Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

P2P Money Maker
    há 1 minuto, 5coroas disse:

E teria sido exactamente no dia 23 de Março, correcto? :rolleyes:

Exacto...... That's the point. 

Podes definir: quando cair 10% entro. Mas depois pode cair mais 10% e mais 10% e mais 10%.

Podes é ter estratégia de reforçar a cada escalão. Mas isto é adivinhação e se calhar a 5 ou a 10 anos... you never know

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Vidolz disse:

Na altura ainda não tinha dinheiro em caixa, senão de certeza que entrava :P

Não é preciso entrar com tudo de uma vez só. Outro caso, suponhamos determinado índice está por exemplo 3000 e não entramos, daqui 1, 2 ou 3 anos existe queda 20%, psicologicamente sabe bem reforçar em quedas, mas mesmo com a queda o tal índice não andará acima 3000?

Será que quando essa queda acontecer ganhos hoje até esse dia são normalmente maiores que a queda. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, superkinas disse:

Não é preciso entrar com tudo de uma vez só. Outro caso, suponhamos determinado índice está por exemplo 3000 e não entramos, daqui 1, 2 ou 3 anos existe queda 20%, psicologicamente sabe bem reforçar em quedas, mas mesmo com a queda o tal índice não andará acima 3000?

Será que quando essa queda acontecer ganhos hoje até esse dia são normalmente maiores que a queda. 

Sim, percebo esse ponto.

Mas concordas que é muito mais facil psicologicamente entrar depois de uma queda de 20% de que a máximos históricos em tempo recorde.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Vidolz disse:

Mas concordas que é muito mais facil psicologicamente entrar depois de uma queda de 20% de que a máximos históricos em tempo recorde.

A psicologia é muito pessoal. Mas direi que para as massas é exactamente o oposto. Basta ver as inflows dos fundos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Vidolz disse:

Sim, percebo esse ponto.

Então porque não fazer duas coisas, ter sempre liquidez Dep prazo cert aforro etc... E ir entrando poucos, escolher categorias, veículos investimento etcc. Quando houver quedas 5% nesses fundos etf reforçar.... Grão a grão.... 

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Vidolz disse:

Sim, percebo esse ponto.

20% no quê? de um índice? de um ETF? de uma acção? de um FUNDO? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

20% no quê? de um índice? de um ETF? de uma acção? de um FUNDO? ?

De qualquer asset que estás de olho e pronto a investir.

Mas no meu caso o plano de investimentos é um misto de ETF's e stocks individuais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Vidolz disse:

Mas no meu caso o plano de investimentos é um misto de ETF's e stocks individuais.

Portanto não investes em fundos mutual ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Vidolz disse:

Sim, percebo esse ponto.

Aí é que está o problema: as emoções a sobreporem-se à razão e por isso é que é preciso ter um plano (e criar mecanismos que nos ajudem a manter a disciplina). É necessário compreender que o nosso cérebro embora nos ajude em muitos casos a tomar boas decisões na vida, em determinadas circunstâncias os instintos leva-nos a fazer inconscientemente determinadas escolhas que não são as melhores. Por mais racionais que sejamos, em muitas situações há algo em nós que reage independemente da razão, sobretudo para evitar o sofrimento (ou a perspectiva de sofrimento) ou para alcançar o prazer (veja-se o problema da sexualidade, que nos leva a ligar-mo-nos desastrosamente às pessoas erradas - do ponto de vista racional, mas pessoas certas do ponto de vista biológico). Essa reação instintiva automática pode-nos salvar a vida, mas também nos leva a entrar em panico e a  fugir de um crash, mesmo que antes nos tivéssemos comprometido a ficar firmes. Conhecermo-nos a nós próprios, significa conhecer também estas falhas naturais inerentes ao facto de sermos seres humanos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 12 horas, Rick Lusitano disse:

Ou então, pegas naquele ficheiro Excel que eu fiz há uns anos para o P2P e usas a fórmula do XIRR. Que é ainda mais precisa. Em vez de usares o meu Excel para calcular o XIRR de P2P, podes usar para todos os tipos de investimentos, incluindo imobiliários. ;)

Eu uso as 2 fórmulas, Taxa de retorno anualizada e XIRR. Dão valores diferentes. Para além do ROI de cada FI e de cada portfólio. I'm a data freak. :P

Por falar em excel, @Rick Lusitano ou @Patanisca por acaso não têm um template do csv de importação do Investing.com das positions, que facilitava o carregamento massivo da info na plataforma?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vidolz disse:

Quem investe em ações individuais, tem de entender as fileiras dos negócios das empresas aonde investe e as potencialidades futuras desses mesmos negócios, neste mundo global e altamente competitivo e cada vez mais inovador, em que empresas com uma atual boa tecnologia, a curto prazo podem ser ultrapassadas por outras empresas concorrentes mais inovadoras com um update tecnológico diferenciador, faz com que a própria Análise Fundamental (AF) tenha de ter reanálises de uma forma continuada, daí mesmo os investidores fundamentalistas efetuarem turnovers no seu portfolio com uma maior frequência.

Quem investe em ações individuais, tem que obrigatoriamente perceber de Análise Técnica (AT) por forma a especular/investir segundo as oportunidades e tendências do mercado, e para se poderem detetar, o mais cedo possivel, essas potenciais tendências, é preciso fazer uma boa utilização dessa ferramenta de análise.

Quem investe em ações individuais, deve utilizar um mix de AF e AT, em que a AF é numa perspetiva de investimento para um time frame mais alargado, a contar com as potencialidades de valorizações futuras dos ativos, enquanto a AT é mais para especular no sentido de tentar ganhar dinheiro no curto prazo com o aproveitamento de oportunidades de mercado (um bom especulador é um bom oportunista) e das tendências.

Como é lógico, o timing de entrada, assim como o de saída, são fundamentais na AT, mas na AF, o timing de entrada, apesar de ter relevância, já não é tão importante como na AT, porque essa possível entrada um pouco em falso vai-se auto corrigindo ao longo do tempo, sendo que um maior time frame tem um efeito de diluição/minimização do erro de entrada.

Bedrock

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Rick Lusitano disse:

Tenho a app da Teletrader desde há vários anos, mas passa meses sem a abrir, qualquer dia apago-a. Não gostei do sistema deles de carteiras, tinha que colocar o cash disponível do portfolio no Teletrader Portfolio, nunca gostei desse tipo de gestão de portfolio, gosto mais de colocar só as posições, sem ter um tipo de orçamento para investimentos.

Eu usava o Teletrader para seguir os mercados, Bloomberg para as noticias e artigos e ver as cotações da carteira e a Morningstar (ES/IT) e depois a Morningstar/Financial Times para fazer a gestão do portfolio. Nos últimos anos, agreguei isso tudo no Investing.com.

Eu pedi pelo chat deles, para adicionar um novo instrumento, coloquei o ISIN e o nome. Depois mandam um email a dizer que vão tratar de inserir-lo dentro de dias.

Numa semana devem estar na base de dados deles. Não sei se com as férias, poderá demorar mais uns dias. Mas é gratuito, não se pode queixar.

Já pedi para adicionar umas dezenas de FI e até agora não posso queixar deles.

Será uma prova que o Buy and Hold nem sempre funciona? ;)

Perspectiva muito interessante e desafiadora.

Mantendo o foco só em ações e não em Bonds, manténs esse ceticismo saudável se falarmos de por exemplo:

Fidelity MSCI World Index Fund EUR P Acc

ou

iShares Core MSCI World UCITS ETF

Apesar de ambos terem a volta de 60% stocks US, tendo em conta que são mercados globais que acompanham um volume grande de stocks do mundo inteiro não precaveria o eventual crescer de uma nova potência e o estagnar de um gigante?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, D@vid disse:

Esta agora, eu a gabar o Investing que actualizava ( e costuma actualizar ) mais cedo que o BB, e tenho hoje a minha carteira ainda com dados do dia 21 enquanto no banco tenho ao dia de ontem...

Curiosamente também estranhei o atraso do investing.com, mas na morningstar já está atualizada. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 14 horas, Vidolz disse:

Não me digas que o tempo de entrada no mercado conta? :o

Eu diria que a entrada é importante, mas não é o mais importante.

Na minha opinião, o top de importância seria:

1º - A escolha do investimento

2º - O comportamento do investidor

3º - A saída

4º - A entrada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, P2P Money Maker disse:

E está certo:  o Burlão ganhou 100% num ano

Amigo P2P Money, o que dizes é uma afirmação extemporânea ... que eu saiba o Conte meteu o processo em tribunal, e só depois de transitar em julgado, que no mercado de ativos se designa por resgatar,  é que podemos ter afirmações definitivas ou saber se os potenciais retornos se transformaram em retornos reais, daqueles que dão para fazer compras nos supermercados.

Um abraço 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, P2P Money Maker disse:

E está certo:  o Burlão ganhou 100% num ano

há 17 minutos, D@vid disse:

Um vendedor de banha da cobra prometeu-lhe 100% de ganhos num ano.

kjjjj.PNG

Onde é que leste que lhe prometeu ganhos de 100%? 

O que li foi:

After a back and forth that lasted months, the eight investors expected a payment of 33.1 million euros by June 30, 2020. The money, including Conte's, has not returned.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 3 minutos, Bedrock disse:

Amigo P2P Money, o que dizes é uma afirmação extemporânea ... que eu saiba o Conte meteu o processo em tribunal, e só depois de transitar em julgado, que no mercado de ativos se designa por resgatar,  é que podemos ter afirmações definitivas ou saber se os potenciais retornos se transformaram em retornos reais, daqueles que dão para fazer compras nos supermercados.

Um abraço 

Se dúvida estimado, foi mais pela piada do retorno.

Mas do que li na notícia o homem era um burlão daqueles à antiga e tinha várias celebridades burladas  - e no entanto só conseguiram congelar nas contas cerca de 60 M.

Portanto imagino que muito do capital ande à deriva ;)

Editado por P2P Money Maker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Bedrock disse:

Um abraço 

Os bens no valor de 61,4 milhões de USD já lhe foram arrestados, logo o mais correcto é agora dizer que neste momento já está a perder (temporariamente).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, 5coroas disse:

Onde é que leste que lhe prometeu ganhos de 100%? 

O que li foi:

After a back and forth that lasted months, the eight investors expected a payment of 33.1 million euros by June 30, 2020. The money, including Conte's, has not returned.

"De acordo com aquele jornal, Conte foi persuadido por Massimo Bochicchio, um investidor italiano que residia em Londres, a investir 30 milhões de euros com a 'promessa' de que receberia o dobro do valor até 30 de junho deste ano. Mas após essa data o retorno não chegou e Conte recorreu aos tribunais, só que a justiça inglesa concluiu que o treinador de 51 anos foi enganado com... documentos falsos".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, P2P Money Maker disse:

Se dúvida estimado, foi mais pela piada do retorno.

Mas do que li na notícia o homem era um burlão daqueles à antiga e tinha várias celebridades burladas  - e no entanto só conseguiram congelar nas contas cerca de 60 M.

Portanto imagino que muito do capital ande à deriva ;)

Afinal de contas parece que mesmo para os ricos e famosos, a existência não é infalivelmente um mar de rosas...ricos ou pobres, mais tarde ou mais cedo, há-de sempre acabar por aparecer um pedregulho no sapato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )