Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 10 minutos, Rick Lusitano disse:

Cuidado com investimentos na Turquia.

Aquilo tem imenso risco cambial e risco político.

Pode não ser adequado a quem não tem muita experiência em investimentos.

Investir na Turquia é altamente especulativo.

Político: Completamente de acordo. Mas o valor dos FIs Equity Turquia está apetecível. High Risk, High Reward diria. 

Cambial: A Lira está quase em mínimos históricos face eu EUR..

E por falar em saldos, o México e a Indonésia também estão tão apetecíveis.. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    há 4 minutos, Otimizado disse:

Político: Completamente de acordo. Mas o valor dos FIs Equity Turquia está apetecível. High Risk, High Reward diria. 

Cambial: A Lira está quase em mínimos históricos face eu EUR..

E por falar em saldos, o México e a Indonésia também estão tão apetecíveis.. 

O BC da Turquia tem estado muito activo para controlar a moeda deles nos últimos anos. A TRY leva com cada porrada de vez em quando.

Os EM têm alta volatilidade cambial em momentos mais complicados. Quando está tudo bem (Risk On), os investidores estrangeiros entram nestes países em massa valorizando as moedas locais, mas quando há Risk Off, também saem aos montes desvalorizando as moedas locais.

Já para não falar do Erdogan, situação interna da Turquia (Oposição e Curdos), situação do Médio Oriente (ISIS, Síria, Iraque, Curdistão) e do Norte de África (com intervenção Turca na Líbia). As ligações controversas à Rússia, EUA e UE.

A TRY está muita desvalorizada face ao EUR, mas não quer dizer que não possa desvalorizar ainda mais. Como o RUB, KZT, GEL e outras moedas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Como é que se porta esse AB ao lado deste colosso LU0073232471 ?

eu tenho esse o global e o asia e se já tinham numeros bons :) então no ultimo ano....

Quando pessoa diz que não pode subir mais.. eles sobem....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

Como é que se porta esse AB ao lado deste colosso LU0073232471 ?

Os pressupostos dos meus gráficos de confronto foram, entre outros, fundos existentes no Best e em moeda EUR, e, nesta categoria, o Best tem 2 fundos Morgan Stanley (MS) mas são ambos em USD. Esse fundo que indicas é em EUR (aparece na morningstrar.pt) mas não consta no Best, logo não o pus em confronto, porque está fora dos pressupostos.

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Bedrock disse:

Investir em small caps após períodos de recessão.

Resultados históricos.

As small caps tendem a ter desempenhos maiores que as large caps em mercados em ascensão e em períodos onde a economia está a crescer, pelo que sou da opinião que pode haver agora boas oportunidades para investir/reforçar em small caps, especialmente na Europa, como aliás já tinha referido num anterior post, devido à implementação do Plano de Recuperação da União Europeia (PRUE), com maiores facilidades de acesso ao crédito por parte das pequenas empresas, tradicionalmente mais necessitadas. As 2 imagens abaixo mostram que, após recessões, o desempenho das small caps superam quase sempre o das large caps.

Quais os contras que podem ter as small caps.

Existem algumas armadilhas no investimento em small caps que os investidores devem ter em conta. Entre os vários riscos,  os destaques vão para a baixa liquidez, o negocio cíclico, o risco ser maior no curto prazo e o risco do negocio.

O risco ser maior no curto prazo advém da própria natureza das small caps em que as ações destas empresas tendem a ser mais voláteis, mas se a economia estiver em ascensão, especialmente após uma recessão, e/ou o mercado acionista estar numa fase de bull market, então a volatilidade é boa e serve para alavancar ainda mais a valorização dos ativos. No que toca à liquidez, as small caps são tipicamente pouco líquidas. A maior ciclicidade pode deixar os investidores mais expostos quando estes não incapazes de vender os seus ativos.

Em termos de riscos de negocio, a maior dificuldade vem da difícil acessibilidade ao crédito. As small caps são mais dependentes dos empréstimos para o seu financiamento, o que pode ser um problema em alturas em que existe um maior controlo de crédito e as taxas mais elevadas; não será a época atual com taxas de juro muito baixas e com a maior facilidade de acesso ao crédito que se perspetiva com a implementação do referido PRUE.

Bedrock

Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

Pegando neste tema e focando apenas em EUA, a minha sensação é de que sim, concordo com apostar em smallcaps em períodos de pós drawdown, assim o fiz em Março e Abril.

Porém nesta fase não se vive uma recessão clássica nos EUA. Temos as mega-caps a dominar e a trazer atrás algumas large cap, e que estão ligadas a heroína da FED/pacotes de ajuda estatal para a "main street" que consegue sempre ser absorvida pelos titãs, mas tem muita dificuldade em chegar a smallcaps, as tais ilíquidas e que precisam.

Portanto por um lado é interessante olhar para esses dados passados, porém eu vejo um risco grande para os próximos meses no caso de haver uma segunda vaga e surgirem mais pacotes de ajuda, eu penso que tenderão apenas a engordar ainda mais os grandes. Senão vejam os dados dos non farm payrolls e desemprego, hoje superaram expectativas e que efeito é que isso teve? Russell 2000 +1,39% e NASDAQ -0,87%, porque com dados económicos a melhorar, a Nancy e o Powell pousam a caneta que iam usar para escrever mais uns cheques para as FAANG.

A minha posição tem sido de ter uma distribuição maior que o normal em smallcaps nesta fase, mas mantenho o foco em largecaps growth, por causa da heroína que ainda bate. Estou de olho em quando me irá parecer melhor apostar em cíclicos / Value, mas isso deixo para depois das eleições em Novembro.

Entretanto, atenção ao USD/EUR pode abrir umas boas janelas de entrada em fundos dos EUA.Desde meio de Maio onde consolidou nos 0,925, já desvalorizou cerca de -8,5%.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Historic Opportunity in Small Cap Stocks

By Jamie Catherwood, Travis Fairchild  April 2020

"Every so often there are opportunities that may only appear 2-3 times in an investor’s career, usually around a bear market or recession. In light of the recent bear market, evidence suggests that a historic opportunity may be forming in small cap stocks, among the lowest returning assets in March (Russell 2000 Index, -21.73%) and Q1 (Russell 2000 Index, -30.61%)."

"Yet, small cap stocks are one of the better returning assets after bear markets. As the data below shows, small stocks are generally the lowest performers as markets fall, but then significantly outperform when markets recover. These charts exhibit the average forward returns in the 25 lowest ranking months and rolling quarters for small cap companies. The relative advantage of small cap stocks following market declines is clear."

https://osam.com/Commentary/a-historic-opportunity-in-small-cap 

Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo com esta oportunidade para as Small Caps, contudo acho que estamos a assistir a um período atípico da sociedade, a incerteza e a mudança social pode levar a que surjam menos Start-ups, as IPO's venham a diminuir e que o verdadeiro brilho esteja nas Value Small Caps. Sempre houve vários períodos em que Value Stocks tiveram melhores resultados, e outros (os mais recentes) em que os Growth Stocks tiveram melhor resultado. Talvez estejamos a assistir a uma mudança nesse sentido.

Posto isto pergunto se têm alguma sugestão de FI's de Value Stocks de Small Caps, de países desenvolvidos (ou vários, por região: NA; EU ; JPN...).

A procura tende a ser difícil .

O que achei até agora foi este ETF: SPDR MSCI USA Small Cap Value Weighted UCITS ETF

Editado por CountingCents
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, CountingCents disse:

Concordo com esta oportunidade para as Small Caps, contudo acho que estamos a assistir a um período atípico da sociedade, a incerteza e a mudança social pode levar a que surjam menos Start-ups, as IPO's venham a diminuir e que o verdadeiro brilho esteja nas Value Small Caps. Sempre houve vários períodos em que Value Stocks tiveram melhores resultados, e outros (os mais recentes) em que os Growth Stocks tiveram melhor resultado. Talvez estejamos a assistir a uma mudança nesse sentido.

Posto isto pergunto se têm alguma sugestão de FI's de Value Stocks de Small Caps, de países desenvolvidos (ou vários, por região: NA; EU ; JPN...).

A procura tende a ser difícil .

O que achei até agora foi este ETF: SPDR MSCI USA Small Cap Value Weighted UCITS ETF

Eu por acaso acho que o conceito/semântica da expressão "value small caps" não faz muito sentido, porquê? Porque, por definição, tudo o que é small ainda não tem track record suficiente para podermos perspetivar e aferir a sua experiência e comportamentos futuros, pois a aspiração de uma small cap é poder se tornar no futuro em big ou mega cap, e se ela, entretanto, não consegue passar de small é porque a sua inovação e o sucesso do seu negócio não são suficientes, logo não tem um potencial futuro desejável, daí este tipo de empresas serem mais voláteis, logo incorpora incerteza e risco acima da média,  para poderem ser consideradas de value ou um ativo de valor mais resistente às drawdowns/bear markets/recessões.

Sendo assim, a designação conceptual de value para a small caps não faz muito sentido. Era como admitir que um aluno brilhante, acabado de sair da faculdade, ia ter um grande sucesso no negócio que ia montar. O que é que falta a esse aluno brilhante, para tornar o seu negócio futuro num brilhantismo diferenciador? Falta experiência profissional. Ou seja, por mais brilhante que seja o aluno, o mesmo incorpora sempre uma incerteza quanto à consistência e sucesso do seu negócio futuro.

@Patanisca, dou-te os parabéns por seres, após ter entrado no tópico, o 1.º user a escrever o seu outlook sobre um ativo ou uma classe de ativos quaisquer ... deu para perceber que tu tens ideias e objetivos com rumo definidos, e como sabes do que está a falar, não tens medo em manifestar os teus outlooks. Quanto mais saber e domínio conceptual sobre uma qualquer matéria, menos volatilidade e risco vamos ter, e se a isso associarmos uma boa dose de humildade em escutarmos outras ideias, então estão reunidas as condições para no futuro podermos ser melhores que no presente e passado.

Patanisca, não sei se sabes qual é o verdadeiro segredo de uma boa patanisca de bacalhau ter uma massa fofa, não compacta, e assim não se tornar um frito massudo e enjoativo. Em 1.º lugar se a patanisca é de bacalhau, convém que tenha bacalhau em quantidade e qualidade (uma vez num restaurante comi  bacalhau espiritual, estava a meio da refeição e mandei chamar o cozinheiro, tendo-lhe dito que a designação do prato "bacalhau espiritual", naquele restaurante, era a designação mais coerente que tinha encontrado, tendo-me ele questionado o porquê, ao que lhe respondi que, no prato, do bacalhau só tinha encontrado o seu espírito imaterial), em 2.º lugar convém utilizar uma boa farinha com fermento incorporado, depois vem o segredo: adicionar à massa de mistura cerveja que ainda tem, residualmente, a levedura Saccharomyces cerevisiae, a qual vai levedar durante um certo tempo a massa que deve ficar em repouso, antes de ser frita, para a levedura poder processar parcialmente o alimento e libertar CO2, gás este que, juntamente com o gás já existente na cerveja, vai tornar mais fofa a massa ... voilà.

Bedrock

Editado por Bedrock
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Bedrock disse:

Eu por acaso acho que o conceito/semântica da expressão "value small caps" não faz muito sentido, porquê? Porque, por definição, tudo o que é small ainda não tem track record suficiente para podermos perspetivar e aferir a sua experiência e comportamentos futuros, pois a aspiração de uma small cap é poder se tornar no futuro em big ou mega cap, e se ela, entretanto, não consegue passar de small é porque a sua inovação e o sucesso do seu negócio não são suficientes, logo não tem um potencial futuro desejável, daí este tipo de empresas serem mais voláteis, logo incorpora incerteza e risco acima da média,  para poderem ser consideradas de value ou um ativo de valor mais resistente às drawdowns/bear markets/recessões.

Sendo assim, a designação conceptual de value para a small caps não faz muito sentido. Era como admitir que um aluno brilhante, acabado de sair da faculdade, ia ter um grande sucesso no negócio que ia montar. O que é que falta a esse aluno brilhante, para tornar o seu negócio futuro num brilhantismo diferenciador? Falta experiência profissional. Ou seja, por mais brilhante que seja o aluno, o mesmo incorpora sempre uma incerteza quanto à consistência e sucesso do seu negócio futuro.

@Patanisca, dou-te os parabéns por seres, após ter entrado no tópico, o 1.º user a escrever o seu outlook sobre um ativo ou uma classe de ativos quaisquer ... deu para perceber que tu tens ideias e objetivos com rumo definidos, e como sabes do que está a falar, não tens medo em manifestar os teus outlooks. Quanto mais saber e domínio conceptual sobre uma qualquer matéria, menos volatilidade e risco vamos ter, e se a isso associarmos uma boa dose de humildade em escutarmos outras ideias, então estão reunidas as condições para no futuro podermos ser melhores que no presente e passado.

Patanisca, não sei se sabes qual é o verdadeiro segredo de uma boa patanisca de bacalhau ter uma massa fofa, não compacta, e assim não se tornar um frito massudo e enjoativo. Em 1.º lugar se a patanisca é de bacalhau, convém que tenha bacalhau em quantidade e qualidade (uma vez num restaurante comi  bacalhau espiritual, estava a meio da refeição e mandei chamar o cozinheiro, tendo-lhe dito que a designação do prato "bacalhau espiritual", naquele restaurante, era a designação mais coerente que tinha encontrado, tendo-me ele questionado o porquê, ao que lhe respondi que, no prato, do bacalhau só tinha encontrado o seu espírito imaterial), em 2.º lugar convém utilizar uma boa farinha com fermento incorporado, depois vem o segredo: adicionar à massa de mistura cerveja que ainda tem, residualmente, a levedura Saccharomyces cerevisiae, a qual vai levedar durante um certo tempo a massa que deve ficar em repouso, antes de ser frita, para a levedura poder processar parcialmente o alimento e libertar CO2, gás este que, juntamente com o gás já existente na cerveja, vai tornar mais fofa a massa ... voilà.

Bedrock

Olha, engraçado, eu discordo por completo.

É perfeitamente possível uma empresa ter uma capitalização pequena, mas ter um ótimo valor. Simplesmente não está inserida numa área com grande expansão que a possa tornar numa Growth Company. Exemplo disto é por exemplo a Corticeira Amorim, que não tem uma grande capitalização, nem está inserida numa área que lhe permita ganhar assim quotas de mercado ou aumentar exponencialmente as receitas. De qualquer maneira, pode ser considerada uma boa empresa com muito valor, quando comprada ao preço certo.

De qualquer maneira, existem muitas empresas com dimensões médias, que não tencionam expandir o seu negócio para outras áreas, que têm baixos P/E, P/B etc. e que representam boas oportunidades. Nem todas as empresas têm que ser "alunos brilhantes" ou a próxima Amazon.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

iShares Core MSCI World ETF USD Acc | IWDA - IE00B4L5Y983

MS INVF Global Opportunity A - LU0552385295

a diferença de rentabilidade entre eles deve-se diferença growth value na ultimos 10 anos certo ? mais do que ser fundo ou etf.

ao ,longo historia como tem sido ?

A melhor solução não seria ter parte value e outra parte growth , não existe etf para este ultimo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 22 minutos, 5coroas disse:

A Blackrock anda a lançar uns FIs de setores muito especificos, que podem vir a dar bons frutos:

BGF FinTech Fund E2 EUR Hedged

BGF Future of Transport Fund E2 EUR Hedged

(no Best) - minimos 100euritos

Pois o meu maior receio, fruto de ter já sido escaldado, é liquidarem os FIs estando com os mesmos negativos.?

É investir em ETF's que sigam o indíce, diria que mitiga esse risco...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Mouro Emprestado disse:

Podes sempre procurar se a plataforma normal do BEST tem esses ETFs (ou mesmo a BTP).

No Best, para mim, é caro.

Agora mesmo, Menino disse:

Tendo em conta as recentes noticias de aquisição da Degiro(https://www.rankia.pt/acoes/sou-cliente-da-degiro-como-a-compra-da-flatex-me-afeta/), porque haverias de ter esse receio?

Obrigado

Já falámos sobre isso aqui antes. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Menino disse:

Hum, peço desculpa pois passou-me ao lado então. Porque a aquisição é recente e os investimentos passam a ser protegidos até 100k.

Resumindo: trata-se do meu receio da odisseia infernal que seria necessário eventualmente realizar para ir lá fora recuperar o capital investido caso alguma coisa corresse mal. Prescindo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Menino disse:

Hum, peço desculpa pois passou-me ao lado então. Porque a aquisição é recente e os investimentos passam a ser protegidos até 100k.

Investimentos protegidos até 100k? que tipo de investimentos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vamos outra vez discutir ETFs e corretoras aqui, pois não?

há 1 hora, 5coroas disse:

A Blackrock anda a lançar uns FIs de setores muito especificos, que podem vir a dar bons frutos:

BGF FinTech Fund E2 EUR Hedged

BGF Future of Transport Fund E2 EUR Hedged

Isto é interessante. Em especial o 1º de FinTech. Obrigado pela dica @5coroas, estou em vias de fazer compras esta semana e esse FinTech, mais um específico de Financials estão na calha.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Não vamos outra vez discutir ETFs e corretoras aqui, pois não?

Isto é interessante. Em especial o 1º de FinTech. Obrigado pela dica @5coroas, estou em vias de fazer compras esta semana e esse FinTech, mais um específico de Financials estão na calha.

Também achei esse da FinTch interessante, mas sabem se tem algum tipo de exposição a empresas ainda privadas? Revolut, Curve etc?

Não faço ideia se esse tipo de FI's podem ter participações nas rondas de investimento que as empresas fizeram.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )