Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 4 minutos, NunoSousa05 disse:

Eu sou uma pessoa muito analítica e gosto de me focar naquilo que os números me dão e interpretar. Daí ter a necessidade de ter alguma métrica que determine as minhas entradas e não basear as minhas entradas em "achismos".

O core da estratégia é respeitar as duas condições, cotação do activo ao qual pretendo aplicar o capital abaixo de MA de 3 meses e RSI<30. A partir daqui posso utilizar qualquer índice, seja de mercado, factor, sector, whatever...

Aqui, na minha opinião há duas maneiras de optimizar isto. 

1 - Um Index Fund com maior volatilidade (q.b), maiores drawdowns, maior rentabilidade a longo prazo, após o reforço;

2 - Ajustar a regra do RSI para eventualmente > 25 ou >20. Isto vai me permitir, reduzir o número de entradas e apenas entrar onde as quedas da cotação são mais significativas.

Muito obrigado pelo teu contributo.

Enquanto outros fogem da volatilidade, tu abraças a volatilidade e usas-a para obter maiores retornos. ;)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    há 5 minutos, Virtua disse:

Ainda por cima gosto de programar de madrugada o que só aumenta a probabilidade deste tipo de erros depois de relaxar!!

Me too, tirando a parte de programar. A noite é mais sossegada (menos distrações).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, NunoSousa05 disse:

Corrige-me se estiver errado.

Estás certo!

@NunoSousa05

Aqui tens os ficheiros .csv com os cálculos (sem fórmulas)

Podes ver caso tenhas alguma curiosidade:

https://u.pcloud.link/publink/show?code=kZf7z0XZ6iC9ToGh0dV4MB36gXrwURvxiszy

Se vires alguma coisa errada avisa sff

1. Os reforços mensais são feitos no último dia útil do mês

2. Os montantes totais estão (como no gráfico) com picos nos dias de reforços devidos à duplicação da ordem.

Abr

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, P2P Money Maker disse:

Enquanto anda tudo nas side lines e a fazer gráficos sobem bonds, stocks e ouro, sobem emergentes, US. Sobe tudo . Se calhar quem está fora anda a perder os melhores dias do mês? Do ano? Da década?

Vejam que este agosto foi dos melhores de sempre.

Definam a estrategia. Fechem os olhos, invistam e vao gozar a vida . Quando se lembrarem dos investimentos eles vão dar o retorno que vocês esperavam.

Edit: Não me levem a mal, o que o Virtua está a fazer é muito útil, com a maior das sinceridades. O que escrevi acima é para os que estão a pensar, que é bom é quando cair.. e Dezembro é que é.... Enfim. Esqueçam isso, entrem. Há tantos brokers sem custos nenhuns . Vocês não adivinham o mercado.

Quando cair reforçam , se continuar a cair reforçam mais, se for a zero, Parabéns, estamos todos a viver em grutas, a plantar batatas na rotunda do marques de pombal e cavar à mão

Se estivermos a viver em grutas, também temos uma vantagem: estamos protegidos contra as drawdowns temporais, e se a gruta, depois de vários milénios, ainda está de pé, é porque é um bom hedge contra essas drawdowns. ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Virtua disse:

Estás certo!

@NunoSousa05

Aqui tens os ficheiros .csv com os cálculos (sem fórmulas)

Podes ver caso tenhas alguma curiosidade:

https://u.pcloud.link/publink/show?code=kZf7z0XZ6iC9ToGh0dV4MB36gXrwURvxiszy

Se vires alguma coisa errada avisa sff

1. Os reforços mensais são feitos no último dia útil do mês

2. Os montantes totais estão (como no gráfico) com picos nos dias de reforços devidos à duplicação da ordem.

Abr

Muito obrigado.

Btw, @Virtua como és das pessoas com quem mais tenho aprendido, desde que cá ando e me tem "acompanhado" de certa forma, queria partilhar uma alteração que estou a pensar fazer no EUPP, que é substituir o MSCI World por MSCI World Quality Factor. What do you say about this ? ? Kinda irrelevante, ou faz sentido ?

Abraço ?

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Seguindo a dica do @Rick Lusitano criei aqui um tópico de programação e estratégias de investimento etc etc e deixar de falar de coisas que não são necessariamente fundos de investimentos neste tópico, o que contribui na minha opinião demasiado para a confusão: 

há 22 minutos, NunoSousa05 disse:

Btw, @Virtua como és das pessoas com quem mais tenho aprendido, desde que cá ando e me tem "acompanhado" de certa forma, queria partilhar uma alteração que estou a pensar fazer no EUPP, que é substituir o MSCI World por MSCI World Quality Factor. What do you say about this ? ? Kinda irrelevante, ou faz sentido ?

Acho que não terá muito impacto no longo prazo. É mais ou menos como lido com o IQQ0. Pode fazer sentido dividires o que tens aplicado no mercado accionista mundial entre 50% no IWDA e os outros 50% no quality. Mas não tenho opinião sobre o quality. Não o analisei!

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, P2P Money Maker disse:

Definam a estrategia. Fechem os olhos, invistam e vao gozar a vida . Quando se lembrarem dos investimentos eles vão dar o retorno que vocês esperavam.

E entretanto o S&P está acima de 3500. woot woot!! ?

(Sim, só hoje me apercebi eheheheh)

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, NunoSousa05 disse:

Eu sou uma pessoa muito analítica e gosto de me focar naquilo que os números me dão e interpretar. Daí ter a necessidade de ter alguma métrica que determine as minhas entradas e não basear as minhas entradas em "achismos".

O core da estratégia é respeitar as duas condições, cotação do activo ao qual pretendo aplicar o capital abaixo de MA de 3 meses e RSI<30. A partir daqui posso utilizar qualquer índice, seja de mercado, factor, sector, whatever...

Aqui, na minha opinião há duas maneiras de optimizar isto. 

1 - Um Index Fund com maior volatilidade (q.b), maiores drawdowns, maior rentabilidade a longo prazo, após o reforço;

2 - Ajustar a regra do RSI para eventualmente > 25 ou >20. Isto vai me permitir, reduzir o número de entradas e apenas entrar onde as quedas da cotação são mais significativas.

Muito obrigado pelo teu contributo.

"2 - Ajustar a regra do RSI para eventualmente > 25 ou >20. Isto vai me permitir, reduzir o número de entradas e apenas entrar onde as quedas da cotação são mais significativas." Aqui, o que eu acho que querias dizer seria um RSI > 25 ou > 20  mas < 30 (senão RSI >25 ou > 20, também podem ser RSI > 30 ou pior ainda RS >70, porque aqui, neste último, o referencial mudava para cotações de ativos sobrevalorizadas ou o seu mercado está sobrecomprado). Para reduzir o n.º de entradas, está correto, mas ao dizeres "onde as quedas da cotação são mais significativas", já está menos apropriado, pois, utilizando a tua linguagem, o mais correto seria dizer "onde as quedas da cotação são mais significativas relativamente ao RSI = 30", pois, como sabes, quanto menor for o valor de RSI, mais significativas são as quedas de cotação dos ativos, que é o mesmo que dizer que as cotações dos ativos estão mais subvalorizadas ou o seu mercado está mais sobrevendido. 

Um abraço

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, Vidolz disse:

Eu ja estou com 150 euros de lucro com a Intel.

Afinal já gosto da bolha!!

Parabéns.

A bolha tem uma envolvente protetora com uma película de carbono, e então, como diz o amigo rui_mareiros, deve estar protegida contra algumas tempestades de baixa-média intensidades, mas não está protegida contra as de alta intensidade devido à pouca espessura dessa película de revestimento de carbono. É que o carbono puro (cristalizado = diamante) é caro.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

+1.066,13 extras -> +2,53% extras

Já dá para umas mini-férias. Ou umas sapateiras com umas bujecas.

Esperar 4 anos para comer uma sapateira...ainda há 15 dias comi uma em Sesimbra ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, Bedrock disse:

"2 - Ajustar a regra do RSI para eventualmente > 25 ou >20. Isto vai me permitir, reduzir o número de entradas e apenas entrar onde as quedas da cotação são mais significativas." Aqui, o que eu acho que querias dizer seria um RSI > 25 ou > 20  mas < 30 (senão RSI >25 ou > 20, também podem ser RSI > 30 ou pior ainda RS >70, porque aqui, neste último, o referencial mudava para cotações de ativos sobrevalorizadas ou o seu mercado está sobrecomprado). Para reduzir o n.º de entradas, está correto, mas ao dizeres "onde as quedas da cotação são mais significativas", já está menos apropriado, pois, utilizando a tua linguagem, o mais correto seria dizer "onde as quedas da cotação são mais significativas relativamente ao RSI = 30", pois, como sabes, quanto menor for o valor de RSI, mais significativas são as quedas de cotação dos ativos, que é o mesmo que dizer que as cotações dos ativos estão mais subvalorizadas ou o seu mercado está mais sobrevendido. 

Um abraço

Desculpa se me expressei mal.

O que quis dizer era alterar a condição de RSI igual ou inferior a 30 para igual ou inferior a 25 ou 20. Ou seja, procurar situações onde o RSI seja ainda mais baixo, limitando ainda mais o número de entradas. 

Obviamente, serão situações, onde tenham havido quedas de cotação ainda maiores. É apenas uma maneira de refinar as entradas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

Isto se não se sair antes do tombo. Desde que façamos a vindima antes da intempérie. Está tudo bem.

Se sairmos antes da correcção, mesmo perdendo os últimos ganhos antes da correcção, fazendo mais-valias. E depois na correcção, voltar a entrar com preços mais baixos.

Ninguém te obriga a estar sempre dentro do jogo. ;)

Notícia de hoje, a primeira recessão da economia Australiana, após 28 anos consecutivos de crescimento económico positivo.

Pois pois...é uma coisa destas assim? ?

Worst Strategy 1.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )