Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Carteira

BGF FinTech E2 EUR

Setor

País

%

Redução PayPal Holdings Inc Serviços Financeiros Estados Unidos 3,83
    Aumento Square Inc A Tecnologia Estados Unidos 3,19
    Aumento American Express Co Serviços Financeiros Estados Unidos 3,07
    Aumento WEX Inc Tecnologia Estados Unidos 3,05
    Aumento Mastercard Inc A Serviços Financeiros Estados Unidos 3,04
    Título incluído desde a última carteira Shift4 Payments Inc Class A Tecnologia Estados Unidos 2,93
    Redução Fidelity National Information Services Inc Tecnologia Estados Unidos 2,72
    Aumento Global Payments Inc Produtos Industrializados Estados Unidos 2,71
    Redução XP Inc Class A Serviços Financeiros Brasil 2,70
    Aumento BlackRock ICS USD LiqEnvtlyAwr Agcy Inc Não Classificado Irlanda 2,6
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, superkinas disse:

Carteira

BGF FinTech E2 EUR

Setor

País

%

Redução PayPal Holdings Inc Serviços Financeiros Estados Unidos 3,83
    Aumento Square Inc A Tecnologia Estados Unidos 3,19
    Aumento American Express Co Serviços Financeiros Estados Unidos 3,07
    Aumento WEX Inc Tecnologia Estados Unidos 3,05
    Aumento Mastercard Inc A Serviços Financeiros Estados Unidos 3,04
    Título incluído desde a última carteira Shift4 Payments Inc Class A Tecnologia Estados Unidos 2,93
    Redução Fidelity National Information Services Inc Tecnologia Estados Unidos 2,72
    Aumento Global Payments Inc Produtos Industrializados Estados Unidos 2,71
    Redução XP Inc Class A Serviços Financeiros Brasil 2,70
    Aumento BlackRock ICS USD LiqEnvtlyAwr Agcy Inc Não Classificado Irlanda 2,6

Essas são  apenas as maiores 10 posições, para saber as restantes é preciso ver o relatório semestral/anual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 25 minutos, 5coroas disse:

as maiores 10 posições,

O que gostei imenso foi da carteira, estava a pensar adquirir acções das 5 primeiras e assim fico-me pelo fundo (tinha recomendações para a WEX, Square) e os grandes  investidores a comprar da PAYPAL, Mastercard e Visa..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

Sim, mas teria o risco de os ter na Degiro, o qual prescindo.

Há cerca de 4-5 anos, após ter abandonado o Caldeirão, deixei de seguir quaisquer foruns sobre investimentos, e apesar de só ter investido em FIGAs, agradecia que me ilucidassem sobre os riscos da Degiro, ou de quem a adquiriu. Por exemplo, há uns anos atrás, quando resgatei uns FIGAs, tive um problema com a AT depois de preencher a Declaração de IRS, pois o meu banco tinha se enganado em mais de 20.000 € e só depois de contactar diretamente o banco e mostra-lhes que se tinham enganado nas contas, é que eles enviaram novos dados  corrigidos para a AT e só depois é que a AT validou a minha Declaração de IRS. Aí percebi que para a AT o que vale são os dados enviados pelas entidades bancárias ou plataformas eletrónicas, estejam eles errados ou não, e a partir daí só comecei a preencher a Declaração de IRS após o banco me enviar o que remeteu para a AT.

Ora se o meu problema foi relativamente fácil de resolver com o meu banco, em que podemos dialogar frente a frente, imagino que com uma plataforma eletrónica seja mais difícil. A Degiro fornece os dados atempadamente para se preencher a Declaração de IRS?

Obrigado

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, Bedrock disse:

Há cerca de 4-5 anos, após ter abandonado o Caldeirão, deixei de seguir quaisquer foruns sobre investimentos, e apesar de só ter investido em FIGAs, agradecia que me ilucidassem sobre os riscos da Degiro, ou de quem a adquiri. Por exemplo, há uns anos atrás, quando resgatei uns FIGAs, tive um problema com a AT depois de preencher a Declaração de IRS, pois o meu banco tinha se enganado em mais de 20.000 € e só depois de contactar diretamente o banco e mostra-lhes que se tinham enganado nas contas, é que eles enviaram novos dados  corrigidos para a AT e só depois é que a AT validou a minha Declaração de IRS. Aí percebi que para a AT o que vale são os dados enviados pelas entidades bancárias ou plataformas eletrónicas, estejam eles errados ou não, e a partir daí só comecei a preencher a Declaração de IRS após o banco me enviar o que remeteu para a AT.

Ora se o meu problema foi relativamente fácil de resolver com o meu banco, em que podemos dialogar frente a frente, imagino que com uma plataforma eletrónica seja mais difícil. A Degiro fornece os dados atempadamente para se preencher a Declaração de IRS?

Obrigado

Eles cruzam e basta 1 cêntimo de diferença para a declaração ficar com divergências, por isso é que o Best para além das declarações de movimentos mobiliários obrigatórias ainda enviam um ficheiro em excel com as vendas do ano para que o cliente possa preencher da melhor forma a declaração de IRS.

Para além desse suposto problema das plataformas estrangeiras que mencionas, há também as chamadas contas jumbo, que eu confesso que desconhecia mas que já falaram por aí umas páginas a trás, ou foi noutro tópico já nem sei.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Quem é a Revolut? No meio destes nomes...

Uma empresa avaliada em 5.5 bils em Fevereiro deste ano.

Todos os grandes nomes são cotados em bolsa, posso só comprar as ações individuais. O que me interessava eram FI's que tivessem exposição a outras FinTech, ainda em grande crescimento.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os

há 5 minutos, D@vid disse:

Eles cruzam e basta 1 cêntimo de diferença para a declaração ficar com divergências, por isso é que o Best para além das declarações de movimentos mobiliários obrigatórias ainda enviam um ficheiro em excel com as vendas do ano para que o cliente possa preencher da melhor forma a declaração de IRS.

Para além desse suposto problema das plataformas estrangeiras que mencionas, há também as chamadas contas jumbo, que eu confesso que desconhecia mas que já falaram por aí umas páginas a trás, ou foi noutro tópico já nem sei.

Obrigado D@vid. Se alguém puder complementar a resposta do D@vid, tendo em conta as questões que coloquei, eu agradecia.

Obrigado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Bedrock disse:

Os

Obrigado D@vid. Se alguém puder complementar a resposta do D@vid, tendo em conta as questões que coloquei, eu agradecia.

Obrigado.

No meu caso, o estar de pé atrás é precisamente por considerar que caso algum problema grave viesse a surgir, acarretaria eventualmente custos avultados e uma trabalheira enorme para recuperar o capital investido, pense-se por exemplo nas deslocações ao estrangeiro, estadia, tradutor, advogado, custas judiciais, etc, etc, etc, é um risco que não estou disposto a aceitar. Os bancos/plataformas nacionais não são imunes a problemas, mas penso que lidar com eles seria menos complicado. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Small caps da Europa com um atrativo potencial de expansão futura.

Analisando os dados da imagem abaixo sobre o MSCI Europe Small Cap Index (USD), na qual sublinhei com marcador amarelo o que queria destacar, pode-se verificar que os rácios de fundamentais P/E (preço das ações das empresas/ lucros gerados pelas ações das empresas) e P/BV (preço das ações das empresas/património líquido das empresas) estão bastante atrativos (o preço das ações em relação ao lucro gerado e ao património líquido das empresas, está relativamente barato) para uma maior expansão futura das cotações das ações empresariais deste indice do que nos casos dos indices MSCI World Small Cap e MSCI ACWI Small Cap. Para além disso, designadamente, os retornos YTD e a 3 anos também são mais favoráveis para uma expansão futura.

Bedrock

Capturar1.PNG

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, 5coroas disse:

No meu caso, o estar de pé atrás é precisamente por considerar que caso algum problema grave viesse a surgir, acarretaria eventualmente custos avultados e uma trabalheira enorme para recuperar o capital investido, pense-se por exemplo nas deslocações ao estrangeiro, estadia, tradutor, advogado, custas judiciais, etc, etc, etc, é um risco que não estou disposto a aceitar. Os bancos/plataformas nacionais não são imunes a problemas, mas penso que lidar com eles seria menos complicado. 

No caso da Degiro e no produto especifico de ETF, supondo que a mesma entrava em insolvência ou algo do género, como os ativos estão custodiados num SPV, teria de transferir os ativos da Degiro para uma outra corretora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Bedrock disse:

Capturar1.PNG

Para acções de Europa, o melhor indicador para os retornos seria em EUR (apesar de existir no portfólio também GBP, SEK, CHF e outras moedas).

Porque ver o desempenho destas acções em USD, fica alterado pelo câmbio, o USD está "muito" desvalorizado recentemente.

Devido à volatilidade cambial, esse índice em USD tem piores indicadores de risco, apesar de ter melhores retornos do que o índice em EUR. Esses retornos maiores deve-se a mais valias cambiais.

https://www.msci.com/documents/10199/8288906f-0088-41a3-8f0b-fded10a89c9e

Editado por Rick Lusitano
    Correção de typos
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

What is Sequence Risk and Can Trend Following Help Reduce It?

By Tommi Johnsen, PhD|August 10th, 2020|

“The risk of experiencing bad investment outcomes at the wrong time, or sequence risk, is a poorly understood but crucial aspect of the risk investors face—particularly those in the decumulation phase of their savings journey, typically over the period of retirement financed by a defined contribution pension scheme. Using US equity return data for 1872–2014, we show how this risk can be significantly reduced by applying trend-following investment strategies. We also show that knowing a valuation ratio, such as the cyclically adjusted price-to-earnings (CAPE) ratio, at the beginning of a decumulation period is useful for enhancing sustainable investment income.”

https://alphaarchitect.com/2020/08/10/what-is-sequence-risk-and-can-trend-following-help-reduce-it/

Capturar2.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, 5coroas disse:

Já tens lá um relatório mais atualizado de Fevereiro de 2020, mas nem a revolut nem a curve aparecem nele. 

Talvez o mandato do Fundo não permita investimento em private equity.

Os fundos que investem em private equity e private debt são fundos mais arriscados devido à falta de liquidez desses tipos de investimentos. E por isso, são geralmente vedados a investidores de retalho (investidores não qualificados). Mas no entanto, no Equity Crowdfunding em alguns países, esses investidores podem comprar esse tipo de investimentos. No US é proibido o Equity Crowdfunding e Private Equity a investidores não qualificados.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    8 hours ago, D@vid said:

Investimentos protegidos até 100k? que tipo de investimentos?

Acho que não é bem como o @Menino diz, passo a citar "Hum, peço desculpa pois passou-me ao lado então. Porque a aquisição é recente e os investimentos passam a ser protegidos até 100k."

Com a fusão da DEGIRO com a Flatex os clientes passam a ter uma conta bancária Flatex para onde transferem os valores a investir. A interpretação que eu faço relativamente à garantia foi de que, apenas os fundos não investidos é que estão cobertos!   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, nOrte disse:

Acho que não é bem como o @Menino diz, passo a citar "Hum, peço desculpa pois passou-me ao lado então. Porque a aquisição é recente e os investimentos passam a ser protegidos até 100k."

Com a fusão da DEGIRO com a Flatex os clientes passam a ter uma conta bancária Flatex para onde transferem os valores a investir. A interpretação que eu faço relativamente à garantia foi de que, apenas os fundos não investidos é que estão cobertos!   

Para tirar as dúvidas enviei e-mail para a degiro a perguntar em caso de insolvência ou algo do gênero o que aconteceria ao dinheiro investido em etf e ao que não estava investido.

Resposta:

Sim, tem proteção sobre dinheiro não investido. Em relação ao dinheiro que tem investido em ativos, em caso de insolvência, como os seus ativos estão custodiados num SPV, terá meramente de transferir os ativos da nossa corretora para uma outra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    Citação

How do gold and silver compare as investments?

Aug. 9, 2020 6:53 AM ET|About: SPDR Gold Trust ETF (GLD)|By: Yoel Minkoff, SA News Editor

The gold trade may be the new tech trade, according to Mohamed El-Erian, and one does not need to look further than the precious metals rally that has ensued since the beginning of 2020.

SPDR Gold Shares (NYSEARCA:GLD) and iShares Silver Trust (NYSEARCA:SLV) are up 34% and 57% YTD, respectively, compared to the just 4% gain for SPDR S&P 500 ETF.

With more looking to invest in the metals, what are some of the differences between them?

The gold market is far more liquid than the silver market and is larger in terms of the value of its annual supply. In fact, the gold market was valued at $24.5T in 2019, more than five times the $4.4T value of the silver market.

The silver market is more volatile, however, which means larger price swings that traders can try to exploit. It takes only a relatively small amount of money to have a greater impact on its price, more than gold or other asset classes.

When it comes to diversification, gold has the edge over silver. That's true for retail and institutional investors, as well as central banks. "Silver is more linked to the business cycle," said William Rhind, founder of ETF provider GraniteShares,. "When the economy is doing well, there is more industrial demand for silver and that can influence prices. There is little industrial use of gold."

https://seekingalpha.com/news/3603115-how-gold-and-silver-compare-investments

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )