Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 34 minutos, 5coroas disse:

Para Longo Prazo/ buy & hold, muito provavelmente uma péssima ideia; para curto prazo, buy low/sell high, talvez...mas é capaz de demorar a subir e a subida não deverá ser nada de jeito, ainda por cima com a hecatombe na área do turismo deste Verão. Eu não colocaria muito capital.

E podes acrescentar que a Espanha foi dos piores na "1ª vaga" na Europa e agora é 1º nesta ronda, no número de casos de infeção.

A 1ª vez, ainda se pode dar um desconto, foram apanhados de surpresa, não havia muita informação sobre o vírus e a sua transmissão, etc.

Mas a esta altura do campeonato, estão no lodo, por má gestão do Governo. comportamentos da sociedade, turismo estrangeiro (jovens e/ou bêbados estrangeiros principalmente factores de propagação por falta de consciência social).

Se por um lado, o turismo inglês faz falta à economia Portuguesa, por outro lado, a falta de turismo de massas inglês não aumentam os casos de infeções, como acontece noutros países.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, jgalmeida disse:

Olá, malta!

Alguém com experiência em FI Ibéria? Estava a pensar investir por estar em baixa, mas o histórico destes fundos são um bocado atribulados parece-me... Por exemplo, o Invest Iberia - PTARMAME0005.

Obrigado!

Tal como disse o @5coroas talvez o melhor é ficares quieto ou então pouco capital, mas também pouco capital...

iberia.PNG

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Virtua disse:

As 4 fundos estão aqui: https://tinyurl.com/y6by8fbs

Segundo o Best, o "M&G Optimal Income Euro A-H Acc GB00B1VMCY93" deixou de estar disponível devido ao brexit, a gestora fundiu este no seguinte: LU1670724373 M&G (Lux) Optimal Income A EUR Acc

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, Bedrock disse:

Vanguard portfolio allocation models.

Vejam nas imagens abaixo do estudo compilado pela Vanguard, para o período de 1926 a 2018, em como à medida que aumentamos a % de ações alocadas vs % de obrigações, isso implica sempre, no referido time frame, uma maior média anual de retornos. Historicamente, a alocação com obrigações só pode interessar para o curto-médio prazo.

https://personal.vanguard.com/us/insights/saving-investing/model-portfolio-allocations 

Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

Capturar3.PNG

Capturar4.PNG

Capturar5.PNG

Capturar6.PNG

Também interessante ver que 50/50 não difere muito de 60/40 assim como 70/30 e 80/20...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Investir nas Megacaps é investir no mercado. Pois o mercado é arrastado por estas Megacaps.

Parece que investir nas Megacaps é menos arriscado...

Nota: Vejam que bonita, está a TSLA no gráfico abaixo (ver link da imagem, o fórum dá erro a copiar a imagem)

Citação

Megacap stocks play defense and brace the market

Aug. 20, 2020 11:42 AM ET|About: Communication Services Select ... (XLC)|By: Kim Khan, SA News Editor

Market breadth is still broadly negative, but the reliable megacap and momentum stocks are doing enough to keep the S&P flat and the Nasdaq higher, +0.4.

Netflix, Facebook and Alphabet are leading Communication Services (NYSEARCA:XLC) up 0.5%, Apple and Microsoft are lifting Techs (NYSEARCA:XLK) a similar amount. Amazon is up and throw in Tesla for good measure, up 5% as it approaches $2K/share.

The megacap stocks have been a reliable place for investors to park cash on an uncertain market day, with enthusiasm unabated despite huge valuations.

Real Estate (NYSEARCA:XLRE) is the outperformer as rates remain under pressure and mortgage rates stay below 3%. But all other sectors are in the red.

Energy (NYSEARCA:XLE) is struggling the most, unable to get any sort of traction with crude prices stuck in the low 40s/barrel. Futures are off 0.6%.

https://static.seekingalpha.com/uploads/2020/8/20/saupload_SPY_midday_082020.png

Source: https://seekingalpha.com/news/3607531-megacap-stocks-play-defense-and-brace-market

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Será que alguém pode pôr um gráfico com as Yields das US treasuries, ao longo do tempo? ;)

É que as Bonds no passado tiveram elevadas taxas, muito por fruto das taxas de juro directoras do Fed (e outros BC)...

Os 60/40 e outras alocações baseiam-se em rentabilidades de Bonds que dificilmente irão ter no futuro...

Hindsight Bias a actuar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 minutos, N.Rocha disse:

Não é uma bolha, não senhor!! :D

Vamos ver se com o Stock Split ainda não fica ainda pior a bolha.

Quando arrebentar, muitos vão perder muito dinheiro. Vejam as bolhas de outras acções, por exemplo, nos anos anos 90, no rebentar das dot.com, muitas nunca recuperaram esses picos.

TSLA é um trade emocional, que muitos defendem e outros atacam, mais com a emoção do que a razão. É como outros activos. ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 42 minutos, Rick Lusitano disse:

Será que alguém pode pôr um gráfico com as Yields das US treasuries, ao longo do tempo? ;)

É que as Bonds no passado tiveram elevadas taxas, muito por fruto das taxas de juro directoras do Fed (e outros BC)...

Os 60/40 e outras alocações baseiam-se em rentabilidades de Bonds que dificilmente irão ter no futuro...

Hindsight Bias a actuar.

Podem ver aqui, as UST 10Y desde 1962-01-02 (Colocar no "Max") :

FRED: 10-Year Treasury Constant Maturity Rate (DGS10)  - https://fred.stlouisfed.org/series/DGS10

A meu ver, sempre há uma recessão económica nos EUA (zonas a cinzento), nunca as taxas das UST 10Y voltam ao nível anterior à recessão, a partir de 1981.

Já houve 4 recessões desde 1981 (sem contar com a actual), e as taxas não voltam a níveis pré-recessão. Parece uma corrida para o abismo (0% ou taxas de negativas). -> Japão Nº2 ???

Parece que qualquer pessoa, pode identificar a tendência desde 1981 (39 anos). Para estudos estatísticos, já é um bom histórico. Não esquecer que quanto maior o histórico, mais aderência se perde à realidade (quanto mais recente os dados, mais perto da realidade será).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Malta, eu quando tinha só fundos na CGD usava o portfolio manager da Morningstar para fazer tracking da performance da carteira, com as entradas e saídas. 

Mas agora como só estou a trabalhar com o Best, nem todos os fundos que tenho aparecem para seleção no portfolio manager da MS. E como as tools de tracking de entradas/saídas em FI na aplicação do Best (seja ela desktop ou app) são medíocres ou inexistentes, sinto falta de saber como correm certas entradas/saídas que faço e acima de tudo ter um panorama da rendibilidade geral da carteira. Que incrivelmente o Best não tem maneira de dar nas suas apps. Apenas mostra valorização por FI em carteira e pior, se fizer resgate de UPs antigas que comprei caras, e apenas restarem as UPs mais baratas, a app mostra que o FI está a verde, o que induz em erro, já que assim parece que aquela posição está a render dinheiro, porque "cagou" para as trades negativas do passado.

Assim pergunto, que hipóteses tenho para além de recorrer ao velhinho Excel e criar eu uma sheet com performance tracking das entradas saídas e global da carteira?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 50 minutos, Patanisca disse:

Malta, eu quando tinha só fundos na CGD usava o portfolio manager da Morningstar para fazer tracking da performance da carteira, com as entradas e saídas. 

Mas agora como só estou a trabalhar com o Best, nem todos os fundos que tenho aparecem para seleção no portfolio manager da MS. E como as tools de tracking de entradas/saídas em FI na aplicação do Best (seja ela desktop ou app) são medíocres ou inexistentes, sinto falta de saber como correm certas entradas/saídas que faço e acima de tudo ter um panorama da rendibilidade geral da carteira. Que incrivelmente o Best não tem maneira de dar nas suas apps. Apenas mostra valorização por FI em carteira e pior, se fizer resgate de UPs antigas que comprei caras, e apenas restarem as UPs mais baratas, a app mostra que o FI está a verde, o que induz em erro, já que assim parece que aquela posição está a render dinheiro, porque "cagou" para as trades negativas do passado.

Assim pergunto, que hipóteses tenho para além de recorrer ao velhinho Excel e criar eu uma sheet com performance tracking das entradas saídas e global da carteira?

Eu por acaso tenho conseguido fazer o tracking na morningstar espanhola... Tirando um fundo Português encontrei sempre lá o que procurava.
    Quanto à crítica que fazes ao BB, concordo totalmente. E acho que a alternativa é mesmo o Excel...

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, Patanisca disse:

Podes experimentar as várias Morningstar, por exemplo, a ES ou a IT. As Morningstar de cada país, só reconhecem os FI que forem autorizados a ser comercializados nesses países.

Também podes utilizar a Morningstar do Financial Times, é limitada, mas podes comprar e vender e fica sempre registado as rentabilidades de cada tranche e dos portfolios com as compras e vendas.

O Investing,com também tem ferramentas de tracking, as "Statistics" que permitem ver a performance por mês do portfolio, entre outras. Tems as "Transactions" que mostra o retorno de cada entrada nas posições abertas, e os retornos de cada venda nas posições fechadas, e permite ver o retorno total de posições abertas e fechadas.

Tanto o FT como o Investing.com, permitem fazer portfólios e watchlist de outros tipos de instrumentos financeiros, como acções, criptos, forex, obrigações, futuros, índices, etc (sendo a Investing.com, o mais completo). Se existir algum activo que não tenham, podes pedir a eles, que adicionam à base de dados, demoram apenas uns dias. Os 2 sites já tem FI e PPR PT adicionados à base de dados deles.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Virtua disse:

Pode ser que em breve apareça algo engraçado e bonito ? Que vos parece? 

Aproveito para fazer uma pequena sondagem informal para saber quanto é que o pessoal estaria disposto a pagar por isto. Estou a falar a sério. Eu quero dar um empurrão valente ao mundo financeiro Português/Europeu mas (infelizmente?) tb tenho de colocar comida na mesa...

app_acompanhamnto_graficos.PNG.2b74c5e3b7656e1891c24b38ffc9feb2.PNGapp_acompanhamnto_tabelas.PNG.264a856503b3b04499c77570e84b61b6.PNG

Edit: Do ponto de vista do utilizador só tem de ter um excel com as ordens. Coisa simples. Preço, cotação de compra, quantidade (usar um - quando é venda) etc etc. Até estou a tentar automatizar isso para diminuir potenciais erros e simplificar a entrada de ordens. Mas de momento é mesmo em excel!!

Quero uma Beta. ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 49 minutos, Virtua disse:

Pode ser que em breve apareça algo engraçado e bonito ? Que vos parece? 

Aproveito para fazer uma pequena sondagem informal para saber quanto é que o pessoal estaria disposto a pagar por isto. Estou a falar a sério. Eu quero dar um empurrão valente ao mundo financeiro Português/Europeu mas (infelizmente?) tb tenho de colocar comida na mesa...

app_acompanhamnto_graficos.PNG.2b74c5e3b7656e1891c24b38ffc9feb2.PNGapp_acompanhamnto_tabelas.PNG.264a856503b3b04499c77570e84b61b6.PNG

Muito bom!!

Posso te dar umas sugestões?

- Nos quadros "Performance Mensal" se calhar ficava melhor, incluir a anual, em vez de estar em quadros aparte. Esses quadros estão um pouco sozinhos/isolados no layout, acredito que meteste assim para ocupar toda a largura da imagem. Se meteres tudo nos respectivos quadros de "Performance", podes por nesse lado direito, os "DD", só tens de encolher os intervalos entre meses. E o espaço que sobra, aonde estava os "DD", podes utilizar para meter mais rácios no quadro "Performance". ;)

- No quadro "Performance" podes incluir outros rácios?

Rácios de rentabilidade:

• Time-weighted Rate of Return (TWR)
    • Money-weighted Rate of Return (MWRR)
    • Internal Rate of Return (IRR)
    • Extended Internal Rate of Return (XIRR)

Rácios de risco:

• VaR históricos
    • VaR paramétricos
    • Expected Shortfall (ES) históricos
    • Stress VaR e Stress ES
    • Betas
    • Adjusted Betas

Rácios de performance:

• Sortino Ratio
    • Treynor Ratio
    • Jensen's Alpha

Outros:

• Correlação entre activos

Esses rácios podem ser feitos para cada activo e para o portfolio e para vários períodos de tempo.

Se eu consegui fazer todos estes rácios no Excel à unha, tu com programação fazes isto a brincar em pouco tempo. ;)

Citação

Edit: Do ponto de vista do utilizador só tem de ter um excel com as ordens. Coisa simples. Preço, cotação de compra, quantidade (usar um - quando é venda) etc etc. Até estou a tentar automatizar isso para diminuir potenciais erros e simplificar a entrada de ordens. Mas de momento é mesmo em excel!!

Que blasfémia! Também mexes no Excel!! ?:D

Ainda sou eu que te converto ao Excel primeiro. :P

Editado por Rick Lusitano
    EDIT: Adicionei os rácios de rentabilidade
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )