Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 15 horas, Bedrock disse:

JPMorgan Funds - ASEAN Equity Fund D (acc) - EUR: para mim este fundo é de longe o pior fundo acionista que o D@vid tem na 1.ª página, sendo uma nódoa da qualidade da mesma.  Há mais de meia dúzia de anos, este fundo já foi um dos melhores do conglomerado de países ASEAN, mas agora pode-se ver na 1.ª imagem abaixo (marquei a amarelo o que quero destacar), que abrange o período de 1 de jan. 2013 até 31 de jul. de 2020,  que quer na rentabilidade total anual (até 31 de jul. em 2020), quer na % do Ranking dos fundos da sua categoria, em que obteve posições de 24 a 70, sendo que o valor de 100 corresponde ao percentil dos piores fundos e o valor 1 traduz o percentil dos melhores fundos, esse fundo está em letargia. 

Por outro lado, para mim, atualmente não faz sentido investir num fundo deste conglomerado de países ASEAN, em que mistura países, da Ásia desenvolvida e da Ásia emergente, bastante diferentes entre si, diferindo, por vezes, até nos seus ciclos económicos. Para mim, este tipo de alocação muito dispersa nestes países da Ásia, é um caso típico em que a dispersão de ativos em vez de diminuir o risco do portfolio do fundo, vai aumentá-lo, e, se atendermos aos seus retornos plurianuais, podemos facilmente tirar a seguinte conclusão: é de resgatar o fundo.

Agora, vou te indicar, em substituição daquele fundo, o fundo JPMorgan Funds - Pacific Equity Fund D (acc) - EUR, ISIN LU0217390656, o qual abrange a área geográfica da Ásia-Pacífico, incluindo o Japão, em que a sua performance dos retornos acumulados a 3 anos, comparativa, visualiza-se na 2.ª imagem abaixo, onde se pode observar a outperformance do fundo em relação à sua categoria morningstar e ao índice MSCI Ásia-Pacífico.

De entre a oferta de fundos do banco Best para esta categoria e excluindo um fundo income (com distribuição de dividendos), aquele fundo que recomendei é o melhor fundo Acc (acumulação), em termos de rentabilidade, a 1, 3 e 5 anos.

Bedrock

Capturar1.PNG

Capturar3.PNG

O mais provável é ainda o ASEAN ser fundido nesse ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 16 horas, Bedrock disse:

JPMorgan Funds - ASEAN Equity Fund D (acc) - EUR: para mim este fundo é de longe o pior fundo acionista que o D@vid tem na 1.ª página, sendo uma nódoa da qualidade da mesma.  Há mais de meia dúzia de anos, este fundo já foi um dos melhores do conglomerado de países ASEAN, mas agora pode-se ver na 1.ª imagem abaixo (marquei a amarelo o que quero destacar), que abrange o período de 1 de jan. 2013 até 31 de jul. de 2020,  que quer na rentabilidade total anual (até 31 de jul. em 2020), quer na % do Ranking dos fundos da sua categoria, em que obteve posições de 24 a 70, sendo que o valor de 100 corresponde ao percentil dos piores fundos e o valor 1 traduz o percentil dos melhores fundos, esse fundo está em letargia. 

Por outro lado, para mim, atualmente não faz sentido investir num fundo deste conglomerado de países ASEAN, em que mistura países, da Ásia desenvolvida e da Ásia emergente, bastante diferentes entre si, diferindo, por vezes, até nos seus ciclos económicos. Para mim, este tipo de alocação muito dispersa nestes países da Ásia, é um caso típico em que a dispersão de ativos em vez de diminuir o risco do portfolio do fundo, vai aumentá-lo, e, se atendermos aos seus retornos plurianuais, podemos facilmente tirar a seguinte conclusão: é de resgatar o fundo.

Agora, vou te indicar, em substituição daquele fundo, o fundo JPMorgan Funds - Pacific Equity Fund D (acc) - EUR, ISIN LU0217390656, o qual abrange a área geográfica da Ásia-Pacífico, incluindo o Japão, em que a sua performance dos retornos acumulados a 3 anos, comparativa, visualiza-se na 2.ª imagem abaixo, onde se pode observar a outperformance do fundo em relação à sua categoria morningstar e ao índice MSCI Ásia-Pacífico.

De entre a oferta de fundos do banco Best para esta categoria e excluindo um fundo income (com distribuição de dividendos), aquele fundo que recomendei é o melhor fundo Acc (acumulação), em termos de rentabilidade, a 1, 3 e 5 anos.

Bedrock

Capturar1.PNG

Capturar3.PNG

Obrigado pelo trabalho que tiveste em explicar.

Vou seguir a tua recomendação e liquidar o ASEAN e possivelmente subscrever o fundo que indicas-te.

O comportamento entre um e outro nos últimos 10anos não tem nada haver.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 44 minutos, JCoimbra disse:

Obrigado pelo trabalho que tiveste em explicar.

Vou seguir a tua recomendação e liquidar o ASEAN e possivelmente subscrever o fundo que indicas-te.

O comportamento entre um e outro nos últimos 10anos não tem nada haver.

Cumprimentos

Se não tens Japão em carteira é o fundo indicado.

Para quem tem Japão em carteira: https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000RLR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, Virtua disse:

Para quem tem Japão em carteira: https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000RLR

Não tenho.

A minha carteira é: 

Pictet-USA Index R EUR  35%

- NB Obrigações Europa  30%

MFS Meridian Funds - European Value Fund A1 EUR  17.5%

JPMorgan Funds - ASEAN Equity Fund D (acc) - EUR  17.5%

Já dei ordem de resgate do ASEAN e irei subscrever o indicado.

Cumprimentos

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também de salientar que o ASEAN não é melhor nem pior que os outros dois mencionados, é apenas diferente, o ASEAN tem como mercado países como a Singapura, Indonésia, Tailândia, Malásia etc, enquanto os outros dois apostam em países como o Japão, China, Taiwan, Hong-Kong, Coreia do Sul, Índia, Austrália....não sei qual foi o objectivo do Jcoimbra de o fazer na altura, mas tal como eu disse, é um fundo muito especifico num mercado emergente e pode estar numa carteira mais alargada, um pouco á semelhança de investir em mercados fronteira e mercados emergentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, Virtua disse:

Why Japan?

Desde o rebentar da bolha em 1992, a economia nipónica nunca recuperou, nem com Krugman, Abenomics, trillions de QE e taxas de juro negativas.

Tem imenso imenso risco natural (Catatrósfico). Que até "ajudou" a rebentar o 2º banco de investimento mais antigo (~200 anos) em 1995, o Barings Bank (com as acções do seu funcionário Nick Leeson) . Anos depois os sismos voltaram a provocar crashs na bolsa e na economia japoneses, incluindo o pior acidente nuclear desde Chernobyl, em 2011.

É muito recorente os terramotos e alguns tsunamis por eles provocados no Japão.

Citação

Eu já investi várias vezes no Japão, mas sempre para o curto prazo, para aproveitar o momentum do momento.

Mais info:

https://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_asset_price_bubble

https://en.wikipedia.org/wiki/Abenomics

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 30 minutos, D@vid disse:

Também de salientar que o ASEAN não é melhor nem pior que os outros dois mencionados, é apenas diferente, o ASEAN tem como mercado países como a Singapura, Indonésia, Tailândia, Malásia etc, enquanto os outros dois apostam em países como o Japão, China, Taiwan, Hong-Kong, Coreia do Sul, Índia, Austrália....não sei qual foi o objectivo do Jcoimbra de o fazer na altura, mas tal como eu disse, é um fundo muito especifico num mercado emergente e pode estar numa carteira mais alargada, um pouco á semelhança de investir em mercados fronteira e mercados emergentes.

Com a ressalva que os ASEAN, estão numa região com muitos riscos naturais que impactam as suas economias. Vulcões, terramotos, tsunamis, tempestades tropicais, furacões/ciclones, cheias. É uma das regiões mais assoladas por desastres naturais de elevada intensidade.

E se já esses desastres não fossem suficientes, o facto de serem países em desenvolvimento, os impactos desses desastres naturais são maiores.

Eu já investi tanto no grupo de países ASEAN, como individualmente, Indonésia, Tailândia, Malásia e Singapura. Na altura através de vários FI da Fidelity. Mas para o curto prazo.

E são fundos com elevada volatilidade e risco cambial. O risco político não é de descurar. Por exemplo, teve um golpe de estado na Tailândia em 2014, tem um presidente das Filipinas, Duterte, pior do Trump e Bolsonaro juntos, que autoriza a morte de alegados traficantes de droga na rua pelo povo, o que leva também para outras mortes arbitrárias.

E por fim não nos esqueçamos de algo mais ligado aos mercados financeiros e economia, a famosa crise asiática de 1997 que teve epicentro em vários países da ASEAN, com fim de bolhas, de crédito, movimentos massivos in-out de moeda, taxas de câmbio (fixas).

https://en.wikipedia.org/wiki/2014_Thai_coup_d'état

https://en.wikipedia.org/wiki/Rodrigo_Duterte

https://en.wikipedia.org/wiki/1997_Asian_financial_crisis

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A imagem abaixo é um print screen de um post meu na anterior página. Chamo a atenção para a parte final pacífica do meu post, no qual até envio um abraço ao user IceMan1910, e como é que este responde ao meu gesto de estender a mão? Com um voto negativo. Será que este rapazola é o ghorez do Caldeirão, uma espécie de um pequeno "pinscher canino" que, volta e não volta, me tentava morder os calcanhares ... e "ladrava", "ladrava", "ladrava", ... . "Ladrava muito" porque estava assustado com qualquer coisa, como os pequenos pinscher.

O que é que se deve fazer a esta espécie humanóide reincidente? Ignorar? Não, não é o meu feitio. Dar-lhe um coice como um cavalo lusitano pode dar num jumento? Também não, porque não nos devemos aproveitar das fragilidades físicas e principalmente mentais dos nossos opositores ... devemos ser dignos nas vitórias e nas derrotas.  Então o que é que posso fazer a este e a outros users enviesados que "ladram" contra o Bedrock? Vou mandá-los a todos eles para o cara ... lho. Procurem um que vos satisfaça, pois comigo não se safam, e escusam de insistir: sou de convicções fortes e com uma grande capacidade de resistência ... do tipo de correr a maratona, em que, para além da dificuldade da corrida, ainda tem que levar com estes baldes de trampa, enquanto a alguns dos meus colegas de corrida, vão-lhe oferecendo água refrescante temperadora. 

Bedrock

Capturar1.PNG

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Rick Lusitano disse:

Why Japan?

Porque eu não invento. Se o MSCI World tem Japão porque não o terei eu? Isso de ter levado na cabeça é fácil depois do facto. O MSCI World vai ajustando automaticamente. Por isso o Japão estava acima de 50% de peso no final dos anos '80 e agora tem menos de 10%, enquanto os EUA vão aumentando gradualmente o seu peso!!

O mercado ajusta-se... embora o pessoal continue a chamar de investimento passivo a quem investe em fundos/ETFs trackers de indices!! Eu tenho milhões de pessoas com Triliões de dólares a trabalhar para mim e a tornar as coisas o mais eficientes possível. Mas o desafio intelectual de "inventarmos" é demasiado atractivo para muita gente!!

A 13/08/2020 às 20:45, Patanisca disse:

Tás a fazer conta de tirar os outliers dos crashes, onde o VIX disparou? É que se os incluires é capaz de dar um resultado estranho, esse agregado mensal dos últimos 30 anos. Pode ser que se conclua melhor a sasonalidade.

Mas ainda são 30 anos... Sugiro-te que faças com e sem esses outliers.

Acho que os crashes fazem parte da coisa mas mesmo que quisesse fazer sem outliers... qual seria o valor a partir do qual seria considerado outlier? Em estatística um outlier normalmente é um valor completamente fora do contexto, neste caso devido à volatilidade ter clusters não tens o VIX a 20 e depois só um dia a 40 e volta a 20. Aí o 40 seria um outlier óbvio e eu provavelmente tiraria.

No caso de séries temporais como o VIX o que tens são jumps e depois fica lá em cima algum tempo até normalizar. Estaria a tirar vários pontos que não são outliers uma vez que a seguir a esse salto para os 40 o comum é ficar por lá perto ?

Editado por Virtua
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/08/2020 às 16:30, Bedrock disse:

Tens toda a razão.

O que aparece na 2.ª imagem postada (nutrição) como SCFA são ácidos gordos de cadeia curta: ácidos acético (vinagre), propiónico e butírico (existe em abundância na manteiga, não confundir com margarina, que esta é lixo). Introduzi isto para contar a minha história:

Em dezembro do ano passado, num dia à noite tinha uma dor de cabeça com sintomas não habituais (apalpava a cabeça num certo sítio e sentia desconforto com a pressão dos dedos), tomei um comprimido de paracetamol e fui-me deitar, ao outro dia de manhã tinha menos dor de cabeça mas continuava a doer um pouco e com o desconforto da pressão dos dedos na cabeça, aí percebi que não era uma dor de cabeça normal e fui ao médico, este não me adiantou nada, a minha sobrinha médica disse que podia ser do frio (naqueles dias de dezembro fazia frio) que provocava a contração dos músculos da cabeça e assim podia me provocar dor, disse-lhe que percebia a ideia mas que esse argumento do frio não me convencia, porque eu tinha dormido no quarto com o ar condicionado ligado.

Então, como os médicos não me davam solução, fui estudar, como sempre faço, pois para quem teve cadeiras de microbiologia, fisiologia, químicas orgânicas e inorgânica, bioquímica, ... tem todas as ciências de base para poder estudar os fenómenos do corpo humano. Entretanto, na internet choquei com um artigo médico da Arábia Saudita em que para tratar a bactéria H.pylori (eu tive/tenho essa bactéria) e a disbiose intestinal usavam, para além de probióticos e alimentos com queijo e amido (prebiótico), usavam vinagre (ácido acético), e o que me chamou mais a atenção no artigo foi dizer que os pacientes tinham tensão alta (eu não tinha e nessa altura passei a ter) e que depois de tomarem aqueles ingredientes sentiram um alívio intestinal relativamente rápido, aí  induzi que esse alívio rápido só podia ser o resultado de uma reação quimica com o ácido acético (vinagre).

Assim, começei a equacionar as possíveis reações químicas que poderiam estar em jogo, e, entretanto, lembro-me que na faculdade tínhamos falado que se dava ureia (fonte de azoto) às vacas leiteiras para  produzir mais leite, e aí fui para os sites da ciência veterinária aonde confirmei que os agricultores quando davam ureia a mais às vacas, estas ficavam "tontas", descoordenadas e em certos casos até morriam, sendo que a solução era dar uma certa dose de vinagre, e aqui confirmei as possíveis reações que poderiam estar em jogo.

O  suco gástrico do nosso estômago contém ureia, esta por ação da enzima urease, produzida em grande escala pela bactéria H. pylori, dá origem a uma molécula de CO2 e 2 de NH3 (amoníaco) que é um gás alcalino que proteje aquela bactéria contra o excesso de acidez do estômago, ora se juntarmos o ácido acético (vinagre) podemos passar o gás NH3 a NH4+ (amónia) e acetato de amónia, eliminando assim o efeito protetor do NH3 para a bactéria, ou seja, o vinagre torna a vida mais difícil para esta bactéria, que em Portugal existe em mais de 75 % da população, só que que em algumas pessoas ela não se torna virulenta ou patogénica.

Ora acontece que a bactéria H.pylori pode escapar para o intestino aonde encontra uma meio alcalino mais favorável e aí pode ser um grande problema se não tiver a contra parte, em quantidade, das bactérias boas ou comensais do intestino. É sabido que e a amónia/amoníaco são altamente tóxicos para o nosso organismo, o fígado decompõe mas se for em excesso vai haver amónia/amoníaco na corrente sanguínea que afeta os orgãos, designadamente, o cérebro (daí as dores de cabeça e tonturas) e os pulmões aonde pode provocar edema pulmonar.

Então, eu começei a tomar 10 ml 2 vezes ao dia de vinagre de maçã biológico em bruto (não filtrado), para aproveitar ao máximo também as enzimas e bactérias, e passados 3-4 meses deixei de ter a pressão alta, desconforto intestinal, aquelas dores de cabeça anormais e regularizei o funcionamento do intestino, passando do estado de obstipação ou prisão de ventre para o defecar todos os dias ou no máximo com 2 dias. 

O ácido acético (vinagre) fazia resumidamente o seguinte: neutraliza o efeito protetor do NH3 produzido pela urease da bactéria H. pylori, logo controlava o crescimento desta bactéria, reduzia a amónia/amoníaco resultante da ação da bactéria e da decomposição das proteínas, auxiliando assim a ação do fígado em eliminar estes compostos tóxicos, e, por outro lado, como o ácido acético é um ácido gordo de cadeia curta (SCFA), ele como os outros SCFA reduzem o coeficiente de atrito das fezes no intestino grosso, captam água pelo maior diferencial do potencial osmótico, tornando assim as fazes mais moles e mais facilmente deslizáveis, logo a defecação é normalizada/acelerada. Para além diso, está provado que os SCFA, especialmente o ácido butírico (butirato no intestino com meio alcalino) são compostos que mais preservam os colonócitos (células que revestem o colon/intestino grosso) e podem evitar o cancro do colon.

Isto é demasiado importante para não partilhar com vós, sendo que nunca vi um médico a relevar e a dar a devida importância a estas questões essenciais (eu acho que parte deles desconhecem), pois infelizmente o ensino da nossa medicina é quase zero da ciência da nutrição, sendo que para eles as bioquímicas, as químicas orgânicas e as químicas inorgânicas são mais as das empresas farmacéuticas ... a saúde não deveria ser um negócio, mas, infelizmente, cada vez é mais uma espécie de hedge fund e não um fundo de baixa volatilidade acessível a todos. Lembrem-se de que os 2 fatores mais importantes para a dinâmica de um investidor são: liquidez e saúde.

Bedrock

Bem que diarreia mental que este user teve. Eu acharia que por esta altura um user deste estaria banido - para além do offtopic gigantesco e pelo facto de andar a promover charlatanices do maior nível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Zylmaster disse:

Bem que diarreia mental que este user teve. Eu acharia que por esta altura um user deste estaria banido - para além do offtopic gigantesco e pelo facto de andar a promover charlatanices do maior nível.

Desafio a ti ou a qualquer um que me provem que alguma parte do meu post esteja tecnicamente errado.

Eu não ando a promover nada, apenas contei o meu caso pessoal e como o ultrapassei, tendo até a minha sobrinha, que é médica, me dado os parabéns pelo método seguido e as explicações técnicas associadas. Charlatão és tu que vem para o tópico só funcionando de modo reativo e enviesado e não ativo, pois até à data ainda não te vi produzir nenhum post com as tuas ideias próprias sobre investimentos ou outro assunto qualquer. Uns posts que apresentei só com imagens, como tu não soubeste interpretá-las, disseste que eram spam ... quando a ignorância te tolda a visão até és capaz de chamar spam à tua própria imagem que vês refletida no espelho. 

Já estou a perder demasiado tempo contigo, sabes que mais Zylmaster, vou te despachar: vai para o cara...lho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, superkinas disse:

:)

Superkinas, ris de quê?

A hiena também ri muitas vezes, sendo caso para perguntar à hiena: Hiena, comes carne em putrefação, copulas poucas vezes, ..., afinal Hiena, ris de quê?

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

5Coroas, uma vez falaste em "complicadinho" e "drama queen", afinal tu és um "alinhadinho" do politicamente correto. Sabes que pessoas do mainstream, das médias (pessoas medianas), do politicamente correto, normalmente,  não são inovadoras, porque dão demasiada ponderação às ideias do rebanho e negligenciam as especificidades, em desfavor das generalidades e menosprezam os outiliers dos acontecimentos em favor dos facilmente previsíveis. 

5Coroas, tu devias ser mais profissional e em vez de colocares, ultimamente, esses votos negativos sequenciais ao Bedrock, deverias, isso sim, apresentar um post outlier HQ em vez de me tentares apanhares, tecnicamente,  em falso, como naquela questão da Turquia vs Rússia.

De qualquer maneira, acho que és uma pessoa com alguma sensibilidade quando dás ácido acético às tuas aves, tens é que pedir consultadoria ao user Zylmaster que  deve ser mestre de alguma coisa, talvez perceba de aves ... porque de investimentos ... é um deserto de ideias.

5Coroas, este forum não deve ser um brainstorm de bons rapazes a bajularem-se alguns uns aos outros, algumas vezes, só porque sim. Sabes que a classe de um profissional não é ter bias em relação a certas pessoas, como um fenómeno de arrastamento da volatilidade, só porque no passado recente nos incomodaram o massajar do nosso ego, mas sim reconhecer algum valor no trabalho qualitativo e quantitativo apresentado, e, quando não reconhecemos esse valor, temos a obrigação de apresentarmos melhor, só assim é que a análise crítica é eficaz e tem razão de ser.  

Bedrock    

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Bedrock disse:

Desafio a ti ou a qualquer um que me provem que alguma parte do meu post esteja tecnicamente errado.

Eu não ando a promover nada, apenas contei o meu caso pessoal e como o ultrapassei, tendo até a minha sobrinha, que é médica, me dado os parabéns pelo método seguido e as explicações técnicas associadas. Charlatão és tu que vem para o tópico só funcionando de modo reativo e enviesado e não ativo, pois até à data ainda não te vi produzir nenhum post com as tuas ideias próprias sobre investimentos ou outro assunto qualquer. Uns posts que apresentei só com imagens, como tu não soubeste interpretá-las, disseste que eram spam ... quando a ignorância te tolda a visão até és capaz de chamar spam à tua própria imagem que vês refletida no espelho. 

Já estou a perder demasiado tempo contigo, sabes que mais Zylmaster, vou te despachar: vai para o cara...lho.

Começando pela sobrinha (médica??) que diz que a cefaleia devia ser do frio... há cefaleias induzidas pelo frio mas o estímulo tem que ser forte. Nao é pela descrição que fizeste de certeza. Será que a sobrinha anda farta do tio e disse isso para o calar?

Depois falas de um artigo aleatorio na Arabia Saudita em que supostamente usaram uns alimentos para tratar o pylori. Realmente, andamos este tempo todo a usar esquemas de ATB complexos quando bastaria usar vinagre e uns probióticos quaisquer. De rir mesmo. Se andas a consumir este tipo de pseudociência o tolinho és tu.

O mais curioso no meio disto tudo é que o vinagre foi tão eficaz que para além da cefaleia, curou-te a obstipação e a tensão alta! Mais uma vez, anda-se a gastar porrada de dinheiro com anti-hipertensores e afins e basta afinal consumir vinagre. Esqueçam diuréticos, IECA's e afins. Vinagrex do bedrock!

Como vi escrito - como detectar pseudociência:
     a) Descrições extensas aparentemente académicas com termos técnicos
     b) Uma autoridade que toma a palavra (neste caso a sobrinha que disse que eras muito inteligente - semelhanças com o Trump a chamar-se de smart porque o seu tio foi professor 35 anos no MIT xD)
     c) Uma cura milagrosa e escondida pelas más das farmacêuticas e disponível facilmente.

Cada vez mais rídiculo Bedrock. In vivo deves ser tão chato... irra :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )