Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 7 minutos, Patanisca disse:

Ok, estou a testar, mas no meu caso aconteceu o seguinte:
    1ª op - BUY 566.89 UPs
    2ª op - BUY 222.62 UPs
    3ª op - Resgatei 599.28 UPs.

Como estás a dizer, eu não consigo fechar a posição da 1ª operação BUY, porque resgatei mais UPs (599.28) do que as que essa operação comportou (566.89).

Nesse caso, fecho a posição com a totalidade e subtraio os 566.89 às 599.28 para depois ir à próxima posição de BUY e fazer close do que sobra? Ou seja, fazer o FIFO à mão... É isso?

Yep.

(mais explicado, para toda a audiência: )

Vais a:

1ª op: resgatar todas as UP (ex: 566.89 UPs)

2ª op: resgate das restantes UP (ex: 599.28 UPs - 566.89 UPs)

Porque na realidade FIFO (BB e outros IF) é assim

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    há 3 horas, D@vid disse:

Pois acredito que façam o melhor, mas os clientes dos bancos também podem e devem fazer recomendações, até porque são eles que utilizam as plataformas, só se for algo mesmo incompatível com alguma CMVM, BP MIFID II etc.

Eu deixei de ajudar o BB gratuitamente já há muitos anos. Eles se querem isso, que paguem e bem. Pois tempo e conhecimento são preciosos.

Eles antes eram receptivos (agora não sei) a novos FI e a sugestões e até eram rápidos a implementar. Mas para dar rendimentos e crédito a terceiros, prefiro não fazer. Deixei de dar almoços grátis.

Se o BB não tem o que quero, nem perco mais tempo com isso, procuro aonde haja. Por isso, o BB para mim só serve para FI.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 21 minutos, Patanisca disse:

Ok, estou a testar, mas no meu caso aconteceu o seguinte:
    1ª op - BUY 566.89 UPs
    2ª op - BUY 222.62 UPs
    3ª op - Resgatei 599.28 UPs.

Como estás a dizer, eu não consigo fechar a posição da 1ª operação BUY, porque resgatei mais UPs (599.28) do que as que essa operação comportou (566.89).

O que fizeste no "SELL" foi um novo movimento.

No Investing.com:, "Type":

• "BUY" = Long
    • "SELL" = Short

Não tem nada ver com a quantidade de UP. Até podias nem ter UP (BUY). E venderes ("SELL" ou Shortar).

Imagina que tinhas o portfólio vazio e querias pôr um Short que fizestes.

Por exemplo, estás a shortar a Stock da Telsa ou um ETF do Ouro.

Não tens UP ou unidades desses activos, mas podes vender-los (Short = SELL na Investing.com).

Portanto só "BUY" e "Close Position" = Compra/Long e Fechar posição/resgate.

Só usar "SELL" se fizeres algum Short.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Rick Lusitano disse:

Eu deixei de ajudar o BB gratuitamente já há muitos anos. Eles se querem isso, que paguem e bem. Pois tempo e conhecimento são preciosos.

Eles antes eram receptivos (agora não sei) a novos FI e a sugestões e até eram rápidos a implementar. Mas para dar rendimentos e crédito a terceiros, prefiro não fazer. Deixei de dar almoços grátis.

Se o BB não tem o que quero, nem perco mais tempo com isso, procuro aonde haja. Por isso, o BB para mim só serve para FI.

Então queres fazer recomendações e que te paguem? ?

"Por isso, o BB para mim só serve para FI". E como estamos num tópico de fundos então está tudo certo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, Rick Lusitano disse:

O que fizeste no "SELL" foi um novo movimento.

No Investing.com:, "Type":

• "BUY" = Long
    • "SELL" = Short

Não tem nada ver com a quantidade de UP. Até podias nem ter UP (BUY). E venderes ("SELL" ou Shortar).

Imagina que tinhas o portfólio vazio e querias pôr um Short que fizestes.

Por exemplo, estás a shortar a Stock da Telsa ou um ETF do Ouro.

Não tens UP ou unidades desses activos, mas podes vender-los (Short = SELL na Investing.com).

Portanto só "BUY" e "Close Position" = Compra/Long e Fechar posição/resgate.

Só usar "SELL" se fizeres algum Short.

Fiz os ajustes de acordo com o que disseste, ou seja removi a SELL dos 15k e fechei a 1ª BUY na totalidade e o remanescente da 2ª BUY.

O efeito que isso teve foi que ele fez basicamente o que o Best faz, moveu essas duas "trades" para as "closed positions", onde lá mostra a perda que tive no fecho da primeira e um ligeiro ganho na segunda. Mostra-me o P/L total da closed e das Open, mas nas Open P/L passa-me a mostrar só das posições em aberto, e o valor é mais generoso do que a realidade, porque ignora UPs fechadas.

Se calhar para o efeito que quero, prefiro mais como estava, é que com a SELL que tinha, dava-me o efeito de não mover essas UPs para as closed. E o P/L correspondia ao que realmente me saiu/entrou do bolso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 14 minutos, Vidolz disse:

Quais os melhores ETF's para tech?

Pela vossa esperiência é muito arriscado estar muito exposto em Tech?

Em tempos de crise global os Tech costumam crescer mais, como se vê agora? 

O que é muito arriscado para ti?

Cada crise é uma crise.

Na crise das Dot.com, as techs foram as piores.

Na CFI, as financeiras.

Agora por acaso, as Techs são as melhores.

Por isso, não se pode generalizar. As coisas não são tão lineares ou simples. Se assim fosse, os retornos seriam mais reduzidos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rick Lusitano

Ja acompanho as cotacoes do investing.com no telemóvel algum tempo, é muito pratico, comecei no teletrader mas é muito escuro, gosto de coisas mais limpas e mais claras, embora no teletrader tinha a carteira mas não me entendia com os resgates, experimentei hoje colocar a carteira no investing.com, mas não me apareceu alguns fundos, ao contrário do teletrader que só não tinha um PT que eu tinha na carteira, (por sinal foi um dos primeiros fundos de ações portuguesas subscrito a +_ 10 anos, que neste momento tem um rentabilidade negativa de 40%).

no saite mencionei os fundos que gostava que adicionassem? Eles costumam inseri-los? Fazem com alguma brevidade?

Nota: Gostava de recuperar o nome de utilizador, mas não sei e-mail de recuperação, já enviei para o administrador e moderador a situação, mas ninguém me responde, alguém já aconteceu o mesmo? Como proceder?

Editado por psferreira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Rick Lusitano disse:

Queres ver que os informáticos vão oferecer o seu conhecimento e tempo de graça às empresas e pessoas?!

Os financeiros (consultores independentes) vão dar gratuitamente recomendações de investimento (acções, ETFs, FI, etc) a empresas e pessoas?! Por exemplo, Eu ou o Virtua?

Principalmente oferecer conhecimento a bancos?!!!

Eu para ter sugerido novos FI para a oferta do FI, não foi porque li em fóruns, foi porque fiz vários estudos a FI. E não estudei 10 ou 20 novos FI. Mas centenas deles e que estavam disponíveis em vários países. Coisa que perdi dezenas de horas a estudar e a analisar. Enquanto o que fez o Departamento de Asset Management sobre a entrada de novos FI?? Vê-se bem a qualidade dos FI que BB tem trazido nos últimos anos, tirando o misto da ACATIS.

Se o Best e outros tem serviços pagos de gestão de patrimónios, porque os clientes haveriam dar ideias de novos FI ou outros produtos financeiros?

O pessoal dos Departamentos Informáticos ou de Asset Management, por exemplo, que façam o seu trabalho para qual são pagos!! E já que alguns gostam de aparecer nos média...

É melhor nem puxar por mim sobre a qualidade dos funcionários bancários em Portugal.

Realmente o teu comentário é estranho.

E até parece que o BB é a última Coca-cola no deserto. O Banco Invest por exemplo, é um bom banco para FI. Como há outros bancos com oferta de FI.

Falas como cliente do banco ou alguém que colaborava com o mesmo? Um mero cliente  dar uma recomendação para melhoria de serviço é normal eu próprio o faço-o em qualquer tipo tipo de serviço, agora se colaboravas a outro nível então é estranho o fazeres sem ter retorno, de graça nem o cão vai à caça, nesse aspecto estamos de acordo, não vejo até onde o meu comentário se possa inserir no "estranho".

Sobre o BB já disse variadíssimas vezes, secalhar tenho de repetir, que o escolhi há vários anos, após BPI e BiG, apenas e só pela quantidade de oferta de fundos de investimento, que é onde invisto, não me interessa outro banco para isso, não é melhor nem pior que os outros, tem mais oferta de fundos que não encontro noutros bancos, é simples.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 24 minutos, Patanisca disse:

Fiz os ajustes de acordo com o que disseste, ou seja removi a SELL dos 15k e fechei a 1ª BUY na totalidade e o remanescente da 2ª BUY.

O efeito que isso teve foi que ele fez basicamente o que o Best faz, moveu essas duas "trades" para as "closed positions", onde lá mostra a perda que tive no fecho da primeira e um ligeiro ganho na segunda. Mostra-me o P/L total da closed e das Open, mas nas Open P/L passa-me a mostrar só das posições em aberto, e o valor é mais generoso do que a realidade, porque ignora UPs fechadas.

Se calhar para o efeito que quero, prefiro mais como estava, é que com a SELL que tinha, dava-me o efeito de não mover essas UPs para as closed. E o P/L correspondia ao que realmente me saiu/entrou do bolso.

No BB, quando fechas a posição, não tens indicação das Closed positions, só das Open Positions.

No Investing.com, no topo da tab "Transactions" > "Closed Positions", tens o total da "Open P/L" ao lado "Closed P/L" e depois o "Total P/L" que que inclui tudo (open e closed positiions)

Na tab "Statistics" mostra no gráfico "Revenue (P/L)" tanto as open como as closed e também o total das 2. E depois no gráfico mensal "Monthly P/L" mostra tudo, inclui as open e as close positions.

Se calhar não estou a perceber o que queres. Querias ter o Net P/L no FI? Por exemplo, nesse FI, querias que mostrasse o retorno total de todas entradas (open + close)?

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Rick Lusitano disse:

No BB, quando fechas a posição, não tens indicação das Closed positions, só das Open Positions.

No Investing.com, no topo da tab "Transactions" > "Closed Positions", tens o total da "Open P/L" ao lado "Closed P/L" e depois o "Total P/L" que que inclui tudo (open e closed positiions)

Na tab "Statistics" mostra no gráfico "Revenue (P/L)" tanto as open como as closed e também o total das 2. E depois no gráfico mensal "Monthly P/L" mostra tudo, inclui as open e as close positions.

Se calhar não estou a perceber o que queres. Querias ter o Net P/L no FI? Por exemplo, nesse FI, querias que mostrasse o retorno total de todas entradas (open + close)?

Pois, eu já vi que nas Transactions -> Closed positions me dá um overview geral. Consigo ver quanto estou a ganhar/perder no portfolio todo, mas não consigo a net P/L % do portfolio todo (open + closed). Mas no Investing não consigo ter esse detalhe por FI, o tal net P/L + net P/L % por FI. Na MS consigo:

2020-08-24-12h33-08.png

Mas isto também vai do que uma pessoa acha mais útil. Embora no investing não consiga ter essa net P/L do meu histórico todo num determinado FI, isso de pouco importa saber quanto dinheiro fiz ou perdi com aquele fundo, porque isso não pode servir pra analisar a performance do mesmo, uma vez que tem em conta as minhas entradas e saídas, que afectam essa performance. Para analisar e comparar FI há a tab da "holdings -> performance" e aí tem tudo o que preciso.

Pelo que vi, o que a MS calcula, é também o net P/L, se bem que no total do portfolio, depois o cálculo da percentagem dá-me diferente da que tenho no Excel.

Quando falo em net P/L a minha fórmula é ([total_portfolio_atual] / [saldo_do_que_me_saiu_do_bolso] - 1) * 100. É com isto é que tomo o pulso à minha RRR, Real Rate of Return. O tal "juro". 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, psferreira disse:

Rick Lusitano

Ja acompanho as cotacoes do investing.com no telemóvel algum tempo, é muito pratico, comecei no teletrader mas é muito escuro, gosto de coisas mais limpas e mais claras, embora no teletrader tinha a carteira mas não me entendia com os resgates,

Tenho a app da Teletrader desde há vários anos, mas passa meses sem a abrir, qualquer dia apago-a. Não gostei do sistema deles de carteiras, tinha que colocar o cash disponível do portfolio no Teletrader Portfolio, nunca gostei desse tipo de gestão de portfolio, gosto mais de colocar só as posições, sem ter um tipo de orçamento para investimentos.

Eu usava o Teletrader para seguir os mercados, Bloomberg para as noticias e artigos e ver as cotações da carteira e a Morningstar (ES/IT) e depois a Morningstar/Financial Times para fazer a gestão do portfolio. Nos últimos anos, agreguei isso tudo no Investing.com.

Citação

experimentei hoje colocar a carteira no investing.com, mas não me apareceu alguns fundos, ao contrário do teletrader que só não tinha um PT que eu tinha na carteira, (por sinal foi um dos primeiros fundos de ações portuguesas subscrito a +_ 10 anos, que neste momento tem um rentabilidade negativa de 40%).

no saite mencionei os fundos que gostava que adicionassem? Eles costumam inseri-los? Fazem com alguma brevidade?

Eu pedi pelo chat deles, para adicionar um novo instrumento, coloquei o ISIN e o nome. Depois mandam um email a dizer que vão tratar de inserir-lo dentro de dias.

Numa semana devem estar na base de dados deles. Não sei se com as férias, poderá demorar mais uns dias. Mas é gratuito, não se pode queixar.

Já pedi para adicionar umas dezenas de FI e até agora não posso queixar deles.

Citação

(por sinal foi um dos primeiros fundos de ações portuguesas subscrito a +_ 10 anos, que neste momento tem um rentabilidade negativa de 40%).

Será uma prova que o Buy and Hold nem sempre funciona? ;)

(Informação adicional)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, Patanisca disse:

Pois, eu já vi que nas Transactions -> Closed positions me dá um overview geral. Consigo ver quanto estou a ganhar/perder no portfolio todo, mas não consigo a net P/L % do portfolio todo (open + closed). Mas no Investing não consigo ter esse detalhe por FI, o tal net P/L + net P/L % por FI. Na MS consigo:

2020-08-24-12h33-08.png

Mas isto também vai do que uma pessoa acha mais útil. Embora no investing não consiga ter essa net P/L do meu histórico todo num determinado FI, isso de pouco importa saber quanto dinheiro fiz ou perdi com aquele fundo, porque isso não pode servir pra analisar a performance do mesmo, uma vez que tem em conta as minhas entradas e saídas, que afectam essa performance. Para analisar e comparar FI há a tab da "holdings -> performance" e aí tem tudo o que preciso.

OK, já percebi. Já me lembro dessa cena. Já não uso essas Morningstar há n anos. Eu usei isso na altura que eu falava mais regularmente no meu tópico de FI do Caldeirão da Bolsa.

Depois tive um bug na Morningstar que me apagou todo o histórico, ou foram eles que alteraram alguma cena na infraestrutura ou no software numa actualização qualquer e foi tudo para o maneta. Como faltava sempre 1 ou 2 FI estrangeiros e mais FI PT, e não quis ter o trabalho de fazer de novo todas as transações, acabei abandonar-las.

Citação

Pelo que vi, o que a MS calcula, é também o net P/L, se bem que no total do portfolio, depois o cálculo da percentagem dá-me diferente da que tenho no Excel.

Quando falo em net P/L a minha fórmula é ([total_portfolio_atual] / [saldo_do_que_me_saiu_do_bolso] - 1) * 100. É com isto é que tomo o pulso à minha RRR, Real Rate of Return. O tal "juro". 

Mas essa fórmula não toma em atenção o tempo.

Como já tens a data da compra, podes ter uma 2ª coluna com a data actual ou de fecho da posição no Excel, e depois só adicionar outra coluna extra que calcula os dias decorridos desde o inicio de cada entrada: (data actual ou de fecho - data de compra).

Com isso pegas na tua fórmula que é o ROI, e fazes a taxa de retorno anualizada, .... x 365,25 / dias decorridos. (Podes pôr 365 dias se quiseres, os 365,25 é um preciosismo meu por causa dos anos bissextos, que por conveniência do ser Humano, só adicionam 1 dia extra de 4 em 4 anos).

Ou então, pegas naquele ficheiro Excel que eu fiz há uns anos para o P2P e usas a fórmula do XIRR. Que é ainda mais precisa. Em vez de usares o meu Excel para calcular o XIRR de P2P, podes usar para todos os tipos de investimentos, incluindo imobiliários. ;)

Eu uso as 2 fórmulas, Taxa de retorno anualizada e XIRR. Dão valores diferentes. Para além do ROI de cada FI e de cada portfólio. I'm a data freak. :P

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 15 horas, Virtua disse:

Poderia dizer MUITAS coisas para para começar o facto de o Nikkei ser um índice de distribuição e não de acumulação. Quem olha para o Nikkei pensa que quem investiu no pico da bolha está a perder 50% quando na realidade está em casa (+/-)

Também o S&P 500 é de distribuição, se formos comparar os 2, qual terá melhor desempenho de Buy and Hold no mesmo período de tempo (1986-2016)? 30 anos já é longo prazo. ;)

O Nikkei ganhou 50% em dividendos nesses 30 anos?

Citação

Se pegares no STOXX 50 chegarás a conclusões semelhantes.

Pegando noutra parte do artigo:

Avoid investing all of your money in a single asset class. Japanese government bonds returned over 6.1% per year from 1990-2015, far outpacing the stock market in that time.

Eu diria que grande parte das conclusões do Ben Carlson são boas!! 

Não sei se ainda te lembras, há uns anos no meu tópico numa análise que fiz a FI de Acções Portugal e Ibéria. A 10 anos, o retorno de bonds PT batia o PSI20.

Tal como Bedrock falou, os investidores têm um olhar muito US, e acabam por levar esse US bias para outros países. Como sabemos houve modelos económicos que foram levados para outros países e não funcionaram, ou se funcionaram tiveram muitas diferenças. Qual será % de estudos baseados em investimentos e asset allocation na realidade europeia, que os investidores leram em comparação com os estudos e livros sobre a realidade dos EUA? ;)

Será que podemos aplicar as mesmas ideias do S&P 500 ao DAX? E será que o DAX é igual ao Footsie? E que tal o PSI20, é para Buy N' Hold?

Se formos mais radicais, no índice Russo ou Turco pode-se aplicar as mesmas conclusões sobre os indices dos US? E são para Buy N' Hold?

E para quanto tempo, o Buy N' Hold? (Terá que um tempo realista para a vida do investidor.)

O BnH nos EUA tem funcionado nos últimos 100 anos, por causa das suas características especificas. Nesses 100 anos, os EUA tendo sido um Estado Growth (Crescimento). Da mesma maneira, que existe o ciclo de vida dos seres vivos, nascem, crescem, amadurecem, entram em declínio e morrem, também acontece para empresas e Estados.

Na altura do Império Britânico, com a Revolução Industrial, se já houvesse mercados financeiros como agora, o RU era os EUA da altura, e os EUA ainda eram uma startup/bebé. Entretanto o RU deixou de estar na fase Growth e os EUA entraram na fase Growth. Como já aconteceu com outros Impérios, Egípcios, Persas, Gregos, Romanos, etc. O Japão é um outro exemplo. Há quem tema que a Europa e os EUA entrem na mesma situação do Japão, com taxas de inflação quase nulas, taxas de juros negativas durante anos, taxas de crescimento baixas, alto endividamento público, população muito envelhecida, etc. A China está numa fase Growth mais elevada que os EUA, com taxas de crescimento mais elevadas do que os EUA.

A fixação de Trump pela China, não é maluqueira dele. Muitos decisores políticos de ambos os partidos, estão com receio que os EUA percam a sua posição de dominância económica a nível mundial. A China é o desafiador, os EUA são o incumbente.

Nada nos garante que os EUA se tornem em mais um Império que já foi grandioso nos tempos de outrora e haja outro "Império" que tome o lugar de líder económico mundial. E esse novo Estado tenha assim uma tendência crescente de longo prazo nos seus mercados financeiros (ideal para o Buy and Hold).

A Economia de um Estado, é formada pelo capital (financeiro), terra (inclui os recursos naturais) e capital humano (pessoas). Aonde as condições climatéricas também despenham um papel importante. A História. cultura, religião, demografia, formação (inclui literacia financeira), alimentação, hábitos de consumo, espírito empreendedor, burocracia, política, legislação, impostos, tecnologia, comportamentos, entre outras variáveis são extremamente relevantes para a Economia de uma região. Logo não se pode dizer que todos os Estados têm as mesmas características e os mesmos timings para ser Buy and Hold. Os EUA tem sido o melhor exemplo recentemente (mais duradouro e lucrativo), mas já foram outros no passado e decerto que serão outros no futuro. E os investidores tem de adequar as suas expectativas consoante o dinamismo dos povos e dos seus Estados.

Resumindo, sou da mesma opinião do autor do artigo, o Buy and Hold não funciona sempre. Por vários motivos, como por exemplo, os que mencionei neste post. E também se funcionasse sempre, deixaria de funcionar porque demaisadas pessoas iriam usar e os seus retornos seriam reduzidos.

Correção de typos
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 12 horas, Mouro Emprestado disse:

Também diria que seria altamente questionável teres uma pessoa que investiu todas as suas poupanças no dia que o Nikkei atingiu o máximo de 1989 (todas naquele dia) e que depois disso nunca investiu mais nada no mesmo índice.

Isso seria um acaso dos acasos.

há 12 horas, Virtua disse:

Sim. Nem me tinha lembrado disso. Os reforços devem fazer parte de qualquer investimento.

Pena eu ainda não ter implementado reforços no meu algoritmo de backtest para vermos qual seria o resultado (e o Portfolio Visualizer tb não tem só Japão)

Nem precisa ser no máximo de 1989, basta os investidores terem investido entre 1986 e 1989, para estarem negativos em 2016.

Mesmo que tenha investido com vários reforços, por exemplo, reforços anuais, as tranches entre 1986-1989 decerto que estavam negativas, mais outros reforços após 1989.

Se em 2016, os investidores começassem a resgatar, porque já entraram na reforma ou porque estão prestes a entrar na reforma e "precisam" de fazer a rotação de Acções para Obrigações com o aproximar da idade de reforma, as primeiras UP a serem resgatadas serão as mais antigas que poderão incluir as UP compradas na fase de crescimento da bolha e na fase de estouro da bolha, devido ao FIFO.

E outra questão mais comportamental, será que um investidor consegue estar 10 ou mais anos seguidos "presos" a um investimento com retornos negativos, sem saber se algum dia irá estar break-even, quanto mais ter lucro ou lucro relevante que compense os "anos perdidos"?

(Ao escrever isto, veio-me à cabeça, relações amorosas, será que há mulheres que pensam que o marido irá deixar de as bater um dia, e esperam vários anos por isso? Claro que há, na TV aparecem vários casos de mulheres que aguentaram os "anos perdidos" durante dezenas de anos, sempre com a esperança de ter retorno amoroso, o Buy N' Hold do Amor. :) )

PS: Eu não sou o contra o Buy N' Hold. Apenas não considero-o um dogma. E também para lançar o debate e pôr o pessoal a pensar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 8 horas, Rick Lusitano disse:

Nem precisa ser no máximo de 1989, basta os investidores terem investido entre 1986 e 1989, para estarem negativos em 2016.

Com distribuição de dividendos?

Não sei se essa performance é net return ou total return. Este último é o único que interessa.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Vidolz disse:

Não me digas que o tempo de entrada no mercado conta? :o

Essa condição obviamente que conta, ninguém o pode negar, contudo, com reforços frequentes por longos periodos de tempo e sobretudo usando esteroides nos períodos bear, o tempo de entrada acaba por perder muita da sua relevância. E porque é que esses reforços frequentes ao longo do tempo são extremamente importantes? Porque é extremamente dificil acertar com os tempos de entrada ideais e muitissimas vezes o periodo (de ganhos nulos) em que estamos de fora à espera desses momentos poderá nunca vir a ser compensado no futuro mesmo que se venha a ter a sorte de entrar na melhor altura. O facto de muitos de nós não ficar obcecado com o tempo de entrada resulta do facto de termos há muito percebido e aceitado que é muito raro conseguir entrar no tempo perfeito e que nós não possuímos qualidades superiores que nos permitam de forma sistemática ultrapassar essa dificuldade. O melhor era entrar/sair nas melhores ocasiões, mas quem o consegue fazer continuadamente?  Dito isto, penso que o melhor é continuares a usar a tua estratégia e ir aprendendo com os teus próprios erros, pois para quem não é um idiota irrecuperável, é a partir da nossa própria experiência que melhor se aprende.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Vidolz disse:

Então mas achas que a minha ideia de não querer entrar a estes níveis a toda a força e esperar uma queda mais acentuada (mesmo que perca uns meses de investimento) é errada?

Não, é certissima, embora tenha sempre algumas condicionantes, dependendo da queda que esperas e do valor de capital a reforçar, podes estar anos à espera, até porque na mente da maior parte dos investidores as quedas parecem que nunca são suficientes, estão sempre à espera que caia mais um bocadinho, há quem esteja ainda a aguardar desde o dia 23 e Março por mais umas quedas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Rick Lusitano disse:

Vê-se bem a qualidade dos FI que BB tem trazido nos últimos anos, tirando o misto da ACATIS.

Não te esqueças dos Fidelity index (embora com taxa de subscrição) e os Vanguard (embora só para milionários).

há 2 minutos, D@vid disse:

até porque na mente da maior parte dos investidores as quedas parecem que nunca são suficientes, estão sempre à espera que caia mais um bocadinho, há quem esteja ainda a aguardar desde o dia 23 e Março por mais umas quedas...

É o resultado de muitos não perceberem realmente a diferença entre FIs e ações individuais (de onde importaram o conceito de apanhar facas em queda). 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, superkinas disse:

O problema é que essa queda pode ser amanhã ou daqui a uns anos. É porque não ir entrando aos poucos? Aínda alguns meses aconteceu uma. Depois estás espera chegue 2000 mesmo que já tenha perdido 10_20%...

Na altura ainda não tinha dinheiro em caixa, senão de certeza que entrava :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )