Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 minutos, rui_marreiros disse:

Até estes se converteram em capitalistas fora de horas de trabalho (Robles). Tirando os estados párias (Cuba, Venezuela, e países árabes ) todos os outros são pelo capitalismo (mesmo os estados fascistas=autoritário+capitalismo).

Tal como no filme Matrix as máquinas usavam uma realidade simulada para manter saudáveis os humanos a fim destes continuarem a produzir energia, os colectivistas usam o capitalismo porque sabem que esse é o melhor sistema para manter os hospedeiros prósperos e saudáveis. Parasitas inteligentes dão aos hospedeiros a oportunidade de irem prosperando enquanto lhes vão sugando o sangue; caso contrário, são exterminados como foram as carraças soviéticas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Bedrock disse:

Capturar1.PNG

Que conclusão tiras desse gráfico ? 

Assim à primeira vista de quem não percebe nada do assunto, pode significar menos liquidez no mercado, sendo que as pessoas estão a realocar o seu capital para activos de fuga ex. ouro ...?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 34 minutos, Virtua disse:

Ouro tb pode ser confiscado e já o foi em 1932 nos EUA!

Certo... mas tratando-se de ouro em "0 e 1", pela mesma ordem de ideias também te podem confiscar as acções, os ETFs e os FI's ? 

PS: Bitcoin for the win? Hmmmmmmmm. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 27 minutos, rui_marreiros disse:

Até estes se converteram em capitalistas fora de horas de trabalho (Robles). Tirando os estados párias (Cuba, Venezuela, e países árabes ) todos os outros são pelo capitalismo (mesmo os estados fascistas=autoritário+capitalismo).

Claramente não conheces os idiotas úteis do Twitter e do FB, que irão legitimar a nova Nomenklatura.

Em procuro investir uma boa parte em acções REITs e por áreas, porque todos precisam: casa para viver, hospitais, comercio, infraestruturas, casas de repouso com o envelhecer da população dos países ricos, já que não posso comprar fisicamente nenhum deles.

E quem te garante que isto não é manipulado?

Aliás, sendo as transacções económicas efectuadas em papel-moeda, no caso em que deixar de ser possível pagar pensões e salários (e o TC não deixa diminuir salários) como é que resolves o problema? (dica: voltas à tua moeda e desvalorizas à toa).

Mas prefiro a manipulação de algo que traga beneficio à economia, embora saiba que vamos ter de devolver o dinheiro com taxas para todos, quer tenhamos ganho ou não com a injecção desse dinheiro..

As reservas de ouro não trazem benefícios à economia? 

O que achas que aconteceria ao USD se deixasse de existir ouro no fort knox?

há 2 minutos, Virtua disse:

Tb já aconteceu na história...

As únicas coisas certas na vida são a morte e os impostos... e olha que no 1.º caso será discutível!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 minutos, Virtua disse:

<tinfoil hat>Há ouro no forte nox?</tinfoil hat>

Vivemos numa realidade real ou numa realidade simulada?

(e o Matrix apenas foi criado pelas máquinas para nos trollarem?) ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Bedrock disse:

Tradicionalmente, o mês de agosto costuma ser o menos volátil, devido ao menor volume de negociação bolsista (os traders também vão de férias).

image.png.bdb97665b5f97f0cd7689e97261ce405.png

Fonte: https://seekingalpha.com/article/4111224-volatile-month-of-year

#Coisasquefazemsentidomasnaosaorealidade

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O índice BIST 30 da Turquia não está assim tão atrativo como dizem (ver gráfico abaixo). Para mim, investir, ou melhor, especular na Turquia até pode ser pior que no Brasil, sendo que nestes países, com retornos outliers, eu diria que só há um timing menos arriscado para entrar: após uma desvalorização da moeda local, em relação ao USD, de >= 10% e após uma drawdown na cotação de ativos acionistas de >= 40 %.

Bedrock

Capturar3.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, NunoSousa05 disse:

Curioso a volatilidade do mês de Outubro. 

Coincidência ou não é o início do último trimestre do ano ?

Por outro lado gostaria de saber estes dados excluindo o claro outlier de Outubro de 1987. De certeza que "entrava mais em linha" com os outros meses

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Bedrock disse:

O índice BIST 30 da Turquia não está assim tão atrativo como dizem (ver gráfico abaixo). Para mim, investir, ou melhor, especular na Turquia até pode ser pior que no Brasil, sendo que nestes países, com retornos outliers, eu diria que só há um timing menos arriscado para entrar: após uma desvalorização da moeda local, em relação ao USD, de >= 10% e após uma drawdown na cotação de ativos acionistas de >= 40 %.

Bedrock

Capturar3.PNG

E com referência ao Msci Turquia (em EUR) não te parece que está atrativo? Pelo que tenho observado, o movimento dos FIs Turquia, em euro, têm acompanhado taco a taco este MSCI e não o BIST30 ou o BIST100.

https://www.msci.com/documents/10199/a7c2f0db-d4a1-439b-ac87-9671c2d7e19d

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, 5coroas disse:

E com referência ao Msci Turquia (em EUR) não te parece que está atrativo? Pelo que tenho observado, o movimento dos FIs Turquia, em euro, têm acompanhado taco a taco este MSCI e não o BIST30 ou o BIST100.

https://www.msci.com/documents/10199/a7c2f0db-d4a1-439b-ac87-9671c2d7e19d

No gráfico abaixo, pode-se ver uma tendência de desvalorização da lira turca, em relação ao EUR, a partir de 2012; agora sabe-se lá se esta tendência vai continuar mais uma porrada de anos, e, para quem entrar agora, continuar a levar porrada cambial.

Eu pessoalmente, para FIGAs, gosto mais de analisar os indices mais pequenos com as principais empresas de cada País (para FIGAs faz mais sentido analisar indices mais concentrados).

Bedrock

Capturar4.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Virtua disse:

Esqueci-me que o teu "olhómetro" em dados de 5 anos é melhor que dados estatísticos com quase 100 anos. Perdoa-me mestre!! :unsure:

Virtua,

Tu sabes que para mim já não é fácil prever o que vai acontecer amanhã, quanto mais num período superior a 5 anos. Para além disso, devido à existência do fenómeno de arrastamento da volatilidade, para o presente e futuro próximo, os valores longínquos do passado, não interessam para esse fenómeno, um pouco preditivo, por definição, para o ultra curto prazo, do cluster da volatilidade.

Virtua, não te chateies comigo, especialmente quando não estou chateado contigo ... estás a ver, em termos de volatilidade, estou calminho e tu estás a disparar porquê? Eu até te tenho em boa conta, porque tu até és uma pessoa de muito mais contas certas do que erradas. ?

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, Virtua disse:

O ouro como activo descorrelacionado com uma rentabilidade positiva, se tiver no peso certo faz carteiras brilhantes (como o Permanent Portfolio). O ouro, como qualquer activo numa carteira de investimento, não deve ser olhado individualmente!

Dito isto, já que investirias em Ouro por ser pouco correlacionado, investirias em outros activos também pouco correlacionados?

Como por exemplo, em Cat Bonds, ou mais geral, Insurance-Linked Securities?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )