Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 33 minutos, NunoSousa05 disse:

Sendo o yield baixíssimo, continuam a ter o mesmo efeito de redução de volatilidade num portfolio ? Ou perdem correlação, no sentido em que deixam de atenuar o drawdown das equities ?

Podes fazer esse teste com ETFs de obrigações soberanas europeias.

Observa o comportamento de uma carteira 60/40 vs 100% acções entre Fevereiro e Abril de 2020 (não faço a mínima ideia se ajudou a atenuar ou não as perdas).

Nota que a comparação, para ser ceteris paribus, tem de comparar o DD dos 60/40 com o DD * 60% da carteira totalmente alocada a acções. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, NunoSousa05 disse:

Deixo aqui uma questão, que acho que já foi abordada pelo @Virtua num artigo, se não estou em erro ?

Até que ponto faz sentido ter obrigações num portfólio, tendo em conta as taxas de juro actuais e o facto de haver a previsão permanecerem assim durante muito tempo ? 

Sendo o yield baixíssimo, continuam a ter o mesmo efeito de redução de volatilidade num portfolio ? Ou perdem correlação, no sentido em que deixam de atenuar o drawdown das equities ?

Penso que já se fala disso há imenso tempo devido às taxas baixas, no entanto a 3 meses:

NB Obrigações Europa: 10,74%

Pimco Income: 6,43%

Pimco Global Bond : 3%

Jupiter Dynamic Bond: 3,57%

Nordea Cross Credit: 5,65%

............

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

Penso que já se fala disso há imenso tempo devido às taxas baixas, no entanto a 3 meses:

NB Obrigações Europa: 10,74%

Pimco Income: 6,43%

Pimco Global Bond : 3%

Jupiter Dynamic Bond: 3,57%

Nordea Cross Credit: 5,65%

............

Maturidades ?

Só a NB Obrigações são governamentais e as outras corporate ? ?

Neste caso estou a falar de obrigações governamentais. Pois o risco de default de corporate bonds, é bem real, nos dias que decorrem....

Penso que para muita gente o objectivo de ter obrigações num portfólio é o de reduzir volatilidade e não de obter rendimento. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, NunoSousa05 disse:

Maturidades ?

Só a NB Obrigações são governamentais e as outras corporate ? ?

Neste caso estou a falar de obrigações governamentais. Pois o risco de default de corporate bonds, é bem real, nos dias que decorrem....

Penso que para muita gente o objectivo de ter obrigações num portfólio é o de reduzir volatilidade e não de obter rendimento. 

Para mim reduzir volatilidade é em algum fundo de mercado monetário ou market neutral ( por acaso não tenho nenhum ), quando tenho um NB Obrigações Europa é mesmo para render com o mínimo de volatilidade possível , depende sempre da carteira do fundo, mas eu só tenho Government Bonds, nada de Corporate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Mouro Emprestado disse:

Podes fazer esse teste com ETFs de obrigações soberanas europeias.

Observa o comportamento de uma carteira 60/40 vs 100% acções entre Fevereiro e Abril de 2020 (não faço a mínima ideia se ajudou a atenuar ou não as perdas).

Nota que a comparação, para ser ceteris paribus, tem de comparar o DD dos 60/40 com o DD * 60% da carteira totalmente alocada a acções. 

Fiz o backtest na curvo de Janeiro até Julho 2020 e as diferenças são óbvias, a favor do 60/40. Praticamente metade do drawdown. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 6 minutos, NunoSousa05 disse:

Fiz o backtest na curvo de Janeiro até Julho 2020 e as diferenças são óbvias, a favor do 60/40. Praticamente metade do drawdown. 

Mas metade de 60% do drawdown da carteira alocada apenas a acções? Ou metade de 100%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Mouro Emprestado disse:

Mas metade de 60% do drawdown da carteira alocada apenas a acções? Ou metade de 100%?

Fiz a simulação com 60/40 e depois 100 alocados a acções.

60/40 -> -6,11% YTD; DD= -11,3%

100 -> -13,77% YTD; DD= -19,8%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Mouro Emprestado disse:

Então se percebi bem.

Se pegares na carteira apenas alocada a acções e multiplicares em 60%, o DD é comparável ao DD da carteira 60-40.

Onde quero chegar é que as obrigações não amortizaram, per se, o DD da carteira.

Ou seja, esses 40% de obrigações não serviram de contrapeso e podiam estar em cash, dado que o DD seria semelhante. Sendo assim, até que faz algum sentido.  

Eu não sei se é correcto fazeres -19,8%*0,6 = -11,88% e comparares com o DD do 60/40 (-11,3%). 

@Virtua que dizes sobre isto ? 

Acho que o portfolio tem de ser analisado como um todo. 

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, NunoSousa05 disse:

@Virtua que dizes sobre isto ? 

Que o Mouro tem razão (com base nos pressupostos dele)

Citação

Acho que o portfolio tem de ser analisado como um todo. 

Se assim o quiseres é só passar a parte dos 40% para cash ou um fundo monetário para teres a ideia do que o @Mouro Emprestado está a fazer!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Virtua disse:

Que o Mouro tem razão (com base nos pressupostos dele)

Se assim o quiseres é só passar a parte dos 40% para cash ou um fundo monetário para teres a ideia do que o @Mouro Emprestado está a fazer!!

O mesmo princípio pode ser aplicado a outros portfolios ? Por exemplo um EUPP, All Weather, etc etc ? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, NunoSousa05 disse:

O mesmo princípio pode ser aplicado a outros portfolios ? Por exemplo um EUPP, All Weather, etc etc ? ?

Podes aplicar o que quiseres mas deixa de ser o EUPP, All Weather etc etc.

A única coisa que o Mouro está a dizer é que a rentabilidade das obrigações europeias está tão baixa que mais vale ter em cash. Ou que consegues a mesma performance ajustada com risco com metade do capital se investires só em MSCI World

(algo com que não concordo mas tb não discordo veemente)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, NunoSousa05 disse:

Ok, fiz o seguinte exercício com dados desde Janeiro 1985. Não fiz com Obrigações Europeias, mas com o FTSE World Government Bond - Developed Markets EURO HEDGED e o MSCI World. 

Comparei os DD mais significativos desde 1985 do 60/40 vs 0,6% do 100 MSCI World.

Eis as diferenças em relação ao 60/40.

1987 - o 60/40 teve um DD de -17,1% (-0,82%)

1990 - DD de -21,4% (+0,56%)

2003 - DD de -28,9% (-0,82%)

2009 - DD de -27,4% (+1,7%)

2020 - DD de -11,3% (+0,58%)

Com base nisto, não consigo tirar qualquer tipo de conclusão. Parece-me um bocado errático, sendo que as diferenças são muito pouco significativas. 

Se calhar se adicionarmos aí os custos extras de ter os 40% alocados a bonds, talvez compense ter apenas os 100% stocks ???‍♂️

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 13 minutos, NunoSousa05 disse:

Ok, fiz o seguinte exercício com dados desde Janeiro 1985. Não fiz com Obrigações Europeias, mas com o FTSE World Government Bond - Developed Markets EURO HEDGED e o MSCI World. 

Comparei os DD mais significativos desde 1985 do 60/40 vs 0,6% do 100 MSCI World.

Eis as diferenças em relação ao 60/40.

1987 - o 60/40 teve um DD de -17,1% (-0,82%)

1990 - DD de -21,4% (+0,56%)

2003 - DD de -28,9% (-0,82%)

2009 - DD de -27,4% (+1,7%)

2020 - DD de -11,3% (+0,58%)

Daqui se conclui que as obrigações de prazo intermédio não têm servido para, per se, amortecerem as quedas em casos de DD.

Ou seja, o risco da carteira está controlado pelo facto da carteira estar apenas alocada em 60% a acções.

Não estava nada à espera disso.

(Naturalmente os 40% alocados a obrigações tiveram uma melhor performance que alocado a cash, nem que seja pelas taxas de juro mais elevadas no passado. Mas agora que está quase tudo próximo do zero, o futuro deverá ser bem diferente do passado mais recente).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Mouro Emprestado disse:

Daqui se conclui que as obrigações de prazo intermédio não têm servido para, per se, amortecerem as quedas em casos de DD.

Ou seja, o risco da carteira está controlado pelo facto da carteira estar apenas alocada em 60% a acções.

(Naturalmente os 40% alocados a obrigações tiveram uma melhor performance que alocado a cash, nem que seja pelas taxas de juro mais elevadas no passado. Mas agora que está quase tudo próximo do zero, o futuro deverá ser bem diferente do passado mais recente).

Então neste momento ter uma carteira 60/40, excluíndo as obrigações de longo prazo, porque estas ainda têm algum yield...

@Mouro Emprestado, quando falas em obrigações de prazo intermédio, falas em prazo intermédio por causa do prazo de maturação médio das obrigações do FTSE World Government Bonds, certo ?

A carteira poderia ser 60- MSCI World e 40 num DP. ??

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 9 minutos, NunoSousa05 disse:

Então neste momento ter uma carteira 60/40, excluíndo as obrigações de longo prazo, porque estas ainda têm algum yield...

@Mouro Emprestado, quando falas em obrigações de prazo intermédio, falas em prazo intermédio por causa do prazo de maturação médio das obrigações do FTSE World Government Bonds, certo ?

A carteira poderia ser 60- MSCI World e 40 num DP. ??

Falo de prazo intermédio porque normalmente as carteiras 60-40 alocam a parte das obrigações a títulos com duração intermédia.

Aliás, no bogleheads há discussões constantes na alocação das obrigações:

- só treasuries intermédias

- treasuries e obrigações corporativas de prazo intermédio

- treasuries de longo-prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Mouro Emprestado disse:

Falo de prazo intermédio porque normalmente as carteiras 60-40 alocam a parte das obrigações a títulos com duração intermédia.

Aliás, no bogleheads há discussões constantes na alocação das obrigações:

- só treasuries intermédias

- treasuries e obrigações corporativas de prazo intermédio

- treasuries de longo-prazo.

Ok, fiz o backtest com bonds europeias de longa duração. Bloomberg Barclays Euro Treasury 50bn 25y Year Bond. 

No backtesting só consigo dados até 2015.

Por isso só analisei o DD COVID. 

O DD com as de LP é de -13,9% (-2,6%), comparando com o FTSE World Government Bonds.

Uma coisa curiosa, enquando que com a simulação de bonds LP, existe uma correlação positiva (0.63), com o World Government Bonds existe uma correlação negativa -0,26. ??No entanto se eu alargar o prazo do backtest do World Government Bonds, a correlação passa a positiva. ?

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Provavelmente porque os backtests não estão bem feitos.

O NunoSousa05 provavelmente está a fazer 60% World Equity vs 60% World Equity/40% Cash...

Nunca na vida a diferença é aquela com 40% World Bonds!! No período 2000 a 2003 nem tiveste bear Market numa carteira mista!!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Bem se calhar vou estragar o S&P 500. :)

Mas o S&P 500 já quebrou os máximos históricos, hoje. Actualmente abaixo 1 ponto desse máximo.

Habemos Bull Market! :P

Aquilo nem com Trump ou Pandemias estragam os Bull Markets no S&P 500.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )