Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 8 horas, Virtua disse:

Aproveito tb para partilhar o meu mais recente artigo:  A ideia que temos de ser investidores activos

aproveito para colocar uma questão, nunca mais te ouvi comentar aquelas carteiras com 4 e 8 fundos, que me pareciam bastante interessantes na altura e ainda cheguei a usar uma delas.

Atualmente achas que já não fazem sentido, ou que há alternativas melhores ?

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

3 hours ago, lowfin said:

isto não será assim tao linear, os países não se irão unir todos a fazer isto, haverão sempre países que irão permitir, até porque, se alguns proibirem, outros verão uma oportunidade para ficarem em vantagem caso não o façam.

As cripto, ou melhor, bitcoin (as outras estão uns furos abaixo em termos de robustez e fiabilidade), é descentralizada mas isso é algo que lhe dá força, não ha nenhuma entidade unica que possa manipular conforme lhe convem, nem alterar o supply limitado que tem.

Sim, não podes ir (pelo menos à maioria dos supermercados) e usar bitcoin, mas ha alguns negócios que aceitam e também ha muitas formas de converter bitcoin em outras moedas. até cartoes de crédito com conta em bitcoin. E tem muitas outras vantagens, como poderes seres tu o teu próprio banco, ninguem te pode confiscar fundos, podes fazer transferências baratas e sem restrições e ser, cada vez mais, uma "moeda" reconhecida no mundo inteiro (embora por enquanto em nichos).

Não digo que seja imbatível, mas tem mais potencial e resiliência do que a maioria lhe dá crédito.

Exemplo de notícia recente com um negócio a apostar em bitcoin: ( https://www.forbes.com/sites/christopherbrookins/2020/08/14/microstrategy-just-sent-green-light-to-corporate-america-on-bitcoin ) a Microstrategy investiu $250M em bitcoin.

Lamento mas terei que discordar , é impossivel saberes se a Bitcoin é manipulável ou não . Não tens seguramente provas , provavelmente é até bem mais manipulável do que muitas pessoas pensam . É possivel a um governo ou grande investidor manipular nem que seja de forma indirecta. 

Temos que ser muito optimistas para pensar que o mercado cresce exponencialmente e os estados ficam a ver o capital sem taxar e sem interferir .  O que vai acontecer não sei mas a btc é um instrumento especulativo com méritos que reconheço mas também com sombras que não convém ignorar .

Editado por Lynch II
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tudo o que envolva humanos pode ser manipulável, mas a questão é que, possivelmente, nunca houve algo tão pouco manipulável, comparativamente às alternativas.  Um governo pode muito mais facilmente manipular a sua moeda, as ações também sao mais facilmente manipuláveis, ouro, como ja foi falado aqui, etc.

Dada a dimensão que já tem e a forma como está dissiminado, dificilmente um governo ou grande investidor conseguirá manipular, poderá é especular e ter impacto temporário no preço.

Penso que nunca houve uma forma de dinheiro que uma pessoa comum pudesse guardar sem poder ser confiscado, ou levar consigo através de fronteiras hostis sem ser detetado ou barrado. 

Bitcoin existe há uns 11 anos e ainda ninguem conseguiu quebrar a segurança (e não foi por falta de tentarem), já varias vezes foi anunciado o seu fim, chegou a ser banido em algumas situações mas continua por cá.

Em relação à tua 2a frase, tambem reflete o que penso, exceto na parte de ser taxado, ja é, felizmente ainda não é cá em Portugal, mas noutros países já é taxado há algum tempo.

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, lowfin disse:

Dada a dimensão que já tem e a forma como está dissiminado, dificilmente um governo ou grande investidor conseguirá manipular, poderá é especular e ter impacto temporário no preço.

A Bitcoin não é pequena. É verdade. Porque nem chega a pequena ?

Qual é a dimensão que a Bitcoin tem?

5% do tamanho da apple, que por sua vez representa 5% do S&P, que por sua vez representa tipo 0.1% do mercado de bonds? A bitcoin representa o quê? 0.001% do mercado de bonds? (que apenas representa uma parte (metade?) do mercado de crédito ?)

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, apesar de estar muito disseminado pelo globo, ainda é relativamente pequeno, para colocar em perspetiva..

image.thumb.png.33c0613a1de98bfad03e2fc4764eb4a0.png

Por outro lado o ser "pequeno" da-lhe muito espaço para poder crescer.  Há 11.8 anos que domina todas as alternativas em retorno e nao pára de ficar mais forte. O Sharpe ratio de bitcoin bate tudo.

Em relação a ser especulativo (e é), mas se olharmos o grafico a longo prazo (escala log)...

image.thumb.png.259ca4756a989ecad0572de0b65b3db6.png

"bitcoin is the fastest horse in the race" - Paul Tudor Jones

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, lowfin disse:

Sim, apesar de estar muito disseminado pelo globo, ainda é relativamente pequeno, para colocar em perspetiva..

Por outro lado o ser "pequeno" da-lhe muito espaço para poder crescer.  Há 11.8 anos que domina todas as alternativas em retorno e nao pára de ficar mais forte.

Eu não estou a comentar se é ou não boa compra (isso acaba por ser mais que uma opinião e toda a gente tem uma). Apenas estou a comentar "Dada a dimensão que já tem" que é minúscula e essa é razão porque ng se preocupa!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Patanisca disse:

Posso estar enganado, mas empiricamente eu tenho comigo que a volatilidade é amiga do investidor de longo prazo.

Conforme se pode ver na imagem abaixo da fórmula do desvio padrão (Dp), o numerador é o somatório dos desvios em relação à média, e porque é que estes desvios estão elevados ao quadrado? Como, matematicamente, os desvios abaixo da média são negativos e os desvios acima da média são positivos, então para que esses desvios, que são amplitudes, tenham a mesma ponderação e se evitem valores negativos, temos que os elevar ao quadrado.  

Como o que nos interessa são as amplitudes acima e abaixo da média, que nos traduz a volatilidade dos ativos, sendo que um valor que está 10 % acima da média e um outro valor que está 10 % abaixo da média, têm exatamente a mesma volatilidade, só que a volatilidade acima da média é boa (quanto mais melhor para ganharmos mais dinheiro) mas abaixo da média é má (quanto menos melhor para preservarmos o nosso capital o máximo possível nas drawdowns e assim podermos ficar com mais capital investido, logo com mais retornos no futuro).

No mercado acionista existe o fenómeno da reversão para a média dos retornos e no mercado dos EUA o Prof. Siegel verificou que quem detivesse o seu investimento por um período >= 17 anos ganhava sempre dinheiro, ora isto dá-nos a ideia do timing necessária para a reversão para a média dos retornos. 

Portanto, já sabemos que com o fenómeno da reversão para a média dos retornos, vamos poder capitalizar sempre positivamente o nosso capital no longo prazo, agora se a isso juntarmos os dados históricos dos retornos de longo prazo, que nos dizem que há bastantes mais períodos em que a volatilidade está acima da média de retornos (upsides, bull markets) do que abaixo (downsides, drawdowns, bear markets), sendo que é este facto que garante ou suporta matemáticamente a existência do fenómeno da reversão para a média dos retornos e a sua capitalização positiva; mas, por outro lado, esses dados históricos também nos dizem que as amplitudes de afundanço nos downsides/drawdowns/bear markets são, em média, bastante superiores em relação às amplitudes de expansão nos upsides/bull markets, então, com este último dado, ficamos a saber que para preservarmos o nosso capital permanente em carteira (só com capital permanente é que podemos capitalizá-lo), não podemos ter os ativos com maior volatilidade, porque aí poderia causar um afundanço e um rombo tal na nossa carteira que depois para atingirmos o break even (recuperação das perdas) poderíamos levar mais de 2 décadas (se, por ex., tivermos perdas de 50 %, depois para recuperar estas perdas, temos que ter um lucro de 100 %, isto dá-nos uma ideia da grande importância em preservar o capital permanente na carteira).

Em conclusão, para podermos ter mais retornos no longo prazo (>= 20-25 anos), não devemos usar os ativos de mais baixa volatilidade nem os de maiores volatilidades. Uma prova que a gama mais baixa de volatilidades, no longo prazo, não interessa para nada, é o facto das carteiras com 100 % em ações terem mais retornos que as mescladas com obrigações + ações, mas também sabemos que se investirmos em ações de uma empresa altamente volátil e no timing errado, poderemos nunca mais na nossa vida recuperar as perdas. Exemplo disto: comprar ações do BCP há alguns anos atrás.

Capturar1.PNG

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, Vidolz disse:

Quando o próximo trambolhão acontecer na bolsa vais desejar estar exposto a crypto também :P

Por acaso, como disse acima não estava a comentar se é ou não bom investimento mas já que falas de uma situação específica, como correu este ano quando o S&P caiu até aos 2200? Bitcoin subiu? Ou pelo menos manteve-se estável?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ia comentar isso, bitcoin em situações de trambolhão da bolsa tambem é afetado, pelo menos inicialmente, nem que seja pela falta de liquidez, mas depois tem uma evolução própria.

Em relacao à dimensão, concordo contigo, é pequeno em cap, comparado com outras coisas, eu estava a falar mais ao nivel da disseminação e de ser dificil 1 única entidade conseguir manipular, dado que a rede é muito distribuída e baseada em consenso. Não se podem manipular as regras do protocolo sem controlar pelo menos 51% da rede.

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Patanisca disse:

Posso estar enganado, mas empiricamente eu tenho comigo que a volatilidade é amiga do investidor de longo prazo.

Na minha opinião, sem dados empíricos, a volatilidade é amiga do investidor de longo prazo. Na medida em que sendo o teu horizonte temporal de investimento, o longo prazo, vais aproveitar a volatilidade (quedas/bearish trends), para reforçares as tuas posições. É uma espécie de value investing. Compras barato, para depois vender caro. 

Quanto ao assunto das cripto. Não acredito que vá ser relevante no futuro. Sim, vamos fazer a transição para a moeda/economia digital. Mas não para o Bitcoin ou Etherum ou whatever. 
    Os Bancos Centrais/Governos jamais irão prescindir do poder que têm, nem das políticas monetárias. Eles vão criar as próprias cripto e as próprias regras. 
    Mas penso que ainda estamos mais longe disso do que os profetas das cripto pregam. O sistema fiscal não está preparado para isso. 

Editado por NunoSousa05
    correcção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Lynch II disse:

Um mercado pequeno é mais manipulável precisamente por causa da dimensão e porque não é transparente , existem muitos motivos possiveis  para a rendibilidade da  btc e um deles poderá ser precisamente uma estratégia de manipulação bem definida aliás o gráfico 2012-2013-2014 + 2016-2017-2018 na minha perspectiva demonstra isso . Existiram ....

Há quem defenda que bitcoin não deve ser considerado como ações, deve ser visto como um meio de poupança, para reter valor, e para settlement de transações (podes transferir milhoes, com toda a segurança, para qualquer parte do mundo, com um custo minimo e sem intermediários, tudo verificavel e auditável). Vai sempre ter especulação, mas o interesse está em poder-se guardar valor na rede mais segura do mundo, com portabilidade total e sem poder ser confiscado.

Quanto ao mercado não ser transparente, até hoje nunca houve nada que pudesse ser tao analisado e transparente como a blockchain do bitcoin. todas as transaçoes estão lá, tudo pode ser analisado,  verificado, auditado. Ninguem tem a mesma transparência nem nenhum outro mercado.

a falta de transparência existe sim nas exchanges (ou pseudo corretoras), mas essas são opcionais, ou podem ser apenas usadas para comprar/vender a partir de outra moeda, transferindo depois as bitcoin para wallet pessoal. Alias, há uma máxima que diz, "not your keys, not your coins". A partir do momento em que transferimos para a nossa "wallet", só nós controlamos e a transparência é total.

O aspeto dos governos passarem para crypto tambem me parece que será o futuro, mas é um futuro que devemos recear, porque vai aumentar, e muito, o controlo que podem ter sobre tudo o que fazemos. Os riscos são imensos e poderá tornar a necessidade de algo como bitcoin ainda mais necessário do que hoje é.

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    22 minutes ago, lowfin said:

Há quem defenda que bitcoin não deve ser considerado como ações, deve ser visto como um meio de poupança, para reter valor, e para settlement de transações. Vai sempre ter especulação, mas o interesse está em poder-se guardar valor na rede mais segura do mundo, com portabilidade total e sem poder ser confiscado.

Quanto ao mercado não ser transparente, até hoje nunca houve nada que pudesse ser tao analisado e transparente como a blockchain do bitcoin. todas as transaçoes estão lá, tudo pode ser analisado,  verificado, auditado. Ninguem tem a mesma transparência nem nenhum outro mercado.

a falta de transparência existe sim nas exchanges (ou pseudo corretoras), mas essas são opcionais, ou podem ser apenas usadas para comprar/vender a partir de outra moeda, transferindo depois as bitcoin para wallet pessoal. Alias, há uma máxima que diz, "not your keys, not your coins". A partir do momento em que transferimos para a nossa "wallet", só nós controlamos e a transparência é total.

Fiquei particularmente curioso com - tudo pode ser analisado,  verificado, auditado .Ninguem tem a mesma transparência nem nenhum outro mercado.

Caso possas partilhar links ou outra informação para um leigo na matéria aprender e analisar ficaria agradecido . É deveras impressionante essa afirmação e não corresponde de todo ao que conheço que é quase o oposto , enorme dificuldade em identificar as transacções...

Duas curiosidades que tenho :

1-  Os hackers usam a bitcoin geralmente , essa transparência significa que poderão ser apanhados mais facilmente pois as contas têm que estar certificadas com ID nacional etcetc , certo ? Se a transparência total existir , a resposta tem que ser sim .

2 - Um amigo que tem uma "módica" quantia na Btc usa uma pen em hardware e basicamente tem lá a quantidade de bitcoins , curiosamente disse-me várias vezes para não deixar btc nos exchanges , é pouco seguro , os ataques são uma constante . Achei estranho porque com o GA no telemóvel pareceu me ser aceitável para pequenos montantes . Se tens que investir 60€ ou 100€ numa pen e ter a pass offline para estar seguro , fico um pouco surpreso pois isso significa que existem falhas no sistema , se puderes opinar.

Vou fazer um pequeno edit porque tendo o rick elaborado um post tão completo e com mais conhecimento de causa , o melhor será incluires tudo na mesma resposta até porque ele fala dos temas que abordo entre outros . 

Acho também é que estamos num enorme off topic 

Obrigado

Editado por Lynch II
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz

Boa Tarde!

Ando de olho no BNP Paribas Energy Transition - LU0823415012.
    Estou “chocado” com a rentabilidade que tem tido recentemente. Alguém tem alguma opinião mais sustentada se aquilo é só fumo ou tem mesmo fogo?

Ainda não consegui entender como consegue ter um comportamento tão desfasado ( para melhor ) dos seus ‘concorrentes’.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Boa Tarde!

Ando de olho no BNP Paribas Energy Transition - LU0823415012.
    Estou “chocado” com a rentabilidade que tem tido recentemente. Alguém tem alguma opinião mais sustentada se aquilo é só fumo ou tem mesmo fogo?

Ainda não consegui entender como consegue ter um comportamento tão desfasado ( para melhor ) dos seus ‘concorrentes’.

Se fores pesquisar só as primeiras 5 empresas no top  da carteira e a rentabilidade das acções das mesmas nos últimos 6 meses tens a resposta ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

A Zona Euro/UE como todos os seus países que têm, podem bloquear as criptos todos de uma só vez, o RU, os EU, Canada, Austrália e NZ, geralmente como andam alinhados poderão fazer o mesmo.

(em primeiro lugar peço desculpa pelo off-topic, vou abreviar, para tentar reduzir o off-topic.)

eles muitas vezes nao se entendem sobre temas muito mais importantes e iam entender-se sobre isto, nao me parece assim tao simples. Bloquear mesmo os cryptos tambem não é fácil (até porque posso criar uma transação numas linhas de texto e enviar para alguem que depois a insere na blockchain). 

Em relação à Libra, é facil perceber que é bastante diferente, controlada por uma empresa gigante com interesses muito questionáveis.

A criação de um fork nao poe em causa a crypto original, a original mantem-se, o fork poderá ter adoção ou não, existem vários forks de bitcoin mas nunca tiveram grande adesão.

Deve haver comerciantes que aceitam o risco cambial, e se o fizeram, basta ver o histórico, ate agora só ganharam com isso. Mas não sao obrigados a isso, podem aceitar o pagamento em bitcoin e imediatamente converter para outra moeda.

As bitcoins não podem ser confiscadas se estiverem na tua wallet pessoal, só tu tens a chave, isso nao invalida que nao te possam forçar a dar a chave ou possam obtê-la analisando o teu computador. Mas sem a chave, ninguem conseguirá confiscar nada. Não é como uma conta num banco que pode ser confiscada ou o dinheiro que tens num cofre. se tiveres a chave guardada bem guardada ou com password segura, ninguem consegue la chegar sem a password.

Claro que já houve roubos, sao possíveis mas nao é falha da blockchain, é falha de segurança de quem guardou a wallet/chaves, ou por ter confiado as suas bitcoins a uma exchange ou outra entidade.

O valor da bitcoin é gerido pelo mercado, pela oferta e procura. nao existe activo alvo, mas tens as outras vantagens, a segurança, a confiança nos registos, o poder gerir a tua propria wallet, transferencias simples, etc..

há 1 hora, Lynch II disse:

Fiquei particularmente curioso com - tudo pode ser analisado,  verificado, auditado .Ninguem tem a mesma transparência nem nenhum outro mercado.

Este meu comentário é em relacao à blockchain, todas as transações efetuadas na chain, desde o início da bitcoin, estão disponiveis para o publico e podem ser verificadas e analisadas. a chain é publica, existem vários sites onde podes consultar (exemplo: https://live.blockcypher.com/btc/ )

Lamento mas nao tenho um link específico onde isto seja explicado em detalhe, em relação às tuas curiosidades:

1-a transparência é da blockchain, mas nao tens de ter um ID nacional para usar. Mas se transferes bitcoins para um endereço na chain é possivel saber qual/quais foram os endereços de origem que fizeram a transferência, da mesma forma, quando for transferido desse endereço para outro também é possível saber quais foram os endereços destinatários. Isto não revela a identidade diretamente mas permite que sejam feitas investigações, sabendo a quem pertence um endereço podes investigar ligações, etc. Se alguem te rouba as bitcoins e coloca num outro endereço podes saber sempre que sairem desse outro endereço para outro qualquer, por exemplo.

2-a blockchain é um tema com complexidade, se não conhecermos como as coisas funcionam é facil cometer erros que nos podem sair caros, infelizmente tem acontecido muitos casos, desde simples phishing, em que te convencem a dar a chave por uma razao da treta qualquer. 

A pen em hardware tem a vantagem de nao ser susceptivel de virus, keyloggers ou trojans que possas ter no computador. garante que mesmo que o teu pc esteja infectado, a transaçao que faças nao deverá ser manipulada.

um detalhe curioso: a pen ou wallet em hardware não tem lá bitcoins, as wallets sao apenas chaves para endereços, as bitcoins estao sempre na chain. a wallet é como uma chave, mas nao tens la quantia em bitcoins, se perderes a pen perdes apenas a chave (e a chave deves ter sempre um backup em papel, ou outro suporte) basta usares a chave noutra pen ou numa aplicacao para teres acesso às bitcoins.

Editado por lowfin
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )