Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 6 horas, Bedrock disse:

Vanguard portfolio allocation models.

Vejam nas imagens abaixo do estudo compilado pela Vanguard, para o período de 1926 a 2018, em como à medida que aumentamos a % de ações alocadas vs % de obrigações, isso implica sempre, no referido time frame, uma maior média anual de retornos. Historicamente, a alocação com obrigações só pode interessar para o curto-médio prazo.

https://personal.vanguard.com/us/insights/saving-investing/model-portfolio-allocations 

Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

Capturar3.PNG

Capturar4.PNG

Capturar5.PNG

Capturar6.PNG

Aí consegues ver como as bonds funcionam, como elemento para reduzir volatilidade e os drawdown. 

Voltamos ao que falamos no outro dia. Isso foi verdade no passado. Como será com as taxas de juro cada vez mais baixas ? ??‍♂️

Obviamente que 100% stock tens maior rentabilidade no longo prazo, mas é um perfil de risco elevado. Para além de ser preciso ter nervos de aço, para se manter fiel à estratégia. Não sei como reagiria, se num determinado ano, todo o meu investimento sofresse um meltdown de 43,1% ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Posso te dar umas sugestões?

Se eu consegui fazer todos estes rácios no Excel à unha, tu com programação fazes isto a brincar em pouco tempo. ;)

Tenta adivinhar o que me preocupa:

1. - Meia dúzia de fórmulas que me demora 1 dia a programar;
    2. - 2000 euros mensais (cotações da lipper) que me custa para colocar isto on-line!!
    3.  
    Citação

Que blasfémia! Também mexes no Excel!! ?:D

Há alguma guerra entre excel e programação que me tenha escapado? Se nem na de R vs Python entro :P

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 34 minutos, Virtua disse:

Tenta adivinhar o que me preocupa:

1. - Meia dúzia de fórmulas que me demora 1 dia a programar;
    2. - 2000 euros mensais (cotações da lipper) que me custa para colocar isto on-line!!

1 dia para programares é peanuts. Não vens ao fórum durante algum tempo. Eu até te ajudo. Não te chateio. :)

Huum, campanha de crowdfunding? Tipo reward, em que ofereces algo em troca do financiamento? Podes fazer por patamares, mais cash oferecido = mais funcionalidades oferecidas e/ou funcionalidades por mais tempo. (Há tantas campanhas de reward crowdfunding da treta que consegue milhares, que provavelmente consegues mais dinheiro e mais depressa)

Poderia servir como prospeção de mercado, como beta-testing, criar visibilidade e internacionalização...

Também tenho que te ensinar tudo, pah. :P

Citação
    1.  

Há alguma guerra entre excel e programação que me tenha escapado? Se nem na de R vs Python entro :P

Sabes que estou na brincadeira contigo. ;)

Entre Excel, R ou Python, prefiro o Paint. :P

Editado por Rick Lusitano
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

O USD (DXY) a cair no precipício...

Lá se vai parte dos retornos em Stocks US (em USD).

(Clicar na imagem, para a ver em maior dimensão)

-1x-1.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Ainda hoje se falava nas Acções Ibéria. Até já é notícia no outro lado do lago:

Citação

Spain, where more than 28,000 people have died from the coronavirus, has re-emerged as the epicenter of the scourge in Europe. And its leaders seem to be in denial, and on vacation.

In Bloomberg newslewtter (2020-08-20)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

O Buffett está com azar. 

Já deve estar a pensar porquê que se foi meter no Ouro. :P

Golpe de Estado no Mali ontem (4ª), com captura do seu presidente e o PM pelos militares. É o 2º Golpe de Estado em 8 anos.

Advinham qual a empresa que mais minera no Mali? A Barrick Gold....

Também há outras empresas mineiras afectadas pelo Golpe de Estado.

As mineiras com minas no Mali, podem ficar sem elas, ou no mínimo ficar paradas durante algum tempo.

Por outro lado, se houver menos ouro a ser extraído, o preço do Ouro vai subir. (O Mali é 4º maior produtor de ouro em África.)

Portanto, estão de que lado, do lado das acções das empresas mineiras presentes no Mali ou do lado do Ouro? ;)

Mali's gold miners carry on digging despite coup, shares hit

August 19, 2020 / 10:12 AM

https://www.reuters.com/article/us-mali-security-mining/mining-companies-in-mali-say-gold-production-continues-despite-crisis-idUSKCN25F0ZM

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Annual S&P Sector Performance.

https://novelinvestor.com/sector-performance/ 

No site, o quadro original é interativo: basta colocar o rato em cima de um quadradinho qualquer que depois mostra só o setor que selecionei.

O setor consumer staples, como é habitual, é sempre o setor com menos risco, e quanto aos retornos ajustados ao risco, também costuma ser dos melhores setores. É impressionante o facto de, no período considerado de 13.5 anos, este setor ter o pior ano com apenas -15.4 % de retornos, precisamente no crash de 2008, quando o setor tecnológico teve o pior ano com -43.1 % de retornos (2008), quase o triplo da queda do setor consumer staples.

O setor da saúde tem a 2.ª mais pequena queda anual, como é habitual, com -22.8 % de retornos (2008), e por isso costuma rivalizar sempre com o setor consumer staples, no que toca ao Top dos melhores retornos ajustados ao risco. Há uns anos atrás, antes do trepar doido do setor tecnológico, aqueles 2 setores eram o Top 2 do rácio de Sharpe.

Capturar3.PNG

Capturar4.PNG

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Rick Lusitano disse:

Podes experimentar as várias Morningstar, por exemplo, a ES ou a IT. As Morningstar de cada país, só reconhecem os FI que forem autorizados a ser comercializados nesses países.

Também podes utilizar a Morningstar do Financial Times, é limitada, mas podes comprar e vender e fica sempre registado as rentabilidades de cada tranche e dos portfolios com as compras e vendas.

O Investing,com também tem ferramentas de tracking, as "Statistics" que permitem ver a performance por mês do portfolio, entre outras. Tems as "Transactions" que mostra o retorno de cada entrada nas posições abertas, e os retornos de cada venda nas posições fechadas, e permite ver o retorno total de posições abertas e fechadas.

Tanto o FT como o Investing.com, permitem fazer portfólios e watchlist de outros tipos de instrumentos financeiros, como acções, criptos, forex, obrigações, futuros, índices, etc (sendo a Investing.com, o mais completo). Se existir algum activo que não tenham, podes pedir a eles, que adicionam à base de dados, demoram apenas uns dias. Os 2 sites já tem FI e PPR PT adicionados à base de dados deles.

Infelizmente para mim a Morningstar está prestes a deixar de servir, pois só suporta 100 FIs.:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Rick Lusitano disse:

Sabes que estou na brincadeira contigo. ;)

É assim!! Eu apanho conhecimento de qualquer pessoa disposta a partilha-lo!! E a tarefa até é um pouco mais simples porque eles me estão a dar uns meses grátis.

Por isso preciso de 25k para um contracto de 18 meses (e já inclui 10% de comissão para ti). Deixa-me ver com os "powers that be" e pode ser que te chateie para organizarmos um projecto de crowdfunding :P (e olha que as apps já são várias e consigo vários screenshots bonitos deste estilo!!). A beleza visual (e serem apelativas) está a ser uma grande preocupação minha na construção das mesmas!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, N.Rocha disse:

ja que gostas de coisas bonitas ?

https://v.redd.it/bn7yga4xq5i51/DASH_720.mp4

Brutal. Qual é fonte disso? Há código?

há 15 minutos, Patanisca disse:

Até dá uns stats interessantes, mas acima de tudo dá-me a noção da valorização global do portfolio e performance por períodos de tempo. Só isso já é excelente. Tem umas tools interessantes para analisar performance de determinado fundo, e coloca-lo em contexto com a carteira.

Sei que por frustração te focaste na parte negativa do Best. Mas queria saber qual é a tua perspectiva (pelo vistos positiva) da ferramenta do investing. Vou ter de dar uma vista de olhos!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 1 hora, Patanisca disse:

Só consigo comparar com a CGD e o Activobank, que a nível de funcionalidades e oferta de fundos não têm qualquer comparação. No caso da CGD a oferta é apenas da caixagest e as tools são: ver cotaçao do dia, mostrar o valor da carteira e comprar e vender fundos. :)No caso do Activobank, é tão intuitivo comprar fundos, que tive que ligar para o apoio pela primeira vez, para me explicarem que estava uma merdinha cinza claro no fundo do ecrã, que é lá que se pesquisa os fundos... fds, nem nunca tinha reparado que lá estava uma barra com uma funcionalidade core da aplicação, no sítio onde normalmente ficam os disclaimers e links/sitemap... Morri aí.

Tal e qual Patanisca. Passei pelo mesmo caminho tortuoso. Primeiro que se consiga descobrir no AB algumas das funcionalidades, como uma simples pesquisa de Fundos... Agora estão a tentar modernizar a pesquisa e dar outro olhar pela oferta através da app para mobile, mas como gosto de fazer é tudo no portátil (mania de IT's), continua desatualizado o site face à app.

Eu tenho utilizado as watchlist da Bloomberg, mas também tem muitas limitações. Não consegui ainda tempo para utilizar o Investing.com, apesar de já me ter registado à uns meses. Se tiveres dicas para partilhar para a sua utilização agradeço ?

há 17 horas, Virtua disse:

Pode ser que em breve apareça algo engraçado e bonito ? Que vos parece? 

Aproveito para fazer uma pequena sondagem informal para saber quanto é que o pessoal estaria disposto a pagar por isto. Estou a falar a sério. Eu quero dar um empurrão valente ao mundo financeiro Português/Europeu mas (infelizmente?) tb tenho de colocar comida na mesa...

app_acompanhamnto_graficos.PNG.2b74c5e3b7656e1891c24b38ffc9feb2.PNGapp_acompanhamnto_tabelas.PNG.264a856503b3b04499c77570e84b61b6.PNG

Edit: Do ponto de vista do utilizador só tem de ter um excel com as ordens. Coisa simples. Preço, cotação de compra, quantidade (usar um - quando é venda) etc etc. Até estou a tentar automatizar isso para diminuir potenciais erros e simplificar a entrada de ordens. Mas de momento é mesmo em excel!!

Parece-me ótima a ideia. "quanto é que o pessoal estaria disposto a pagar por isto"... quanto é que costuma custar uma subscrição para ter a mesma informação? Alguma ideia? Como parece que ninguém ainda respondeu ao quanto querem gastar, presumo que até agora andem todos pelo freeware ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 4 horas, Patanisca disse:

Bem, ao fim de 2h a cortar os pulsos enquanto tentava extrair os dados das trades todas que fiz no Best em 2020, que nem são assim tantas, lá consegui colocar tudo no portfolio manager do Investing.com!

Até dá uns stats interessantes, mas acima de tudo dá-me a noção da valorização global do portfolio e performance por períodos de tempo. Só isso já é excelente. Tem umas tools interessantes para analisar performance de determinado fundo, e coloca-lo em contexto com a carteira.

Agora, a conclusão mais importante que tirei deste exercício foi de que o web banking do Best é do Worst que já vi... Coloco a qualidade do serviço de homebanking ao nível da do Activo Bank, parece saído de 1999.

Destaco as principais dificuldades:

- Não dá uma visão geral da valorização do portfolio, apenas mostra individualmente por fundo activo. É impossível saber se do dinheiro que lá meti, estou acima ou abaixo da linha de água. Não consigo saber se estou a ganhar ou a perder dinheiro.
    - Serviço é lento, com pedidos para ver ecrãs de portfolio ou detalhe de determinado fundo a ter tempos de carregamento superiores a 10 segundos.
    - O nome dos fundos varia conforme o ecrã em que se está, contei pelo menos 3 variações diferentes do nome do mesmo fundo. O que quando temos vários da mesma gestora, torna difícil perceber quem é quem.
    - O detalhe dos fundos em carteira varia conforme o ecrã em que se está, seja na visão de património, na visão de portfolio, ou na visão de históricos.
    - Para consultar os históricos do fundo a listagem aparece com os detalhes colapsed e o export para PDF ou XLS exporta a informação colapsed, inútil, portanto, já que a informação da trade, como a data, preço e quantidade é preciso expandir, um a um.... UM A UM!!!

Enfim, como banco de investimento para já a única vantagem que lhe vejo é a grande oferta de fundos e as ferramentas embutidas da morningstar como o X-ray e a pesquisa de fundos. isso é muito bom. Agora nas gestões de património e de operações, deus me livre e guarde, que é medíocre.

Só consigo comparar com a CGD e o Activobank, que a nível de funcionalidades e oferta de fundos não têm qualquer comparação. No caso da CGD a oferta é apenas da caixagest e as tools são: ver cotaçao do dia, mostrar o valor da carteira e comprar e vender fundos. :) No caso do Activobank, é tão intuitivo comprar fundos, que tive que ligar para o apoio pela primeira vez, para me explicarem que estava uma merdinha cinza claro no fundo do ecrã, que é lá que se pesquisa os fundos... fds, nem nunca tinha reparado que lá estava uma barra com uma funcionalidade core da aplicação, no sítio onde normalmente ficam os disclaimers e links/sitemap... Morri aí.

Portanto, de entre os maus, o Best ainda que com muitas falhas acaba por ser o melhor dos três e a escolha certa para aceder à gigante oferta de fundos. Para fazer tracking é que é preciso ter uma paciência de santo!!

Resumo perfeito do que é o BB nos FI. Este comentário deveria ir para o tópico do BB. Concordo com tudo, também concordo em relação ao ActivoB é infinitamente inferior. Curiosidade para saber como é o Invest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 1 hora, Virtua disse:

Claro que imagino que andem todos pelo freeware. A minha questão é mesmo saber se estariam dispostos a pagar 10 euros mensais por isto (e muitas mais coisas como os backtests e toda a panóplia de coisas que se encontra por essa net fora em termos de testes portfolios financeiros).

Ou tipo, só 5 euros/mensais por esta ferramenta. (Vai fazer parte de um ecossistema de várias apps estilo https://www.portfoliovisualizer.com/) mas a verdade é que nem temos os custos alinhados nem a forma de como dividir as coisas. Pode haver por exemplo "pacote total" ou dividir entre pacote construção de carteira, com a cena de backtest etc etc e pacote de acompanhamento (como esta app). A parte free do modelo freemium que estamos a fazer provavelmente vai permitir o backtest de carteiras com dados mensais enquanto a versão "premium" terá dados diários. Esse tipo de coisas. Para além que estarei aqui (como noutras comunidades), sempre muito activo e com um olho a pedidos de melhoria de pessoas que pagam o serviço!!

Para além do que eu vejo ou são coisas estáticas e relativamente feias (FT),  ou só focadas em ETFs (justetf.com), ou como a morningstar.es que não dá ETFs americanos (na nossa ferramenta dará), ou a investing.com que se colocar que tenho SPY vai-me dar os retornos em USD (na nossa ferramenta dá os retornos em EUR se o user assim quiser). Eu quero e posso fazer a melhor coisa a nível europeu, mas preciso de $ (para já acho que nem precisava de contratar outra pessoa mas se houvesse $ de certeza que gostaria de o fazer, tendo eu já em vista algumas pessoas...). Nada de extraordinário, mesmo aqueles 25k para os primeiros 18 meses que falei atrás por causa dos dados. Dinheiro extra depois de arrancar é que me pagaria o meu trabalho.

Idealmente o que todos gostaríamos era que o próprio banco ou corretora tivessem isto embutido.
    Quanto ao valor mensal a pagar e a disposição para tal vai depender muito dos montantes que cada um tem investido. Para quem tenha 2k pagar 10€ por mês é estar a comer toda rentabilidade, para quem tenha 50k esse valor é ele próprio um investimento porque através das diversas ferramentas conseguimos extrair conclusões que nos ajudam a investir melhor.

Acho que só experimentando e fazendo umas contas se pode dar um resposta consciente. Mas é, indubitavelmente, um ferramenta que eu gostava de ter ao meu dispor. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Curiosidade para saber como é o Invest.

Qualquer tipo de funcionalidade que pretendem os bancos terão (em princípio), desde que pagues. O melhor que poderás esperar de graça é um relatório que o gestor do best pode tirar que nem gráficos tem. É tipo um "extracto" anual com base nos investimentos, mas provavelmente teria poupado as duas horas ao @Patanisca!!

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 4 horas, Virtua disse:

Claro que imagino que andem todos pelo freeware. A minha questão é mesmo saber se estariam dispostos a pagar 10 euros mensais por isto (e muitas mais coisas como os backtests e toda a panóplia de coisas que se encontra por essa net fora em termos de testes portfolios financeiros).

Já sabes a minha opinião.

Permite a possibilidade de se adicionar "à mão" a informação para produtos que não existem (por exemplo índices sintéticos para se conseguir obter um back-test com maior historial) e daria de bom grado esses 10 euros mensais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, Patanisca disse:

Bem, ao fim de 2h a cortar os pulsos enquanto tentava extrair os dados das trades todas que fiz no Best em 2020, que nem são assim tantas, lá consegui colocar tudo no portfolio manager do Investing.com!

Amigo Patanisca, ainda bem que gostaste. ;)

Pensava que o pessoal já conhecesse essas funcionalidades da Investing.com. Eu até tinha postando aqui, links de vários activos, como FOREX e ouro da Investing.com.

Também uso a app deles, não tem todas funcionalidades do site, mas para um quick look, receber notificações e ler noticias, é também interessante. Como invisto em Stocks, posso colocar alertas para quando saem os resultados financeiros delas na app.

Se criares várias watchlists, seja de FI, acções, indices, futuros, forex, etc, a Investing.com coloca notícias especificas sobre os activos que tiveres nas Watchlists. Nos FI, não coloca essas notícias, pelo menos nos FI europeus, só se meter para os FI dos US.

Uso a Investing.com como agregador e para fazer o tracking de tudo financeiro, excepto o P2P. :)

Vê lá que até tem Bonds Portuguesas:

TAP 4.375 23-JUN-2023 (PTTAPBOM007=RRPS) - https://www.investing.com/rates-bonds/atgast-4.375-23-jun-2023

Para os data crazys, a Investing.com tem e permite sacar os dados históricos de todos os activos.

E também gosto bastante por ser simples e "limpa" (usabilidade) e principalmente por ser free.

Até a uso para fazer e seguir o meu day trading de Stocks em vez de usar a DeGiro, que tem as cotações atrasadas e é muito simples. ;)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 9 minutos, Rick Lusitano disse:

Sugestão que posso dar, criar uma Watchlist com tudo, pois é um bom sumário para tomar o pulso aos mercados. È como se fosse a nossa Workstation dos Mercados (e gratuita), até podes ter um portátil/ecrã à parte só ter para ter esta Watchlist aberta, para seguires os mercados à la patrão trader: ;)

- Índices: S&P 500; Nasdaq; Russell 2000; Euro STOXX 50; FTSE 100; DAX; Nikkei 225

- Futuros Índices: S&P 500; Nasdaq; Russell 2000; Euro STOXX 50; FTSE 100; DAX; Nikkei 225

- FOREX: EUR/USD; XAU/USD; USD/JPY

- Futuros FOREX: EUR/USD; XAU/USD;

- Volatilidade ("VIX"): S&P 500; Nasdaq; Russell 2000; Crude Oil; Euro

- Obrigações Governamentais 10Y: US; Japan; Germany; Portugal; Spain; Italy

- Futuros Commodities: Gold; Crude Oil WTI

Podes pôr todos os índices bolsistas que quiseres (excepto índices proprietários, tipo da MSCI, mas para esses podes usar os ETFs como proxies aproximadas). Como podes por outros pares cambiais, futuros, obrigações governamentais, etc. As sugestões que pus acima, são a maioria que tenho na minha Watchlist para seguir os mercados.

Diz se precisares de algum símbolo para algo que não encontres,

Se não existir no site da Investing.com, no chat pedes o que faltar, e dentro de dias eles adicionam-na.

Exportei a minha Watchlist "Workstation" para sacar os símbolos dos activos/mercados que sigo, para se alguém quiser montar algo semelhante:

Name Symbol Exchange
    NASDAQ Biotechnology .NBI NASDAQ
    NASDAQ Internet .QNET NASDAQ
    NASDAQ Computer .IXK NASDAQ
    Euro Futures ECMc1 ICE
    US Dollar Index Futures DX ICE
    S&P 500 Futures ESc1  
    NASDAQ Futures NQc1  
    Small Cap 2000 Futures US2000 ICE
    Euro Stoxx 50 Futures STXEc1 Eurex
    FTSE 100 Futures FFIc1 LIFFE
    DAX Futures DE30 Eurex
    Nikkei 225 Futures JNIc1 OSE
    S&P 500 US500 NYSE
    NASDAQ Composite .IXIC NASDAQ
    US SmallCap 2000 US2000 P
    Euro Stoxx 50 STOXX50 DE
    FTSE 100 UK100 LON
    DAX DE30 DE
    Nikkei 225 JP225 T
    S&P 500 VIX Futures VXc1 CBOE
    CBOE Volatility Index VIX CBOE
    CBOE NASDAQ 100 Volatility .VXN CBOE
    CBOE Russell 2000 Volatility .RVX CBOE
    CBOE Crude Oil Volatility .OVX CBOE
    CBOE Euro Currency Volatility .EVZ CBOE
    EUR/USD - Euro US Dollar EUR/USD - Euro US Dollar FX
    XAU/USD - Gold Spot US Dollar XAU/USD - Gold Spot US Dollar FX
    Gold Futures GCZ0 ICE
    USD/JPY - US Dollar Japanese Yen USD/JPY - US Dollar Japanese Yen FX
    United States 10-Year US10YT=RR NYSE
    Japan 10-Year JP10YT=RR T
    Germany 10-Year DE10YT=RR DE
    Portugal 10-Year PT10YT=RR LS
    Spain 10-Year ES10YT=RR MC
    Italy 10-Year IT10YT=RR MI
    Crude Oil WTI Futures CLc1 ICE

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 10 horas, Virtua disse:

É assim!! Eu apanho conhecimento de qualquer pessoa disposta a partilha-lo!! E a tarefa até é um pouco mais simples porque eles me estão a dar uns meses grátis.

Por isso preciso de 25k para um contracto de 18 meses (e já inclui 10% de comissão para ti). Deixa-me ver com os "powers that be" e pode ser que te chateie para organizarmos um projecto de crowdfunding :P (e olha que as apps já são várias e consigo vários screenshots bonitos deste estilo!!). A beleza visual (e serem apelativas) está a ser uma grande preocupação minha na construção das mesmas!!

Pagas-me uns copos e discutimos isso melhor. Fazemos um brainstorming.

Eu tenho alguns conhecimentos no mundo Fintech (incluindo PT), pode ser se consiga alguma coisa interessante.

Arranjas-me umas stock options, para depois quando for comprada, eu fazer um cashout. ;)

Mas isto já é um off-topic. ;)

PS: Se fosses um tretas evangelhizador (que não és) podias fazer um ICO. :P

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )