Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Desfasamento entre o ciclo económico e o ciclo do mercado de ações.

O desfasamento entre o ciclo económico e o ciclo do mercado de ações é habitual, sendo que este último funciona por antecipação ao ciclo económico, ou seja, o mercado acionista funciona como fosse preditivo do ciclo económico, mas o contrário já não é verdadeiro, porque, se fosse verdadeiro, os economistas e os não economistas acertavam sempre no futuro mercado acionista, e então, se todos acertavam, não haveria jogo ou mercado.

Um bom exemplo do desfasamento entre esses 2 ciclos, foi o que está a ocorrer este ano com o Covid-19, em que este começou e está a "destruir" a economia e as finanças, e com os previsíveis incentivos à economia dos vários países, o mercado acionista, por antecipação, disparou a seguir à fase de afundamento, com uma tal turbinação dos retornos que, em alguns setores, rápidamente superaram as perdas. Depois, mais à frente, quando a economia e as finanças recuperarem, iremos assistir à regressão do mercado acionista, num timing mais ou menos próximo, com mais ou menos desfasamento do ciclo económico. Que há desfasamento entre os 2 ciclos, é uma certeza, a incerteza é no que toca à amplitude desse desfasamento ou amplitude entre os comprimentos de onda dos ciclos económico e acionista.

Veja, na imagem seguinte, o que aconteceu no crash de 2007-2008. 

Capturar3.PNG

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 12 horas, Rick Lusitano disse:

Mas olha que já vi as Mornigstar e plataformas que usam Morningstar mais rápidas, umas que outras. ;)

Não sei, já lá vão uns bons anos em que tinha fundos no BPI e no BiG e por isso já não sei como funcionam os outros ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já deu para perceber que a grande maioria dos foristas não gostam de imagens com grande conteúdo e mais complexas ou até com humor. Também não apreciam o meu humor técnico mais ou menos fino, talvez apreciem mais as minhas grosserias de linguagem com um certo user?, reflexo de provocações ou de situações que me põem os neurónios em sobre excitação e, por vezes, entro em shut down?

Também já foi dito por um forista coroado, que até revela ser uma boa pessoa e acrescenta valor, que a minha vinda para o tópico veio estragar o bom ambiente existente de bons rapazes, havendo alguns foristas que adoram de sobre maneira o massajar do seu ego, mas tal como o ciclo do mercado acionista tem períodos com mais ou menos volatilidade, euforia ou descontentamento, também aqui no tópico, por vezes, é preciso introduzir entropia capaz de agitar as águas calmas, dos bons rapazes, por forma a que se aproveite a boa volatilidade (acima da média dos retornos) para depois todos nós podermos colher melhores frutos do nosso brainstorm, por vezes um pouco tempestuoso, é certo, mas como este tópico não deve ser um lago de águas calmas, com a cota de linha de água pouco oscilante, mas, sim, deve ser um estuário aonde afluem contributos de vários rios e ribeiras com fluxos de água, quantitativa e qualitativamente, diferentes, sendo que tal como a oscilação do mercado acionista, o estuário também está sujeito ao efeito das marés do oceano, e convém lembrar que é na maré baixa que se vê quem está com calções de proteção das partes baixas contra as drawdowns ou quem está completamente nu. 

Conclusão: eu só tento ser coerente com o comportamento do mercado acionista.? Ou seja, deve-se evitar a euforia da bajulação excessiva e enviesada, por forma a sermos mais intelectualmente honestos e podermos estar mais preparados para eventuais desilusões ou desânimos, que nos podem levar a grandes perdas nas nossas carteiras.

cerebro saudavel - Universo Neural

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

O que dizem, quem defende o buy and hold e para longo prazo? ;)

Quem entrou após 1986, só passados 30 anos, é que ficou break-even em Ações do Japão (actualmente a 3ª maior economia mundial, depois ter sido ultrapassada pela China na ultima década).

Quem entrou após 1989, está negativo ao fim de 27 anos de investimento.

Isto quebra o mito que as acções no longo prazo tem uma tendência de subida. Já sei, depende do tempo do longo prazo, pode ser ao fim de 50, 60,..., 100 anos, mas nessa altura, o investidor já não gozará dos investimentos. E se tiver vivo ou se for para os herdeiros, será que essas dezenas de anos geram retorno que compense tantos anos? Qual a taxa de retorno anualizada?

Citação

Screen-Shot-2016-09-16-at-2.46.58-PM.png

Screen-Shot-2016-09-16-at-2.59.48-PM.png

Here are some of the wrong lessons investors have taken away from Japan’s bubble deflating:

• Buy and hold doesn’t work. The truth is buy and hold doesn’t always work over every single period. There almost have to be periods where buy and hold doesn’t work, otherwise everyone would do it. If something worked all the time, eventually it wouldn’t work because too many people would join in. This extreme example shows that buy and hold worked mighty well in one time frame but terribly in another. Still, in the overall period it looks like it still “worked.” It really matters how you define your time frame. Both sides could claim victory on this one.

https://ritholtz.com/2017/10/japan-greatest-bubble-time/

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Rick Lusitano disse:

O que dizem, quem defende o buy and hold e para longo prazo? ;)

Poderia dizer MUITAS coisas para para começar o facto de o Nikkei ser um índice de distribuição e não de acumulação. Quem olha para o Nikkei pensa que quem investiu no pico da bolha está a perder 50% quando na realidade está em casa (+/-)

Se pegares no STOXX 50 chegarás a conclusões semelhantes.

Pegando noutra parte do artigo:

Avoid investing all of your money in a single asset class. Japanese government bonds returned over 6.1% per year from 1990-2015, far outpacing the stock market in that time.

Eu diria que grande parte das conclusões do Ben Carlson são boas!! 

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 horas, Virtua disse:

Poderia dizer MUITAS coisas para para começar o facto de o Nikkei ser um índice de distribuição e não de acumulação. Quem olha para o Nikkei pensa que quem investiu no pico da bolha está a perder 50% quando na realidade está em casa (+/-)

Também diria que seria altamente questionável teres uma pessoa que investiu todas as suas poupanças no dia que o Nikkei atingiu o máximo de 1989 (todas naquele dia) e que depois disso nunca investiu mais nada no mesmo índice.

Isso seria um acaso dos acasos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um niggle que estou a encontrar no portfolio manager do investing.com é que quando se fazem resgates de um FI, ele tem um comportamento estranho:

2020-08-24-12h00-32.png

Ele não faz o net das duas operações, mas antes separa-as em buys e sells, fica assim uma bela porcaria porque não sei qual o status atual da posição aberta.

Nesse caso eu fiz dois buys e depois um sell, mas não consigo perceber como ele foi calcular o net P/L da operação de Sell, aqueles 0,55% correspondem a quê?

Na morningstar ele fazia o cálculo todo e mostrava ali o que eles chamam de "personal return", que é no geral aquela posição está atualmente a render-me X%, com base nas minhas operações de compra e venda.

No investing antevejo uma grande confusão quando começar a ter mais rebalanceamentos, porque ele vai-me continuar a mostrar, como neste exemplo, posições de buy, quase fechadas, com grandes perdas, mas que não são bem verdade porque nas operações de sell, teve ganhos... 
    Eu penso que isto tenha a ver com a regra do FIFO das UPs a que ele se refere para os cálculos do net P/L, mas mesmo assim, ver estas duas operações separadas, ainda não consigo fazer uma correta interpretação delas.

Se calhar, alguém me consegue ajudar a perceber a lógica disto?

Ah e depois vou ao Best e diz-me que a posição atualmente está assim:
    2020-08-24-12h12-35.png

Que ainda baralha mais as coisas, porque olho para ali e ele só está a mostrar as rendibilidade das UPs mais recentes, portanto, com um espetacular ganho de 9,75%, quando há uns dias quando vendi a maior parte das UPs, vendi-as com perdas... Perdas essas que no site do Best simplesmente desapareceram e já foram esquecidas.

EDIT:

Fui testar no morninsgtar.es e eis o que eu gostava que o investing-com me mostrasse:

2020-08-24-12h32-49.png

2020-08-24-12h33-08.png

Isto sim, diz-me a quantas ando com as operações que fiz neste fundo em específico. Olho para aqui e sei que com ele ainda não consegui fazer dinheiro.

Porém, não me mostra os detalhes das operações, para saber quais a que foram as que mais tiveram impacto nestes valores.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Mouro Emprestado disse:

Também diria que seria altamente questionável teres uma pessoa que investiu todas as suas poupanças no dia que o Nikkei atingiu o máximo de 1989 (todas naquele dia) e que depois disso nunca investiu mais nada no mesmo índice.

Isso seria um acaso dos acasos.

Sim. Nem me tinha lembrado disso. Os reforços devem fazer parte de qualquer investimento.

Pena eu ainda não ter implementado reforços no meu algoritmo de backtest para vermos qual seria o resultado (e o Portfolio Visualizer tb não tem só Japão)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

2020-08-24-12h12-35.png

Que ainda baralha mais as coisas, porque olho para ali e ele só está a mostrar as rendibilidade das UPs mais recentes, portanto, com um espetacular ganho de 9,75%, quando há uns dias quando vendi a maior parte das UPs, vendi-as com perdas... Perdas essas que no site do Best simplesmente desapareceram e já foram esquecidas.

:

Por acaso até são +10,82% de ganhos...9,75% é a percentagem de peso na carteira.

No património total o BB coloca a média de todos os movimentos, só clicando em cima do fundo é que aparece todos os movimentos detalhados .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 55 minutos, D@vid disse:

Por acaso até são +10,82% de ganhos...9,75% é a percentagem de peso na carteira.

No património total o BB coloca a média de todos os movimentos, só clicando em cima do fundo é que aparece todos os movimentos detalhados .

Então significa que a média de ganhos deste fundo, tendo em conta as 3 operações que fiz é de 10,82%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O site do Best apenas mantém os movimentos que são afetos às UP ainda existentes, ou seja, pelo que me parece, se eu comprar 10 UP, vender 8UP com prejuizo de -10%, mas mantiver 2UP que entretanto recuperaram para +5%, o best mostra-me que a minha posição atual é de 2UP com ganho de +5%. As UPs passadas deixaram de aparecer.

No meu caso, embora tenha feito 2 reforços que totalizaram 20k e um resgate de 15k, o Best está a mostrar-me as UPs mais recentes que comprei, que comprei baratas e como tal, estão com esse ganho de 10%

2020-08-24-14h36-37.png

No entanto, para ter uma visão global de todas as operações que fiz, só o consigo ter com os dados que a morningstar calcula:
    2020-08-24-14h41-06.png

E aqui a valorização total neste FI é de -1,33%.

há 1 hora, D@vid disse:

Portanto ele pode meter a média de todos os movimentos referentes a UPs activas. 

É by design isto. Mas continua a faltar pelo menos um overview global à carteira como tanto investing.com e morningstar devolvem. Com o P/L de hoje e o desde sempre. Dá aquele quick glance sobre: "estou no verde ou vermelho? quanto já perdi ou ganhei com esta carteira?"

Do que concluo então deste exercício que fiz é que vou ter de acabar por fazer o tracking nos portfolio managers do Investing.com e do morningstar.es, sendo que o mais prático é o do investing.com mas o que me devolve a informação que acho mais importante é o da morninsgtar.

No investing consegui caçar até fundos portugueses, no ms.es os fundos portugueses não estão disponíveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Pequeno_Aprendiz disse:

@Patanisca , não te vou ajudar e vou dar numa de ignorante. Mas como é que consegues por as ordens de compras e venda de fundos na morningstar? Eu usava apenas para ver as valorizações/desvalorizações diárias. ? 

https://www.morningstar.es/es/portfoliomanager/portfolio.aspx

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 13 minutos, Patanisca disse:

Certo... Eu já tenho a minha carteira mas não tenho nenhuma informação de ganhos/perdas nem fluxos. Não tenho essas barras porque não sei adicionar as UP’s compradas e vendidas provavelmente... Desculpem, estou-me a sentir mesmo ignorante ?

EDIT: Descobri! Na criação do tipo de carteira coloquei como não gestionavel. Obrigado

Editado por Pequeno_Aprendiz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Patanisca Já entendi, penso que fará sentido termos uma "fotografia" do que temos actualmente, apenas do que temos activo, estou só a imaginar o pessoal que compra e vende constantemente fundos e ter isso tudo disponível e/ou a ter ainda reflectido na carteira actual, não sei que peso isso terá no sistema do banco, por outro lado eu percebo-te, gostavas de ter uma visão global e histórico de tudo o que aconteceu num fundo...

Eles conseguem te tirar um relatório de rentabilidade onde vem discriminado os movimentos desde várias datas, acho que só assim saberias no banco teres esses dados que conseguiste na Morningstar, também pelas minhas contas e pelo que vi, estás a ter uma rentabilidade negativa dessa ordem, mas se formos só a contabilizar o que está activo é de 10%.

A minha pergunta é, os outros bancos fazem como o BB ou não? só para termos aqui uma comparação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 1 hora, D@vid disse:

@Patanisca Já entendi, penso que fará sentido termos uma "fotografia" do que temos actualmente, apenas do que temos activo, estou só a imaginar o pessoal que compra e vende constantemente fundos e ter isso tudo disponível e/ou a ter ainda reflectido na carteira actual, não sei que peso isso terá no sistema do banco, por outro lado eu percebo-te, gostavas de ter uma visão global e histórico de tudo o que aconteceu num fundo...

Eles conseguem te tirar um relatório de rentabilidade onde vem discriminado os movimentos desde várias datas, acho que só assim saberias no banco teres esses dados que conseguiste na Morningstar, também pelas minhas contas e pelo que vi, estás a ter uma rentabilidade negativa dessa ordem, mas se formos só a contabilizar o que está activo é de 10%.

A minha pergunta é, os outros bancos fazem como o BB ou não? só para termos aqui uma comparação.

A questão parece-me que quando fazes um levantamento ele assume que estás a resgatar as UP’s mais antigas, quando na verdade deveria levantar as UP’s com o preço médio de subscrição. Ou quando declaras os ganhos ou perdas é sempre referente às mais antigas? Não faz grande sentido. O que faz sentido é resgatar as UP’s e fazer as mais-valias com dois valores: ( valor de cotação da data do resgate ) - custo médio subscrição. E se o que acontece é mesmo isto, então é um erro grave do sistema do BB, pq te dá uma informação completamente errónea sempre que realizas resgates parciais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

A questão parece-me que quando fazes um levantamento ele assume que estás a resgatar as UP’s mais antigas, quando na verdade deveria levantar as UP’s com o preço médio de subscrição. Ou quando declaras os ganhos ou perdas é sempre referente às mais antigas? Não faz grande sentido. O que faz sentido é resgatar as UP’s e fazer as mais-valias com dois valores: ( valor de cotação da data do resgate ) - custo médio subscrição. E se o que acontece é mesmo isto, então é um erro grave do sistema do BB, pq te dá uma informação completamente errónea sempre que realizas resgates parciais.

Os resgates de unidades de participação são feitas ao método FIFO, as primeiras a serem compradas são as primeiras a sair, por isso não é uma questão de sistema, é mesmo assim que as coisas são feitas, no caso do Patanisca o resgate parcial efectuado limpou todas as Ups iniciais, ficando só as últimas Ups da última subscrição, por isso é que na carteira só está a aparecer a rentabilidade da última subscrição.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exacto os resgates eu ja sabia que era FIFO, daí aparecer essa rendibilidade alta porque são UPS recentes que comprei muito mais baratas que as iniciais que tinha e que vendi.

Não está errado o que o best mostra, tá a mostrar o estado atual.

@D@vid eu já tive oportunidade de dizer atrás que ainda com as falhas que o Best tem nas suas aplicações de homebanking relativamente a FI, está a anos luz da concorrência que não devolve quaisquer stats a não ser:
    "hoje tens XXXX€ e tens YY UPS destes FIs" :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 38 minutos, D@vid disse:

Os resgates de unidades de participação são feitas ao método FIFO, as primeiras a serem compradas são as primeiras a sair, por isso não é uma questão de sistema, é mesmo assim que as coisas são feitas, no caso do Patanisca o resgate parcial efectuado limpou todas as Ups iniciais, ficando só as últimas Ups da última subscrição, por isso é que na carteira só está a aparecer a rentabilidade da última subscrição.

Não sabia que era assim! Estou sempre a aprender por aqui, incrível...

Sendo assim, o BB dá informação correta apenas nos cabe a nós manter o historial num Excel ou numa das plataformas supracitadas. Também era interessante que eles pudessem mover esse histórico para tracking num anexo... Mas nestas circunstâncias não posso apontar o dedo ao BB pq dá a informação que realmente interessa naquele momento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Não sabia que era assim! Estou sempre a aprender por aqui, incrível...

Sendo assim, o BB dá informação correta apenas nos cabe a nós manter o historial num Excel ou numa das plataformas supracitadas. Também era interessante que eles pudessem mover esse histórico para tracking num anexo... Mas nestas circunstâncias não posso apontar o dedo ao BB pq dá a informação que realmente interessa naquele momento...

Pois acredito que façam o melhor, mas os clientes dos bancos também podem e devem fazer recomendações, até porque são eles que utilizam as plataformas, só se for algo mesmo incompatível com alguma CMVM, BP MIFID II etc.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 8 horas, Patanisca disse:

Um niggle que estou a encontrar no portfolio manager do investing.com é que quando se fazem resgates de um FI, ele tem um comportamento estranho:

2020-08-24-12h00-32.png

Ele não faz o net das duas operações, mas antes separa-as em buys e sells, fica assim uma bela porcaria porque não sei qual o status atual da posição aberta.

Nesse caso eu fiz dois buys e depois um sell, mas não consigo perceber como ele foi calcular o net P/L da operação de Sell, aqueles 0,55% correspondem a quê?

Amigo Patanisca, tens isso mal feito. :P

O que fizeste foi um Short com o "SELL". Por isso, tens isso de forma manhosa.

Para vender é mais fácil do que isso. Podes apagar essa linha com a operação "SELL" ** e segue os seguintes passos:

1 - Vais ao tab "Transactions"

2 - Escolher a transação pretendida, se tiveres mais do que uma no mesmo activo, começas pela mais antiga devido ao FIFO. Clicas nessa linha (excepto em cima do link do nome)

3 - Vai aparecer informação extra por debaixo. Como queres fechar total ou parcialmente essa posição, escolhes "Close Position"

4 - Depois de clicar em "Close Position", os campos ficam editáveis. Introduzir a data da venda, se for resgate total (não precisas de meter a quantidade) ou se for regaste parcial, metes a quantidade de UP vendidas (Stocks, etc)

5 - Depois de tudo editado, voltas a clicar na "Close Position".

O mesmo metodo de fecho pode ser feito na tab "Holdings". Eu prefiro fazer na "Transactions". Mas é a gosto do freguês.

Enquanto na tab "Holdings" aparece as transações agrupadas. Na tab "Transactions", consegues ver todas as transações, o que estão a render ("Open Postions") e o que renderam as posições fechadas ("Close Positions").

** Para apagar linhas definitivamente, ir ao tab "Transactions", ir ao até ao fim da linha até aparecer um "x".

"Net P/L %" = Retorno total em %

"Net P/L" = Retorno total

Citação

Na morningstar ele fazia o cálculo todo e mostrava ali o que eles chamam de "personal return", que é no geral aquela posição está atualmente a render-me X%, com base nas minhas operações de compra e venda.

No investing antevejo uma grande confusão quando começar a ter mais rebalanceamentos, porque ele vai-me continuar a mostrar, como neste exemplo, posições de buy, quase fechadas, com grandes perdas, mas que não são bem verdade porque nas operações de sell, teve ganhos... 
    Eu penso que isto tenha a ver com a regra do FIFO das UPs a que ele se refere para os cálculos do net P/L, mas mesmo assim, ver estas duas operações separadas, ainda não consigo fazer uma correta interpretação delas.

Se calhar, alguém me consegue ajudar a perceber a lógica disto?

2020-08-24-12h12-35.png

EDIT:

Fui testar no morninsgtar.es e eis o que eu gostava que o investing-com me mostrasse:

2020-08-24-12h32-49.png

2020-08-24-12h33-08.png

Isto sim, diz-me a quantas ando com as operações que fiz neste fundo em específico. Olho para aqui e sei que com ele ainda não consegui fazer dinheiro.

Porém, não me mostra os detalhes das operações, para saber quais a que foram as que mais tiveram impacto nestes valores.

Penso que com as minhas respostas acima, consegues resolver todas as tuas questões. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Rick Lusitano disse:

Amigo Patanisca, tens isso mal feito. :P

O que fizeste foi um short com o "SELL". Por isso, tens isso de forma manhosa.

Para vender é mais fácil do que isso.

Segue os seguintes passos:

1 - Vais ao tab "Transactions"    

2 - Escolher a transação pretentida, se tiveres mais do que uma no mesmo activo, começas pela mais antiga devido ao FIFO. Clicas nessa linha (excepto em cima do link do nome)

3 - Vai aparecer informação extra por debaixo. Como queres fechar total ou parcialmente essa posição, escolhes "Close Position"

4 - Depois de clicar em "Close Position", os campos ficam editáveis. Introduzir a data da venda, se for resgate total (não precisas de meter a quantidade) ou se for regaste parcial, metes a quantidade de UP vendidas (Stocks, etc)

5 - Depois de tudo editado, voltas a clicar na "Close Position".

O mesmo metodo de fecho pode ser feito na tab "Holdings". Eu prefiro fazer na "Transactions". Mas é a gosto do freguês.

Ok, estou a testar, mas no meu caso aconteceu o seguinte:
    1ª op - BUY 566.89 UPs
    2ª op - BUY 222.62 UPs
    3ª op - Resgatei 599.28 UPs.

Como estás a dizer, eu não consigo fechar a posição da 1ª operação BUY, porque resgatei mais UPs (599.28) do que as que essa operação comportou (566.89).

Nesse caso, fecho a posição com a totalidade e subtraio os 566.89 às 599.28 para depois ir à próxima posição de BUY e fazer close do que sobra? Ou seja, fazer o FIFO à mão... É isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 horas, Patanisca disse:

Então significa que a média de ganhos deste fundo, tendo em conta as 3 operações que fiz é de 10,82%?

Não. O BB só calcula os retornos em cash e em % dos instrumentos existentes em carteira. Os investimentos passados não existem no BB, é como se nunca tivesses os realizados.

No BB não há tracking do histórico + presente.

há 6 horas, Patanisca disse:

O site do Best apenas mantém os movimentos que são afetos às UP ainda existentes, ou seja, pelo que me parece, se eu comprar 10 UP, vender 8UP com prejuizo de -10%, mas mantiver 2UP que entretanto recuperaram para +5%, o best mostra-me que a minha posição atual é de 2UP com ganho de +5%. As UPs passadas deixaram de aparecer.

No meu caso, embora tenha feito 2 reforços que totalizaram 20k e um resgate de 15k, o Best está a mostrar-me as UPs mais recentes que comprei, que comprei baratas e como tal, estão com esse ganho de 10%

2020-08-24-14h36-37.png

O BB usa o FIFO, portanto quando se resgata/vende, os activos mais antigos são os que são vendidos.

E como tal, as últimas UP em carteira são as únicas em carteira. E o BB só apresenta o desempenho delas. O que vendeste no passado não é calculado na rentabilidade presente das UP restantes.

No BB, não há tracking do passado. Só podes ver as UPs em carteira, preços de compra, total investido em cada entrada e o total delas, última cotação, retorno em cash e em %.

Citação

É by design isto. Mas continua a faltar pelo menos um overview global à carteira como tanto investing.com e morningstar devolvem. Com o P/L de hoje e o desde sempre. Dá aquele quick glance sobre: "estou no verde ou vermelho? quanto já perdi ou ganhei com esta carteira?"

Correcto.

Citação

Do que concluo então deste exercício que fiz é que vou ter de acabar por fazer o tracking nos portfolio managers do Investing.com e do morningstar.es, sendo que o mais prático é o do investing.com mas o que me devolve a informação que acho mais importante é o da morninsgtar.

No investing consegui caçar até fundos portugueses, no ms.es os fundos portugueses não estão disponíveis.

Na Morningstar só têm FI/ETFs/Stocks/Fundos de Pensões autorizados nesses países. -> Linitação

No Investing.com tem FI PT e PPR PT (e FI estrangeiros) porque já houve tugas a pedir anteriormente. ;)

(Posts agrupados)
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )