Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Queria saber a vossa opinião sobre a carteira que estou a construir com cerca de 9000€: e com reforços na casa dos 200€-300€ mensais.

3600€ - 40% - ES Liquidez

500€ - 5,5% - JF ASEAN Equity

1800€ - 20% - JPM Multi Income Fund

1350€ - 15% - Allianz Europe Equity Growth CT EUR

1755€  - 19,5% - ES Euro bond

Pfv opinem se acham que está uma carteira bem dividida e o que acham das percentagens que escolhi. Não faço conta de precisar de tocar neste dinheiro nos próximos 2-3 anos, portanto é para manter e ir reforçando, quiçá subscrever outros fundos.

Qual o teu perfil? Moderado? Conservador?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O meu perfil é moderado, de 1 a 6, 4.

Eu acho que para 9k uma carteira só com 5 fundos, discordo. No mínimo 8/9, com maior distribuição. Por exemplo 1000€ no ES Liquidez, 2500€ no ES Rendimento Plus, 1000€ no Pimco Global Bond, 1000€ no Pimco Diversified, 1000€ no Allianz Europe Equity Growth, 1000€ no ES Obrigações Europa (em vez do ES Eurobond, têm rentabilidades e carteiras semelhantes, mas o Obrigações Europa têm domicílio cá, não se paga os 28% no resgate), 500€ no JF ASEAN Equity, 500€ no Pioneer Funds - U.S. Fundamental e 500€ no Threadneedle European Smaller. Não quero impingir nada, só uma mera opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque recaiu a tua opção sobre estes 2 fundos?

O Invesco European Bond tem uma percentagem da carteira em obrigações da Alemanha, Itália, Espanha, Suécia,  Eslovénia, que por exemplo o Obrigações Europa não tem (já tenho este em carteira também) e assim passo a estar exposto em maior percentagem noutros países também. Qualidade creditícia média, um bom desvio padrão e rentabilidade.

Quanto ao Pioneer, tinha pouca percentagem de acções do USA, apenas no Vontobel do TOP, este Pioneer tem boas empresas, como a Apple, Microsoft, MasterCard, Google, Coca-Coca etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

O Invesco European Bond tem uma percentagem da carteira em obrigações da Alemanha, Itália, Espanha, Suécia,  Eslovénia, que por exemplo o Obrigações Europa não tem (já tenho este em carteira também) e assim passo a estar exposto em maior percentagem noutros países também. Qualidade creditícia média, um bom desvio padrão e rentabilidade.

Quanto ao Pioneer, tinha pouca percentagem de acções do USA, apenas no Vontobel do TOP, este Pioneer tem boas empresas, como a Apple, Microsoft, MasterCard, Google, Coca-Coca etc.

Obrigado pela tua avaliação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz hoje uma serie de subscrições mas não me recordo de quanto meti em quais fundos e na plataforma do BEST não estou a conseguir consultar, espero ou há maneira de ver?

Resgatei 5000€ do ES liquidez antes de subscrever os novos fundos, agora fiquei com -5000€ de saldo disponível, já fiz porcaria ou o fundo é liquidado antes dos outros serem constituídos?

A ponderação de todos, como disse, não me recordo mas a lista é esta:

Allianz Europe equity growth CT EUR

2000€ - ES Liquidez

INVESCO European bond fund E

INVESCO Global bond Fund E Acc

500€ - JPM JF ASEAN Equity growth

JPM Global multi strategy income D (div) EUR

250€ - Pictet generics HR EUR

Pioneer US fundamental growth C Eur ND

Templetona Glb total return N Acc €-H1

Obrigado pelas vossas ajudas :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz hoje uma serie de subscrições mas não me recordo de quanto meti em quais fundos e na plataforma do BEST não estou a conseguir consultar, espero ou há maneira de ver?

Resgatei 5000€ do ES liquidez antes de subscrever os novos fundos, agora fiquei com -5000€ de saldo disponível, já fiz porcaria ou o fundo é liquidado antes dos outros serem constituídos?

A ponderação de todos, como disse, não me recordo mas a lista é esta:

Allianz Europe equity growth CT EUR

2000€ - ES Liquidez

INVESCO European bond fund E

INVESCO Global bond Fund E Acc

JPM Global multi strategy income D (div) EUR

Pioneer US fundamental growth C Eur ND

Templetona Glb total return N Acc €-H1

Obrigado pelas vossas ajudas :D

Passado um tempo consegues ver em Fundos>Dossier>Ordens Pendentes.

O saldo disponível é o saldo que reflecte o valor que corresponde à diferença entre o saldo contabilístico e o saldo cativo. A utilização não implica o pagamento de juros. Como "reservaste" X valor em fundos, esse saldo fica em cativo, daí teres ficado com saldo negativo.

A carteira parece boa, falta é mesmo saber os restantes valores  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se consultares as condições do ES Liquidez, verás que está escrito que o resgate pode ser pago até 3 dias depois da ordem. Habitualmente é pago logo no dia seguinte.

M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje deve ser daqueles dias que acções Europa é para esquecer, devem de levar um rombo...PSI20 a descer 6% :o :o :o para não falar na divida que vai nos 8% ( a ESAF nem actualiza as cotações lol ) ao contrário disso as yields Americanas vão baixando, ao menos isso, ontem foi mais um bom dia para a recuperação dos fundos de obrigações e hoje vamos ver...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje deve ser daqueles dias que acções Europa é para esquecer, devem de levar um rombo...PSI20 a descer 6% :o :o :o para não falar na divida que vai nos 8% ( a ESAF nem actualiza as cotações lol ) ao contrário disso as yields Americanas vão baixando, ao menos isso, ontem foi mais um bom dia para a recuperação dos fundos de obrigações e hoje vamos ver...

será uma oportunidade para comprar? claro que a questão será sempre... ainda vai descer mais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

será uma oportunidade para comprar? claro que a questão será sempre... ainda vai descer mais?

Se eu achava que seria uma boa aposta na Europa (acções) agora tenho a certeza, as bolsas europeias ainda estão baratas, e depois das quedas de hoje e talvez dos próximos dias mais baratas irão ficar, para impulsionar um pouco as carteiras e para quem tem abaixo dos 10%/15% de acções em carteira penso que seria uma óprima oportunidade de entrada em fundos de acções europa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fundos que têm acções europeias hoje vão levar porrada, tal como as obrigações portuguesas. O obrigações europa também tem alguma exposição a portugal, também não deve escapar, mas já vi que as obrigações da finlândia e da alemanha estão a subir de preço, onde ele tem uma maior exposição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que diabo!... Estou eu (e muitos mais) a fazer uns reforços, para minimizar perdas acumuladas, e começam a bater com as "portas".. :P  :P  Será que nós não aprendemos o suficiente com esta "democracia"?  (em que as asneiras de alguns, ditos eleitos, são pagas por todos nós)

Para já, enquanto não existirem verdadeiras alternativas, Vamos continuar a tentar obter alguns dividendos, para continuarmos a contribuir fortemente para este triste circo, com o nosso IRS  :(  :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que diabo!... Estou eu (e muitos mais) a fazer uns reforços, para minimizar perdas acumuladas, e começam a bater com as "portas".. :P  :P  Será que nós não aprendemos o suficiente com esta "democracia"?  (em que as asneiras de alguns, ditos eleitos, são pagas por todos nós)

Para já, enquanto não existirem verdadeiras alternativas, Vamos continuar a tentar obter alguns dividendos, para continuarmos a contribuir fortemente para este triste circo, com o nosso IRS  :(  :(

Eles gozam com isto tudo e quem sofre são sempre os mesmos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ficou mais agressivo que aquilo que eu estava a fazer conta, mas como não é para mexer a curto prazo não é grave. Gostava de ouvir as vossas opiniões sobre a minha carteira, os defeitos e como posso melhorar nos próximos reforços.

1000€ - Allianz Europe equity growth CT EUR

2000€ - ES Liquidez

1000€ - INVESCO European bond fund E

1000€ - INVESCO Global bond Fund E Acc

2000€ - JPM Global multi strategy income D (div) EUR

500€ - Pioneer US fundamental growth C Eur ND

750€ -Templetona Glb total return N Acc €-H1

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ficou mais agressivo que aquilo que eu estava a fazer conta, mas como não é para mexer a curto prazo não é grave. Gostava de ouvir as vossas opiniões sobre a minha carteira, os defeitos e como posso melhorar nos próximos reforços.

1000€ - Allianz Europe equity growth CT EUR

2000€ - ES Liquidez

1000€ - INVESCO European bond fund E

1000€ - INVESCO Global bond Fund E Acc

2000€ - JPM Global multi strategy income D (div) EUR

500€ - Pioneer US fundamental growth C Eur ND

750€ -Templetona Glb total return N Acc €-H1

Boa carteira  :)  esse Pictet é que não gosto muito, rácio sharpe não muito famoso..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem o que o Portas fez foi levar o ES Obrigações Europa a tombar mais de 2%  :blank: acho que ele fez de proposito para agora entrar no fundo  >:(

A CMVM entretanto proíbio de se fazer short selling em alguns titulos do PSI20 hoje, acho bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    gabrielpintopt

Bom dia Srs. Investidores.

Sou leigo mas um pouco interessado na questão dos fundos de investimento.

Sou cliente CGD e BPI para contas à ordem, e BEST para investimentos (começou com o DP para novos clientes a 6%, depois 4,5% e depois uma série deles a 4%).

Não tenho créditos a pagar.

Vou tentar resumir o total dos meus activos para que fiquem com uma ideia:

Tenho 11150€ em contas correntes (29% da minha "riqueza") dos quais 4000€ estão disponíveis para investir em fundos. O restante fica em aberto para pagamento de contas e para qualquer eventual emergência.

Ao longos destes anos e sem grande aprofundamento na matéria adquiri dois PPR, um para mim e outro para a minha esposa, principalmente por causa dos benefícios fiscais da altura.

PPR 1: 2600€ com reforço mensal de 30€

PPR 2: 730€ com reforço mensal de 5€

Ainda herdei um seguro de pensão do meu antigo emprego que transferi num fundo de pensão da CGD e que não tem sido reforçado há 3 anos: 4900€ (e agora o que é que eu faço com isto? )

(21% da riqueza)

O resto está no BEST (50% da riqueza):

Fundo ES Liquidez neste momento com 10725€

Seguro Eurovida Renda 2015 "não normalizado" com 9040€

O meu presente dilema (ou dilemas) é que estou a utilizar o dinheiro do meu filhote de 4 anos nestes investimentos. O que ele já tinha, cerca de 4000€, encontra-se diluído algures.

Já pensei em deixar o ES Liquidez para ele, mas fazendo as contas, sem reforçar o fundo não vai dar grande coisa.

Tenho depois os tais 4000€ disponíveis, não é grande coisa mas sei que vão para ser utilizados a longo prazo.

O que acham de dividir pelo menos em parcelas de 1000€ e utilizar 3 destas parcelas em fundos moderados e a última parcela num fundo mais arriscado, com acções?

Eu ainda não consegui ler todo este tópico e ainda não entranhei bem a análise mínima que há a fazer aos fundos, pelo que vos pedia, de entre os fundos que D@vid tem acompanhado, quais acham deveria eu escolher?

Já me está a fazer comichão o dinheiro estar ali parado há já umas semanas.

E agora enquanto estive a escrever já me pus a pensar se não seria melhor fechar a conta da CGD e passar para o BEST pois não tem custos de manutenção. Não sei é quais os custos dos cartões de débito e crédito.

Se me quiserem conhecer um pouco melhor, pelo menos em termos de internet, podem ver aqui no about.me.

Ah, não que importe muito, estou desempregado.

Abraços

Gabriel

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Antes de mais quero agradecer-vos a existência deste tópico e pedir-vos algumas sugestões.

Gostava de me iniciar neste mundo com o qual não estou familiarizado e do pouco que li penso que devo começar calmamente com fundos de tesouraria para me ir habituando a analisar e a interpretar as flutuações deste tipo produto.

O 1Pedro2 mencionou a seguinte carteira à "prova de bala"

~40% es plano prudente

~30% es rendimento

~30% es liquidez

Qual será a rentabilidade expectável para vocês ao fim de 1 ano para esta carteira com 5k€.

Gostava de ouvir as vossas opiniões.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )