞ % (infinito %).

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quinta e Sexta os mercados vão cair, preparem o gatilho para comprar...?

há 1 minuto, Bedrock disse:

Rick, 

A uma perda de 99.9 % corresponde uma taxa de ganho de 99900.0% e não 99999.0 %, para se atingir o break even (valor antes das perdas).

Já agora podias concluir, matematicamente, a tabela nas pontas, em que a 0.0 % de perdas corresponde uma taxa de ganhos de 0.0 % e ao caso teórico de 100 % de perdas corresponderia o valor de ∞ %.

Para além que podia ter parado ali nos 60% sei lá, mais do que isso ou é algum fundo de investimento exótico do Zimbábue ou então o gestor era zarolho...?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, D@vid disse:

Quinta e Sexta os mercados vão cair, preparem o gatilho para comprar...?

Para além que podia ter parado ali nos 60% sei lá, mais do que isso ou é algum fundo de investimento exótico do Zimbábue ou então o gestor era zarolho...?

A matemática não quer saber se os ativos são exóticos ou tóxicos ... para mim de exóticos, só se forem gajas (com todo o respeito por elas, pois o termo "gajas" faz-me lembrar o termo "engajar" e assim fica mais coerente com a minha intenção, agora se a intenção se vai transformar em retornos, não se sabe, depende da evolução dos mercados, ou melhor, delas). ?

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, D@vid disse:

Não percebeste ?, quem disse que tenho um bom carro? Aliás, até é bom, tem 4 rodas e leva-me para todo o lado, é para isso que um carro serve, mas tem 13 anos e nem para abate serve ?, mas quem sabe se não faço uma conta corrente no BB e dou os fundos como garantia e compro um carro de fazer inveja ao Ronaldo...?

Epah, até a bem pouco tempo era muito feliz com um Volkswagen com 30 anos. O carro era mais velho que eu uns quantos anos...

Até o dia em que teve de ser eutanasiado....já estava a sofrer demasiado, coitado. ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 19 minutos, sinbad disse:

Para quem tem conhecimentos mais avançados ainda é mais difícil aceitar que não conseguem bater o mercado, o ego atrapalha.

https://www.forbes.com/sites/rickferri/2012/03/12/why-smart-people-fail-to-beat-the-market/

A Berkshire/Buffett não diversifica (nem em sectores e nem países), e não faz BnH de longo prazo (saiu logo das aéreas e dos bancos, não fez reforços e nem quis ficar com elas e esperar a recuperação).

O Buffett tem batido/bateu o S&P 500 durante décadas. Como ele, há mais pessoas.

Mas sim, há pessoas que ego atrapalha.

Por isso, não pode dizer que BnH e a diversificação são as únicas e melhores maneiras de bater o índice. Isso é de uma arrogância intelectual. Seria como dizer que todos podem ser como o Buffett. Para uns ganharem, outros têm de perder ou deixar de ganhar.

O índice é a "média" dos retornos, mas numa distribuição há uns a baixo da média e outros acima, e depois há uns muitos maus e outros muitos bons. Há quem queira/se contente com resultados médios. E depois há quem queira tirar resultados acima da média.

Quem andou na escola, sabe que há pessoas que se contentam em tirar 15 valores, depois há pessoas que só querem passar (o 10 ou 11 já é bom), mas depois há pessoas que lutam para ter o máximo e os mais ambiciosos lutam para ter 20 valores.

Cada um sabe de si e o que quer ter de resultados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 24 minutos, Bedrock disse:

Rick, 

Já agora podias concluir, matematicamente, a tabela nas pontas, em que a 0.0 % de perdas corresponde uma taxa de ganhos de 0.0 % e ao caso teórico de 100 % de perdas corresponderia o valor de ∞ % (infinito %).

Só copiei para Excel e depois para aqui, o que estava numa imagem de um site. Pois não consigo postar algumas imagens, porque dá erro.

Não ia perder tempo a calcular isso, eu corto as perdas, não as levo em Buy N' Hold, isso fica para as pessoas de fé. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )