Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 46 minutos, D@vid disse:

Lá vai o @Vidolz estoirar o guito todo.

Epá, a malta daqui do forum já está a entrar com tanta pujança, que já conseguiram hoje quase inverter o Bist100 para positivo.:D

...correção: já está verde! 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 minutos, D@vid disse:

Com o que se ganha nas P2P e nas acções dá para comprar o mais caro e que tem maior retorno ?

Azul: HSBC Global Investment Funds - Turkey Equity EC

Vermelho: BNP Paribas Funds Turkey EquityNR

O BNP está mais em baixo, logo tem mais espaço de manobra para subir. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, 5coroas disse:

Epá, a malta daqui do forum já está a entrar com tanta pujança, que já conseguiram hoje quase inverter o Bist100 para positivo.:D

Fantástico...a minha carteira ainda está a -2,5% dos máximos atingidos em Fevereiro ( sem reforços )...tenho de pedir recomendações ao @Vidolz está visto lol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, D@vid disse:

Fantástico...a minha carteira ainda está a -2,5% dos máximos atingidos em Fevereiro ( sem reforços )...tenho de pedir recomendações ao @Vidolz está visto lol.

Agora a sério, vale o que vale, mas foi graças sobretudo à Turquia que em 2019 consegui ultrapassar o SP500 em cerca de 8%. B)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

Os mercados estão á espera ...

Lançamento

taxa de desemprego nos USA

Hora

Atual

Previsão

Prévio

07.08.2020 (Jul) 13:30   10,5% 11,1%  
    02.07.2020 (Jun) 13:30 11,1% 12,3% 13,3%  
    05.06.2020 (Mai) 13:30 13,3% 19,7% 14,7%  
    08.05.2020 (Abr) 13:30 14,7% 16,0% 4,4%  
    03.04.2020 (Mar) 13:30 4,4% 3,8% 3,5%  
    06.03.2020 (Fev) 14:30 3,5% 3,6% 3,6%  

Se for igual ou melhor teremos ...

.Stock Market Loop GIF by xponentialdesign - Find & Share on GIPHY

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vídeo introdutório para novatos, embora me pareça que poucos passam (escrevem) por aqui nos últimos tempos.

Nota: Não é uma recomendação, apenas uma divulgação

Editado por JRJordao
    Retirar anexos (quota excedida)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, JRJordao disse:

Vídeo introdutório para novatos, embora me pareça que poucos passam (escrevem) por aqui nos últimos tempos.

rsz_thmbnail-yt-fundos.jpg.648ec14bfd7087cf2ecca38d09ef8f16.jpg

Nota: Não é uma recomendação, apenas uma divulgação

Como é que é possível um jornalista que não percebe nada disto vai comprar mais unidades de participação quando os fundos estão a cair?? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 horas, rui_marreiros disse:

Esses que tu mencionaste são muito bons, pois procuram explorar todas as possibilidades das equações da relatividade quântica e da mecânica quântica, mesmo as soluções mais absurdas.  chocando com o bom senso, mas a história já nos provou muitas vezes que soluções absurdas mas matematicamente corretas podem ser uma realidade. O próprio Einstein, quanto à possibilidade de existir uma singularidade (buraco negro) , ou de túneis de minhoca também as achou brincadeiras absurdas, mas depois passou a explorar.

Discurso cuidado e cientifico, para depois eu perder a seriedade do texto ao ler "túneis de minhoca". :D

Just kidding.

Sei que no inglês é worm hole, mas traduzido para português fica engraçado. Ah e tal, vou estudar os túneis de minhoca. :P

Só por curiosidade, porque chamam túneis de minhoca? O que têm em comum com os túneis das minhocas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

Não ouviste a explicação, porque o fundo passou a ter mínimos de subscrição 

risada.gif

Ia jurar que o tinha ouvido a dizer que foi porque os mercados estavam a cair e estava mais barato lol, já estava preocupado, um jornalista ter mais noção de como investir do que alguns "investidores" ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, Bedrock disse:

Fundos acionistas da 1.ª página do tópico.

Em termos de retornos acumulados, vou confrontar cada um dos fundos acionistas da 1.ª página sem hedge (proteção cambial), sem income (distribuição de dividendos) e também não vou considerar o fundo de imobiliário e o JPM ASEAN (na Ásia-Pacífico deve-se escolher país a país e não um grupo de países), com um fundo escolhido por mim da mesma categoria morningstar, na moeda EUR (como os do tópico) e que tenham retornos até, pelo menos, 5 anos.

Assim, vamos aos gráficos de confronto, com os retornos acumulados para 3 e 5 anos: 

Capturar7.PNG

Capturar8.PNG

Capturar9.PNG

Capturar10.PNG

Os fundos da 1a página são fundos "indicativos" e como fizeste e bem, devemos sempre procurar melhores alternativas, por exemplo, um fundo que tenho há anos e que penso que já nem está disponível no Best ( pelo menos online não o encontro ) EUA e que nem chegou a vir para esta página, é o AB - American Growth Portfolio C EUR H Acc LU0511403544 que é capaz de rivalizar bem com esse da Alger ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, D@vid disse:

Os fundos da 1a página são fundos "indicativos" e como fizeste e bem, devemos sempre procurar melhores alternativas, por exemplo, um fundo que tenho há anos e que penso que já nem está disponível no Best ( pelo menos online não o encontro ) EUA e que nem chegou a vir para esta página, é o AB - American Growth Portfolio C EUR H Acc LU0511403544 que é capaz de rivalizar bem com esse da Alger ?

D@vid, esse que indicaste da AB é hedge, mas sim os fundos da AB nesta categoria são bons.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 horas, Virtua disse:

Podias ter perguntado. De qualquer das formas as tuas reticências em relação ao meu gráfico mantêm-se neste:

1. 1. Usar as yields das tips (que são em percentagem) como se fossem valores absolutos e comparáveis ao preço do ouro.
    2. 2. Usar valores reais (TIPS) e nominais (ouro) no mesmo gráfico
    3. 3. Não usar log nas escalas
    4. 4. Usar correlação como método de comparação entre séries temporais. (ao menos ainda corri a correlação, este sujeito está à espera que eu analise correlação a olhómetro).

A questão de ser TIPS ou treasuries - inflação foi logo perguntada pelo @Mouro Emprestado e expliquei que era TIPS. O Ben Carlson usou treasuries - inflation por exemplo:  https://awealthofcommonsense.com/2020/07/why-is-gold-rising/ (o que para mim trás outros problemas e provavelmente a razão pela qual ele obteve uma correlação negativa relevante)

Na altura, fiquei com a ideia que pegaste nas taxas de juro das UST normais 10Y e depois retiraste a inflação, tipo passar PIB nominal para PIB real. Daí ter dito que terias também que tirar a inflação ao ouro e usar o mesmo ano base para os 2. Não tinha percebido que tinhas usado as Yields, mas as taxas de retornos das taxas de juro das UST normais. My bad, porque não tinha toda a informação.

Ao ver o gráfico do FRED ontem, é que me caiu a ficha. Eh pá, se calhar era isto que o VG fez anteriormente. ? Por isso, te perguntei se era isso que tinhas feito antes.

Assim, neste caso tanto podias usar o log ou não. Eu acho que o log é bom comparar valores relativos e valores absolutos, ou quando há valores muitos elevados. Mas o log também traz problemas, seja na construção dos modelos e respectivos testes, ao "estragar" por vezes os pressupostos necessários para construir os modelos, como também alisa (suaviza) mais as linhas.

FRED e não só. Só assim de repente:

image.png.af2baf077e1a90498691b640c477bfaf.png

Isto vai directamente para python. Depois qualquer coisa em .csv ou excel é tb simples (pode ser em url, não tem de ser um ficheiro no PC)

Então é como no R com algumas libraries instaladas. ;)

Andei a procurar libraries do R para sacar directamente da Bloomberg, mas parece que deixou de existir. E procurei também para sacar da Morningstar, por causa dos FI.

Python + pandas ou r + tidyverse são as duas maiores opções em tratamento de dados (Só mesmo situações em que velocidade é a coisa mais importante se vê pessoal a usar C ou C++ (high frequency trading por exemplo). Há tb quem brinque com Julia ou tente fazer com javascript mas são minorias.

A questão de python (versus R, pois é a única outra opção relevante para mim) acaba por ser um pouco pessoal. É uma linguagem simples e bonita. Aliás comecei com R, ainda uso R e "leio" R com alguma frequência. Há muita coisa em R principalmente do mundo académico. Simplesmente escrever em R é irritante para mim. Está muito fragmentado. Dataframes (para tratamento de dados), XTS (para séries temporais), matrizes (que é diferente de dataframes por razões que desconheço). Em python é só pandas. Acho que para estatística R é melhor mas se forem apenas séries temporais penso que Pandas é superior (aliás Pandas foi desenvolvido para um hedge fund e acredita que ainda se vê que foi especificamente desenvolvido para séries temporais financeiras. Parece que está no ADN. Tudo funciona de forma suave e simples!)

Por acaso acho o R por vezes, um pouco desorganizado na estrutura interna, de como tratar os dados e tens libraries que dão resultados diferentes umas das outras para testes ou modelos. Por isso, tens andar a escolher as melhores libraries consoante o desejado.

Para modelos RDL/ARDL (ou ARCH/GARCH ou VAR/VECM por exemplo), se usares a library x, o código é organizado de uma maneira, mas se usar a library y, o código é já construido de outra forma. Tal por isso, as libraries dão resultados diferentes.

O R parece um pouco, uma manta de retalhos, que cada programador vai criando e modificando libraries que depois outros programadores irão utilizar.

Fiquei com curiosidade para aprofundar o Python. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Rick Lusitano disse:

O R parece um pouco, uma manta de retalhos, que cada programador vai criando e modificando libraries que depois outros programadores irão utilizar.

Fiquei com curiosidade para aprofundar o Python. ;)

É isso. Python está tudo (ou quase tudo) organizado debaixo de 3 ou 4 GRANDES bibliotecas. Pandas (dataframes), Numpy e Scipy (matemáticas), scikit learn (machine learning) e matplotlib (gráficos). Este último é o que não uso porque uso plotly (open source e free to use).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, D@vid disse:

Como é que é possível um jornalista que não percebe nada disto vai comprar mais unidades de participação quando os fundos estão a cair?? ?

Ele comprava quase todos os meses.

Os comerciais (gestores de conta) também recomendam fundos? Tendo em conta, alguns comerciais dos bancos, é mais arriscado do que investir. :)

Gostei foi da explicação do jornalista a explicar o fundo. Não explica as métricas da performance (incluindo risco), só fala de retornos passados.

Toda a informação que ele precisa é apenas a IFI (comissões e retornos passados)?

2 UP de 137 USD é +/- 260 EUR ?? (FI em USD para o filho + novo). No final aparece o valor em EUR correcto, 244.81 EUR.

Ele parece uma criança que encontrou um novo brinquedo. Mais um que saiu da Matrix.

É de estranhar, que uma pessoa já com alguma idade e experiência de vida, e deve ter alguma formação superior só recentemente é que descobriu este mundo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Rick Lusitano disse:

Ele comprava quase todos os meses.

Os comerciais (gestores de conta) também recomendam fundos? Tendo em conta, alguns comerciais dos bancos, é mais arriscado do que investir. :)

Gostei foi da explicação do jornalista a explicar o fundo. Não explica as métricas da performance (incluindo risco), só fala de retornos passados.

Toda a informação que ele precisa é apenas a IFI (comissões e retornos passados)?

2 UP de 137 USD é +/- 260 EUR ?? (FI em USD para o filho + novo). No final aparece o valor em EUR correcto, 244.81 EUR.

Ele parece uma criança que encontrou um novo brinquedo. Mais um que saiu da Matrix.

É de estranhar, que uma pessoa já com alguma idade e experiência de vida, e deve ter alguma formação superior só recentemente é que descobriu este mundo.

Depende do comercial ou gestor de conta, se tiver a formação MIFID II de consultoria ao investimento pode, acredito que no Activo Bank todos tenham a formação, se for uma CGD, BPI, BCP etc devem-se contar pelos dedos das mãos que tenham essa formação.

Este jornalista recordo que tinha aberto conta no Activo e Best e tinha começado a fazer fundos por causa de uma reportagem que fez na altura em 2018, nessa altura teve logo "azar", começou a ganhar mas depois veio o último trimestre do ano, deve ter aprendido nessa altura que devia de reforçar em vez de andar a lamentar-se e a resgatar hahaha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 24 minutos, D@vid disse:

Depende do comercial ou gestor de conta, se tiver a formação MIFID II de consultoria ao investimento pode, acredito que no Activo Bank todos tenham a formação, se for uma CGD, BPI, BCP etc devem-se contar pelos dedos das mãos que tenham essa formação.

Este jornalista recordo que tinha aberto conta no Activo e Best e tinha começado a fazer fundos por causa de uma reportagem que fez na altura em 2018, nessa altura teve logo "azar", começou a ganhar mas depois veio o último trimestre do ano, deve ter aprendido nessa altura que devia de reforçar em vez de andar a lamentar-se e a resgatar hahaha.

Tenho pessoas conhecidas a trabalhar na CGD, e não tem formação DMIF II ou outra ligada a investimento, só lhe dissem para recomendar 2 FI, o Caixa Lideres Globais e um outro, penso que ligado à sustentabilidade

Nada melhor do que uma correcção para abrir a pestana. Endurece o investidor. ;)

Enquanto tudo sobe, o novato enche-se de confiança. Mas só com uma correcção é que o novato aprende a conhecer-se. A ter autocontrolo emocional.

Editado por Rick Lusitano
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )