Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A moderação deste tópico andou desaparecida em combate durante algum tempo, mas agora voltou em força, pois já apagou o meu diálogo civilizado com o meu amigo 5 Coroas e também apagou a citação do amigo madeirense NunoSousa05. Não sei em como esses posts violam as regras do forum, ou melhor, até sei: violam ZERO. Se calhar está na altura de meter a minha viola no saco e ir de férias deste tópico. Uma coisa eu sei: o 1.º post que coloquei neste tópico foi comentado pelo user 5Coroas, mas a minha resposta foi censurada, sendo que a mesma violava ZERO as regras do forum, pelo que sou levado a concluir 2 coisas: ou o 5Coroas acumula o cargo de user com uma participação na moderação ou tem um hedge da moderação. 

Mas se a moderação tiver categoria democrática, não vai censurar este meu presente post, porquê? Porque este post em nada viola as regras do forum, e, por outro lado, uma moderação que não aceita críticas realistas da sua atuação, é, por definição, uma não moderação. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Pelo Banco Best pelo menos não, o que eles cobram é uma comissão de guarda de títulos ( ETFs, Acções, Obrigações...) como os fundos de investimento ( Mutuos ) não são considerados títulos não é cobrado, eu nunca tinha ouvido falar em comissão de guarda de fundos...

Ah ok, pronto.

Estava a confundir os termos então pois pelo menos no Activobank e no Best cobram 6€ e picos para isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Lezz disse:

Ah ok, pronto.

Estava a confundir os termos então pois pelo menos no Activobank e no Best cobram 6€ e picos para isso.

Exacto, mas não para se deter fundos, 34€/ano para ter fundos é puxado, espero que pelo menos o BB não pense nisso ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Capital disse:

Ontem estava a ver onde devia reforçar SP500 através de um ETF e a questão era sobre comprar esse mesmo título na bolsa Xetra ou Amesterdam! Coloquei isto no Google e fui dar a um tópico de outro fórum onde um puto de 25 anos (pouco mais velho que eu...) Dizia ter 100k para investir. Os comentários eram ou invejosos ou a perguntar sobre "como". No entanto, um tipo disse para falar diretamente com a Vanguard e que iria conseguir viver de "dividendos/rendimentos".

Ora bem, claro que ninguém vive com rendimentos de quantias tão baixas, mas suscitou-me curiosidade em qual a vantagem de ir falar com a Vanguard para aplicar uns meros 100k.

Capital, 

Isso depende do ponto de vista e de gasto de cada individuo, p.ex conseguindo obter um rendimento de 10% liq. anual daria 10k e a maior parte dos Portugueses ainda não obtém esse rendimento através do seu emprego...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, ruicarlov disse:

Infelizmente o descalabro do fim de semana passado mostrou que neste tópico, se se deixam começar as provocações, é lenha para arder uns tempos. Atendendo a que terreno ainda está quente, para evitar riscos de reacendimentos este tópico está a ser vigiado mais de perto e a dar-se menos benefício da dúvida a insinuações menos civilizadas de uns utilizadores para outros.

Se é lenha para arder uns tempos, então temos que lançar neve carbónica (CO2) para cima dessa lenha para a privar do O2 necessário à combustão, mas, ao mesmo tempo, temos que ter o cuidado de não atingir os olhos dos users, senão com uma visão mais desfocada pode ser mau para o tópico, pois pode-se transformar numa padronização de ideias pré-cozinhadas, e eu detesto comida processada, gosto mais de utilizar os vegetais e a fruta da época, que são muito mais saborosos e fazem muito melhor à nossa saúde que essa comida padronizada, como ração para animais. Todos nós temos mais ou menos inteligência, e a maior inteligência é aquela cuja ação produz melhores resultados, mesmo que seja contrária às nossas ideias tipo.  Eu nunca tomo a iniciativa inicial, passe a redundância, de desrespeitar alguém, mas quem não me respeita, tem de levar comigo: amigo do amigo, mas também dente por dente.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, Dias87 disse:

https://expresso.pt/economia/2020-08-31-Warren-Buffet-investe-cinco-mil-milhoes-em-cinco-gigantes-japoneses

Eu também investi a alguns meses atrás no Japão, mas não foram tantos mil milhões ? 

Mais uma vez espero que o Avô esteja certo ? 

O Bufas está a começar a diversificar fora dos US? Que US bias!!

Só espero que o Bufas não vá investir na compra de um pack de rolos de papel higiénico, senão os Robinhooders esgotam o PH. :P

Mas basicamente o WB demonstra com a sua saída de quase todas as financeiras US, que não acredita na economia dos US, e na saída das aéreas, que o turismo não irá recuperar no médio prazo. E agora aposta em empresas de comércio internacional japonesas que acredita que a médio prazo é um bom investimento.

(Digo médio prazo porque a BH/WB não investem para o curto prazo/momentum.)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, ruicarlov disse:

O tópico é de fundos de investimento e todas as ideias tanto padronizadas como não-padronizadas sobre o tema são bem vindas e não vou impedir ninguém de as publicar. Apenas as ideias fora do tema que não respeitem as regras de cordialidade é que estão fora do lugar delas. Se no meio da limpeza retirei alguma informação importante relativa à discussão de FI, então foi por lapso e ofereço as minhas desculpas. 

Um tipo, com algum poder, que tem a humildade em pedir desculpas públicas por eventuais erros ou lapsos, deve ser um bom tipo. ?^2

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Bedrock disse:

Eu nunca tomo a iniciativa inicial, passe a redundância, de desrespeitar alguém, mas quem não me respeita, tem de levar comigo: amigo do amigo, mas também dente por dente.

A questão acho que é o que tu achas desrespeito. Cada vez mais no mundo vejo pessoas a confundir desrespeito com opiniões diferentes das delas, que me parece muitas vezes ser o teu caso. Uma pessoa dizer que acha que estás errado ou pensa de forma diferente de ti não é um ataque pessoal, nem um desrespeito a ti como pessoa. É uma opinião, provavelmente não mais válida do que a tua!!

A menos que alguém me insulte ou critique de forma destrutiva esteja à vontade para apresentar diferentes opiniões das minhas.

Posso-te dizer que pessoalmente já deixei de discutir contigo exactamente por essa razão. És uma pessoa com quem não consigo trocar ideias por receio de ser insultado!!

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 53 minutos, USD disse:

Este fundo : MS INVF US Growth AH EUR, vai com uma valorização de 99,60%. Que mina por um lado, por outro acho meio assustador uma valorização destas em cerca de 11 meses. Finalmente acertei em cheio. ?

P.S. Em vez de uma carteira diversificada, devia ter apenas o MS INVF US Growth AH EUR ??

Parece caminhar para ser a melhor performance anual que já vi num fundo. Hoje com a ajuda do Zoom. ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Virtua disse:

A questão acho que é o que tu achas desrespeito. Cada vez mais no mundo vejo pessoas a confundir desrespeito com opiniões diferentes das delas, que me parece muitas vezes ser o teu caso. Uma pessoa dizer que acha que estás errado ou pensa de forma diferente de ti não é um ataque pessoal, nem um desrespeito a ti como pessoa. É uma opinião, provavelmente não mais válida do que a tua!!

A menos que alguém me insulte ou critique de forma destrutiva esteja à vontade para apresentar diferentes opiniões das minhas.

Posso-te dizer que pessoalmente já deixei de discutir contigo exactamente por essa razão. És uma pessoa com quem não consigo trocar ideias por receio de ser insultado!!

"É uma opinião, provavelmente não mais válida do que a tua!!"  ?^2

"Posso-te dizer que pessoalmente já deixei de discutir contigo exactamente por essa razão."  Com exceção de 2 situações, que eu me lembre, em que me tentaste apanhar tecnicamente. Aí estás sempre de faca afiada. Eu até acho piada à maneira como distribuis os teus votos e gostos pelos vários users: és demasiado enviesado para alguns users, nos modos negativos e positivos, em que, por vezes, não percebo o suporte técnico subjacente à tua votação. Neste aspeto, sobrevalorizas o teu gosto pessoal ao conteúdo técnico dos respetivos posts, pelo que assim não te considero isento tecnicamente. Não tenho quaisquer dúvidas que se houvesse uma prova cega de votação de posts, em que à partida não se sabiam os seus autores, tal como numa prova cega de vinhos em que não se conhecem os seus produtores, a tua votação seria diferente, porquê? Porque estás enviesado com certas pessoas. Para evitar enviesamentos dos provadores de vinhos em relação aos produtores, é que se fazem provas cegas, porque assim só se analisa a qualidade do conteúdo da garrafa e não o rótulo, e tu, por vezes, analisas mais o rótulo do que o conteúdo.

Finalmente, posso te dizer que as tuas análises comportamentais sobre as pessoas, não me interessam para nada e acho enfadonho as tuas ideias moralistas. Estou mais interessado em ouvir o sermão de Santo António aos peixes do Padre António Vieira, do que ouvir moralistas.

Olha para a humildade do teu amigo @ruicarlov que teve uma intervenção de classe e sem moralismos enfadonhos ... devias aprender com ele.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Bedrock disse:

Finalmente, posso te dizer que as tuas análises comportamentais sobre as pessoas, não me interessam para nada e acho enfadonho as tuas ideias moralistas. Estou mais interessado em ouvir o sermão de Santo António aos peixes do Padre António Vieira, do que ouvir moralistas.

Já eu valorizo análises comportamentais. E muitos outros também. E tens que aprender a respeitar. 

Também não gosto dos teus textos líricos - muita parra e pouca uva - e das mil e umas imagens que postas sem profundidade. Considero ruído. 

Ou não aceitas críticas?

há 5 minutos, Bedrock disse:

Olha para a humildade do teu amigo @ruicarlov que teve uma intervenção de classe e sem moralismos enfadonhos ... devias aprender com ele.

Claro - permitiu que aqui continuasses e ainda te oferece desculpa. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

"É uma opinião, provavelmente não mais válida do que a tua!!"  ?^2

"Posso-te dizer que pessoalmente já deixei de discutir contigo exactamente por essa razão."  Com exceção de 2 situações, que eu me lembre, em que me tentaste apanhar tecnicamente. Aí estás sempre de faca afiada. Eu até acho piada à maneira como distribuis os teus votos e gostos pelos vários users: és demasiado enviesado para alguns users, nos modos negativos e positivos, em que, por vezes, não percebo o suporte técnico subjacente à tua votação. Neste aspeto, sobrevalorizas o teu gosto pessoal ao conteúdo técnico dos respetivos posts, pelo que assim não te considero isento tecnicamente. Não tenho quaisquer dúvidas que se houvesse uma prova cega de votação de posts, em que à partida não se sabiam os seus autores, tal como numa prova cega de vinhos em que não se conhecem os seus produtores, a tua votação seria diferente, porquê? Porque estás enviesado com certas pessoas. Para evitar enviesamentos dos provadores de vinhos em relação aos produtores, é que se fazem provas cegas, porque assim só se analisa a qualidade do conteúdo da garrafa e não o rótulo, e tu, por vezes, analisas mais o rótulo do que o conteúdo.

Felizmente és livre de achar o que quiseres, estejas certo ou errado. Desde que não insultes por mim tasse bem ;)

EDIT: My case in point, unfortunately...

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Virtua disse:

@NunoSousa05

Período analisado:

start = '2014-12-31'
    end   = '2020-07-31'

Buy and hold

Pressupostos:

Investimento inicial de 10k

Poupança de 10 euros diário (300 a 310 euros/mês)

Compras de MSCI World no final do mês com a poupança

41,839.39

image.png.8f9bfc0db56d4b9727e8c660613f5375.png

Compras oportunistas:

Pressupostos:

Investimento inicial de 10k

Poupança de 10 euros diário (300 a 310 euros/mês)

Compras de MSCI World nas datas fornecidas

42,149.39

image.png.4ff2504c9c291544b2b3801ff2d22090.png

Podes ver perfeitamente as datas das compras. A linha amarela (montante na conta à ordem imaginária vai subindo até à ordem e depois zumba, compra MSCI World). A linha amarela por seu lado é a diferença entre a verde clara (toda a poupança que se fez até ao momento) e a verde escura (poupança que já está investida)

Os picos no Montante total (Montante Investido  + Savings Left) é porque as ordens estão duplamente contabilizadas no dia em que são dadas. Não vou corrigir isso à uma e meia da manhã LOL

Com um bocadinho de tempo quero fazer as contas disso para ver o valor das entradas, montante investido e respectiva rentabilidade total desde o investimento inicial. 

A estratégia não parece má de todo e é muito simples de executar.

Agora com mais informação, o que tens a dizer sobre essa estratégia e ponto/pontos fracos da mesma ? 

Muito obrigado pelo tempo dedicado. ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )