Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 22 horas, Bedrock disse:

Madeirense,

Quem anda numa experiência de swing trading e passa a ser discípulo do pai doutrinário do buy and hold de investimentos no mercado de ações ... isso é mais que uma mudança, é um turnover conceptual total, do tipo "fazer o pino" ... mas eu até acho que o nosso amigo madeirense está a ficar mais sensato, sem "tesão de mijo" porque está a pensar mais no longo prazo ... o que tem toda a lógica, dada a sua juventude, para além de que as babes não toleram "tesão de mijo" ... elas querem altos retornos só na fase de upside e, com uma alta volatilidade alavancada, e como esta volatilidade está acima da média dos retornos, então temos uma situação de risk off sem 10Y T-bonds ... por isso, vai-te às babes inglesas, holandesas, alemães, ... que por aí na Madeira são às resmas, mesmo em tempo de Covid-19. ?

Queria só partilhar com a malta o que pretendo fazer com o meu VP, sendo o horizonte temporal, o longo prazo.

Influenciado pelo livro que estou a ler, complementando com a informação do msci.com, para começar decidi escolher um index fund com o factor quality, para aplicar parte do meu capital.

Pretendo fazer uma espécie de Value Investing.

Ainda estou a ponderar como o fazer e estou aberto a opiniões.

Mas o que tenho em mente é utilizar uma simples estratégia de médias móveis (50MA)+ RSI para identificar downtrends em situações de oversold, para determinar os pontos de reforço de capital. 

?

Factor Factsheets Quality.pdf

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 42 minutos, rui_marreiros disse:

Em 22 de dezembro de 1938, os físicos alemães Otto Hahn e Fritz Strassmann conseguiram cindir um núcleo de urânio. Esta descoberta deu inicio à corrida pela bomba atómica e culminou em 6 de Agosto de 1945  com a explosão sobre a cidade de Hiroxima, da segunda bomba atómica, uma data para lembrar que tal acontecimento não se repita. 

fissão nuclear.gif

Um offtopic.

Sendo tu da área da física e eu tendo um fascínio por astrofísica, aliado ao meu gosto pela leitura, que autores recomendas ler ? 

Já papei uns quantos livros de Stephen Hawking, Carl Sagan, Neil Tyson e Michio Kaku....ainda não li todos os livros destes autores, mas estão na minha wishlist.

Thanks ☺️

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

@Virtua era algo semelhante a este gráfico do FRED que quiseste fazer antes com o preço do ouro e as taxas reais? Neste caso TIPS 10Y e Ouro.

https://static.seekingalpha.com/uploads/2020/8/6/saupload_gold_realrates_080620.png

Checka a evolução do Ouro vs. as acções:

https://static.seekingalpha.com/uploads/2020/8/6/saupload_gold_SP_nasdaq_080620.png

Citação

Traditionally a safe haven, the yellow metal is "behaving more like a risk asset", with a positive correlation to stocks that was last seen in the aftermath of the previous financial crisis, Mandy Xu, chief equity derivatives strategist at Credit Suisse, says.

https://seekingalpha.com/news/3602166-gold-can-keep-climbing-real-yields-remain-under-pressure

Nota: Horizontes temporais curtos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, Virtua disse:

os livros de Brian Greene, Sean Carroll e Carlo Rovelli.

A mecânica quântica é o futuro da física e da humanidade. Os autores indicados pelo Virtua divagam sobre as partes mais exóticas da mecânica quântica.  QED de Richard Feynman muito bom como introdução à mecânica quântica de uma maneira muito soft (gráficos sem formulas) e Física em doze lições, do mesmo autor e escritas par professores da faculdade de letras (para alunos no final do secundário).

Editado por rui_marreiros
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, Rick Lusitano disse:

@Virtua era algo semelhante a este gráfico do FRED que quiseste fazer antes com o preço do ouro e as taxas reais? Neste caso TIPS 10Y e Ouro.

https://static.seekingalpha.com/uploads/2020/8/6/saupload_gold_realrates_080620.png

Não era isso que eu "queria fazer". Foi isso que eu fiz. Só inverti o eixo da TIPS.

Sigla FRED é DFII10 (que é o que tens no meu gráfico) - https://fred.stlouisfed.org/series/DFII10

Citação

Traditionally a safe haven, the yellow metal is "behaving more like a risk asset", with a positive correlation to stocks that was last seen in the aftermath of the previous financial crisis, Mandy Xu, chief equity derivatives strategist at Credit Suisse, says.

Discordo completamente. Não faço ideia onde ele foi buscar a info do que diz.

Testei para 10, 20 e 30 dias. Nenhum apresenta uma correlação anormalmente elevada! (Para as pessoas menos "americanizadas", o GLD é o maior ETF de ouro do mundo)

image.png.107c02f9e7e5ecb652c5f6e6fefe74be.png

image.png.d2d992610d98801eac9fcc302f3e569b.png

image.png.16d947082614a48f0fc157a45f0848e7.png

Fonte: https://www.etfreplay.com/correlation.aspx

@rui_marreiros Tenho super curiosidade em ler Feynman . É daqueles que está sempre no topo da lista mas.... ? Ainda por cima dois dos 3 autores de que falei têm livros recentes que ainda não li (últimos 12 meses)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Virtua disse:

Não era isso que eu "queria fazer". Foi isso que eu fiz. Só inverti o eixo da TIPS.

Sigla FRED é DFII10 (que é o que tens no meu gráfico) - https://fred.stlouisfed.org/series/DFII10

Ok, agora o teu gráfico faz mais sentido.

O que me deixou com dúvidas na altura foi o teu título no teu gráfico de "taxa de juro real a 10 anos (treasuries)", em que fiquei sem perceber que dados eram aqueles.

E nunca me lembraria ir ao FRED ir ver o ticker DFII10.

Sugestão:

Será que podias pôr uma legenda dos tickers e/ou nome das séries usadas no rodapé das imagens dos gráficos?

Ajudava os leitores a perceber que séries são utilizadas.

Por exemplo, o que é teu "Gold" no teu gráfico? É GLD, XAUUSD, preços no mercado de Londres, etc.

Uma ficha técnica mais completa incluindo as fontes primárias só mesmo para quem quisesse testar, mas talvez para o teu público-alvo não seja relevante. Talvez só os nomes das séries e as fontes primárias.

A 17/07/2020 às 10:03, Virtua disse:

Este gráfico está espetacular:

image.thumb.png.db09c9ec0433760439b715227e01f89b.png

(e não me refiro ao trabalho que me deu, 2 eixos, um invertido)

Artigo completo: https://www.futureproof.pt/blog/love-over-gold (artigo do Vítor)

Também consegues sacar as séries directamente do FRED através de uma library no Python? (Tendo antes que ires ao FRED procurar qual o ticker da série a ser recolhida.)

Porquê Python e não R ou outra linguagem? (Para eu conhecer as potencialidades do Python que posso desconhecer e serem mais interessantes.)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 7 horas, Virtua disse:

3 autores de que falei têm livros recentes que ainda não li (últimos 12 meses)

Esses que tu mencionaste são muito bons, pois procuram explorar todas as possibilidades das equações da relatividade quântica e da mecânica quântica, mesmo as soluções mais absurdas.  chocando com o bom senso, mas a história já nos provou muitas vezes que soluções absurdas mas matematicamente corretas podem ser uma realidade. O próprio Einstein, quanto à possibilidade de existir uma singularidade (buraco negro) , ou de túneis de minhoca também as achou brincadeiras absurdas, mas depois passou a explorar.

Um exemplo, de acordo com a Teoria de Relatividade Geral, a massa e energia são responsáveis pelo comportamento do espaço-tempo e são usadas para responder à pergunta como é o nosso Universo? Assim, é muito importante para a Astrofísica saber a densidade do Universo, representada pela letra Omega.

275px-End_of_universe.jpg

As sondas espaciais que até hoje mediram toda a radiação de microondas,  medindo a a distribuição da matéria e energia, como  estudar a evolução do Universo dão um valor para Omega de 1.  O Universo parece ser plano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Bedrock disse:

Citações sequenciais do user JoaoSousa depois da 1.ª citação em epígrafe, há 21 horas:

"Basicamente procuro saber como investir em Mutual Funds gastando o mínimo possível em taxas. Os Mutual Funds parece-me uma opção mais sólida em relação a um ETF para quem queira fazer buy and hold."

"Quanto à diferença entre fundo de investimento e ETF, o fundo parece-me ligeiramente mais apropriado para quem quer investir a longo prazo. Mas se alguém puder explicar se existe alguma diferença relevante ..."

"Não faz sentido ler 800 páginas donde apenas 5% da informação me interessa e se calhar nem encontro respostas ao que preciso."

.............................................................................................................................................................................................................................................

Este tipo com estas 4 citações incongruentes, começando pela 1.ª citação em que pergunta num tópico sobre fundos de investimento (FI) e em que as palavras "Mutual Funds" fazem parte do título do tópico, depois fala em corretoras com FI, depois quer custos baixos de TER e associa estes custos baixos a FI em vez de ETFs passivos, e depois termina com esta pérola "Não faz sentido ler 800 páginas donde apenas 5% da informação me interessa e se calhar nem encontro respostas ao que preciso.", aonde sem ler o total de páginas do tópico, à partida, já sabe que só 5 % da informação lhe interessa; convenhamos que o racional disto tudo será: este tipo veio para aqui gozar com a gente.

Bedrock

Não será apenas inexperiência ou iniciação?

E claro também um pouco de feitio pessoal a alterar (incluir humildade nisso, e quando se quer aprender e crescer não podemos querer tudo de mão beijada) ? Tem de haver esforço... 

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/que-legitimidade-tem-para-se-apresentar-como-salvador-visita-de-macron-ao-libano-provocou-criticas-internas-622882

Ora bem, como a Europa demora sempre nas decisões, este senhor resolveu dar corda aos sapatos... 

Editado por Dias87
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 6 minutos, Dias87 disse:

pena que não seja made in Portugal..

Li o artigo e achei interessante a preocupação da empresa com o impacto no património e na utilização da força de trabalho local. Na Austrália os aborígenes têm sido um grupo muito esquecido e de clara descriminação, sendo a população mais pobre desse país.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, rui_marreiros disse:

Li o artigo e achei interessante a preocupação da empresa com o impacto no património e na utilização da força de trabalho local. Na Austrália os aborígenes têm sido um grupo muito esquecido e de clara descriminação, sendo a população mais pobre desse país.

Também achei interessante, e despertou-me interesse em saber a história deste grupo... Recomendo a pesquisa e leitura

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, rui_marreiros disse:

De certeza que haverá muita gentuça a acusarem a Rio Tinto de explorarem os autoctones. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 8 minutos, 5coroas disse:

ões de maior caloracusarem a Rio Tinto de explorarem os autoctones.

Eu o que condeno é quando as empresas se deslocam para um local por condições fiscais, depois contratam trabalhadores de fora da região (custos de mão de obra) e criam um impacto ambiental devastador. A situação dos aborígenes na Austrália, é uma situação que passei a acompanhar desde que vi uma reportagem à 20 anos. Nessa altura, mais de 90% da população presa por crimes graves era aborígene quando eram menos de 2% da população. A situação está muito melhor. 

No Território onde a RIO Tinto explora o minério, é uma região onde menos de 4% da população é aborígene e mais de 12% dos trabalhadores da Rio são aborígenes, porque será? Em geral são mais mal pagos e como são regiões de maior calor eles estão mais bem adaptados. No entanto, noto uma preocupação da empresa em promover a população aborígene a cargos de chefia, aquilo que eu chamo de descriminação positiva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, rui_marreiros disse:

Eu o que condeno é quando as empresas se deslocam para um local por condições fiscais, depois contratam trabalhadores de fora da região (custos de mão de obra) e criam um impacto ambiental devastador. A situação dos aborígenes na Austrália, é uma situação que passei a acompanhar desde que vi uma reportagem à 20 anos. Nessa altura, mais de 90% da população presa por crimes graves era aborígene quando eram menos de 2% da população. A situação está muito melhor. 

No Território onde a RIO Tinto explora o minério, é uma região onde menos de 4% da população é aborígene e mais de 12% dos trabalhadores da Rio são aborígenes, porque será? Em geral são mais mal pagos e como são regiões de maior calor eles estão mais bem adaptados. No entanto, noto uma preocupação da empresa em promover a população aborígene a cargos de chefia, aquilo que eu chamo de descriminação positiva.

Cá para mim são apenas ações de cosmética da imagem; os tempos assim obrigam: muito embora qualquer tipo de discriminação positiva ou negativa seja uma injustiça.

Quanto à Turquia:

image.jpeg.0659d99a8f89bd94f0611d19e8cc1ea8.jpeg

ou será?

Liquidação

https://tradingeconomics.com/turkey/stock-market

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, D@vid disse:

Lá vai o @Vidolz estoirar o guito todo.

ou ficar podre de rico...olha para estas flutuações, quase ano sim, ano não, temos belos ganhos.

BIST 100 Index (Turkey) Yearly Returns
         Year
      Beginning Price
      Ending Price
      Gain or Loss
      Percent Gain or Loss
    2006
    39777.70
    39117.46
    -660.24
    -1.66%
    2007
    39117.46
    55538.13
    16420.67
    41.98%
    2008
    55538.13
    26864.07
    -28674.06
    -51.63%
    2009
    26864.07
    52825.02
    25960.95
    96.64%
    2010
    52825.02
    66004.48
    13179.46
    24.95%
    2011
    66004.48
    51266.62
    -14737.86
    -22.33%
    2012
    51266.62
    78208.44
    26941.82
    52.55%
    2013
    78208.44
    67801.73
    -10406.71
    -13.31%
    2014
    67801.73
    85721.13
    17919.40
    26.43%
    2015
    85721.13
    71726.99
    -13994.10
    -16.33%
    2016
    71726.99
    78138.66
    6411.67
    8.94%
    2017
    78138.66
    115331.01
    37192.40
    47.60%
    2018
    115333.01
    91270.48
    -24062.50
    -20.86%
    2019
    91270.48
    114424.96
    23154.50
    25.37%
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, D@vid disse:

Toca a carregar neste ?: HSBC Global Investment Funds - Turkey Equity EC LU0213962813

Esse é caro: 1000usd para entrar no banquete...temos este mais acessível para a malta que não consegue dormir nos lençóis de seda dos hoteis de 1000eur por dia:  

LU0823433858

BNP Paribas Funds Turkey EquityNR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

O que me deixou com dúvidas na altura foi o teu título no teu gráfico de "taxa de juro real a 10 anos (treasuries)", em que fiquei sem perceber que dados eram aqueles.

Podias ter perguntado. De qualquer das formas as tuas reticências em relação ao meu gráfico mantêm-se neste:

1. 1. Usar as yields das tips (que são em percentagem) como se fossem valores absolutos e comparáveis ao preço do ouro.
    2. 2. Usar valores reais (TIPS) e nominais (ouro) no mesmo gráfico
    3. 3. Não usar log nas escalas
    4. 4. Usar correlação como método de comparação entre séries temporais. (ao menos ainda corri a correlação, este sujeito está à espera que eu analise correlação a olhómetro).

A questão de ser TIPS ou treasuries - inflação foi logo perguntada pelo @Mouro Emprestado e expliquei que era TIPS. O Ben Carlson usou treasuries - inflation por exemplo:  https://awealthofcommonsense.com/2020/07/why-is-gold-rising/ (o que para mim trás outros problemas e provavelmente a razão pela qual ele obteve uma correlação negativa relevante)

Citação

Será que podias pôr uma legenda dos tickers e/ou nome das séries usadas no rodapé das imagens dos gráficos?

Ajudava os leitores a perceber que séries são utilizadas.

Boa dica. Irei começar a colocar, sim senhor.

Citação

Também consegues sacar as séries directamente do FRED através de uma library no Python? (Tendo antes que ires ao FRED procurar qual o ticker da série a ser recolhida.)

FRED e não só. Só assim de repente:

image.png.af2baf077e1a90498691b640c477bfaf.png

Isto vai directamente para python. Depois qualquer coisa em .csv ou excel é tb simples (pode ser em url, não tem de ser um ficheiro no PC)

Citação

Porquê Python e não R ou outra linguagem? (Para eu conhecer as potencialidades do Python que posso desconhecer e serem mais interessantes.)

Python + pandas ou r + tidyverse são as duas maiores opções em tratamento de dados (Só mesmo situações em que velocidade é a coisa mais importante se vê pessoal a usar C ou C++ (high frequency trading por exemplo). Há tb quem brinque com Julia ou tente fazer com javascript mas são minorias.

A questão de python (versus R, pois é a única outra opção relevante para mim) acaba por ser um pouco pessoal. É uma linguagem simples e bonita. Aliás comecei com R, ainda uso R e "leio" R com alguma frequência. Há muita coisa em R principalmente do mundo académico. Simplesmente escrever em R é irritante para mim. Está muito fragmentado. Dataframes (para tratamento de dados), XTS (para séries temporais), matrizes (que é diferente de dataframes por razões que desconheço). Em python é só pandas. Acho que para estatística R é melhor mas se forem apenas séries temporais penso que Pandas é superior (aliás Pandas foi desenvolvido para um hedge fund e acredita que ainda se vê que foi especificamente desenvolvido para séries temporais financeiras. Parece que está no ADN. Tudo funciona de forma suave e simples!)

Editado por Virtua
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, 5coroas disse:

Esse é caro: 1000usd para entrar no banquete...temos este mais acessível para a malta que não consegue dormir nos lençóis de seda dos hoteis de 1000eur por dia:  

LU0823433858

BNP Paribas Funds Turkey EquityNR

Com o que se ganha nas P2P e nas acções dá para comprar o mais caro e que tem maior retorno ?

Azul: HSBC Global Investment Funds - Turkey Equity EC

Vermelho: BNP Paribas Funds Turkey EquityNR

ren.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )