Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 44 minutos, Francisco_ disse:

Bankinter

Condições Particulares de Comercialização Vanguard Investment Series, informaçoes detalhadas neste PDF CPDP

Mais o detalhe no preçario geral

image.thumb.png.25e2e021be17f69e3d915a6d81598cfa.png

Guarda de fundos? inventam tudo...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 17 horas, Virtua disse:

É uma possibilidade. Acho que faz sentido e provavelmente seria o vencedor pois tinha o cash mais cedo a render. Não deverá ser complicado programar essa variação!!

Estou a assumir que a pessoa não tem dinheiro noutra entidade. Investe todas as poupanças. Tb é possível incluir essas poupanças, seria uma questão de pressupostos. Tipo manter sempre 5k à parte para reforços extraordinários e assim que esses 5k estivessem de lado reforçar 1k todos os meses.

É uma possibilidade, mas para os cálculos de rentabilidade esses 5k seriam cash, só assim é justo!

Juntando a esta discussão sobre timings de reforço....e se eu usar AT para o fazer ? 

Por exemplo, se a cotação do mercado cair abaixo da MA 20 dias - 1a entrada, se cair abaixo da MA 3 meses - 2a entrada e se cair abaixo da MA 6 meses - 3a entrada.

Posso também usar o RSI combinado com as MA e juntar a condição de oversold à queda de determinada MA. 

Que dizem ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, NunoSousa05 disse:

Que dizem ? 

Que provavelmente apenas te vai custar dinheiro. Nem imagino quantos milhões de pessoas usam este tipo de "estratégias" e não devem fazer dinheiro. Provavelmente seria mais rentável atirar uma moeda ao ar...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Virtua disse:

Que provavelmente apenas te vai custar dinheiro. Nem imagino quantos milhões de pessoas usam este tipo de "estratégias" e não devem fazer dinheiro. Provavelmente seria mais rentável atirar uma moeda ao ar...

Eu simulei no investing.com com o MSCI World Momentum....

Com as seguinte condição para determinar a entrada: cotação abaixo do MA de 3 meses + zona de oversold. 

Desde 2014, fiz 7 entradas de 500€. 

Com um lucro de 69,05% ??‍♂️

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, NunoSousa05 disse:

Eu simulei no investing.com com o MSCI World Momentum....

Com as seguinte condição para determinar a entrada: cotação abaixo do MA de 3 meses + zona de oversold. 

Desde 2014, fiz 7 entradas de 500€. 

Com um lucro de 69,05% ??‍♂️

O Investing dá para fazer este tipo de simulações? Ou fizeste tudo à pata?

Simulaste subscrições "normais"?. Só no final do ano por exemplo?

Quanto é que o indíce/ETF rendeu sem reforços?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Rick Lusitano disse:

Na Morningstar PT, ela tem na sua base de dados 198 fundos da Vanguard, mas 181 são de gestão passiva (desconhecia que a Vanguard tinha fundos de gestão activa).

https://www.morningstar.pt/pt/screener/fund.aspx#?filtersSelectedValue={"brandingCompanyId":{"id":"BN00000AAL"},"managementStyle":{"id":"true"}}&page=1&sortField=legalName&sortOrder=asc

Porque fui ver? Porque as Morningstar de cada país, têm apenas os FI (ETFs e outros instrumentos) autorizados/comercializados nesse país.

Ora o BB tem oficialmente apenas 35 FI da Vanguard.

So where are all the rest? ;)

Fiz alguma pesquisa e vi que no Bankinter, eles têm 5 FI Vanguard. Não tenho mais detalhes sobre a oferta deles, porque não tenho conta com Bankinter, talvez alguém que seja cliente possa ajudar.

http://lt.morningstar.com/3otoozvfug/fundscreener/default.aspx

Mesmo assim, deve haver IF sedeado(s) ou com estabelecimento estável em Portugal com mais FI da Vanguard, para justificar a existência de quase 200 FI Vanguard em Portugal.

Agora uma pergunta se calhar simplista. Antes o BB permitia que se pedisse FI fora da oferta inicial, posteriormente pagando uma fee de subscrição. Não podem pedir para acrescentar os FI que querem? Incluindo os FI da Vanguard?

A Vanguard só tem index-funds na Europa com mínimos de 100k?

No BB vejo isto, onde viste 35 FI?

fff.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, Patanisca disse:

Se há reforços a 31 de Dezembro de 12k, porque não estão espelhados no gráfico?

Porque achas que não estão? Tive mais ou menos a tua "visão" e fui ver os últimos pontos de cada ano (mas tb tenho acesso aos valores raw obviamente). Provavelmente exagerei no capital inicial (100k) e o peso de 12k não se vê assim tão reflectido. Mas acredita que está lá. Simplesmente é um peso tão pequeno em termos relativos que muitas vezes a variação do mercado se sobrepõe.

há 9 horas, Rick Lusitano disse:

Mesmo assim, deve haver IF sedeado(s) ou com estabelecimento estável em Portugal com mais FI da Vanguard, para justificar a existência de quase 200 FI Vanguard em Portugal.

Provavelmente institucionais e investidores profisionais? Tipo fundos de pensões. Eu pelo menos sempre pensei assim!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Virtua disse:

Fiz as entradas todas à pata.

Vi a data e a cotação dos reforços e fiz as entradas, desde 2014. Ainda tenho de ver quanto rendeu, sem reforços.

Mas obviamente renderia mais se tivesse metido os 3500€ logo no início e deixasse até os dias de hoje sem reforço. Mas ainda não adivinho o futuro ?

Vou simular o mesmo com outros índices.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Virtua disse:

Porque achas que não estão? Tive mais ou menos a tua "visão" e fui ver os últimos pontos de cada ano (mas tb tenho acesso aos valores raw obviamente). Provavelmente exagerei no capital inicial (100k) e o peso de 12k não se vê assim tão reflectido. Mas acredita que está lá. Simplesmente é um peso tão pequeno em termos relativos que muitas vezes a variação do mercado se sobrepõe.

Voltei a olhar para o gráfico depois de postar e tive que estar atento para suspeitar que estavam lá sim, mas com baixa representatividade face à escala. Esperaria ver um degrau discreto (math) no início de cada ano, a indicar o reforço.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Patanisca disse:

Uma média de 1500€ de lado por mês não é impossível. Mas é preciso ter uma combinação de vários factores que são fora do normal da nossa sociedade. Eu por acaso tenho mantido valores mensais próximos disso nos últimos 10 anos, mas eu não sou um típico "Portuguese Young Adult With a Wife and Two Kids". 

Só há 3 maneiras de se conseguir isso:
    - Ou se ganha muito
    - Ou se gasta pouco
    - Ou os dois

:D Eu estou no 2º cohort. Conduzo um carro de 60k, mas as cuecas são do LIDL e o pólo que tenho vestido custou 12€. Choices! :D

O facto de quando era novo em vez de andar a seguir clubes de futebol e gastar em discotecas e alcool, estar com IDE aberto durante horas a fio a trabalhar para mim, também deu uma ajuda.

Eu consigo isso na boa, e trabalho "apenas" à 6 anos.

Editado por Vidolz
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Virtua disse:

Isso são valores teóricos. Poderia ser um início com 10k e poupança mensal de 150 euros e o resultado seria semelhante. Os montantes são apenas ilustrativos!!

Acho que isso é óbvio, só estava a pegar no mote do D@vid. :D O homem gasta tudo em LEGO e depois diz que só poupa 150€ por mês! :D
    TOU A BRINCAR

não sei se o David gosta de LEGO. Eu gosto! :D

btw, LEGO is the new BTC
    https://medium.com/wisecrack/brokering-bricks-the-world-of-lego-investing-66d1a59fc206

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Patanisca disse:

Acho que isso é óbvio, só estava a pegar no mote do D@vid. :D O homem gasta tudo em LEGO e depois diz que só poupa 150€ por mês! :D
    TOU A BRINCAR

não sei se o David gosta de LEGO. Eu gosto! :D

btw, LEGO is the new BTC
    https://medium.com/wisecrack/brokering-bricks-the-world-of-lego-investing-66d1a59fc206

Nem por isso, mas se tiveres uma colecção do Star Wars em Lego vale mais de 20% ano de retorno ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 7 minutos, Virtua disse:

Isso são valores teóricos. Poderia ser um início com 10k e poupança mensal de 150 euros e o resultado seria semelhante. Os montantes são apenas ilustrativos!!

Sem querer pôr em causa a análise.

Mas... 10k de investimento inicial e 1.800 euros de investimento anual e não consegues chegar a 60k (olhando para a escala) ?

Fazendo contas à lá pata, desde meados de 2007, com um investimento inicial de 10k e investimentos anuais de 2k (eu sei, mais 200 euros por ano), tenho à volta de 63k quer numa carteira 60/40, quer num EUPP.

Se esticasse até ao início de 2000 (teria de procurar uns índices sintéticos para as obrigações de curto e longo-prazo e para o ouro), acredito que o valor seria substancialmente superior (basta ver que no teu gráfico, entre 2000 e 2007 o valor 100% das acções mais que duplica).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Mouro Emprestado disse:

Sem querer pôr em causa a análise.

Mas... 10k de investimento inicial e 1.800 euros de investimento anual e não consegues chegar a 60k (olhando para a escala) ?

Fazendo contas à lá pata, desde meados de 2007, com um investimento inicial de 10k e investimentos anuais de 2k (eu sei, mais 200 euros por ano), tenho à volta de 63k quer numa carteira 60/40, quer num EUPP.

Se esticasse até ao início de 2000 (teria de procurar uns índices sintéticos para as obrigações de curto e longo-prazo e para o ouro), acredito que o valor seria substancialmente superior (basta ver que no teu gráfico, entre 2000 e 2007 o valor 100% das acções mais que duplica).

Não percebi o que querias transmitir. Até porque me parece que estás a comparar 100% stocks com outras carteiras com uma rentabilidade bastante mais baixa!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 minutos, Virtua disse:

Não percebi o que querias transmitir. Até porque me parece que estás a comparar 100% stocks com outras carteiras com uma rentabilidade bastante mais baixa!

Pegando no teu exemplo, e baixando o investimento inicial de 100k para 10k e os investimentos anuais de 12k para 1,2k (enganei-me no post anterior porque estava com a ideia dos 150 euros mensais), deverás chegar a um valor final de cerca de 60k, certo (proporção de 100 para 10). Isto em 20 anos de investimento sensivelmente numa carteira 100% acções.

Por outro lado, com carteiras potencialmente menos rentáveis, e começando em meados de 2007 (antes da crise financeira), chego a montantes ligeiramente superiores com base num investimento inicial de 10k e investimentos anuais de 2k (uma parte poderá resultar dos tais investimentos anuais de 1,2k para 2k).

Acho... estranho, só isso (como disse não ponho em causa o teu gráfico!).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 18 horas, Rick Lusitano disse:

Acho que depende da tua estratégia de investimento. Por exemplo, queres ter exposição a todo o imobiliário ou a determinados sectores do imobiliário? Queres exposição a um país ou região ou global?

Escolher determinados setores implicaria ser eu a escolher os REIT’s o que implicaria, para investir em segurança, um conhecimento que ainda não tenho. Logo a único opção seria poder escolher a/as regiões através de FII Indirecto. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Mouro Emprestado disse:

Acho... estranho, só isso (como disse não ponho em causa o teu gráfico!).

São casos... Mas por acaso sou uma pessoa relativamente confiante nos cálculos porque tento escrutinar ao máximo para ver onde errei. Somos humanos e dizer SE errei é demasiado confiante. Quase sempre erro numa ou noutra coisa que só vendo a raw data é que me apercebo onde. 

Deste-me uma ideia boa. Que é dar os ficheiros de raw data em excel para outras pessoas analisarem. (Eu queria fazer isso com a programação mas imagino que pouca gente percebesse daquilo. O raw data em excel vai dar mais ou menos ao mesmo para o que eu quero e apenas é necessário alguma curiosidade por parte de quem analisa os dados).

Boa!! Boa!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

De forma mais detalhada o que fiz foi fazer tudo manualmente no investing.com 

Usei o ETF MSCI World Momentum Factor. 

Para entrar tem de obedecer a duas condições 1- Cotação do índice, abaixo do 50MA; 2- RSI abaixo de 30;

Simulei esta estratégia desde a criação do ETF, Outubro de 2014.

Desde a criação o ETF tem um retorno de 105,81% e eu com esta estratégia um retorno de 69,05%.

A comparação que fazes da minha estratégia vs buy and hold no início, não é correcta. Ainda não o fiz, mas acredito que o retorno que tenho com esta estratégia é superior a Dollar Cost Average, por exemplo. 

No final tenho um total de 129,05 Shares a um preço médio de 27,12€, sendo que a cotação actual do ETF está nos 45,84€.

Epah, se isto não é ganhar dinheiro, então não sei o que possa ser ??‍♂️

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, NunoSousa05 disse:

A comparação que fazes da minha estratégia vs buy and hold no início, não é correcta. Ainda não o fiz, mas acredito que o retorno que tenho com esta estratégia é superior a Dollar Cost Average, por exemplo. 

Não estou a comparar com buy and hold. Estou a comparar com reforços anuais ou mensais. Isso é o que é relevante. Temos sempre que ter em consideração as poupanças e nisso tens razão. Ninguém ia começar com TODO o dinheiro que vai ganhar nos próximos 10 anos.

Tens de simular contra uma estratégia realista com poupança e reforços anuais/mensais!!

há 9 minutos, NunoSousa05 disse:

Epah, se isto não é ganhar dinheiro, então não sei o que possa ser ??‍♂️

Ganhar dinheiro num bull market não é propriamente complicado (se bem que eu às vezes vejo cada asneira que penso que para algumas pessoas mesmo assim deve ser). A minha questão é se compensa face ao que te disse de reforço anuais/mensais.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Virtua disse:

Não estou a comparar com buy and hold. Estou a comparar com reforços anuais ou mensais. Isso é o que é relevante. Temos sempre que ter em consideração as poupanças e nisso tens razão. Ninguém ia começar com TODO o dinheiro que vai ganhar nos próximos 10 anos.

Tens de simular contra uma estratégia realista com poupança e reforços anuais/mensais!!

Eu não tenho a experiência que vocês têm, mas duvido que hajam muitas estratégias de reforço anual/mensal que tenha uma rentabilidade de 69,05%.

Uma das vantagens de o fazer num ETF em que cada share custa 45,84€, é que é relativamente fácil ter sempre capital disponível para reforçar...

Esta estratégia, inspirei-me no livro The Intelligent Investor...

A ideia aqui é reforçar um activo que esteja desvalorizado, a AT é apenas uma maneira de medir quando um activo está em tendência bearish e garantir que efectuou o reforço quando a cotação está em baixa. ?

A prova disso é que o preço médio de compra ao longo de 4-5anos é de 27,12€, quando actualmente a cotação está nos 45,84€.

Eu fiz isto com o World Momentum, mas posso fazer com outros factors (Value, Quality e etc), por sector, região ou whatever...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )