Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    Agora mesmo, fhff disse:

Não gostaria de excluir os US, mas talvez retirar algum peso dessa área geográfica. 

É complicado, pois a economia dos US representa quase 50% da economia global. A maioria das maiores empresas são dos US.

O que tenho reparando é que fundos geridos gestoras US costumam ter mais peso dos US nos fundos globais, enquanto que FI geridos por gestoras europeias, os EUA tem menos peso e a Europa costuma ter um pouco mais de peso, do que os FI geridos por gestoras americanas.

A nacionalidades das empresas, hoje em dia é um pouco enganador, principalmente em Large Caps. As Large Caps, na sua maioria são multinacionais, algumas até têm mais negócio fora dos países de origem.

Olha uma Apple, Microsoft, Nestlé, Unilever, VW, Johnson n' Johnson, etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
      A 12/08/2020 às 11:16, D@vid disse:

O que vais dizer ao pessoal que fez um portfolio permanente de ETFs  com 25% de ouro? ?

A 12/08/2020 às 11:35, P2P Money Maker disse:

Que isto é temporário, como sempre

E foi temporário, nem durou 5 dias

image.thumb.png.a19a440dc480abe0d021f00825663e12.png

Basta o velho meter-se no negócio, fica tudo greedy (embora calma que ele não comprou propriamente um ETF de ouro, ou barras de ouro)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Rick Lusitano disse:

É complicado, pois a economia dos US representa quase 50% da economia global. A maioria das maiores empresas são dos US.

O que tenho reparando é que fundos geridos gestoras US costumam ter mais peso dos US nos fundos globais, enquanto que FI geridos por gestoras europeias, os EUA tem menos peso e a Europa costuma ter um pouco mais de peso, do que os FI geridos por gestoras americanas.

A nacionalidades das empresas, hoje em dia é um pouco enganador, principalmente em Large Caps. As Large Caps, na sua maioria são multinacionais, algumas até têm mais negócio fora dos países de origem.

Olha uma Apple, Microsoft, Nestlé, Unilever, VW, Johnson n' Johnson, etc.

há 20 minutos, Virtua disse:

Ó pá, há quem saiba o que faz (Swenson/yale) e depois há os quem inventa demasiado (CalPERS). Pode ser que esses se safem melhor assim.

O que te aconselho é "partires" tu em vez de dependeres de um gestor. Há bons fundos Europa como o Jupiter growth ou o MFS European Value. Atrás tb tens boas recomendações de fundos pacífico (com e sem Japão).

Pega na alocação do MSCI World e faz o teu tilt Europa (que suponho que seja o que queres)

Muito obrigado aos dois. A ideia de diversificar via subscrição de fundos mais regionais parece-me bem. Muito obrigado. Vou ver se o Jupiter ou o MFS estão no Activo ou no Invest. 

Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, P2P Money Maker disse:
      A 12/08/2020 às 11:16, D@vid disse:

O que vais dizer ao pessoal que fez um portfolio permanente de ETFs  com 25% de ouro? ?

E foi temporário, nem durou 5 dias

image.thumb.png.a19a440dc480abe0d021f00825663e12.png

Basta o velho meter-se no negócio, fica tudo greedy (embora calma que ele não comprou propriamente um ETF de ouro, ou barras de ouro)

Secalhar entrou no DWS Invest Gold and Precious Metals Equities ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, rui_marreiros disse:

Como cada caso é um caso, o melhor conselho é ir ao médico. Da mesma maneira que quem quer investir e não está disponível para perder tempo em forums como este, o melhor é dirigir-se a uma banco de investimento e lá ser aconselhado.

Olha que por aqui há pessoas que sabem mais sobre investimentos que a média do saber dos profissionais dos bancos, inclusive aqueles que gerem as carteiras dos clientes premium.

Há uma pessoa que tem um registo no Caldeirão datado de 22/11/2002, aonde criou um tópico que ainda existe mas agora anda a passo de caracol, aqui no tópico do D@vid está mais animado, até se discute política e vinagre. Também no meio de tantos azeiteiros da política, é preciso juntar vinagre para a mistura ser mais digerível. ?

Essa pessoa não é virtual é sim uma realidade no bom aconselhamento de investimentos para o longo prazo e com low beta, low volatility e low fees. No mercado acionista, para o longo prazo e com aquelas 3 variáveis low, ele tem 100 % razão, porquê?

Porque no mercado acionista, os downsides e bear markets têm, em média, sempre mais amplitude de afundamento que as correspondentes amplitudes de expansão nos upsides e bull markets, isto, matematicamente, quer dizer que se utilizarmos estratégias de baixa volatilidade, então, ao longo do tempo, vamos conseguir preservar mais o capital inicial investido assim como o que vai sendo capitalizado, e se nós, em termos médios, vamos tendo sucessivamente mais capital e a sua respetiva capitalização, isto quer dizer que nós vamos tendo assim uma espécie de reprodução positiva e exponencial do nosso capital, logo no longo prazo (20-30 anos) deve-se ter mais capital do que nas outras estratégias com maiores volatilidades, mais custos de gestão e com time frames de curto-médio prazo.

há 19 horas, rui_marreiros disse:

Eu gostava mais de ler posts que me ajudem a investir. Tenho aprendido muito aqui, quando deixar de ser útil para mim e eu para outros, saio.

Tens razão na teoria mas não na tua prática, já que neste mesmo dia fizeste mais um post sobre politica (não política de investimento) a juntar a outros anteriores.

De qualquer das maneiras, não me vou queixar dos teus "posts políticos", até porque, de vez em quando, metendo mais entropia no sistema, normalmente, até pode favorecer o sistema, e como tu até tens ideias estruturadas, então a estrutura do sistema também pode ficar mais consolidada.

Eu só não gosto de pessoas demasiado alinhadinhas e com sensibilidades do tipo "flores de estufa", porque, para mim, tais atributos não têm aderência com a realidade dura do dia a dia.

Bedrock

Editado por Bedrock
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 14/08/2020 às 16:51, D@vid disse:

Ainda não percebi muito bem, quantos fundos de investimento ( mutual ) e gestoras tem a deGiro?

Como parece que ninguém respondeu.

Se bem que quantidade não é sinónimo de qualidade. ;)

Fundos de Investimento:

Gestoras = 64

Fundos = 4xx

Os FI não é a especialidade da DeGiro (nem tem ligação à API da Morningstar como outros IF). Parece que os FI na DeGiro é algo residual, apenas para satisfizer minimamente os seus clientes. Eles são um broker e não um banco supermercado de fundos de investimento, como o Best/ActivoBank/BiG Cada um com a sua especialidade. Por exemplo na DeGiro, trackers ETFs:

Gestoras = 45

ETFs = 48xx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

The Flying V-Shaped Recoveries.

Posted August 16, 2020 by Ben Carlson

"The average breakeven to make a round trip from peak-to-trough-back-to-peak has been around 26 months. The fastest breakeven going back to the 1920s for a bear market of 30% or worse was in 1932-1933 when it took just 3 months for a full roundtrip. The breakeven for the current bear market happened in just under 6 months, making it the second-fastest on record."

https://awealthofcommonsense.com/2020/08/the-flying-v-shaped-recoveries/ 

Capturar4.PNG

Capturar5.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, Rick Lusitano disse:

Como parece que ninguém respondeu.

Se bem que quantidade não é sinónimo de qualidade. ;)

Fundos de Investimento:

Gestoras = 64

Fundos = 4xx

Os FI não é a especialidade da DeGiro (nem tem ligação à API da Morningstar como outros IF). Parece que os FI na DeGiro é algo residual, apenas para satisfizer minimamente os seus clientes. Eles são um broker e não um banco supermercado de fundos de investimento, como o Best/ActivoBank/BiG Cada um com a sua especialidade. Por exemplo na DeGiro, trackers ETFs:

Gestoras = 45

ETFs = 48xx

Obrigado pela resposta, acredita que foi uma pergunta mesmo pela curiosidade, porque a verdade é que quem entra neste tópico pela primeira vez e se for cliente de alguma CGD, provavelmente quererá saber que outros intermediários podem proporcionar a ele a melhor escolha a nível de qualidade, mas também de quantidade, e com a quantidade de vezes que se fala da DeGiro pode levar a crer que é alguma coisa xpto mas segundo a tua resposta conclui-se que qualquer Activo Bank tem mais oferta em fundos "mutual".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Extrato de citação do Bedrock (post atrás, nesta página, em resposta ao rui_marreiros):

"Olha que por aqui há pessoas que sabem mais sobre investimentos que a média do saber dos profissionais dos bancos, inclusive aqueles que gerem as carteiras dos clientes premium.

Essa pessoa não é virtual é sim uma realidade no bom aconselhamento de investimentos para o longo prazo e com low beta, low volatility e low fees. No mercado acionista, para o longo prazo e com aquelas 3 variáveis low, ele tem 100 % razão, porquê?

Porque no mercado acionista, os downsides e bear markets têm, em média, sempre mais amplitude de afundamento que as correspondentes amplitudes de expansão nos upsides e bull markets, isto, matematicamente, quer dizer que se utilizarmos estratégias de baixa volatilidade, então, ao longo do tempo, vamos conseguir preservar mais o capital inicial investido assim como o que vai sendo capitalizado, e se nós, em termos médios, vamos tendo sucessivamente mais capital e a sua respetiva capitalização, isto quer dizer que nós vamos tendo assim uma espécie de reprodução positiva e exponencial do nosso capital, logo no longo prazo (20-30 anos) deve-se ter mais capital do que nas outras estratégias com maiores volatilidades, mais custos de gestão e com time frames de curto-médio prazo." - Bedrock

Eh pa, uma pessoa faz um elogio destes, com tamanha amplitude, de uma virtualidade real (real de realidade, não de realeza), que é o máximo que uma virtualidade pode atingir, só faltou dizer que ele, provavelmente, já no útero da mãe absorvia financial insights pelo cordão umbilical, e depois deste brutal elogio, com markting implícito, pois não se deve fazer markting explícito, mesmo assim, não levo um voto positivo do alvo elogiado. É mais uma ingratidão que fazem ao Bedrock, mas no  problem at all.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Não nos esqueçamos que a Berkshire (Buffett) é uma seguradora, logo precisa de ter investimentos que paguem bons dividendos e cupões para fazer face às responsabilidades de pagamento dos seguros,. ;)

Citação

Buffett assumiu que tem estado enganado este tempo todo, numa conferência de imprensa. "Elas [taxas de juro] vão estar negativas por muito tempo. É melhor ter ações, alguma coisa sem ser títulos de dívida".

Mike Shedlock, analista da Sitka Pacific Capital Management, explica que "Buffet sabe que o setor financeiro está a passar por dificuldades devido à covid-19. E a Barrick paga um bom dividendo", acrescentando que "além disso, a Barrick é apenas uma pequena fatia de seu bolo geral", uma vez que o investidor continua com as suas participações em vários bancos e empresas tecnológicas, como a Apple ou a Amazon.

As ações do setor da banca nos Estados Unidos e em todo o mundo sofreram um grande impacto este ano, já que as maiores instituições foram obrigadas a reservar dezenas de milhares de milhões de dólares em provisões para compensar potenciais falhas no cumprimento dos pagamento de empréstimos. 

Atualmente, Buffett tem quase metade da carteira de ações da Berkshire Hathaway na tecnológica Apple  , contrariando a sua teoria de se afastar de títulos de tecnologia, uma vez que preferia dedicar-se apenas ao que realmente percebia, segundo o próprio. 

Apesar desta contradição, Buffett parece agora estar a levar à letra uma das suas outras teorias sobre investimento em ações: "a diversidade era uma proteção contra a ignorância". De acordo com o filantropo, "faz pouco sentido [diversificar os investimentos] se soubermos exatamente o que estamos a fazer". 

Carteira da Berskhire no 1T e 2T de 2020:

Citação

Fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/warren-buffett-desinvestiu-dos-bancos-para-por-em-ouro-uma-aposta-contra-a-economia-dos-eua

Quem tem Twitter, pode ver o vídeo com as declarações do Buffett:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, Virtua disse:

Não leves a mal eu não gostar que falem de mim. Discute ideias e não pessoas. Não interessa quem a pessoa A ou B é. Se anda aqui a mais de metade da vida dele ou é um iniciado. Discute a ideias. Levas as coisas demasiado para um campo pessoal, seja positivo ou negativo, e fico desconfortável com isso, seja direccionado a mim ou a outra pessoa!

Alguém discordar de ti não é um insulto à tua pessoa. Alguém concordar contigo não é uma validação de ti como pessoa.

Sei que por alguma razão achas que gosto de ser bajulado, quando na verdade sou o mais próximo de estereótipo de nerd-geek* que possas imaginar e o que mais quero é passar invisível e me deixem em paz. Simplesmente, por alguma razão, ADORO conhecimento e dá-me imenso prazer partilha-lo, sempre na esperança de algum dia encontrar alguém que discorde de mim de uma forma que me faça reflectir nas minhas ideias (aliás estou a tentar converter o Rick à programação financeira só para ter alguém com quem discutir ?‍♂️).

* Se dissesses a alguns amigos meus quem eu sou na net financeira portuguesa (se é que isso vale alguma coisa) e as pessoas que começo a ter à minha volta em contexto profissional acho que simplesmente se riam na tua cara!!

20120113163034.jpg

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Credito imobiliário nos US...

Citação

FHA Mortgage Delinquencies Reach a Record, Led by New Jersey

August 17, 2020, 3:00 PM GMT+1Updated on August 17, 2020, 9:00 PM GMT+1

Federal Housing Administration mortgages -- the affordable path to homeownership for many first-time buyers, minorities and low-income Americans -- now have the highest delinquency rate in at least four decades.

The share of late FHA loans rose to almost 16% in the second quarter, up from about 9.7% in the previous three months and the highest level in records dating back to 1979, the Mortgage Bankers Association said Monday. The delinquency rate for conventional loans, by comparison, was 6.7%.

(...)

For now, most of them are protected from foreclosure by the federal forbearance program, in which borrowers with pandemic-related hardships can delay payments for as much as a year without penalty. As of Aug. 9, about 3.6 million homeowners were in forbearance, representing 7.2% of loans, the MBA said in a separate report. The share has decreased for nine straight weeks.

(...)

New Jersey had the highest FHA delinquency rate, at 20%. The state also had the biggest increase in the overall late-payment rate, jumping to 11% in the second quarter from 4.7%. Following were Nevada, New York, Florida and Hawaii -- all states with a high proportion of leisure and hospitality jobs that were especially hard-hit by the pandemic, the MBA said.

But the current spike in delinquencies is different from the Great Recession, thanks in part to years of home-price gains and equity accumulation, according to Marina Walsh, vice president of industry analysis for the bankers group.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-08-17/fha-mortgage-delinquencies-hit-record-high-with-economy-rattled

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

@Virtua, como será para o Fed sair do LQD, sendo o 2º maior investidor dele, com 8.7b num total de 56b (15,5%)?

Novo Taper Tantrum nas Bonds, parecido com 2013? ;)

É que os ETFs não é como os QE de Bonds, em que basta o Fed levar-lhas até a maturidade e não reinvestir. Aqui o Fed terá que vender as posições e basta o Fed apenas mencionar possíveis saídas do LQD, mesmo sem confirmar que vai sair e as suas datas, para os mercados descontarem...

Citação

Fed's pledge sparked LQD's surge

For Soros and other funds that piled in, the investment has paid off: LQD has climbed nearly 20% since the Fed announced its support on March 23. The central bank has purchased $8.7 billion worth of ETFs through July 31 after starting the facility in mid-May, according its latest disclosures, and is now the second-largest holder in the $56 billion LQD.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-08-17/soros-went-against-the-flow-as-fast-money-ditched-credit-etf

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Rick Lusitano disse:

É que os ETFs não é como os QE de Bonds, em que basta o Fed levar-lhas até a maturidade e não reinvestir. Aqui o Fed terá que vender as posições e basta o Fed apenas mencionar possíveis saídas do LQD, mesmo sem confirmar que vai sair e as suas datas, para os mercados descontarem...

Relax... One problem at a time ? O do S&P ir abaixo de 2k parece que foi advertido, vamos ao seguinte que é a economia real não se desfazer ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Rick Lusitano disse:

Não acredito que haja quem vá para DeGiro por causa dos FI que ela têm. Só se for algum FI especifico (a DeGiro tem alguns FI que os outros bancos supermercados de FI não têm).

A DeGiro é Stocks e/ou ETFs principalmente, apesar ter outros tipos de activos (obrigações por exemplo). Como quer investir em FI, o Best poderá ser dos melhores IF nesse activo.

Até te digo mais, mesmo que o Best ou Activo Bank ou Banco BiG tivessem o mesmo tarifário para Stocks e ETFs da DeGiro e pudesse ficar tudo investido no mesmo IF, muito provavelmente iria para a DeGiro, para diversificação de risco de IF e de país. E pelo Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) até 25k em Portugal e o seu congénere da Holanda (20k). -> Velho ditado: Não meter todos os ovos no mesmo cesto. ;)

Com online banking, o custo de mudança dos clientes é muito reduzido. Se não há casamentos e empregos para vida, porque haveria fidelização para toda a vida no mesmo banco ou outro fornecedor de bens e serviços? ;)

O cross selling geralmente é prejudicial ao cliente, um produto mais apetecível para o cliente (qualidade, preço, marca) para o atrair e depois tentam vender mais produtos que têm mais margem de lucro e/ou para a aumentar o volume de vendas (envolvimento do cliente).

Se podes ter a melhor carne num lado, o melhor peixe no outro, etc, e/ou com os melhores preços, sem perderes tempo ou dinheiro (ou se for pouco que ainda compense), os clientes vão optar.

Por isso, tens pessoas com bancos e outros IF para cada coisa, principalmente se não tiverem custos de manutenção/compra/custódia.

Por exemplo, Revolut para compras ex-EUR, N26 para compras EUR, cartões de crédito XPTO para os cashbacks, DeGiro para Stocks e ETFs, Best ou Activo Bank ou Banco BiG para FI, Banco Invest para o AR PPR, and so on...

Certo, mas se eu entrasse aqui num tópico de fundos pela primeira vez ia ter curiosidade em pesquisar a DeGiro para investir em fundos, depois iria chegar à conclusão que não têm muita oferta, só mesmo em stocks/ETF que não é o propósito do tópico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Relax... One problem at a time ? O do S&P ir abaixo de 2k parece que foi advertido, vamos ao seguinte que é a economia real não se desfazer ?

Não vai pelo menos aos 2.200???? mau mau Maria ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )