Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 11 horas, Rick Lusitano disse:

para começar-se a ler livros em ingles online e quando não se percebe palavras, existem programas que ao clicar por cima da palavra seja efetuada a tradução para português? em vez de selecionar a palavra e colocar no google tradutor.

Editado por psferreira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 11 horas, JCoimbra disse:

Amigos, a minha carteira de fundos é a seguinte:

Pictet-USA Index R EUR  35%

- NB Obrigações Europa  30%

MFS Meridian Funds - European Value Fund A1 EUR  17.5%

JPMorgan Funds - ASEAN Equity Fund D (acc) - EUR  17.5%

O ASEAN não está a ter um comportamento tão bom como os outros. Foi má escolha? Existe algum na Asia que encaixa-se melhor por troca com este?

Já me passou pela cabeça liquidá-lo e ficar só com os outros 3 e ajustaria as %... o que faziam? 

Cumprimentos e obrigado desde já.

ASEAN como sabes são cerca de 10 países emergentes asiáticos, e como bons emergentes que são geralmente são bastante afectados quando rebenta estas crises, esse fundo caiu quase 30% no primeiro trimestre.

Diria que é um tipo de fundo que pode fazer parte de uma carteira mais abrangente, não tanto para uma carteira de apenas 4 fundos na minha opinião, para isso tinha ido para um emergente global e não tanto para uma região tão especifica.

Não disseste se estás com mais vali ou não nele...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, IceMan1910 disse:

A Russia é um país que pode ter sido alguma coisa no passado... no entanto não é um potencia dos dias de hoje. A Russia não tem o segundo maior potencial bélico. A China é que tem.

Ver 1.ª imagem abaixo.

Mas um pais com uma das populações mais envelhecidas do mundo, onde ninguem gosta de viver, com tecnologias dos anos 90 e com uma produtividade atroz... não pode ser considerado uma potencia em lado nenhum.

Ver 2.ª e 3.ª imagens abaixo, em que a Rússia aparece na posição 123 do ranking dos países mais envelhecidos do mundo.

A mudança para a electricidade em todos os ramos da sociedade (digitalização, tecnologia, carros electricos, ...) e a diminuição da importancia do petroleo nos proximos 20/30 anos vai tornar o país ainda mais irrelevante (sendo que a unica industria Russa que produz alguma coisa que alguem quer comprar no mundo é a petrolifera).

Ver a 4.ª imagem sobre o ranking dos países com mais diplomas de ensino superior.

Se calhar todos esses licenciados estão apenas nos setores do petróleo e da industria militar, para além de que devem ser os licenciados mais velhos e mais estúpidos do mundo ... a Rússia, designadamente, ao nível das ciências da matemática aplicada, aeronáutica, ... é conhecida como ter os técnicos mais estúpidos do mundo ... o Iuri Gagarin foi o 1.º sere humano do mundo a ser enviado para o espaço, com êxito, graças aos técnicos estúpidos que a Rússia tem, ele até foi enviado por engano para o espaço, era para ter sido despachado para a Sibéria. ?

.Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

Capturar3.PNG

Capturar4.PNG

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Wirecard era uma empresa que fazia parte da DAX-30 ( principais empresas de maior capitalização e liquidez listadas na Bolsa de Frankfurt ) e aparentemente auditada, mas acabou por ser uma fraude.

PS: Eu não estou a dizer que a Flatex seja, mas nem tudo o que parece é neste mundo

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, Bedrock disse:

Capturar4.PNG

E isso serve para quê?

Se eles imigram para limpar escadas/ser tecnico de elevadores ou para irem para a prostituição... para ganharem mais do que 200 euros por mês?

Só comprova o definhamento do país... quer dizer que eles para além da Holanda produzir praticamente a mesma coisa do que 90 milhões de Russos... ainda por cima esses 90 milhões são todos licenciados...

Maior prova para o meu ponto.

Relativamente ao indice de poder militar, mantenho o meu ponto. Eles teem equipamentos? Sim. Homens? Sim. Tecnologia? Não.

É tudo velho. Numa guerra de attrition durante algum tempo aquilo deixa tudo de funcionar. E eles não têm economia que suporte repor esses equipamentos, porque a economia deles é uma treta.

O que é que funciona deles? AK47. Que grande exportação. Mais uma vez... já não é assim que se faz guerra. Isso era nos anos 90. A guerra agora é de inteligencia e de tecnologia digital e informação. O exercito deles ganha ao Irão e a essa malta toda? Sem duvida. 

Não tem qualquer hipotese contra a NATO nem a China.

Sendo que em qualquer desses paises/blocos se vive melhor do que na Russia. Ninguem quer viver nesse buraco.

Falando da DeGiro:

há 9 minutos, N.Rocha disse:

A Wirecard era uma empresa que fazia parte da DAX-30 ( principais empresas de maior capitalização e liquidez listadas na Bolsa de Frankfurt ) e aparentemente auditada, mas acabou por ser uma fraude.

PS: Eu não estou a dizer que a Flatex seja, mas nem tudo o que parece é neste mundo

Repara que eu disse que a probabilidade era muito inferior. Fraudes há em todos os lados.

A questão é... desde que a auditoria garanta que os ativos que temos estão numa SPV (coisa diria eu... básica de uma auditoria a um broker digital)... tudo o resto é completamente irrelevante! Eles podem ir à falencia quando quiserem... é só trocar os ativos de sociedade.

Diria que com uma empresa em bolsa a probabilidade de os ativos não estarem segregados fora de balanço é bastante baixa. É só isso que me interessa, tudo o resto é acessório.

Editado por IceMan1910
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 26 minutos, IceMan1910 disse:

Em termos de confronto nuclear, todos perderiam. Mas sim, a verdade é que a Russia só ainda tem alguma importância internacionalmente por causa do seu arsenal nuclear. Quanto ao resto continua um país decadente, se não fosse a riqueza em matérias primas (petroleo, gás, diamantes, metais) estaria ao nível da Roménia ou da Bulgária. Mas compreende-se  pois vai levar muito tempo recuperar das mazelas profundas do pesadelo soviético.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, IceMan1910 disse:

E isso serve para quê?

Serve mais que o teu comentário ao meu post, em resposta ao user 5Coroas, no qual não acrescentaste nada que pudesse contrariar o meu raciocínio ou que me tivesses apontado um eventual erro técnico ou lapso meu, pelo contrário disseste uma barbaridade quanto ao envelhecimento da população russa, e também te enganaste quanto ao ranking do poder bélico da Rússia (o meu é que está correto). Para a próxima, antes de escrever posts pensa naquilo que vais escrever para não me fazeres perder tempo contigo.

Sobre este assunto, não te vou responder mais, para não perder mais tempo contigo ... já perdi demasiado tempo, e eu não gosto de trabalhar para aquecer ... muito menos com IceMans.

Bedrock

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, IceMan1910 disse:

Confio que a regulação/supervisão Holandesa seja competente.

A Degiro foi adquirida por Alemães da Flatex. A regulação é ainda mais apertada, as contas jumbo vão acabar.

há 48 minutos, IceMan1910 disse:

O poderio nuclear da Rússia é muito superior ao da China e mesmo a aviação, carros de combate é superior aos chineses. A China tem como superioridade o número de homens. A marinha de guerra da Rússia é superior à da China. A Rússia tem muitos bons nichos tecnológicos e continua a roubar tecnologia na Europa Ocidental, em especial em UK e Alemanha.

Em relação à população também a médio prazo está em vantagem, pois a politica de um filho único rapidamente fará envelhecer a população muito rapidamente e sem sustentabilidade. A formação superior da população Russa é muito elevada.

Como diz o @Bedrock a Rússia tem recursos estratégicos que a fazem resistir ao qualquer bloqueio económico e a China não, muito dependente do petróleo do Golfo, Tanto que os chineses estão a desenvolver armamento especifico, misseis, para combater os porta-aviões americanos em caso de conflito e evitar o bloqueio.

A China só será um verdadeiro colosso quando resolver o problema energético e criar estruturas de modo a ter uma economia independente do ocidente(estão a fazer). Os estrategas do pentágono só prevêem isso para daqui a 30 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, IceMan1910 disse:

A Russia é um país que pode ter sido alguma coisa no passado... no entanto não é um potencia dos dias de hoje. A Russia não tem o segundo maior potencial bélico. A China é que tem.

A Russia apesar de ter muitos soldados e muito investimento feito no exercito, tem tecnologias totalmente antiquadas e uma economia decrépida. Ninguem consegue manter um exercito em funcionamento durante muito tempo com uma economia totalmente ridicula. Pode ter funcionado durante as grandes guerras do passado (que mobilizavam a sociedade e que portanto eram independentes da economia) mas não funciona nas guerras profissionais e técnicas do presente. 

O ridiculo da economia Russa pode ser observado nesta comparação:

image.png.c056f6bac3d97a7a40878f68ad6d3130.png

A Holanda (que tem 16 Milhões de pessoas vs os 150 Milhões Russia) tem uma economia quase 60% do tamanho da Russia..

Ou seja, 16 Milhões de Holandeses produzem tanto como 90 Milhões de Russos a valores de mercado.

Ainda se fossem um pais com mil milhões de pessoas (tipo China) podiam ser levados a sério. Mas um pais com uma das populações mais envelhecidas do mundo, onde ninguem gosta de viver, com tecnologias dos anos 90 e com uma produtividade atroz... não pode ser considerado uma potencia em lado nenhum.

A mudança para a electricidade em todos os ramos da sociedade (digitalização, tecnologia, carros electricos, ...) e a diminuição da importancia do petroleo nos proximos 20/30 anos vai tornar o país ainda mais irrelevante (sendo que a unica industria Russa que produz alguma coisa que alguem quer comprar no mundo é a petrolifera).

Um bocado offtopic, don't sleep on Russia.

Estão anos luz a nível de espionagem e counter-information warfare. Aliás há indícios de que a vacina COVID, tenha sido informação roubada e aceleraram o processo, saltando procedimentos. 

As guerras já não se fazem com exércitos. 

Muito provavelmente a implantação de fakenews nos meios de comunicação de países ocidentais, já produziu mais estragos do que muitas guerras. 

A mentalidade que levou por exemplo ao Brexit, levou imensos anos a ser implantada na cabeça dos britânicos. Alguém beneficia com isso, just saying..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/08/2020 às 20:27, superkinas disse:

iShares Core MSCI World ETF USD Acc | IWDA - IE00B4L5Y983

MS INVF Global Opportunity A - LU0552385295

a diferença de rentabilidade entre eles deve-se diferença growth value na ultimos 10 anos certo ? mais do que ser fundo ou etf.

ao ,longo historia como tem sido ?

A melhor solução não seria ter parte value e outra parte growth , não existe etf para este ultimo ?

é o que tenho mas o MS asia em dolares ou euros tb é muito bom

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, IceMan1910 disse:

A Russia apesar de ter muitos soldados e muito investimento feito no exercito, tem tecnologias totalmente antiquadas e uma economia decrépida. Ninguem consegue manter um exercito em funcionamento durante muito tempo com uma economia totalmente ridicula. Pode ter funcionado durante as grandes guerras do passado (que mobilizavam a sociedade e que portanto eram independentes da economia) mas não funciona nas guerras profissionais e técnicas do presente. 

O ridiculo da economia Russa pode ser observado nesta comparação:

image.png.c056f6bac3d97a7a40878f68ad6d3130.png

A Holanda (que tem 16 Milhões de pessoas vs os 150 Milhões Russia) tem uma economia quase 60% do tamanho da Russia..

Ou seja, 16 Milhões de Holandeses produzem tanto como 90 Milhões de Russos a valores de mercado.

a) PIB Rússia = 1.637.892         b) PIB Holanda = 902.355

c) população Rússia (2020) = 146.745.098     d) população Holanda (2020) = 17.462.581

e) PIB per capita Rússia = 0.01116147    f) PIB per capita Holanda = 0.05167363

f) / e) = 4,62964377    4,62964377 * b) = 80.845.529 habitantes  =>  81 milhões de russos

Ou seja, a população da Holanda (17.462.581) produz tanta riqueza como cerca de 81 milhões de russos (80.845.529 habitantes).

Isto é, em vez dos 90 milhões de russos referidos pelo user IceMan1910 são afinal 81 milhões de russos.

Ou seja, afinal os russos têm uma produtividade de cerca de 11% a mais, para a riqueza nacional, que a considerada pelo user IceMan1910.

Bedrock

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, IceMan1910 disse:

Epa... temos um novo rei dos trolls :D

Já percebi o fundamento da pontuação.

Ignore.

Não sou troll nenhum, ando aqui para tentar ajudar e somar, apresentando, por vezes, algumas ideias out of the box para contrariar o mainstream do politicamente correto, que abomino em alguns casos, designadamente: dizerem que os brancos portugueses são racistas em relação aos negros, Quando os brancos portugueses são uma das raças que contribuíram mais para a geração de lindas mulatas e cabritas; racistas são os negros desocupados e malandros de 3.ª ou 4.ª geração (os pais, avós e bisavós deles eram pessoas trabalhadoras, não armavam confusão) que querem ter uma vida fácil sem trabalhar ou sem serem bons profissionais, e, caso sejam despedidos por falta de profissionalismo, ainda vão dizer que o patrão branco é racista. 

IceMan, por mim tudo bem ... até te posso cumprimentar, mesmo em tempo de Covid.

Um abraço.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )