Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 5 horas, Mouro Emprestado disse:

Isso é das maiores imprecisões que anda a circular por aí.

Nos EUA, metade dos Index funds deles são de gestão activa (até gerem um dos primeiros fundos de investimento que é o Wellesley Fund que existe desde 1929... e não não é um typo).

Aliás, se não estou em erro, todos os fundos de obrigações deles são geridos de forma activa.

O que os diferencia é que mesmo as comissões que cobram. O BND tem uma comissão de 0,04%...

"Aliás, se não estou em erro, todos os fundos de obrigações deles são geridos de forma activa." 

Pudera, onde a gestão passiva bate a ativa é nas ações. É que isto de emprestar dinheiro com períodos de maturação (obrigações) já é em sim mesmo uma operação passiva, logo tem de ter gestão ativa, pois quem ganha dinheiro a sério é quem no presente prevê uma realidade de um futuro imprevisível para a maioria ou manada dos investidores.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    há 49 minutos, Mouro Emprestado disse:

Nos EUA, metade dos Index funds deles são de gestão activa (até gerem um dos primeiros fundos de investimento que é o Wellesley Fund que existe desde 1929... e não não é um typo).

index-funds de gestão activa? Podes explicar como são estes FI ou foi typo, querias dizer FI e não index funds? Porque se seguem um índice, não são considerados de gestão activa.

A Vanguard nasceu em 1975, pode ter adquirido o mandato para gerir um fundo de outra financeira (banco, corretora, botique, etc). Acontece com mais gestoras de FI/ETF.

Mas segundo várias fontes incluindo a Morningstar e a Lipper, esse FIGA é de 1970. Apesar de ter existido o fundo noutros moldes no passado. **

Citação

The Vanguard Wellesley Income Fund (VWINX) is a remnant of the Wellington Management Company, which now exclusively manages institutional money; Wellington remains the fund's investment advisor.

Established in 1970, the Wellesley Income Fund has become one of the more successful income-oriented balanced funds for conservative investors. This is an overview of the fund, along with several fund highlights.

Key Takeaways

• The Vanguard Wellesley Income Fund is a balanced income fund with a portfolio of 30-50% stocks and the rest in investment-grade bonds.
    • This $60 billion mutual fund is primarily oriented to medium-term investors who want steady income and who are willing to accept a modest level of risk.
    • The fund has been around since 1929 and is a holdover from when Vanguard purchased Wellington Management in 1975.

https://www.investopedia.com/articles/investing/031916/vwinx-overview-vanguard-wellesley-income-fund.asp

Citação

Fund Details

Category Mix Tgt Alloc Con
    Portfolio Style Income
    Fund Family VANGUARD FDS
    Fund Status Open
    Fund Inception June 30, 1970
    Managers
    Reckmeyer III
    Moran
    Stack

https://www.marketwatch.com/investing/fund/vwinx

Citação

Aliás, se não estou em erro, todos os fundos de obrigações deles são geridos de forma activa.

Desconhecia que tinham FIGA. Se os seus FI de Bonds são FIGA, é porque reconhecem que gestão activa em bonds é melhor do index-tracking (para os investidores). E/ou então é porque é mais rentável para eles (maiores fees). ;)

** É como dizer que a Berkshore Hathaway actual já existe desde 1839, quando tinha outro nome e era uma fábrica de tecelagem. E agora é uma Seguradora. ;)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Fiquei surpreso pela Vanguard ter FI de gestão activa. Andam a pregar a gestão passiva como sendo a salvação e depois andam a pecar com a gestão activa? :P

Quase metade dos AUMs da Vanguard são de gestão activa (se calhar nos dias que correm deve ser mais 35 a 40%). Os boogleheads não são propriamente anti gestão-activa. São é anti custos elevados!! A Vanguard tem dos melhores fundos de gestão activa a nível mundial (Wellesley (VWINX) e o Wellington (VWELX)), ambos com umas décadas valentes.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 9 minutos, Rick Lusitano disse:

index-funds de gestão activa? Podes explicar como são estes FI ou foi typo, querias dizer FI e não index funds? Porque se seguem um índice, não são considerados de gestão activa.

Foi typo.

Queria dizer "fundos" e não "index-funds".

A Vanguard nasceu em 1975, pode ter adquirido o mandato para gerir um fundo de outra financeira (banco, corretora, botique, etc). Acontece com mais gestoras de FI/ETF.

Mas segundo várias fontes incluindo a Morningstar e a Lipper, esse FIGA é de 1970. Apesar de ter existido o fundo com o mesmo nome noutros moldes no passado.

https://www.investopedia.com/articles/investing/031916/vwinx-overview-vanguard-wellesley-income-fund.asp

https://www.marketwatch.com/investing/fund/vwinx

Basicamente comprou a anterior gestora. Tenho ideia que o Jack Boggle trabalhou primeiro na gestora do fundo e que após um mau investimento do fundo, foi despedido.

Foi depois disso que ele criou a Vanguard e que depois, já nos anos 90 acabou por adquirir a anterior gestora/patroa.

Tens aqui a dizer que o fundo é originário de 1929:

https://www.youngresearch.com/researchandanalysis/etfs-and-funds/vanguard-wellington-fund-vwelx-the-original-balanced-fund/

Desconhecia que tinham FIGA. Se os seus FI de Bonds são FIGA, é porque reconhecem que gestão activa em bonds é melhor do index-tracking (para os investidores). E/ou então é porque é mais rentável para eles (maiores fees). ;)

Achas que eles ganham muito quando cobram 0,04% ao ano por exemplo no BND? (eu sei que é a versão ETF, eventualmente a versão "fund" tem custos ligeiramente superiores).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, Mouro Emprestado disse:

Basicamente comprou a anterior gestora. Tenho ideia que o Jack Boggle trabalhou primeiro na gestora do fundo e que após um mau investimento do fundo, foi despedido.

Foi depois disso que ele criou a Vanguard e que depois, já nos anos 90 acabou por adquirir a anterior gestora/patroa.

Yep, tive a ler agora na Wikipedia, desconheço a vida do Boggle e da Vanguard. (Não me crucifiquem, please. :P)

Excelente artigo!!!

Boggle começou por gerir um FIGA para depois criar uma empresa de index-funds (também tinha sido proibido pelos chefes a gerir fundos - Wikipedia).

Citação

Bogle arranged to start a new fund division at Wellington. He named it Vanguard,

(...)

The Wellington executives prohibited the fund from engaging in advisory or fund management services. Bogle saw this as an opportunity to start a passive fund tied to the performance of the S&P 500.[6][7] Bogle was also inspired by Paul Samuelson, an economist who later won the Nobel Memorial Prize in Economic Sciences, who wrote in an August 1976 column in Newsweek that retail investors needed an opportunity to invest in stock market indexes such as the S&P 500.[15][16]

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Vanguard_Group

Achas que eles ganham muito quando cobram 0,04% ao ano por exemplo no BND? (eu sei que é a versão ETF, eventualmente a versão "fund" tem custos ligeiramente superiores).

O que estava a dizer é que os FIGA geralmente cobram mais do que os FIGP, Se as gestoras podem cobram mais (FIGA) e em vez de menos (FIGP), a tentação é maior. ;)

Porque o ETF cobra menos do que o FIGP idênticos? Se seguem os mesmos activos e a mesma gestão passiva. Decerto que não é a diferença da parte legal de construção do veiculo que pesa assim tanto para se notar a diferença. Será a gestora quer diferenciar os produtos ETFs vs. FI, e chamar mais clientes para o mais barato (ETF)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, NunoSousa05 disse:

Sim claro, já percebi. 

Epah, posso te falar do meu caso em particular. 

Eu quando recebo o meu salário aplico logo o conceito do pay yourself first (Rich Dad Poor Dad). Meto logo 30% do meu salário de parte e consigo fazer a minha vida ao longo do mês tranquilo sem sacrificar qualidade de vida. O que tenho planeado é que depois desses 30%, 50% vai ser poupado ao longo do ano para reforçar o EUPP, sendo que o restante é utilizado para o VP, que é onde pretendo aplicar a estratégia descrita acima...

Na tua simulação podes meter uma poupança mensal de cerca de 200-250€, para utilizar nessa estratégia. 

@Virtua

Não te esqueceste de mim, pois não ? ?

Aguardo impaciente, por esses resultados ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 19 minutos, D@vid disse:

@Rick Lusitano afinal acabei de deixar de ser um cliente pobre, já posso investir forte no BB lol, não sei se passei a ser accionista da ExxonMobile... ??

IMG_20200831_195513.jpg

Vende já isso! Mesmo que esteja a cair hoje! :P

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, Virtua disse:

Os boogleheads não são propriamente anti gestão-activa. São é anti custos elevados!!

E se pudesses criar o teu "index-fund/ETF" de acções sem custos ou com custos mais reduzidos do que os index-funds/ETFs? Fazias?

E fosse um FI/ETF de acções de gestão activa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

@Rick Lusitano afinal acabei de deixar de ser um cliente pobre, já posso investir forte no BB lol, não sei se passei a ser accionista da ExxonMobile... ??

IMG_20200831_195513.jpg

Agora que a ExxonMobile foi empurrada para fora do indice Dow Jones, é que tu vais ficar rico, pois o que o pessoal não sabe é que no futuro mais ou menos longínquo, ela vai reentrar em força no indice, por 2 razões: uma porque as novatas big tecnológicas não podem dar assim um chuto no rabo a um velho avó sábio e altamente energético (aproveitaram a menos energia do avó para lhe darem um chuto no rabo, mas a história vai repor esta mentira temporária, ... até parece que as tecnológicas funcionam sem energia), outra razão será a adaptação da empresa com uma orientação cada vez mais focada nas energias renováveis e mais autossustentáveis, em detrimento do abandono progressivo dos combustíveis fósseis, especialmente dos mais poluentes.

O planeta Terra tem de ser encarado como a casa-comum da humanidade, e viver nesta casa global deve ter regras cada vez mais apertadas para garantir a sua autossustentabilidade, sendo que a casa não é de ninguém, mas é de todos. Quando a sobre poluição supera a capacidade de auto depuração da Terra, isso a continuar assim indefinidamente, chegaríamos a um ponto temporal, antes do infinito, em que as condições então existentes na Terra já não permitia qualquer vida animal, vegetal ou celular.

Tal como a nossa carteira de ativos tem de ser rebalanceada (aumentar o peso dos ativos perdedores e diminuir o peso dos vencedores), também na Terra temos que começar pelo rebalanceamento energético, pois a energia está na base de toda a produção e transformação, pelo que devemos aumentar cada vez mais o peso da utilização das energias renováveis e com menos pegada de poluição ambiental e diminuir o peso das energias fósseis mais e menos poluentes, não esquecendo as questões da segurança e da fiabilidade energética, pois se a energia for pouco poluente mas insegura com um grande potencial destrutivo, não nos adianta nada se a mesma nos mandar para fora da Terra (eu deduzo que no Além não é preciso energia), por outro lado deve ser fiável e disponível em qualquer situação de pico de consumo, e aqui podemos ter um grande problema de capacidade de armazenamento para amortecer esses picos de consumo, como no caso da energia elétrica.

Cada vez mais temos que ter uma economia circular, que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, em que os subprodutos rejeitados, após utilização, farão parte das matérias primas de novos produtos a utilizar, sendo que o ideal do balanço mássico do ciclo de produção, que transforma as matérias primas brutas em produtos elaborados, deveria ter o mínimo possível de rejeitados na sua forma sólida, líquida ou gasosa, ao mesmo tempo que esses rejeitados deveriam ser reaproveitados ou reencorporados novamente como parte da matéria prima, bem como terem um reaproveitamento energético. 

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Estes movimentos que costumam haver nas últimas meias horas nos EUA, são como aqueles golos marcados já para lá do tempo regulamentar no futebol ??.

IMG_20200831_210352.jpg

O jogo só termina quando o árbitro dá o último sopro no apito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, NunoSousa05 disse:

@Virtua

Não te esqueceste de mim, pois não ? ?

Aguardo impaciente, por esses resultados ?

Acho que vais ter de aguardar um ou dois dias. Não gosto de fazer coisas a dobrar e como se calhar vou entrar nesta de testar coisas estou a pensar numa forma de automatizar os testes numa função (incluindo os que quero fazer).

Fazer algo automático em que seja só seleccionar o índice (MSCI World ou MSCI World Quality), montante inicial, montante de poupança mensal e datas de reforços e ele calcula tudo. Podes ter que esperar mais desta vez mas depois facilmente testo outras estratégias desde que me dês datas...

E se pudesses criar o teu "index-fund/ETF" de acções sem custos ou com custos mais reduzidos do que os index-funds/ETFs? Fazias?

Mesmo que conseguisse fazer um "ETF" de forma mais barata em $ do que um IWDA provavelmente o custo de oportunidade seria muito provavelmente maior do que 0.2% ao ano. Só ter que lidar com os dividendos dava-me mais trabalho do que os 0.2% que me pedem pelo IWDA. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Assim já estamos a falar melhor, mas o ideal seria o Virtua elaborar um FIGA com um custo de gestão inferior a 0.5 % e uma rendibilidade média anualizada superior a 20 %, durante os próximos 20 anos.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Virtua disse:

Acho que vais ter de aguardar um ou dois dias. Não gosto de fazer coisas a dobrar e como se calhar vou entrar nesta de testar coisas estou a pensar numa forma de automatizar os testes numa função (incluindo os que quero fazer).

Fazer algo automático em que seja só seleccionar o índice (MSCI World ou MSCI World Quality), montante inicial, montante de poupança mensal e datas de reforços e ele calcula tudo. Podes ter que esperar mais desta vez mas depois facilmente testo outras estratégias desde que me dês datas...

Mesmo que conseguisse fazer um "ETF" de forma mais barata em $ do que um IWDA provavelmente o custo de oportunidade seria muito provavelmente maior do que 0.2% ao ano. Só ter que lidar com os dividendos dava-me mais trabalho do que os 0.2% que me pedem pelo IWDA. 

Boa boa ?

Obrigado pela tua disponibilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O sector saúde tem sido desde Abril maio quase uma reta horizontal enquanto os outros sectores sobem, quando pandemia aliviar maIs tb este sector pode aliviar.. 

Editado por superkinas
    Correcao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Normalmente, quando o ciclo económico transita para as fases de contração ou recessão, os investidores pegam um avião e fazem o "Fly from stocks to bonds", enquanto que quando essa transição se dá para as fases de recuperação ou prosperidade, os investidores voam no sentido contrário "Fly from bonds to stocks". Mas como isto, nos últimos anos, as torres de controlo (Fed e bancos centrais) em vez de controlar aqueles voos binários, andam a lançar dinheiro de helicóptero, e em pleno período de pandemia global, e apesar de estarmos com uma das maiores recessões históricas, as grandes tecnológicas e o S&P 500 estão com valorizações brutais, eu já não sei o que vos diga ... se eu fosse economista, voltava à faculdade, exigia isenção de propinas, exigia novos manuais e novos professores, porque me andaram a enganar estes anos todos.

Mais, a realidade da economia é aquela em que os ricos cada vez são mais ricos e os pobres cada vez estão mais pobres em relação aos ricos. Quem detém o poder do dinheiro, e assim a maioria da liquidez, é que é o GPS dos ciclos económicos, com a ajuda da Fed e dos bancos centrais, cujos decisores são funcionários da elite dos mais ricos. Antigamente, quando era muito jovem e inocente, eu achava que os funcionários estavam ao serviço do bem-comum da população, seriam eles que punham a funcionar a máquina pesada do Estado ou das entidades reguladoras, sempre orientados para o tal bem-comum dos povos em geral, afinal, quando deixei de ser inocente, percerbi que o topo desses funcionários decisores estavam, sim, ao serviço de quem mandava neles: a elite dos mais ricos. 

Antigamente, com a grande expansão da escravatura no pós descobrimentos do século XVI, os negros eram carne para canhão dos grandes senhores feudais que detinham as terras conquistadas aos indígenas e as commodities, agora aos negros juntaram-se os brancos com uma agregação da ordem dos 99 % da população mundial, que trabalha para a restante parcela de 1 % da elite mais rica e dominadora através do domínio da classe politica dirigente e dos decisores das entidades reguladoras (que são teóricamente independentes até dos politicos, mas na prática não passam de funcionários da tal elite dos mais ricos).

Por fim, e para desanuviar da nova escravidão económico-financeira, que tal se nos próximos 3 meses houvesse um "Fly from technology to biotechnology"?, o money ficava também dentro de uma tecnologia, ou seja, não era um voo transcontinental mas sim um voo doméstico, e como nós somos seres biológicos vivos, se calhar até seria mais coerente com a atual pandemia global, mas como até aquele careca cara de parvo do Jeff 'Bezos andou também a dizer mal dos medicamentos e a shortar as empresas biotecnológicas e da saúde, para haver, como houve, um "Fly to Amazon", eu também já não sei o que vos diga ... eu até acho que até os decisores divinos se puseram do lado desse careca.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem estava a ver onde devia reforçar SP500 através de um ETF e a questão era sobre comprar esse mesmo título na bolsa Xetra ou Amesterdam! Coloquei isto no Google e fui dar a um tópico de outro fórum onde um puto de 25 anos (pouco mais velho que eu...) Dizia ter 100k para investir. Os comentários eram ou invejosos ou a perguntar sobre "como". No entanto, um tipo disse para falar diretamente com a Vanguard e que iria conseguir viver de "dividendos/rendimentos".

Ora bem, claro que ninguém vive com rendimentos de quantias tão baixas, mas suscitou-me curiosidade em qual a vantagem de ir falar com a Vanguard para aplicar uns meros 100k.

Btw, acabei por colocar ordem na bolsa onde o título tinha maior volume! (Xetra)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Lezz disse:

Esta comissão de guarda de fundos não é cobrada por todos os bancos?

Pelo Banco Best pelo menos não, o que eles cobram é uma comissão de guarda de títulos ( ETFs, Acções, Obrigações...) como os fundos de investimento ( Mutuos ) não são considerados títulos não é cobrado, eu nunca tinha ouvido falar em comissão de guarda de fundos...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )