Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Afinal o Portas fica e ainda fica como vice-primeiro ministro...foi mesmo birra e para entrar na bolsa mais barata espertalhão  :-\

Estive a fazer uma ronda pelos fundos para ver a rentabilidade a uma semana, bom bom, a coisa correu bem, temos um F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg que subiu 4%...nem só de quedas se faz a história...

Gabriel Pinto gostei da imagem das pegadas no blog...vou tentar analisar e responder mais em concreto á noite.

goncaloc, a "prova de bala" também deve ter tido uma desvalorização :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

gabrielpintopt

Sim senhor, muito esperto o Sr.Portas, ele alguma tinha de ter na manga.

Na minha opinião acho que mais vale este terrível mandato ir até às próximas eleições, porque alternativas credíveis, não as vejo.

Obrigado pela altenção D@vid, entretanto vou lendo o tópico, ainda vou na 15ª página.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid..o F&C levou um rombo de +/- 12% durante as ultimas semanas, recuperou na ultima 1/3. Menos mal!

Verdade, tiveram todos rombos durante parte do mês de Maio e Junho, esse como o rombo até foi maior foi o que recuperou mais, os fundos, até os mais calmos estão a passar por algo inédito, que é a volatilidade, ver um Real Return com aquelas quedas e depois com subidas abruptas é contra-natura...hoje fala o Draghi......acho que passamos a uma fase de muita sensibilidade de mercado, até mesmo nos fundos mais conservadores, se um dá um p*** num sitio o cheiro espalha-se rápido por todo o lado...desculpem a expressão :)

Á que tentar aproveitar os momentum, claro que timming é complicado, mas com os fundos tão baixos à que reforcar/subscrever, para quem tem carteiras demasiadamente conservadoras é boa altura de meter ali mais uns pózinhos nos fundos de acções (principalmente Europa)... tudo é válido menos resgatar, isso é dar um tiro no pé, e parece-me que muitos já deram, resgatar e ter mais valias não interessa a ninguém, depois quando entram? 3/5 anos, foquem-se nestas maturidades para os fundos...pelo menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    gabrielpintopt

para quem tem carteiras demasiadamente conservadoras é boa altura de meter ali mais uns pózinhos nos fundos de acções (principalmente Europa)...

Olha, eu até entrava nessa já hoje.

Mas entro no site no BEST e perco-me na parte dos fundos. Onde é que filtro esses fundos de acções? Ahhhhhh!!!

Espera, já encontrei uma lista onde posso filtrar por moeda, e onde escolhi Acções Europa. Será aqui?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas entro no site no BEST e perco-me na parte dos fundos. Onde é que filtro esses fundos de acções? Ahhhhhh!!!

Até tens um pouco o trabalho facilitado, tens aqui este top e mais um noutro forum com talvez aquelse que apresentam melhores rácios (haverá outros concerteza) portanto se não se está muito familiarizado o melhor é não inventar muito e ir para os que estão por aqui...para alêm de teres um gestor de conta que também deverá estar familiarizado com estes tipos de activos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    gabrielpintopt

Até tens um pouco o trabalho facilitado, tens aqui este top e mais um noutro forum com talvez aquelse que apresentam melhores rácios (haverá outros concerteza) portanto se não se está muito familiarizado o melhor é não inventar muito e ir para os que estão por aqui...

hmmm, é melhor continuar a pesquisar sim. Mas já agora vou fazer a experiência teórica de escolher um fundo e depois ver se está no TOP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Espera, já encontrei uma lista onde posso filtrar por moeda, e onde escolhi Acções Europa. Será aqui?

Em FUNDOS, procura no menu Ferramentas, do lado esquerdo (por baixo de Descrição), onde podes socorrer-te da Pesquisa Simples, da Pesquisa Avançada, XRay, Comparador, etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu presente dilema (ou dilemas) é que estou a utilizar o dinheiro do meu filhote de 4 anos nestes investimentos. O que ele já tinha, cerca de 4000€, encontra-se diluído algures.

Já pensei em deixar o ES Liquidez para ele, mas fazendo as contas, sem reforçar o fundo não vai dar grande coisa.

Tenho depois os tais 4000€ disponíveis, não é grande coisa mas sei que vão para ser utilizados a longo prazo.

O que acham de dividir pelo menos em parcelas de 1000€ e utilizar 3 destas parcelas em fundos moderados e a última parcela num fundo mais arriscado, com acções?

E agora enquanto estive a escrever já me pus a pensar se não seria melhor fechar a conta da CGD e passar para o BEST pois não tem custos de manutenção. Não sei é quais os custos dos cartões de débito e crédito.

A minha opinião, que vai ser a mesma que qualquer pfa do Banco Best, pelo menos.

Visto que os investimentos são para o filho de 4 anos (e acredito que não vai mexer até lhe dar a conta aos 18 anos), porque não investir tudo em acções?

Visto que é um investimento para 14 anos (muito longo prazo), poderá assumir um risco maior, pois o mesmo é eliminado com o tempo. Depois, com o avançar do tempo, pode aumentar a percentagem de obrigações. Recomendo esse aumento porque o 14º ano pode calhar num ano que tenha o mesmo desempenho que 2008 (péssimo).

Em relação ao Banco CGD, se tem um banco onde não precisa de pagar despesas de manutenção e cartões, deve cancelar a conta na CGD (se decidir cancelar, cancele mesmo... Não se deixe levar na cantiga do funcionário e deixar a conta aberta a ganhar descobertos bancários e comissões).

O best, sendo um banco online, tem anuidades no cartão de débito (tem um cartão com a vertente de crédito e débito sem anuidades, mas precisa de ser aprovado). No entanto, pode fazer transferencias pelo homebanking para não pagar nada.

Se quiser, pode ainda abrir conta no activobank para o dia a dia (não paga despesas de manutenção nem comissões sobre os  cartões) e deixa o banco best apenas para o investimento.

Espero ter ajudado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    gabrielpintopt

A minha opinião, que vai ser a mesma que qualquer pfa do Banco Best, pelo menos.

Visto que os investimentos são para o filho de 4 anos (e acredito que não vai mexer até lhe dar a conta aos 18 anos), porque não investir tudo em acções?

Visto que é um investimento para 14 anos (muito longo prazo), poderá assumir um risco maior, pois o mesmo é eliminado com o tempo. Depois, com o avançar do tempo, pode aumentar a percentagem de obrigações. Recomendo esse aumento porque o 14º ano pode calhar num ano que tenha o mesmo desempenho que 2008 (péssimo).

Ok, vou ter de analisar esta opção com a minha esposa que como deixa as pesquisas de investimento para mim, fica ainda assim de pé atrás quando lhe falo em acções, vulgo, risco elevado.

Mas ainda que eu não esteja dentro do assunto, o que disseste parece-me ter lógica.

Em relação ao Banco CGD, se tem um banco onde não precisa de pagar despesas de manutenção e cartões, deve cancelar a conta na CGD (se decidir cancelar, cancele mesmo... Não se deixe levar na cantiga do funcionário e deixar a conta aberta a ganhar descobertos bancários e comissões).

Aqui o problema é que estou ancorado à conta do Fundo de Pensão que não pode ser resgatado a não ser em idade de reforma ou por outras razões difíceis de acontecerem (não me recordo bem quais).

A não ser que pergunte à minha FA do BEST se existe a possibilidade de transferência.

Se quiser, pode ainda abrir conta no activobank para o dia a dia (não paga despesas de manutenção nem comissões sobre os  cartões) e deixa o banco best apenas para o investimento.

E será que a isenção de comissões sobre cartões vai durar ainda para muito tempo?

Espero ter ajudado :)

Foi uma boa ajuda claro. Obrigado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje os nossos fundos de acções vão dar um pulo, os indices europeus a subir, 2%, 3%, o Dow Jones e o Nasdaq ( que fecham mais tarde) até agora também a subir. Os de obrigações também deverão ter uma tendência de subida, por exemplo o nosso Obrigações Europa, o activo com maior % na carteira, o Euro Bobl Future subiu 0.35%, algumas OT também a subirem de cotação, as obrigações da Finlândia também a subirem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o Dow Jones e o Nasdaq ( que fecham mais tarde) até agora também a subir. Os de obrigações também deverão ter uma tendência de subida

E eu que pensava que estavam fechados por hoje ser feriado nos EUA de dia da Independência :P

P.S. Os dados que estarás com certeza a ver é do fecho de ontem

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E será que a isenção de comissões sobre cartões vai durar ainda para muito tempo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E eu que pensava que estavam fechados por hoje ser feriado nos EUA de dia da Independência :P

P.S. Os dados que estarás com certeza a ver é do fecho de ontem

Eu como vi tudo no verde, nem me lembrei que hoje era feriado lá lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exato...parece mais bonitinho e tal, mas os gratuitos para o que pretendemos serve bem.

Mas como também  não me apetece nada pagar para ter acesso, irei ficar sempre na dúvida se tem algo extra que valha mesmo a pena.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exato...parece mais bonitinho e tal, mas os gratuitos para o que pretendemos serve bem.

Mas como também  não me apetece nada pagar para ter acesso, irei ficar sempre na dúvida se tem algo extra que valha mesmo a pena.

A morningstar.com tem umas análises espetaculares aos fundos. Acho que são 20 euros mês ou assim. Qualquer dia invisto. Vai dizendo ao pormenor o que o gestor anda a fazer etc. Há sempre alguém em cima (da versão americana) dos fundos grandes a dizer tudo!! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )