Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 5 horas, Bedrock disse:

Porque é que eu acho que pode ser uma boa aposta entrar na categoria de small caps da Zona Euro.

Com a implementação do Plano de Recuperação da União Europeia (PRUE), uma espécie de super quantitative easing para estimular a economia da UE, é expectável, segundo a tradição racional, que as empresas small caps sejam, relativamente, mais beneficiadas pelo PRUE que as grandes empresas de capitalização bolsista, dado que tradicionalmente estarão mais endividadas e têm um maior afundanço em alturas de crise, como a atual do Covid, pelo que com o crédito e injeção de capital na economia por parte do PRUE, associado ao eventual processo de fusão de empresas entre elas ou aquisição das mesmas por parte de empresas maiores, será expetável que a sua valorização bolsista, no curto-médio prazo (3-5 anos), seja mais acentuada que as empresas maiores.

Tradicionalmente, em alturas de grande crise, as empresas maiores e do tipo value aguentam-se muito mais que as small caps, sendo que, nessas alturas, parte destas últimas podem abrir falência, mas as que resistem serão com certeza empresas com qualidade e inovação/diferenciadoras, logo com estes 2 atributos estarão reunidos os fundamentais para uma maior valorização bolsista no curto-médio prazo.

Em linguagem futebolística, uma small cap e do tipo growth era o Cristiano Ronaldo quando jogava no Sporting com 17-18 anos, passados uns anos, no Manchester, passou para big cap do tipo growth, agora na Juventus é big cap do tipo value.

De entre as small caps, o fundo Threadneedle (Lux) - Pan European Small Cap Opportunities Class DE (EUR Accumulation Shares), ISIN LU0282720225, seria uma boa opção, pois de entre a oferta de fundos do banco Best, este fundo é o que tem a menor volatilidade a 3 anos, ao mesmo tempo que tem os melhores retornos acumulados a 3, 5 e 10 anos, sendo também, nestes períodos, sempre superior aos retornos da categoria Morningstar Europa cap. pequena e do índice MSCI Europe small cap., como se pode visualizar no gráfico abaixo para o período de 5 anos. Menor volatilidade e maiores retornos é uma espécie de chuva no nabal e sol na eira, e eu até acrescentaria: uma espécie de um investidor de outperformance a beber um bom vinho tinto numa esplanada no onshore à beira mar, na companhia de uma dama,  boa à estática e à dinâmica, a observar e analisar os ativos femininos estendidos no onshore do areal e os que estão a nadar no offshore.

Bedrock

eu para já tenho

Nordea 1 - Nordic Equity Small Cap Fund E EUR

Capturar2.PNG

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 horas, Rick Lusitano disse:

Não vês a linitação dos index funds vs. arbtiragem como a limitação das moedas com pegs?

+/- 

Os "pegs" já existiam, é apenas o que estou a dizer!! Não foram os ETFs que foram alterar isso. Sobre se os movimentos aumentaram ou não não sei. Tinha que ler/fazer um estudo!!

Sobre arbitragem e ineficiências de ETFs vou lendo há imensos anos, principalmente no USO e VXX e assim. Nada é perfeito. Mas dentro do imperfeito acabo sempre por preferir o melhorzito!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Virtua disse:

+/- 

Os "pegs" já existiam, é apenas o que estou a dizer!! Não foram os ETFs que foram alterar isso. Sobre se os movimentos aumentaram ou não não sei. Tinha que ler/fazer um estudo!!

A arbitragem é algo antigo e que existe em várias vertentes, por isso comparei ao pegs cambiais, independentemente da existência de index funds.

Dando um exemplo, o HKD tem um peg cambial ao USD, quando o Fed anuncia alterações nas taxas de juro, o BC de HK, terá que seguir as alterações do Fed, para manter o peg cambial. E como isso demora algum tempo, (a última apenas demorou apenas umas horas), os arbitragistas entram logo em ação para aproveitar um movimento que terá que acontecer.

Bottom-line, se o índice anuncia alterações, os mercados alteram-se logo. Os index funds trouxeram mais players que compram o índice, aos que já existiam anteriormente, logo as oportunidades aumentaram, porque há mais procura pelos índices, do que existia antes.

Ainda há poucos anos, viu-se isso, com os anúncios da integração das acções da China nos vários índices.

Citação

Sobre arbitragem e ineficiências de ETFs vou lendo há imensos anos, principalmente no USO e VXX e assim. Nada é perfeito. Mas dentro do imperfeito acabo sempre por preferir o melhorzito!!

Não estou a criticar os ETFs (mas duvido que os ETFs sejam o "melhorzito" instrumento financeiro, melhor que ETFs são os instrumentos que os próprios ETFs/FI, passivos ou activos, investem).

O que referi no meu post original e o que estou a dizer que há ineficiências que são exploradas como poderá ser o caso da TSLA a entrar no S&P 500. Se sabemos que uma entidade irá ser obrigada a comprar umas milhares/milhões de stocks da TSLA daqui a uns meses, é muito provável que haja quem compre na antecipação (que foi o escrevi no meu post original).

Até que ponto as valorizações deste ano da TSLA, não se devem em parte pela possibilidade de a curto prazo, a TSLA entrar no S&P 500, visto que os critérios para a TSLA entrar no S&P 500 estavam próximos de serem cumpridos? (pergunta retórica)

PS: O meu post original, era sobre a possibilidade de se aproveitar uma possível entrada de uma stock (TSLA) no S&P 500 e possível valorização devido á essa entrada.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Sobre o investimento directo/gestão mais activa, construção de índices e incluindo a estratégia de investimento de momentum investing:

Será que as recentes mudanças da GICS não limita os índices e index funds?

Neste caso, nos fundos de gestão activa (FIGA), os gestores podem "ignorar" as classificações da GICS e terem em carteira vários sectores dentro de um FI sectorial. Por exemplo, um FIGA Sector Tech pode ter as stocks telecom: Google e FB e a stock de Consumer Discretionary, Amazon.

Citação

Which is the best ETF for Amazon, Apple, Facebook, Microsoft and Google momentum?

Aug. 3, 2020 5:41 PM ET|About: Invesco QQQ ETF (QQQ)|By: David Jackson, SA News Editor

In case investors don't already know it, the S&P 500's recent returns have been driven by the outperformance of large cap tech stocks Facebook, Amazon, Google, Apple and Microsoft, which we'll call FAGAM. Investors can capture the outperformance of FAGAM with an S&P 500 ETF from StateStreet (NYSEARCA:SPY), iShares (NYSEARCA:IVV) or Vanguard (NYSEARCA:VOO).

But in buying the S&P 500, investors are also buying hundreds of underperforming stocks. This is proved by the fact that the S&P 500 equal weight ETF (NYSEARCA:RSP) is down year to date, while the market-cap weighted S&P 500 ETFs are up.

So what's the best ETF to own the tech leaders FAGAM, without owning underperforming stocks in sectors like Energy, Industrials and Financials?

The answer used to be that you could own FAGAM with the Technology Sector ETF (NYSEARCA:XLK). But GICS, the Global Industry Classification Standard, changed its classification to move Google and Facebook from the Technology Sector to the Communications Sector (NYSEARCA:XLC), and Amazon from the Technology Sector to the Consumer Discretionary Sector (NYSEARCA:XLY). As a result, investors cannot own FAGAM with a single sector ETF.

The Invesco QQQ ETF ETF (NASDAQ:QQQ), which tracks the Nasdaq 100, has about 46% of its weighting in FAGAM. Its expense ratio is 0.20%, and its dividend yield is about 0.61%.

The iShares Core U.S. Growth ETF (NASDAQ:IUSG) has about 34% of its weighting in FAGAM. Its expense ratio is 0.04%, and its dividend yield is about 1.33%.

The iShares Edge MSCI USA Momentum Factor ETF (BATS:MTUM) has about 21% of its weighting in FAGAM. Its expense ratio is 0.15%, and its dividend yield is about 1.23%. MTUM has rules to reduce concentration, and it holds other stocks with strong momentum, such as Tesla, Nvidia, and Netflix.

Of the three ETFs, the Invesco QQQ ETF ETF (QQQ) has the by far strongest price increase year to date at about 25%, followed by the iShares Core U.S. Growth ETF (IUSG) at about 14% and the iShares Edge MSCI USA Momentum Factor ETF (MTUM) at about 12%. Not surprisingly, the year to date performance ranking of these ETFs tracks their concentration in FAGAM.

All three of these ETFs comfortably beat the S&P 500 ETFs SPY, IVV and VOO, which are up a measly 1.5% year to date. Note that MTUM has the same concentration in FAGAM as the S&P 500 ETFs, but has massively outperformed them.

Momentum investors looking to own a concentrated position in FAGAM don't need an ETF. They can just buy Facebook, Amazon, Google, Apple and Microsoft directly. With zero trading commissions and narrow spreads on these massively traded stocks, the cost to buy and sell them is negligible.

If, on the other hand, an investor wants a more diversified portfolio that captures momentum stocks wherever they are over time, MTUM offers that. For an excellent description of how momentum has a long track record of beating the market and how the MTUM ETF is structured to reduce downside risk, see 7 Ways To Beat The Market: Momentum, and MTUM: The Curious Case Of The Largest Momentum ETF.

https://seekingalpha.com/news/3599504-which-is-best-etf-for-amazon-apple-facebook-microsoft-and-google-momentum

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Equação: Insights + Process = Results

O sucesso dos negócios ou dos investimentos em geral, pode ser traduzido na seguinte equação qualitativa: Insights + Process = Results.

Ora acontece que esta equação teórica, ao contrário de todos os processos racionais de investimento, não se aplica no investimento em fundos acionistas, uma vez que os maiores e melhores insights (intuições e perspetivas futuras, conhecimentos de fundamentais sobre a diferenciação dos ativos empresariais) e os maiores e melhores conhecimentos sobre os teóricos melhores processos para atingir os melhores resultados ou retornos, não é relevante ou é de pouco interesse no investimento em fundos, pois a performance média dos retornos dos index funds, que replicam um cabaz de ativos, é superior à dos FIGAs (fundos de investimento de gestão ativa), apesar dos gestores dos FIGAs terem  maiores e melhores conhecimentos sobre todo o processo de investimento.

Ou seja, isto vai contra todos os processos de engenharia e da vida real, pois para estes, melhores e maiores conhecimentos => melhores eficiências, constituindo assim uma prova em como o mercado acionista não é eficiente, sendo que esta falta de eficiência técnica é motivada por diversos factores irracionais e não aleatórios, tais como o efeito de arrastamento da volatilidade dos ativos acionistas e dos fundos (a cotação de um ativo/fundo no passado recente, influencia a cotação do ativo/fundo no presente, a qual, por sua vez, vai influenciar as cotações num futuro próximo) e do efeito de manada (ou de rebanho) dos investidores, sendo que este último efeito é, por sua vez, o resultado do efeito de arrastamento do sentimento e atitude geral dos investidores (as atitudes de uns investidores influenciam as de outros investidores, que, por sua vez, influenciam outros e assim sucessivamente). Talvez por este efeito de manada é que apareceu na internet os designados influencers. Triste de uma sociedade em que as pessoas pensam cada vez menos pelas suas próprias cabeças e se deixam arrastar pelo pensamento de influenciadores digitais.

Ou seja, a falta de racionalidade técnica do mercado acionista é motivada pela irracionalidade de dependência entre os diferentes investidores, que têm uma atitude geral copista entre eles, sendo que neste caso os copianços são premiados. Na vida real, um copianço demonstrado num exame de avaliação => anulação desse mesmo exame. Tristes processos da vida real que premeiam os copianços, os quais são castradores da inovação e do desenvolvimento científico.

Bedrock

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Bedrock disse:

Sendo assim, para mim, é questionável chamar fundos de gestão ativa  a fundos com um R^2 > 0.95, visto que na prática é mais um index fund (índice de referência ou benchmark), pelo que andam para aí muitos fundos “ativos”por excesso que só vão falsear os resultados da gestão ativa. O caricato é estar-se a pagar uma elevada comissão de gestão a estes tipos de fundos, quando na realidade eles quase que replicam integralmente os índices de referência, e, como tal, deveriam ter umas taxas de fees muito mais baixas.

Mas fundo  em qualquer altura pode ter um R2 maior ou menor dependendo das circunstancias do mercado e assim o seu gestor o entenda certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Processos de retorno para a média no mercado acionista e no fenómeno da homeostase do corpo humano.

Tal como no mercado acionista existe o fenómeno de retorno para a média que garante a auto sustentabilidade do mesmo, também no corpo humano ocorre o fenómeno da homeostase que força os processos bioquímicos e outros do organismo a tenderem para o equilíbrio, garantindo assim a auto sustentabilidade do corpo humano. Ou seja, a um aumento exagerado de um parâmetro ou de qualquer coisa (acima do intervalo de valores normais ou medianos), o nosso corpo responde com o processo de feed back negativo da homeostase para baixar e tender para o equilíbrio (intervalo de valores normais) esse mesmo parâmetro ou coisas.

Exemplos de homeostase: a seguir a uma diarreia, o nosso organismo responde para minimizar e/ou eliminar a diarreia, com consequências de poder gerar a seguir uma obstipação ou prisão de ventre. Quando caminhamos em altura numa montanha, à medida que subimos, o ar cada vez fica mais rarefeito de oxigénio, sendo que para tentar garantir o aporte normal de O2 na corrente sanguínea e na respiração celular, o nosso organismo responde com um aumento de produção de glóbulos vermelhos, que são transportadores de O2 para as células. Assim, o aumento da capacidade de transporte do O2 compensa a falta de quantidade ou de concentração de O2 no ar.

Nós somos aquilo que herdamos de carga genética dos nossos progenitores, genética essa que, ao ser influenciada por alterações de parâmetros ambientais, se transforma na designada epigenética, não somos tanto aquilo que comemos, nem tanto o que digerimos, nem tanto o que absorvemos de nutrientes, digeridos finalmente no intestino, que passam para a corrente sanguínea, nem tanto os vários nutrientes que entram nas células, mas sim a eficiência dos processos bioquímicos que ocorrem dentro das células e que são vitais para a nossa saúde e vida, designadamente o fenómeno da respiração celular que ocorre nas mitocôndrias (organelas, componentes das células), as quais são uma espécie de power stations ou centrais produtoras de energia, na forma de ATP (adenosina trifosfato) que constitui as nossas reservas energéticas para os processos bioquímicos e fisiológicos consumidores de energia do nosso corpo.

Acontece que à medida que envelhecemos, a capacidade de funcionamento e eficiência das mitocôndrias vai diminuindo progressivamente, para além de que vai diminuindo também a sua quantidade dentro das células (nos jovens, o n.º de mitocôndrias por cada célula é de 2.000 a 2.500, enquanto que nos idosos é muito menos), logo, com a idade, cada vez mais o nosso corpo produz menos energia. Para contrariar e mitigar este processo de degradação mitocondrial existe uma substância química - Pirroloquinolina quinona (PQQ) - descoberta em 1979, mas que só em 2003 é que cientistas japoneses demonstraram que a mesma poderia ser considerada uma nova vitamina PQQ do complexo B (grupo de vitaminas pro energéticas), a qual é um antioxidante (preservação em geral das células, e em particularmente das mitocôndrias, contra os radicais livres oxidantes/degradantes) extremamente potente, podendo ter uma potência antioxidante até 5.000 vezes superior à vitamina C. No estado da ciência atual, esta vitamina PQQ é a única capaz de estimular a geração de novas mitocôndrias e mitigar o processo degradativo das mesmas.

Porque é que eu coloquei esta informação concentrada no presente post, tentando expô-la de maneira simples e objetiva, aparentemente off topic? Porque tudo o que diz respeito à fisiologia processual, comportamental, emocional ou energética do corpo humano, também diz respeito aos investidores não robots, de carne e osso.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Dias87 disse:

Este fundo tem superado as expectativas ? Que vos parece:

Jupiter Global Fund - Jupiter European Growth Class L EUR Acc

LU0260085492:EUR

Se está na primeira página é porque deve ser bom ?, já agora pergunto, que expectativas? as tuas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Mas fundo  em qualquer altura pode ter um R2 maior ou menor dependendo das circunstancias do mercado e assim o seu gestor o entenda certo?

Certo, mas o que é preciso é que o gestor ativo cumpra o seu papel: procura de oportunidades em ativos com grande potencial de valorização, através de um apurado processo de stock picking, e caso não consiga resultados de outperformance nos seus FIGAs, então, consequentemente, os fees dos seus FIGAs deveriam ser do tipo reduced costs. Só que, infelizmente, não é isso que acontece, pois esses tipos de gestores travestis da suposta gestão ativa, não passam de uns gestores para- indexantes, mas com custos elevados de gestão ativa em vez de custos baixos da gestão de index funds.

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, Vidolz disse:

Perdi a cabeça, vou investir 2.5k na Intel.

Tu podes "perder a cabeça", não podes é perder o Norte.

No entanto, se entrares agora, podes perder ainda algum cabelo, mas se fores careca não há problema nenhum, sendo que se tivesses entrado em 2012, não terias perdido coisa alguma, ou melhor, terias perdido alguns microrganismos comensais e ganho outros mais adaptados às alterações climáticas.?

Capturar1.PNG

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, P2P Money Maker disse:

Não leves a mal, mas dá-me o teu racional para o efeito (sei que nao é FOMO). Tens uma perspectiva bastante diferente da minha e gosto de triangular opiniões

Btw: Eu também entrei

Se calhar o CEO da Intel convenceu-o:

Intel CEO Robert Sway sought to reassure analysts during a Thursday conference call.

“Obviously, this year has been an incredibly challenging year on multiple fronts, but at the same time, we expect 2020 to be the best year in our company’s history," Swan said. ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, P2P Money Maker disse:

Não leves a mal, mas dá-me o teu racional para o efeito (sei que nao é FOMO). Tens uma perspectiva bastante diferente da minha e gosto de triangular opiniões

Btw: Eu também entrei

Se eu fosse no FOMO já tinha gasto o meu dinheiro todo nas FANGS.

A razão é simples, quero uma de semiconductors, a Intel é uma empresa estável e com bom dividend yield.

O plano agora é aproveitar quedas de algumas que tenho debaixo de olho e meter uns trocos até haver uma queda geral maior.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )