Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

E será que a isenção de comissões sobre cartões vai durar ainda para muito tempo?

A isenção para TODOS os clientes (sejam estudantes ou não, domiciliem o ordenado ou não) é neste momento algo que os destinge dos restantes bancos, mesmo não podendo prever o futuro penso que não vão abandonar os seus selling points assim muito facilmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Aos poucos vou completando a minha carteira de fundos que pretendo que seja no valor de 12000 euros (para já) e gostava da v/ opinião sobre a mesma.

As percentagens que apresento em baixo são as actuais para uma carteira no valor de 8000 euros (a negrito o que faz parte da carteira actual).

Tesouraria - 41%:

E.S. Liquidez  -  41%

Obrigações - 30% :

Pimco Real Return  -  12%

E.S. Obrigações Europa  -  8%

Axa WF Euro 5-7  -  5%

Nordea-1 European Cross Credit  -  5%

F&C Emerging Markets Bond  ou  Templeton Total return  ??

Pimco Global Bond  ou  Pimco diversified  ??

AXA WF Global High Yield Bonds  ??

Mistos - 12% :

E.S. Plano prudente  -  10%

E.S. Plano crescimento  -  2%

Invesco Balanced-Risk Alloc  ou  JPM Global Income D (div)-EUR  ??

Acções - 17% :

EEF Equity Consumer Staples  -  5%

JPMorgan Asean Equity  -  6%

Franklin European Growth  -  6%

Vontobel Global Value Equity C (USD)  ou reforçar os que já tenho ??

Agradeço criticas/sugestões. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Aos poucos vou completando a minha carteira de fundos que pretendo que seja no valor de 12000 euros (para já) e gostava da v/ opinião sobre a mesma.

As percentagens que apresento em baixo são as actuais para uma carteira no valor de 8000 euros (a negrito o que faz parte da carteira actual).

Tesouraria - 41%:

E.S. Liquidez  -  41%

Obrigações - 30% :

Pimco Real Return  -  12%

E.S. Obrigações Europa  -  8%

Axa WF Euro 5-7  -  5%

Nordea-1 European Cross Credit  -  5%

F&C Emerging Markets Bond  ou  Templeton Total return  ??

Pimco Global Bond  ou  Pimco diversified  ??

AXA WF Global High Yield Bonds  ??

Mistos - 12% :

E.S. Plano prudente  -  10%

E.S. Plano crescimento  -  2%

Invesco Balanced-Risk Alloc  ou  JPM Global Income D (div)-EUR  ??

Acções - 17% :

EEF Equity Consumer Staples  -  5%

JPMorgan Asean Equity  -  6%

Franklin European Growth  -  6%

Vontobel Global Value Equity C (USD)  ou reforçar os que já tenho ??

Agradeço criticas/sugestões. ;)

Partindo do pressuposto perfil moderado, horizonte temporal 2/3 anos, investia uns 1000€ no Pimco Global Bond, e noutro que não tens aí, o Invesco European Bond, 1000€. Nos mistos metia 1000€ no Invesco Balanced Risk Allocation. Quanto às acções, Pioneer Funds - U.S. Fundamental, 1000€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    gabrielpintopt

Assim de uma forma rápida e apenas por curiosidade intelectual:

Se tivessem de analisar uma porção considerável de fundos na diagonal, diriam que a página Rating e Risco seria a parte favorita dessa análise rápida? Parece-me ter aí os  principais dados que mais se falam no início deste tópico:

[list type=decimal]

[*]Desv.Padrão(3a.)

[*]3-Yr Mean Return

[*]Rácio de Sharpe

Estou a basear-me no site do banco BEST.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Assim de uma forma rápida e apenas por curiosidade intelectual:

Se tivessem de analisar uma porção considerável de fundos na diagonal, diriam que a página Rating e Risco seria a parte favorita dessa análise rápida? Parece-me ter aí os  principais dados que mais se falam no início deste tópico:

• Desv.Padrão(3a.)
    • 3-Yr Mean Return
    • Rácio de Sharpe

Estou a basear-me no site do banco BEST.

É das primeiras coisas que vejo quando estudo um fundo. O desvio-padrão é, de uma forma muito simples, a volatilidade do mercado em que o fundo se insere, ou seja, os altos e baixos nesse período de tempo (em regra 3 anos). Quanto maior o desvio-padrão, mais arriscado é esse mercado.

O 3-Yr Mean Return é a rentabilidade anualizada durante 3 anos.

Aqui, procura-se sempre fundos com a rentabilidade média acima do desvio-padrão.

O rácio-sharpe combina a rentabilidade esperada e o risco inerente ao fundo. Rácios acima de 1 são o aconselhável, quanto mais alto melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Partindo do pressuposto perfil moderado, horizonte temporal 2/3 anos, investia uns 1000€ no Pimco Global Bond, e noutro que não tens aí, o Invesco European Bond, 1000€. Nos mistos metia 1000€ no Invesco Balanced Risk Allocation. Quanto às acções, Pioneer Funds - U.S. Fundamental, 1000€

Obrigado pela tua valiosa opinião, Claudio.

Quanto ao Invesco, não achas que já tenho bastantes fundos de obrigações da europa? Tenho o obrigações europa, o Axa wf euro 5-7 e o Nordea European cross credit.

Por essa razão é que queria diversificar mais. E, apesar do Invesco estar na minha watchlist, gosto mais do Schroder ISF Euro Bond que me parece semelhante.

Numa perspectiva de diversificação, não achas que devia ter um dos países emergente como o F&C ?

E o que achas do AXA WF Global High Yield Bonds?

Quanto ao Global Bond e ao Invesco balanced Risk-alloc é provável que vá investir neles.

Nos de acções, eu também gosto desse Pioneer e é uma boa hipótese mas não achas que já tenho acções EUA no EEF Consumer Staples?

A minha ideia é ter uma carteira diversificada com uns 14 fundos (se calhar é demais) para no futuro ir reforçando apenas.

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O EEF consumer staples tem 50% de exposição aos EUA. Podes considerar um outro que complemente, tens é de ver as carteiras e verificar se não existe muita sobreposição.

O AXA HY, gosto bastante dele. Neste período difícil que atravessamos foi dos fundos de obrigações que melhor se comportou (perdas menores).

Para diversificar os emergentes são uma boa aposta também. Eu tenho esse F&C para obrigações governamentais e o Invesco Funds - Emerg Mkt Corp Bond E EUR Hdg Acc (LU0607518205) para corporativas.

O mercado emergente foi dos mais afetados nos ultimos tempos.

Quanto aos mistos, o invesco BRA é sem duvida dos melhores e uma boa aposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela tua valiosa opinião, Claudio.

Quanto ao Invesco, não achas que já tenho bastantes fundos de obrigações da europa? Tenho o obrigações europa, o Axa wf euro 5-7 e o Nordea European cross credit.

Por essa razão é que queria diversificar mais. E, apesar do Invesco estar na minha watchlist, gosto mais do Schroder ISF Euro Bond que me parece semelhante.

Numa perspectiva de diversificação, não achas que devia ter um dos países emergente como o F&C ?

E o que achas do AXA WF Global High Yield Bonds?

Quanto ao Global Bond e ao Invesco balanced Risk-alloc é provável que vá investir neles.

Nos de acções, eu também gosto desse Pioneer e é uma boa hipótese mas não achas que já tenho acções EUA no EEF Consumer Staples?

A minha ideia é ter uma carteira diversificada com uns 14 fundos (se calhar é demais) para no futuro ir reforçando apenas.

Obrigado!

Podes ter vários de obrigações da europa, mas com carteiras diferentes. Por exemplo, no AXA WF Euro tens obrigações governamentais da frança, de itália, áustria, holanda, bélgica...e tem um rácio sharpe abaixo de 1, e uma qualidade creditícia média. O Nordea European Cross Credit tens uma qualidade creditícia baixa, são obrigações de empresas com cupões já muito elevados (e risco maior). Esse Invesco European Bond tens também obrigações governamentais, da alemanha, suécia, reino unido eslovénia etc. Ou seja, apesar de ser a mesma região, tem outros activos.

Mas se quiseres diversificar, sim, sempre tens esse F&C, mas atenção que este ano teve uma quebra de 8.89%, tens um desvio-padrão maior que a rentabilidade e racio sharpe fraco.

O AXA WF Global High Yield tens um pouco mais de risco, tens qualidade creditícia fraca, a maioria das empresas são do EUA, mas gosto.

O EEF Equity Consumer Staples aposta quase tudo em empresas de consumer defensive, e apenas 50% nos EUA. O Pioneer investe quase 100% nos EUA e é mais diversificado no que respeita a sectores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O EEF consumer staples tem 50% de exposição aos EUA. Podes considerar um outro que complemente, tens é de ver as carteiras e verificar se não existe muita sobreposição.

O AXA HY, gosto bastante dele. Neste período difícil que atravessamos foi dos fundos de obrigações que melhor se comportou (perdas menores).

Para diversificar os emergentes são uma boa aposta também. Eu tenho esse F&C para obrigações governamentais e o Invesco Funds - Emerg Mkt Corp Bond E EUR Hdg Acc (LU0607518205) para corporativas.

O mercado emergente foi dos mais afetados nos ultimos tempos.

Quanto aos mistos, o invesco BRA é sem duvida dos melhores e uma boa aposta.

Obrigado Axiom.

Qual é que achas que complementa melhor o EEF consumer staples, o Pioneer Funds - U.S. Fundamental ou o Vontobel Global value Equity (apesar de ser em USD) que tambem tem 50% de exposição aos EUA?

Não ficarei muito exposto a acções dos EUA? Da Europa só tenho o Franklin European Growth. Com o Vontobel parece-me que ficaria com uma carteira mais equilibrada ou estou enganado?

Não conhecia o Invesco Emerg mkt Corp mas já adicionei à minha watchlist. Quem sabe futuramente não poderá ser uma aposta. Para já a minha carteira é pequena (€€€) para apostar em 2 fundos dos emergentes. :-[

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes ter vários de obrigações da europa, mas com carteiras diferentes. Por exemplo, no AXA WF Euro tens obrigações governamentais da frança, de itália, áustria, holanda, bélgica...e tem um rácio sharpe abaixo de 1, e uma qualidade creditícia média. O Nordea European Cross Credit tens uma qualidade creditícia baixa, são obrigações de empresas com cupões já muito elevados (e risco maior). Esse Invesco European Bond tens também obrigações governamentais, da alemanha, suécia, reino unido eslovénia etc. Ou seja, apesar de ser a mesma região, tem outros activos.

Mas se quiseres diversificar, sim, sempre tens esse F&C, mas atenção que este ano teve uma quebra de 8.89%, tens um desvio-padrão maior que a rentabilidade e racio sharpe fraco.

O AXA WF Global High Yield tens um pouco mais de risco, tens qualidade creditícia fraca, a maioria das empresas são do EUA, mas gosto.

O EEF Equity Consumer Staples aposta quase tudo em empresas de consumer defensive, e apenas 50% nos EUA. O Pioneer investe quase 100% nos EUA e é mais diversificado no que respeita a sectores.

Quanto aos de obrigações da europa, eu entendo o teu ponto de vista mas para já acho que devo diversificar com outros mercados.  ;)

Eu sei que o F&C teve uma grande quebra mas isso parece que foi geral nos fundos de obrigações dos emergente. Tambem há este que me parece muito bom: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000D8E

Acho que são fundos com um bom histórico, estão baratos e têm margem para valorizar.

Quanto aos de acções faço-te a mesma pergunta que fiz ao Axiom:

Não ficarei muito exposto a acções dos EUA? Da Europa só tenho o Franklin European Growth. Com o Vontobel parece-me que ficaria com uma carteira mais equilibrada ou estou enganado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ptsd.png

O Pioneer é exclusivamente EUA. Os restantes distribuem noutras zonas geográficas.

Apenas o Pioneer e o Vontobel são da mesma classe. O EEF é de outra (bens de consumo).

O Vontobel terá uma oferta mais diversificada a meu ver em termos geográficos (risco mais diluido) e de numero de acções em carteira (45 vs 39) mas nao é significativo este ultimo. O Vontobel é em $ e terá mais essa "variância" cambial a influenciar o desempenho.

Eu tenho o Vontobel no meu portfolio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Pioneer é exclusivamente EUA. Os restantes distribuem noutras zonas geográficas.

Apenas o Pioneer e o Vontobel são da mesma classe. O EEF é de outra (bens de consumo).

O Vontobel terá uma oferta mais diversificada a meu ver em termos geográficos (risco mais diluido) e de numero de acções em carteira (45 vs 39) mas nao é significativo este ultimo. O Vontobel é em $ e terá mais essa "variância" cambial a influenciar o desempenho.

Eu tenho o Vontobel no meu portfolio.

Obrigado, esse quadro ajuda bastante.  ;) O Vontobel é mais equilibrado por regiões mas o Pioneer é mais equilibrado por sectores.

Nada como ir ao x-ray do best (grande ferramenta) e simular a carteira com um e com outro. O resultado é este:

rnlj.jpg

Parece que o Pioneer encaixa melhor na minha carteira, quer a nivel de regiões que a nivel de sectores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora dei de caras com este fundo:

F&C US Smaller Companies A - LU0153358154

Parece muito interessante para quem quer diversificar em ações US.

Tem uma impressionante carteira de 1994 acções. Será engano ou é mesmo assim? Tem o senão de um período menos bom entre 2006-2009, alguém sabe o que terá influenciado ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece interessante, apesar de eu preferir empresas maiores :) exactamente 1994 acções de empresas.

Todo esse período não sei, mas em 2008 foi a crise do subprime, queda do lehman deitou abaixo tudo o que era acções etc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A primeira vista após 2 dias de ter a carteira finalizada, não me parece mau para já.

Desculpe a minha ignorância, mas como se coloca um anexo como esse aqui no fórum? É que gostava de colocar aqui também, tal como fez, a minha carteira de fundos para que fosse analisada pelos entendidos, só que não sei como se procede...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpe a minha ignorância, mas como se coloca um anexo como esse aqui no fórum? É que gostava de colocar aqui também, tal como fez, a minha carteira de fundos para que fosse analisada pelos entendidos, só que não sei como se procede...

Caro Ramiro,

Quando fizer "Responder", por baixo do campo onde insere o seu texto aparece uma opção "Anexos e outras opções". Clique aí, vai aparecer-lhe um campo "Anexar", com o botão "Procurar" para ir buscar o ficheiro que pretende anexar. Depois, é só "enviar" como se faz para qualquer mensagem.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Ramiro,

Quando fizer "Responder", por baixo do campo onde insere o seu texto aparece uma opção "Anexos e outras opções". Clique aí, vai aparecer-lhe um campo "Anexar", com o botão "Procurar" para ir buscar o ficheiro que pretende anexar. Depois, é só "enviar" como se faz para qualquer mensagem.

Cumps

Agradeço as suas indicações. Vejo, contudo, que não posso fazer um simples "Print Screen" das minhas carteiras de Fundos, pois, dessa forma, elas ficavam demasiado "expostas" e acho que devo manter alguma "privacidade" nestas questões.

Mas posso construir, eu próprio, uma tabela e lá colocar os dados essenciais.

Para além do nome do fundo, que outros elementos acham que possam interessar em termos de os amigos fazerem uma avaliação desses fundos? (isto, repito, ser ferir a minha privacidade)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )