Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 25 minutos, NunoSousa05 disse:

Eu não tenho a experiência que vocês têm, mas duvido que hajam muitas estratégias de reforço anual/mensal que tenha uma rentabilidade de 69,05%.

Uma das vantagens de o fazer num ETF em que cada share custa 45,84€, é que é relativamente fácil ter sempre capital disponível para reforçar...

Esta estratégia, inspirei-me no livro The Intelligent Investor...

A ideia aqui é reforçar um activo que esteja desvalorizado, a AT é apenas uma maneira de medir quando um activo está em tendência bearish e garantir que efectuou o reforço quando a cotação está em baixa. ?

A prova disso é que o preço médio de compra ao longo de 4-5anos é de 27,12€, quando actualmente a cotação está nos 45,84€.

Eu fiz isto com o World Momentum, mas posso fazer com outros factors (Value, Quality e etc), por sector, região ou whatever...

Como não tenho nada de AT programada é complicado saber se é boa estratégia. Mas se me disseres quais são as datas de reforços (já que foi o que fizeste no invest) eu testo isso em 3 tempos. Podes tirar um print se quiseres. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 16 minutos, Virtua disse:

Como não tenho nada de AT programada é complicado saber se é boa estratégia. Mas se me disseres quais são as datas de reforços (já que foi o que fizeste no invest) eu testo isso em 3 tempos. Podes tirar um print se quiseres. 

Espero não me ter enganado, mas depois posso confirmar:

24/8/2015

9/2/2016

14/9/2016

6/2/2018

11/10/2018

27/12/2018

18/3/2020

Cada entrada com 500€ no MSCI World Momentum Factor.

Atenção não estou a dizer que esta estratégia é infalível ou a melhor, uma vez mais....o meu conhecimento nesta área é muito menor que o teu/vosso. 

Estou apenas a expor esta ideia, para também poder aprender com os erros que ela possa eventualmente ter.

Se vais simular, depois agradecia que partilhasses a estratégia usada na simulação...

Para mim meter dinheiro em bolsa e ter rentabilidade positiva que pelo menos bata a inflação, para mim já é uma vitória ? ah e comissões também ?

Screenshot_2020-08-31-14-28-12-400_com.fusionmedia.investing.jpg

Editado por NunoSousa05
    Correção
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Patanisca disse:

Uma média de 1500€ de lado por mês não é impossível. Mas é preciso ter uma combinação de vários factores que são fora do normal da nossa sociedade. Eu por acaso tenho mantido valores mensais próximos disso nos últimos 10 anos, mas eu não sou um típico "Portuguese Young Adult With a Wife and Two Kids". 

Só há 3 maneiras de se conseguir isso:
    - Ou se ganha muito
    - Ou se gasta pouco
    - Ou os dois

:D Eu estou no 2º cohort. Conduzo um carro de 60k, mas as cuecas são do LIDL e o pólo que tenho vestido custou 12€. Choices! :D

O facto de quando era novo em vez de andar a seguir clubes de futebol e gastar em discotecas e alcool, estar com IDE aberto durante horas a fio a trabalhar para mim, também deu uma ajuda.

Os 1500 €/mês poupados em Portugal é completamente irrealista, quando o salário líquido médio em Portugal é um pouco superior a 900 €/mês. Nós não devemos ser elitistas e olhar para a cauda gorda direita da curva de Gauss, temos que olhar para a média e mediana.

Eu também tenho um carro ligeiro com tração às 4 rodas e com um diferencial traseiro desportivo, que atua no eixo traseiro, o veículo apresenta um comportamento neutro nas curvas. Isto torna-se possível porque o diferencial traseiro tem duas embraiagens, uma à direita e outra à esquerda. Desta forma, assegura-se que as rodas do eixo traseiro recebem diferentes binários. As embraiagens são ativadas através de um atuador eletro-hidráulico. Em função do ângulo da direção, da aceleração transversal e da velocidade, a unidade de comando calcula a repartição do binário entre as rodas para qualquer situação. Ao curvar ou ao acelerar em curva, a maior parte da força motriz é dirigida para a roda traseira posicionada no exterior da curva, o que “empurra” o veículo para o interior da mesma, fazendo-o seguir o ângulo das rodas dianteiras. A distribuição variável entre as rodas do lado esquerdo e do lado direito ajuda a direcionar o veículo, deixando quase de ser necessário corrigir a direção no volante. Isto contribui para um controlo mais preciso e uma condução mais desportiva, bem como para uma maior agilidade e uma excelente tração. 

Mas mesmo com estes atributos do meu carro, isto não me impede de saír fora da estrada se contrariar as leis da física, a saber:

Um carro em andamento fica sujeito à ação de forças em 3 planos - longitudinal, lateral e vertical - com intensidade, direção e sentido variáveis.

Numa curva, o comportamento da viatura é influenciado pelo somatório das forças nos 3 planos. No plano longitudinal, é a componente da aceleração. No plano lateral, existem 2 forças: a força centrífuga, que impele o carro para fora da trajetória, e a força centrípeta, que faz com que o carro se mantenha na trajetória. No plano vertical, atuam 2 forças: a força-peso (força da gravidade), que tem um sentido para baixo (descendente), e a chamada força normal (para cima) que é ascensional dada pela superfície da estrada e que assim sustenta o carro, contrariando a força-peso.

Se a superfície da estrada não for rígida e for flexível, como um piso de neve, a força ascensional da força normal não é suficiente para contrariar a força-peso e aí o carro afunda parcialmente, mais ou menos conforme a superfície da estrada é mais ou menos flexível.

Eu pago ao banco em juros mensais por uma alavancagem que fiz há 5 anos cerca de 500 €, e o que é que isto quer dizer para a média da população portuguesa? Pouco ou nada. Temos que que ter a noção do país em que vivemos. O que a história nos ensina é que os novos ricos e os elitistas são dispensáveis numa sociedade balanceada ou equilibrada e de compromisso.

Eu adora patanicas de bacalhau da Gronelândia com um bom arroz de feijão malandrinho, mas tenho umas amigas que evitam comer o arroz de feijão porque lhe faz gases, mas qual é o problema se elas os soltarem naturalmente, faz parte do processo bioquímico da digestão. Que eu saiba o nosso intestino grosso não é propriamente uma fábrica de perfumes franceses. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Partilho. Sem stress. Diz-me só os pressupostos sff:

Sou capaz de fazer algumas alterações aos pressupostos para tornar as coisas mais realistas. Mais ou menos em linha com o que eu estou a fazer para a minha análise. Do género a pessoa poupar 100 euros mensais e colocar todas as poupanças nessas datas.

Não sei se é assim tão mau. Apanhou aí datas bastante boas para reforços ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Virtua disse:

Sou capaz de fazer algumas alterações aos pressupostos para tornar as coisas mais realistas. Mais ou menos em linha com o que eu estou a fazer para a minha análise. Do género a pessoa poupar 100 euros mensais e colocar todas as poupanças nessas datas.

Amigo Virtua,

O nosso amigo D@vid, que é uma pessoa que desconheço mas tem de ter um valor acima da média para manter este tópico durante estes anos todos e desviar pessoal com valor do Caldeirão para o seu tópico, escreveu uma coisa sábia: tirou um zero aos 1.500 €/mês. Se calhar uma maioria dos foristas e visitantes deste tópico não tem um ordenado líquido de 1.500 €/mês ... temos que ter os pés bem assentes na terra e não numa nuvem qualquer de dados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Bedrock disse:

Amigo Virtua,

O nosso amigo D@vid, que é uma pessoa que desconheço mas tem de ter um valor acima da média para manter este tópico durante estes anos todos e desviar pessoal com valor do Caldeirão para o seu tópico, escreveu uma coisa sábia: tirou um zero aos 1.500 €/mês. Se calhar uma maioria dos foristas e visitantes deste tópico não tem um ordenado líquido de 1.500 €/mês ... temos que ter os pés bem assentes na terra e não numa nuvem qualquer de dados.

Como disse acima. É irrelevante ser 1500 euros, 150 euros ou 15 euros. Vai dar tudo ao mesmo se não incluirmos custos. Por mim poderia ser 15k ao mês que me era igual pois as conclusões seriam semelhantes!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Virtua disse:

Como disse acima. É irrelevante ser 1500 euros, 150 euros ou 15 euros. Vai dar tudo ao mesmo se não incluirmos custos. Por mim poderia ser 15k ao mês que me era igual pois as conclusões seriam semelhantes!

Eu sei disso, mas também sou da opinião que os modelos teóricos devem estar mais próximos das realidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Virtua disse:

Pressupostos como assim ? 

A estratégia é simples. 

Fui ao site do Yahoo Finance, abri o gráfico do MSCI World Momentum Factor. 

Meti uma MA de 50 dias e o RSI (70,30). 

A ideia é utilizar esses dois indicadores para identificar períodos onde a cotação está em baixa, respeitando sempre estas duas condições:

1- Cotação abaixo do 50MA;

2- RSI abaixo de 30;

Quando havia essas duas condições em conjunto, entrava com 500€. 

O valor foi apenas algo aleatório, poderia ser 1k, 10k...isso vai depender da disponibilidade de cada um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, NunoSousa05 disse:

Quando havia essas duas condições em conjunto, entrava com 500€. 

Porque é irrealista assumires que a poupança em quase 2 anos é de 500 euros (ordem 3 para 4 e 6 para 7) e em 2018 conseguires esses 500 euro em dois meses de diferença para reforçares duas vezes (ordem 5 e 6)!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Bedrock disse:

Eu também tenho um carro ligeiro com tração às 4 rodas e com um diferencial traseiro desportivo, que atua no eixo traseiro, o veículo apresenta um comportamento neutro nas curvas. Isto torna-se possível porque o diferencial traseiro tem duas embraiagens, uma à direita e outra à esquerda. Desta forma, assegura-se que as rodas do eixo traseiro recebem diferentes binários. As embraiagens são ativadas através de um atuador eletro-hidráulico. Em função do ângulo da direção, da aceleração transversal e da velocidade, a unidade de comando calcula a repartição do binário entre as rodas para qualquer situação. Ao curvar ou ao acelerar em curva, a maior parte da força motriz é dirigida para a roda traseira posicionada no exterior da curva, o que “empurra” o veículo para o interior da mesma, fazendo-o seguir o ângulo das rodas dianteiras. A distribuição variável entre as rodas do lado esquerdo e do lado direito ajuda a direcionar o veículo, deixando quase de ser necessário corrigir a direção no volante. Isto contribui para um controlo mais preciso e uma condução mais desportiva, bem como para uma maior agilidade e uma excelente tração. 

Mas mesmo com estes atributos do meu carro, isto não me impede de saír fora da estrada se contrariar as leis da física, desde que o vetor resultante da direção e velocidade com que ataco uma curva, a força centripeta e a força centrifuga, não resulte numa força centrifuga.

3aea98bee4a11.jpg

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Virtua disse:

Porque é irrealista assumires que a poupança em quase 2 anos é de 500 euros (ordem 3 para 4 e 6 para 7) e em 2018 conseguires esses 500 euro em dois meses de diferença para reforçares duas vezes (ordem 5 e 6)!

Sim claro, já percebi. 

Epah, posso te falar do meu caso em particular. 

Eu quando recebo o meu salário aplico logo o conceito do pay yourself first (Rich Dad Poor Dad). Meto logo 30% do meu salário de parte e consigo fazer a minha vida ao longo do mês tranquilo sem sacrificar qualidade de vida. O que tenho planeado é que depois desses 30%, 50% vai ser poupado ao longo do ano para reforçar o EUPP, sendo que o restante é utilizado para o VP, que é onde pretendo aplicar a estratégia descrita acima...

Na tua simulação podes meter uma poupança mensal de cerca de 200-250€, para utilizar nessa estratégia. 

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, D@vid disse:

No BB vejo isto, onde viste 35 FI?

fff.PNG

Deves ser um cliente com pouco capital, não tens acesso a tudo. Gajos ricos como eu, tem acesso a mais coisas. :D

Na Pesquisa Morningstar do BB:

https://www.bancobest.pt/ptg/PesquisaMorningstar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BlackRock Gets Go-Ahead for a Mutual-Fund Business in China.

By Dawn Lim and Stella Yifan Xie Aug. 29, 2020 3:50 am ET

It paves the way for BlackRock to be one of the first foreign investment firms to start managing money for Chinese individuals by itself.

Agora é que os chineses vão compensar o dinheiro que perdem em Macau ... é preciso é que haja retornos para a média com um time frame <= 12 anos, para ganharem aos EUA em cerca de 5 anos.

https://www.wsj.com/articles/blackrock-gets-go-ahead-for-a-mutual-fund-business-in-china-11598687419 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, Virtua disse:

Provavelmente institucionais e investidores profisionais? Tipo fundos de pensões. Eu pelo menos sempre pensei assim!!

Sim, penso mesmo. Haverá FI, FP, Seguradoras, Wealth Management/Family Office, que compram FI e ETFs que os pequeninos nem veem quanto mais comprar. Mas também já vi os big boys a comprar versões de retalho porque não tinham alternativas.

É provavel que possa existir IF em PT que comercializem Vanguard aos pobres. ;)

Mas diz uma outra coisa, os index-fund europeus da Vanguard são todos com 100k ou 1M mínimos? Decerto que haverá versões mais acessíveis. Os IF portugueses não têm as versões mais "baratas" porquê?

Fiquei surpreso pela Vanguard ter FI de gestão activa. Andam a pregar a gestão passiva como sendo a salvação e depois andam a pecar com a gestão activa? :P

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Rick Lusitano disse:

Mas diz uma outra coisa, os index-fund europeus da Vanguard são todos com 100k mínimos? Decerto que haverá versões mais acessíveis. Os IF portugueses não têm as versões mais "baratas" porquê?

O que é isso de 100k para subscrição mínima, para pessoas que põem de parte 1.500 €/mês para investir ... é só esperar 5 anos e 7 meses (isto não contando com os subsídios de férias e de Natal, pois estes são para gastar nas Caraíbas) . ??

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, Bedrock disse:

De repente até pensei que estes jovens que conseguem pôr de lado 1.500 €/mês para investir, devem ter ordenados líquidos de, pelo menos, 5.000 €/mês, ou então investiram bem numa companheira em que os pais dela compram tudo: casa, carro, alimentação, férias pagas, ... e até lhe dão 1.500€ mensais para investir ou especular, como forma de divertimento. ?

Também podes ter rendimentos extra-salários que deem cerca 1,5k mensais. ;)

Conheço vários investidores a tirar mais do que isso, só em P2P Lending. Haverá outros que arrendam casas, em curta ou longa duração. Etc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Rick Lusitano disse:

Também podes ter rendimentos extra-salários que deem cerca 1,5k mensais. ;)

Conheço vários investidores a tirar mais do que isso, só em P2P Lending. Haverá outros que arrendam casas, em curta ou longa duração. Etc

Bons rendimentos extra-salários e que não pagam impostos são, por ex., os resultantes de gamansos em que não se sabe o destinatário final desses proveitos ou em alternativa que os processos sejam transitados em julgado 50 anos após os atos (é claro que estou a pensar nos destinatários com idades >= 50 anos), isto porque a justiça também tem direito a alavancar o seu delay de resolução.?

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, Patanisca disse:

Acho que isso é óbvio, só estava a pegar no mote do D@vid. :D O homem gasta tudo em LEGO e depois diz que só poupa 150€ por mês! :D
    TOU A BRINCAR

não sei se o David gosta de LEGO. Eu gosto! :D

btw, LEGO is the new BTC
    https://medium.com/wisecrack/brokering-bricks-the-world-of-lego-investing-66d1a59fc206

Vou dar uma de emotivo em investimentos (aquelas pessoas que defendem com unhas e dentes contra tudo e contra todos, a sua acção, cripto, matéria-prima).

Eh pá, o que tem o Lego??? ... é a última Coca-Cola no deserto. :P

É bom investimento, tanto financeiro, como de entretenimento e criatividade para crianças e adultos, é bom para criar ligações pais-filhos.

Estudos académicos recentes mostram que alguns tipos de colecccionáveis são o melhor investimento. Mais do que os activos financeiros.

Eu gosto de Lego, mas mais para retornos não financeiros, não sou um coleccionador, é mais para dioramas e entretenimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

What Happened to the Middle Class?

Posted August 24, 2020 by Ben Carlson

https://awealthofcommonsense.com/2020/08/what-happened-to-the-middle-class/

Capturar2.PNG

Bottom line: Isto só lá vai com rebelião armada (armada, porque é a única maneira de tentar atingir uma democracia económica no meio da democracia politica dominada pelo poder económico-financeiro, foi através da guerrilha armada que os povos indígenas se conseguiram libertar dos colonizadores das suas terras e das economias locais), pois não é com rapazes do politicamente correto que isto muda.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, Pequeno_Aprendiz disse:

Escolher determinados setores implicaria ser eu a escolher os REIT’s o que implicaria, para investir em segurança, um conhecimento que ainda não tenho. Logo a único opção seria poder escolher a/as regiões através de FII Indirecto. 

De acordo. Quando não se sabe, não se inventa. Keep It Simple and Stupid (KISS). ;)

Agora ter um Global de Acções, já inclui Acções de REIT e Imobiliárias. Porquê estar a ter mais um FI/ETF do Sector Imobiliário? É como ter um FI de Acções de qualquer Sector.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, Rick Lusitano disse:

Deves ser um cliente com pouco capital, não tens acesso a tudo. Gajos ricos como eu, tem acesso a mais coisas. :D

Na Pesquisa Morningstar do BB:

https://www.bancobest.pt/ptg/PesquisaMorningstar

Sou um cliente fracote sou ?

Esqueci-me de ir aí ?, então são 35 Fundos e 32 ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, Rick Lusitano disse:

Vou dar uma de emotivo em investimentos (aquelas pessoas que defendem com unhas e dentes contra tudo e contra todos, a sua acção, cripto, matéria-prima).

Eh pá, o que tem o Lego??? ... é a última Coca-Cola no deserto. :P

É bom investimento, tanto financeiro, como de entretenimento e criatividade para crianças e adultos, é bom para criar ligações pais-filhos.

Estudos académicos recentes mostram que alguns tipos de colecccionáveis são o melhor investimento. Mais do que os activos financeiros.

Eu gosto de Lego, mas mais para retornos não financeiros, não sou um coleccionador, é mais para dioramas e entretenimento.

Eu gosto mais das peças de dominó, pois é um jogo aonde se pode melhor observar o efeito sell off da manada dos investidores: quando as peças estão alinhadas e com distâncias menores que a sua altura, quando a 1.ª peça cai, a 2.ª peça também cai e assim sucessivamente, observando-se assim através de um jogo 3 D animado, a existência do fenómeno de arrastamento da volatilidade e do efeito manada dos investidores, e, para este último, pode-se ver o quanto é importante o comportamento dos vizinhos ... são autênticos macacos de imitação. Eu até já pensei em criar um tópico onde ia dando dicas de investimento contrárias às minhas, por forma a poder ganhar dinheiro no futuro, através de uma estratégia de investimento contrarian ao da manada, mas depois pensei, este é um mercado pouco líquido, só se os americanos fossem na minha conversa, mas se eles vão na conversa de tantos jornaleiros, porque é que não podiam ir na minha?.??

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Fiquei surpreso pela Vanguard ter FI de gestão activa. Andam a pregar a gestão passiva como sendo a salvação e depois andam a pecar com a gestão activa? :P

Isso é das maiores imprecisões que anda a circular por aí.

Nos EUA, metade dos Index funds deles são de gestão activa (até gerem um dos primeiros fundos de investimento que é o Wellesley Fund que existe desde 1929... e não não é um typo).

Aliás, se não estou em erro, todos os fundos de obrigações deles são geridos de forma activa.

O que os diferencia é que mesmo as comissões que cobram. O BND tem uma comissão de 0,04%...

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )